Mais recomendações ao Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.)

Ó Ali, não vá desnudo ao banheiro. São amaldiçoados os que assim fazem e aqueles que olham para eles.

Ó Ali, não uses um anel no dedo indicador ou no dedo médio. O povo de Lot5 (A.S.)6 tinha o hábito de usar anéis nesses dedos. Não deixes teu dedo mínimo sem um anel.

Ó Ali, decerto que Allah ama o servo que diz, “Ó Senhor perdoa-me. Somente Tu perdoas os pecados”. Então, o Senhor diz, “Ó meus anjos, meu servo reconhece que ninguém perdoa os pecados senão Eu. Sede testemunhas que Eu o perdoei”.

Ó Ali, esteja atento para não falar mentiras, pois essa prática escurece o semblante e aquele que profere inverdades será registrado por Allah como mentiroso. A veracidade torna o semblante claro e o veraz será registrado por Allah como el. Tu deves saber que a veracidade é abençoada e a mentira tem o estigma da desventura.

Ó Ali, não cometas calúnia nem difamação. A calúnia anula o jejum e a difamação provoca o tormento no túmulo.

Ó Ali, não jure por Allah, quer esteja dizendo a verdade ou não, exceto em situações de emergência. Não faça de Allah objeto de teu juramento, pois Allah não se compadece nem protege aquele que, usando Seu Nome, comete perjúrio.

Ó Ali, não te preocupes com o sustento de amanhã. Cada manhã vem com seu devido sustento.

Ó Ali, cuidado com a discussão, pois começa com a ignorância e termina com o remorso.

Ó Ali, mantém o uso do miswak (graveto usado para a higiene bucal), porque limpa a boca, agrada ao Senhor e beneficia a visão. Escovar os dentes faz com que os anjos se aproximem de ti, pois eles não gostam do mau cheiro dos que não purificam a boca depois de comer.

Ó Ali, não te entregues à ira em nenhuma circunstância. Se te irritares, senta e medita no poder do Senhor sobre Seus servos, e de como apesar disso Ele os trata com tolerância. Se alguém disser, “Tema a Allah”, deves tentar abandonar a ira e te agarrar ao sentimento de clemência.

Ó Ali, tudo o que gastares para ti, encontrarás assegurado com Allah.

Ó Ali, demonstra amabilidade com os parentes, vizinhos, companheiros e amigos, para que Allah registre para ti os mais elevados graus.

Ó Ali, não deves desejar para os outros o que não deseja para ti mesmo; e desejar para os outros o que desejas para ti mesmo. Essa prática te tornará um árbitro justo. Ademais, os habitantes do céu te favorecerão e os habitantes da terra te amarão. Que guardes minhas recomendações. Se Allah quiser.


5  O Profeta Ló (A.S.).

6  O povo de Sodoma, amaldiçoado e destruído por Allah, em razão de sua perversidade.

- voltar -