A vida do Imam Al-Mahdi (A.F.)

Podemos dividir a vida do Imam Al-Mahdi (A.F.) em três fases:

Primeira: Com seu pai o Imam Al-Hassan Al-Askari (A.S.), desde o seu nascimento até o falecimento deste. Esta fase foi do ano 255 a 260 hejrita (equivalente entre 869 e 874 d.C.), uma fase de cinco anos. O Imam Al-Askari (A.S.) era o protetor de seu filho Al-Mahdi (A.F.) frente aos inimigos. Ninguém o via, apenas alguns de seus companheiros íntimos confiáveis, isso por medo de que os abássidas soubessem do nascimento do Imam al-Mahdi (A.F.). Ele recomendava a que em sua ausência seus companheiros procurassem por seu representante Othman ibn Sa ́id Al-Amri, dizendo: “Este, Abu Amri, é o confiável do passado, confiável do presente e no futuro. O que ele disser foi dito por mim e o que ele determinar foi determinado por mim”.

Segunda: A ocultação curta, que começou com o martírio do seu pai Imam Al-Askari (A.S.) no ano de 260 hejrita e se deu até o ano 329 hejrita (equivalente entre 874 a 940 d.C.), com o falecimento do quarto embaixador. Nela o Imam Al-Mahdi (A.F.) tinha contato com as pessoas por meio de seus embaixadores, nomeados por ele. São eles:

1) Othman ibn Sa ́id al-Amri. 2) Mohammad ibn Othman ( filho de Othman). 3) Hussein ibn Rouh. 4) Ali ibn Mohammad Al-Samri.

O quarto embaixador anunciou que com o seu falecimento a representação do Imam (A.F.) terminaria, e que ele entraria numa ocultação maior. Assim, as pessoas deveriam buscar o representante geral do Imam (A.F.) que seria identificado pelas seguintes características determinadas pelo Imam (A.F.) antes de sua ocultação: “Aquele jurista (sábio) que for auto preservador, resistente à sua vontade e paixão, obediente à ordem do seu senhor, então, que a maioria das pessoas o sigam”.

Seis dias antes do falecimento de Ali ibn Mohammad Al-Samri, o quarto embaixador do Imam Al-Mahdi (A.F.), o Imam (A.F.) divulgou uma nota por meio dele na qual anunciou o fim do período da Curta Ocultação e o fim dos embaixadores nomeados por ele, ao que se iniciaria uma nova fase, a Longa Ocultação. Diz o texto da declaração: “Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Ó Ali ibn Mohammad al-Samri, apresento minhas condolências aos seus irmãos e parentes, pois tu morrerás em seis dias e não estarás mais entre eles. Então, se prepare e não nomeie ninguém em seu lugar, pois começará a total ocultação e a partir dela não haverá o reaparecimento senão com a ordem de Deus, o Altíssimo, e isso após um longo prazo, com o endurecimento dos corações e quando a Terra for preenchida de opressão. Alguns dos meus seguidores alegarão que me viram, mas aquele que alegar que me viu antes do surgimento do Su ani e da Sayha estará mentindo. Não há poder nem força senão em Deus, o Altíssimo, o grandioso”.

Esta foi a última nota oficial do Imam (A.F.) e a mesma serve como declaração do início da Longa Ocultação, a qual foi afirmada nas narrativas por meio de passagens e tradições dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.), entre tais a narrativa de Sadir, que narrou o seguinte do Imam Assadeq (A.S.): “O Al-Gha ́em terá uma ocultação longa. Então eu perguntei o motivo ao filho do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). O Imam Assadeq (A.S.) então respondeu: Isso porque Deus certamente quis que as tradições de seus profetas (A.S.) sejam proferidas em sua ausência, e que certamente, ó Sadir, a ocultação e a ausência devem ocorrer. Deus disse: “Que passareis em plano a plano’. (84:19). Ou seja, as tradições dos antepassados”. O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “O Al-Gha ́em será oculto antes do reaparecimento…”.

Terceira: Que é a fase da longa ocultação, que começou no ano de 329 hejrita (940 d.C.) e se dá até hoje1, se mantendo até quando Deus quiser. E ela continuará até o dia em que Deus determinará o dia de seu surgimento. Durante este período a nação procura seus sábios e juristas tementes, cultos e conscientes que dominam o conhecimento e os detalhes da religião para que seja instruída. Isso com base no que o próprio Imam Al-Mahdi (A.F.) disse: “A minha ausência se dará até que Deus permita o meu reaparecimento para erguer a mensagem divina e executar os princípios da verdade e da justiça que o mundo e a humanidade aguardam com tanto anseio depois de terem testado todo tipo de sistema, leis e métodos criados pelo homem, mas que não trouxeram nada senão desigualdade, guerras, conflitos, intrigas, matanças, injustiças e corrupção”. O surgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.) trará a virtude, a paz, a segurança, a tranquilidade, o conforto e uma vida feliz para toda a humanidade, com o fim de todas as guerras e todos os males sobre a Terra. Ó Deus nosso apresse a vinda do Imam Al-Mahdi (A.F.) e faça-nos estar entre seus apoiadores.


1 Data desta escrita: 11 de Rabi Al-Awal do ano de 1400 hejrita (equivalente a 21 de novembro de 2018 d.C.).

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