Suas palavras de sabedoria

O Imam Al Hassan (A.S.) disse: Ó povo, aquele que aconselha por Allah e adota Seus dizeres por orientação certamente será guiado para o caminho mais reto e Allah lhe concederá êxito na orientação justa, conduzindo-o para o que é melhor. O amigo de Allah é protegido e preservado enquanto Seu inimigo será temeroso e frustrado. Estejais atentos a Allah por meio de muito dhikr (relembrança), temei a Allah pelo temor (sincero) e aproximai-vos dele por intermédio da obediência, pois Ele certamente está próximo e responde os apelos.

Allah, o Abençoado, o Exaltado, diz: “Quando meus servos te perguntarem sobre Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu chamado e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.186) Respondei a Allah e acreditai Nele pois não convém a ninguém que reconheça a grandeza de Allah se comportar com arrogância. A sublimidade daqueles que reconhecem a grandeza de Allah é sua modéstia, a dignidade daqueles que reconhecem a majestade de Allah é sua submissão a Ele, e a segurança daqueles que reconhecem o poder de Allah é aquiescer com Ele e não negar depois do reconhecimento e evitar o desvio depois da orientação. Sabei que não reconhecereis o temor a Allah até que percebais o caráter da orientação, não vos firmareis ao vínculo do Livros sem antes conhecer aqueles que o abandonaram, e não recitareis o Livro apropriadamente até que conheçais os que distorceram sua recitação. Depois de saber todas essas coisas, conhecereis as heresias e os exageros, vereis a fraude e a distorção contra Allah e sabereis como os decadentes cairão. Não deixeis que os ignorantes vos ocupem com sua ignorância. Buscai esses conhecimentos com as pessoas apropriadas, pois, em verdade, são as luzes da religião em que o esclarecimento é buscado e os líderes cujos exemplos devem ser seguidos. Por eles, o conhecimento sobrevive e a ignorância se dissipa. Sua clemência se refere a ignorância, suas palavras de sabedoria se referem ao seu silêncio, e seu aparecimento se refere a sua ocultação. Eles não se opõem ao que é direito nem estão em desacordo sobre isso. Diferentes tradições existiram e a decisão de Allah foi decretada antes deles. Essa é certamente uma lembrança para os que recordam. Aquele que a ouve deve compreendê-la perfeitamente, não apenas a narrativa. Os narradores são muitos, mas os que compreendem com perfeição são poucos. Allah é Aquele cujo auxílio é buscado.

- voltar -