Algumas palavras

Tudo tem a sua honra, e a honra das reuniões deliberativas está no adotar a direção da Qiblah8. Aquele que deseja ser a mais forte das pessoas deve temer a Allah, aquele que deseja ser a mais poderosa das pessoas deve confiar em Allah, e aquele que deseja ser a mais rica das pessoas deve confiar no que está na mão de Allah mais do que naquilo que esteja em sua mão. Posso vos informar sobre os mais perversos dos indivíduos? Os presentes disseram: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Ele (S.A.A.S.) disse: “São os que moram sozinhos, cuja caridade não alcança as pessoas, e que chicoteiam seus servos”. Posso vos informar quem são piores do que esses? Os presentes disseram: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Ele (S.A.A.S.) disse: “São aqueles cujo benefício não é esperado e o mal não é garantido”. Posso vos informar sobre os que são ainda piores? Os presentes responderam: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Disse: “São os que não gostam das pessoas e que as pessoas não gostam deles”. Posso vos informar sobre os que são ainda piores do que esses? Os presentes disseram: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Ele (S.A.A.S.) disse: “Os que odeiam as pessoas e são odiados por elas”.

Certa vez, Jesus (A.S.) discursou aos israelitas. Ele disse: “Ó lhos de Israel, não falem palavras sábias diante do ignorante para que ele não as entenda mal”. Não impeçam que as pessoas sábias as recebam para que não sejais injustos com elas. Não favoreçais os injustos, se o fizerdes, vossos favores serão nulos. Ó lhos de Israel, os assuntos são de três tipos: ou se trata de uma questão claramente correta que deve ser seguida, ou uma questão claramente errada que deve ser evitada, ou uma questão confusa, que deve ser encomendada a Allah.”

Ó povo, tendes sinais definidos e fins identificados; portanto, deveis parar em vossos sinais e alcançar somente vossos fins. Um crente fiel deve viver entre dois pontos de temor: um é o das suas ações passadas em que ele ignora o que Allah fará sobre elas, e o segundo é o da sua vida permanente (eterna), sobre a qual ele ignora o que Allah planeja. O servo deve levar de si para si, de sua vida mundana para sua vida no além, de sua juventude para sua velhice, de sua vida para sua morte. Por Aquele que domina minha alma eu juro, nenhuma reprovação será depois da morte, nenhuma morada haverá senão o Paraíso ou o Inferno.


8 É a direção da Caaba, a qual os muçulmanos de todo mundo se direcionam no momento das suas orações.

- voltar -