Ditos do Imam Assajad (A.S.)

1 – O mais alto grau de convicção é estar satisfeito com o decreto de Allah que for desagradável.

2 – Aquele que se respeitar desvalorizará a vida mundana.

3 – Quando lhe pediram que definisse a melhor pessoa, Imam As Sajjad (A.S.) disse: “A melhor pessoa é aquela que não considera o mundo em grande conta”.

4 – Diante do Imam As Sajjad (A.S.), um homem disse: “Ó Allah, faze-me prescindir das pessoas”. O Imam (A.S.) o instruiu: “Isso não é correto. As pessoas estão a serviço umas das outras. Deves dizer: “Ó Allah, faze-me prescindir dos maus”.”

5 – O mais rico dos homens é aquele que está satisfeito com aquilo que Allah dispôs a ele.

6 – Uma ação que acompanhar o temor a Allah não será diminuída em valor? Como pode uma ação aceita ser diminuída?

7 – Abstende-vos da mentira, quer seja num assunto importante ou não, numa situação séria ou por brincadeira, pois um homem que conta uma mentira trivial ousará contar uma grande mentira.

8 – É su ciente vitória de Allah para ti, ver o teu inimigo envolvido em atos de desobediência a Allah por tua causa.

9 – Todo o benefício é proteger a si mesmo de tudo que for inaceitável por Allah.

10 – O Imam As Sajjad (A.S.) disse para um de seus filhos: “Ó filho, Allah aceitou-me como pai para ti e não te aceitou como filho para mim, portanto, Ele ordenou que tu me obedecesses e não me ordenou a obedecer-te. Firma-te na caridade; é certamente, uma pequena dádiva”.

11 – O Imam As Sajjad (A.S.) respondeu a um homem que havia pedido uma definição do ascetismo: “O ascetismo possui dez graus, o mais elevado deles é o mais baixo grau da piedade. O mais elevado grau da piedade é o mais baixo grau da convicção. O mais alto grau da convicção é o mais baixo grau da satisfação com Allah. O ascetismo se resume no dizer de Allah: “… que não vos desespereis pelo que vos foi omitido, nem vos exulteis por aquilo com que vos agraciou…”” (Alcorão Sagrado, C.57 – V.23)

12 – O hábito de pedir às pessoas é a humilhação da vida, é o que elimina o pudor e o que avilta o respeito. É a pobreza permanente. A ausência disso é a riqueza permanente.

13 – O mais querido de vós para Allah é certamente o que é dono das melhores ações. O que pratica a melhor ação para Allah é o que mais deseja as graças e recompensas Dele. O mais protegido do castigo de Allah é o mais temente. O mais próximo a Allah é o de melhor natureza. O que Allah aceita melhor é o mais generoso com os membros da família de Allah (as criaturas). O mais digno de respeito perante Allah é o mais temente.

14 – O Imam Assajad (A.S.) disse para um de seus filhos: “Ó filho, não te associes, não fales nem acompanhes cinco classes de pessoas”. Perguntou o filho, “Ó pai, quem são eles?” O Imam (A.S.) respondeu: “Não te associes ao mentiroso, pois se assemelha a uma miragem; faz com que vejas próximo algo que está distante e distante algo que está próximo. Não te associes com o corrupto, pois ele te trairá por qualquer bocado ou migalha, ou por algo de menos valor ainda. Não te associes com o avarento, pois ele te desapontará quando mais precisares de sua ajuda. Não te associes com o tolo, pois ele te prejudicará tendo a intenção de te favorecer. Não te associes com aquele que não respeita seus próprios parentes, pois descobri que este foi amaldiçoado no Livro de Allah”.

15 – O conhecimento e a religião aperfeiçoada são: a abstenção de se intrometer em assuntos que não nos dizem respeito; o raramente discutir com os outros, o demonstrar clemência e perseverança, e o ser de natureza bondosa.

16 – Ó filho de Adão, estarás certo enquanto admoestares a ti mesmo, te preocupares muito em manter o julgamento a ti mesmo, adotares o temor como teu lema e a precaução como tua veste. Ó filho de Adão, decerto que morrerás, serás trazido de volta a vida na Ressurreição, e conduzido diante de teu Senhor, o Majestoso. Deves, pois, te preparar para tudo isso.

