Sua recomendação à Mi’adh bin Jabal quando o nomeou governador do Iêmen

Ó Mi’adh, ensina-lhes o Livro de Allah e as nobres características. Trata cada um de acordo com a sua posição, quer seja bom ou mal. Executa as ordens de Allah no que diz respeito a eles e não sejas negligente nesse aspecto. Não favoreça ninguém nas questões da justa distribuição do patrimônio de Allah. Este não pertence nem cabe a ti. Cumpre o acordado sobre o que te tenha sido confiado não importando quão grande ou pequeno seja o valor. Demonstra clemência e tolerância na condição de que não negligencies o direito. O ignorante pode dizer que negligenciaste o direito de Allah. Apresente desculpas em todo ato que possivelmente venhas a cair em erro, de maneira que o povo te absolvas de negligência. Reprima os costumes pré-islâmicos com exceção daqueles que o Islam tenha recomendado.

Divulga os assuntos do Islam integralmente, sejam importantes ou não. O Salah (Oração) deve ser a mais importante questão a ser observada, pois é a cabeça do Islam, que segue o testemunho da religião. Recorda as pessoas sobre Allah e o Último Dia. Siga as admoestações, pois são mais e cientes no que tange a conclamação das pessoas às ações amadas por Allah. Distribui os instruídos entre o povo. Adora a Allah, para quem serás levado e não consideres qualquer reprovação por fazer as coisas que agradam a Ele.

Recomendo a ti a obediência a Allah, dizer a verdade, cumprir os acordos assumidos. Devolver os depósitos aos seus donos, afastar-se da traição, falar com indulgência, ser o primeiro a saudar as pessoas, respeitar os vizinhos, ter compaixão dos órfãos, trabalhar com afinco, esquecer as expectativas, almejar a outra vida, preocupar-se com o Julgamento Final, apegar-se a fé, aprender o Alcorão Sagrado, reprimir a ira e se comportar com humildade.

Fica atento para não ofender muçulmano algum, não te queixar a um dissoluto, não desobedecer a um imam justo, não desmentir a um el e não acreditar num mentiroso. Menciona teu Senhor em qualquer situação e demonstra arrependimento sempre que cometer algum pecado. Demonstra arrependimento secreto pelos pecados secretos e arrependimento declarado pelos pecados cometidos abertamente.

Ó Mi’adh, abreviaria minhas recomendações se estivesse certo que nos encontraríamos de novo antes do Dia da Ressurreição, mas eu vejo que não nos encontraremos mais.

Ó Mi’adh, certamente o mais favorável de vós é aquele que me encontrará no mesmo estado (quanto a fé e as qualidades) em que eu o deixei.

- voltar -