As narrativas seguintes foram transmitidas do piedoso Imam, neto do Profeta, o mártir Abu Abdillah Al Huseein bin Ali (A.S.).

Seu sermão para a ordem de encorajar o bem e a coibir o mal

Ó povo, tirai lições das coisas que Allah mencionou em advertências para Seus amigos e quando reprovou os sacerdotes dizendo: “Por que os rabinos e os doutos não lhes proibiram a blasfêmia e se fartaram do que é ilícito. Quão detestável é o que fazem”. (Alcorão Sagrado, C.5 – V.63) “Os descrentes entre os israelitas foram amaldiçoados pela boca de Davi e por Jesus, filho de Maria, por causa de sua rebeldia e profanação. Não se reprovavam pelo ilícito que cometiam. E que detestável é o que o cometiam!” (Alcorão Sagrado, C.5 – V.78 e 79). Allah os cobriu de desonra porque não proibiram os transgressores de cometerem o mal e o pecado enquanto estavam entre eles, pois desejavam obter benefícios dos malfeitores e os temiam. Allah diz: “Não temais, pois, os homens, e temei a Mim…” (Alcorão Sagrado, C.5 – V.44). “Os fiéis e as fiéis são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito…” (Alcorão Sagrado, C.9 – V.71). Allah começou pela ordem do bem e a proibição do mal porque Ele sabe que se essas duas coisas forem observadas integralmente, todas as outras obrigações, incluindo o que é fácil e o que é difícil, serão praticadas com perfeição. A ordem do bem e a proibição do mal formam a defesa do Islam, a reparação das injustiças, a oposição ao malfeitor, a distribuição (equitativa) dos espólios e o recolhimento das doações para empregá-las no que for apropriado. Então, sois o grupo que é famoso pelo conhecimento, lembrado pela bondade, renomado pelo bom conselho e respeitado pelas pessoas por intermédio de Allah.

Os homens de destaque vos prestigiam e os fracos vos honram; e aqueles que não receberam favores vossos e não precisam de vós, consideram-vos merecedores de precedência. Intercedeis pelo atendimento das necessidades das pessoas quando se encontram privadas. Caminhais com a gravidade dos reis e a dignidade dos famosos. Alcançastes tudo isso porque é esperada vossa observância dos direitos de Allah; entretanto, omitistes a maior parte de Seus direitos ao não respeitar os direitos dos Imames, ao descartar os direitos dos fracos e procurar somente a observância dos direitos por vós reivindicados. Não gastastes riqueza alguma, nem expusestes ao risco vossas almas pelo Criador, e não vos opusestes ao vosso clã, por Allah. Estais ansiosos por obter o paraíso, a vizinhança dos mensageiros de Allah e a salvação do castigo. Eu adianto a vós, que tendes esperança em Allah, sofrereis uma forma da retribuição Dele, pois, por meio dos favores de Allah, alcançastes vossa posição, pela qual sois preferidos à outros. Sois respeitados graças a Allah. Contudo, vede que as tradições de Allah são omitidas, e não vos moveis por causa disso, enquanto que vos moveis quando alguma das tradições de vossos antepassados é violada. As tradições do Profeta (S.A.A.S.) não são postas em prática. Os cegos, os surdos e os enfermos são abandonados sem auxílio nas cidades. Não vos comportais com bondade tampouco justificais vossa posição. Não apoiais os que assumem tais ações e alcançais vossa segurança com os malfeitores ou os governantes injustos mediante subserviência e lisonjas. Allah alertou-vos contra todas essas condutas, porém, sois negligentes quando na verdade, tereis maior responsabilidade do que os outros em vista de vossa posição de sábios. Tivésseis percebido assim! Ademais, o curso dos assuntos e as normas estão sob o controle dos sábios que são guardiões das questões do lícito e do ilícito. Tal posição certamente é usurpada de vós pois caminhais numa direção oposta, se afastando do correto e entrando em conflito sobre a Sunnah, após a exposição indiscutível das evidências.

Se tolerásseis o prejuízo carregando os fardos por Allah, todos os assuntos chegariam às vossas mãos, emanariam de vós e seriam restituídos a vós. Todavia, permitistes que os governantes injustos ocupassem vossas posições e entregastes a eles os assuntos de Allah. Governantes que agem de modo fraudulento e seguem suas paixões. Vossa fuga da morte e a vossa aderência a esta vida, a qual cedo ou tarde vos abandonará, deram a eles autonomia para agir assim. Portanto, abandonastes os fracos, alguns dos quais foram escravizados e outros foram submetidos às agruras da subsistência, os governantes injustos estão no poder com suas próprias opiniões e desgraçam a outros com suas paixões, já que seguem os exemplos do mal e desafiam o Onipotente. Em cada país, nomeiam um eloquente orador para ocupar o púlpito de Allah. As terras são desocupadas por eles, enquanto suas mãos prevalecem sobre todas as coisas, os habitantes são feitos escravos porque não contam com recursos para se defender. Os governantes são transgressores ou tiranos, brutais com os fracos e obedecem aqueles que não reconhecem o Iniciador, o Que reinicia a criação. Quão estranho é isso! Eu me espanto com tais assuntos quando as terras são dominadas por embusteiros tirânicos, subornadores injustos ou governantes cruéis. Allah é o juiz em nossa questão em disputa e Seu julgamento decidirá nossa controvérsia. Ó Allah, Tu sabes que esta não foi uma questão de luta por poder ou uma reivindicação por restos mundanos, mas para demonstrar os sinais de Tua religião e propagar o melhoramento sobre Tuas terras, para que os servos oprimidos tenham segurança e Tuas ordens, tradições e leis sejam postas em prática. E se vós não tivésseis nos apoiado e sido justos conosco, os malfeitores teriam vos sobrepujado e levado a cabo a intenção de extinguir a luz de vosso Profeta (S.A.A.S.). Allah nos basta por protetor. Nele confiamos, a Ele recorremos e para Ele será nosso retorno.

- voltar -