Ditos do Imam Al-Hadi (A.S.)

1 – O Imam Al Hadi (A.S.) disse a um de seus seguidores: “De uma maneira gentil, admoesta (uma pessoa) e diz a ela: “Quando Allah pretende o melhor para alguém, Ele o faz aceitar a admoestação dos amigos”.”

2 – Al Mutawakkil (o califa abássida) fez um voto de dar muito dinheiro em caridade se conseguisse recuperar a saúde. Quando se curou, desejou cumprir o prometido, assim, perguntou aos sábios quanto deveria doar em caridade para que se pudesse considerar muito dinheiro. Os sábios apresentaram várias opiniões e nenhuma delas era precisa. Então, o califa levou a questão ao Imam Al Hadi Abul Hassan (A.S.) que respondeu: “Deves dar oitenta dirhams em caridade”. Quando foi inquirido sobre essa definição, o Imam (A.S.) respondeu: “Allah diz ao Seu Mensageiro (S.A.A.S.): “Allah te auxiliou em muitas ocasiões”. (Alcorão Sagrado, C.9 – V.25). Ao contarmos essas muitas ocasiões chegamos ao número de oitenta, e Allah as considerou como muitas”. Al Mutawakkil ficou satisfeito com essa explicação e doou oitenta dirhams em caridade.

3 – Existem lugares definidos onde Allah gosta que os servos supliquem a Ele. Um desses lugares é o túmulo de Al Hussein; o senhor dos mártires (A.S.).

4 – As pessoas temerão aquele que temer a Allah. Aquele que obedecer a Allah será obedecido. Aquele que obedecer a Allah não se preocupará com a insatisfação das criaturas. Aquele que acender a ira do Criador deverá estar certo de que enfrentará a insatisfação das criaturas.

5 – Ninguém pode descrever a Allah com atributos diferentes daqueles com os quais Ele descreve a Si mesmo. Como pode alguém descrevê-Lo quando os sentidos são tão fracos para percebê-Lo, quando a imaginação humana é tão débil para compreendê-Lo, as ideias são tão impotentes para defini-Lo e as visões são tão curtas para observá-Lo? Ele está distante em Sua proximidade e está próximo em Seu distanciamento. Ele criou o “como” sem ser perguntado “como?” e encontrou o “onde” sem ser perguntado “onde?” Ele está fora do “como” e do “onde”. Ele é o Um é o Único. Exaltada seja Sua majestade e sagrados sejam Seus nomes.

6 – Al Hassan bin Mas’ud narra: “Um dia, feri um de meus dedos, um homem em sua montaria me bateu no ombro e uma multidão fez com que minha roupa se rasgasse. Assim, eu visitei Abul Hassan Ali bin Mohammad (A.S.) e disse: “Que Allah me proteja do mal de um dia tão aziago!” O Imam Al Hadi (A.S.) disse: “Ó Hassan, acusas o que não tem culpa da tua culpa quando nos visita?” Eu ponderei e percebi meu erro; portanto, disse,“Ó mestre, eu busco o perdão de Allah”. O Imam (A.S.) disse: “Ó Hassan, o que está errado com os dias que consideras aziagos quando, na realidade, estás sendo punido pelas tuas próprias ações cometidas neles?” Eu respondi, “Ó filho do Mensageiro de Allah, eu busco o perdão de Allah e declaro meu arrependimento por isso”. O Imam (A.S.) então acrescentou: “Falar mal dos dias e considerá-los aziagos te será inútil. Allah, te punirá por falar mal dos dias por coisas que estão fora do controle deles. Ó Hassan, não sabes que o único que recompensas ou castiga pelas ações, cedo ou tarde, é Allah?” “Eu sei, mestre,” disse eu. Ele, então continuou: “Não faças isso de novo e não digas que os dias têm algum efeito nos assuntos de Allah”. “Observarei isso,” eu disse.”

7 – Aquele que se sentir seguro da retribuição inesperada ou da punição dolorosa de Allah, será arrogante até que o decreto de Allah e o inevitável (a morte) venham sobre ele. Aquele que acatar as evidências de seu Senhor dará pouca importância aos infortúnios, mesmo se for cortado em pedaços.

8 – Dawud As Sarmi relatou: “Meu mestre Imam Al Hadi (A.S.) me ordenou muitas coisas e em seguida, me testou para saber se eu tinha compreendido todas elas. Quando percebeu que eu não era capaz de retê-las todas em minha mente, ele pegou uma caneta e escreveu: “Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Eu lembrarei disso, inxa’allah. Todos os assuntos estão na mão de Allah”. Eu sorri e o Imam (A.S.) perguntou-me a razão. Eu disse, “Que Allah me faça o teu sacrifício, esse escrito me lembra do que um de nossos conhecidos relatou-me da parte de teu avô Imam Al-Redha (A.S.). Ele disse que sempre que o Imam (A.S.) ordenava algo, redigia; “Em nome de Allah, o Clemente o Misericordioso. Eu lembrarei disso, inxa’allah”. O Imam (A.S.) disse: “Ó Dawud, sou sincero contigo (dizendo) que aquele que negligencia a basmallah ou (a taqiyyah) é igual ao que negligencia as preces”.

9 – Um dia, o Imam Al Hadi (A.S.) disse: “O consumo exagerado de melão provoca a lepra. Alguém disse, “Os crentes que tiverem a idade de quarenta anos estão protegidos quanto à insanidade, a lepra e as afecções da pele. Não estão?” O Imam (A.S.) respondeu: “É verdade, mas os crentes que violarem as ordens do Senhor não estão à salvo da punição”.

10 – Aquele que for grato por uma graça recebida deve car mais feliz pela gratidão do que pela graça.

11 – Allah fez este mundo para teste e fez a vida futura para o recebimento dos resultados, Ele também criou os infortúnios deste mundo para provocar o ganho das recompensas da vida futura e fez destas a compensação dos infortúnios da vida mundana.

12 – O opressor que é clemente está em vias de ser absolvido por sua clemência. O homem correto que é tolo está em vias de extinguir a luz de sua retidão com os sopros da tolice.

13 – Para o que te proporciona afeto e aconselhamento, proporciona obediência.

14 – Não te sintas seguro em relação àqueles que arruinaram a si mesmos.

15 – Este mundo é como um mercado em que alguns lucram e outros perdem.

- voltar -