17 – Nenhum quraishita e nenhum árabe deve se vangloriar de sua linhagem sem modéstia. De nenhuma generosidade sem temor a Allah. De nenhuma ação sem a sincera intenção. De nenhuma adoração sem conhecimento. A pessoa mais abominável para Allah é aquela que crê nas tradições do Imam mas não imita suas ações.

18 – Por sua súplica a Allah, o crente obtém uma de três coisas: ou a súplica é reservada para ele, ou ele é atendido imediatamente ou é poupado de que lhe sobrevenha um infortúnio iminente.

19 – O verdadeiro hipócrita é aquele que alerta as pessoas contra as más ações mas não para de cometê-las, e ordena aos demais o bem mas não o pratica. Quando se levanta para cumprir a prece, olha para um lado e para o outro, quando se curva em genuflexão se aconchega aos que estão ao seu lado para chamar a atenção e quando se prostra, parece mergulhar. Nas noites, sua única preocupação é a refeição, quando não jejuou durante o dia. Nas manhãs, sua única preocupação é dormir, quando não passou a noite em vigília. O crente, a seu turno, mistura seus atos com a clemência; se senta para que possa aprender algo; mantém silêncio para que possa se proteger; é discreto nos seus assuntos diante dos leais, não se omite ao testemunho pelos estranhos; não pratica boa ação alguma por ostentação; não negligencia nenhum ato de modéstia; se é elogiado, receia as palavras dos que elogiam e pede perdão a Allah por aquilo que eles não conhecem dele; não se preocupa com a ignorância dos que o ignoram.

20 – O Imam As Sajjad (A.S.) disse a um homem que acabara de ser curado de uma doença: “Parabéns pela absolvição dos pecados. Allah se referiu a ti, portanto, deves recordá-Lo; e Ele te poupou, assim, deves agradece-Lo”.

21 – Se saíres em cavalgada atrás de cinco coisas, cansarás tua montaria antes que possas alcançá-las. Essas coisas são: “O servo de Allah deve temer somente seus pecados e ter esperança somente em seu Senhor. O ignorante não deve ter vergonha de aprender ou o que não sabe um assunto não deve se envergonhar de aprender o que ignora. O sábio não deve se envergonhar de confessar sua ignorância sobre algo que seja perguntado. A relação da paciência com a fé é a mesma da cabeça com o corpo. Portanto, não há fé naquele que não tem paciência”.

22 – Allah diz: “Ó filho de Adão, estejas satisfeito com aquilo que Eu tenha concedido a ti e serás a mais abstinente das pessoas. Ó filho de Adão, cumpre os deveres que Eu determinei a ti e será o melhor dos adoradores. Ó filho de Adão, afasta-te das coisas que Eu haja considerado proibidas e serás a mais piedosa das criaturas”.

23 – Muitos são os enganados pelo elogio. Muitos são os defraudados pela ocultação de seus pecados. Muitos caem na armadilha dos favores e das graças que recebem.

24 – Quão grave é a situação daqueles cujas más ações superam suas dez vezes (de recompensa)4.

25 – Este mundo está prestes a se afastar e a vida futura está prestes a se aproximar. Tanto a vida presente como a vida futura possuem seus filhos. Assim, perfilai com os filhos da vida futura e não sejas um dos filhos deste mundo. Fica com aqueles que se abstêm da busca dos prazeres mundanos e anela a vida futura. Os abstinentes são aqueles que adotam a terra de Allah como seu tapete, o pó como seu leito, as pedras como seu travesseiro, a água como seu perfume, e rompem os laços de sua subsistência neste mundo. Saiba que aquele que almeja o Paraíso corre para as boas ações e abandona as paixões. Aquele que se preocupa com o Fogo do Inferno toma a iniciativa do arrependimento perante Allah quanto aos pecados e para de cometê-los. Aquele que desprezar este mundo considerará sem efeito seus infortúnios e não os detestará. Há os servos de Allah cujos corações são profundamente atraídos pela vida futura e suas recompensas. Se comportam como se tivessem visto os habitantes do Paraíso lá vivendo eternamente com a sublime bem-aventurança, e como se tivessem visto os habitantes do Inferno sofrendo torturas nele. As pessoas estão a salvo de qualquer mal ou problema da parte de tais servis, pois seus corações estão ocupados no temor a Allah e afastados dos outros. Suas vistas se encontram abaixadas diante do que é proibido e o que precisam das pessoas é muito pouco. Se satisfazem com o pouco sustento que Allah lhes confere, o alimento. Toleraram o curto tempo de dias no intuito de se salvarem do longo lamento no Dia da Ressurreição.

26 – Quando um homem disse a ele: “Amo muito a ti por Allah”. O Imam (A.S.) moveu a cabeça afirmativamente e disse: “Ó Allah, busco refúgio em Ti contra a sina de ser amado por Tua causa enquanto estejas insatisfeito comigo”. O Imam ficou em silêncio por um momento, então disse: “Eu amo a ti por Ele, por causa Daquele que te faz amar a mim”.

27 – Allah se irrita com o mesquinho que recorre às pessoas de modo inoportuno.

28 – Muitos são os orgulhosos equivocados. Começam seus dias com diversão e gargalhada. Comem e bebem alegremente enquanto não sabem que Allah ficou descontente com eles tão seriamente que sofrerão o tormento do Fogo.

29 – Gasta moderadamente em tempos de pobreza, dá generosamente em tempos de comodidade, trata as pessoas com justiça e sê o primeiro a saudar. Esses modos fazem parte do caráter dos crentes.

30 – Três condutas salvam os crentes: abandonar o hábito de falar palavras grosseiras ou difamar as pessoas, ocupar-se em questões que serão benéficas no Dia do Julgamento Final como são neste mundo, e chorar por sua culpa.

31 – A visão do afeto mútuo e da amabilidade entre os crentes é um gênero de adoração.

32 – Um crente que possuir três características estará sob a proteção da sombra do Trono Divino no Dia da Ressurreição, e estará a salvo do terror daquele Dia. As três características são: a disposição de dar às pessoas aquilo que pediria a elas, não estender a mão ou dar um passo sem antes saber se tal ato envolverá desobediência ou obediência a Allah, se refrear a criticar alguém até que se livre da falta que vê no outro. Os erros de um homem são su cientes preocupações para impedi-lo de dar atenção aos erros dos outros.

33 – Depois do reconhecimento de Allah, nada é mais amado por Ele do que a moderação na comida e a castidade. O ato mais querido por Allah é a súplica a Ele.

34 – O Imam As Sajjad (A.S.) disse ao seu filho Mohammad (A.S.): “Atenda a qualquer um que te peças, se ele merecer, então, atingirás o objetivo, do contrário, te incluirás entre os que são bondosos. Aceita as desculpas daquele que te ofendeu de teu lado direito, então vira o lado esquerdo para que se desculpe”.

35 – A reunião com os virtuosos atrai a virtude, a aderência à ética dos eruditos aumenta a inteligência, a obediência aos portadores da autoridade (os imames purificados) é a perfeita dignidade, o investimento da propriedade é a perfeita personalidade, orientar o que busca conselho é a observância dos direitos das graças e o abster-se das pessoas prejudiciais é parte da perfeição do intelecto, o que também garante o bem-estar gradual e o bem-estar imediato.

36 – O Imam Assajad (A.S.) costumava dizer sempre que recitava o dizer de Allah: “E se contardes as mercês de Allah, não podereis enumerá-las…” (Alcorão Sagrado, C.14 – V.34), todo louvor pertence a Ele Que não capacitou a ninguém reconhecer todos os Seus favores, exceto por meio do reconhecimento da incapacidade de fazê-lo. Ele também não capacitou a ninguém o reconhecimento de Sua essência senão pelo reconhecimento de que Allah está além do conhecimento. Ele, O Onipotente, o Majestoso, fez da gratidão o reconhecimento do que é cognoscível, a compreensão de que é muito limitado para conhecer a Ele perfeitamente, uma vez que esse é grato a Ele. Allah, de fato, determinou os limites dos servos para que eles não os excedessem.

37 – Todo louvor a Ele que considerou o reconhecimento de Seus favores uma forma de louvor. Todo louvor a Ele que considerou o reconhecimento da incapacidade de agradecer a Ele da maneira devida uma demonstração de gratidão.

4 Se refere aqui, ao dizer de Allah: “Quem tiver praticado o bem receberá o décuplo pelo mesmo; quem tiver cometido um pecado receberá um castigo equivalente, e não serão defraudados”. (Alcorão Sagrado, C.6 – V.160)

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