A sabedoria, o intelecto e a ignorância

O Profeta (S.A.A.S.) ensinou: “Buscai a instrução no conhecimento, porque a instrução é uma vantagem, o estudo é uma forma de glorificação a Allah, a busca pelo conhecimento é um gênero de jihad9, ensinar aos que não sabem é caridade, buscar a instrução é um ato piedoso, pois é um sinal de distinção do halal (puro, lícito) e do haram (impuro, ilícito). O conhecimento conduz os que o buscam ao Paraíso, entretém na solidão, cria laços numa situação de estranhamento. É uma orientação na alegria, uma arma contra os inimigos, e a beleza dos amigos. Pelo conhecimento, Allah eleva alguns para torná-los guias para a bondade, ao grau em que sua conduta seja tomada como exemplo, sua prática como lição e os anjos desejem fazerem-se seus amigos. O conhecimento é a vida dos corações e a luz da visão. É a força dos corpos fracos. Allah leva os portadores do conhecimento às posições dos que são amados e lhes concede a associação com os virtuosos neste mundo e no outro. Por intermédio do conhecimento Allah é obedecido, adorado, reconhecido e Sua unicidade é confessada. Por intermédio do conhecimento, também as relações são respeitadas e o halal e o haram são discriminados. O conhecimento é o imam do intelecto. Allah concede o intelecto aos venturosos e priva os infelizes dele. O caráter do inteligente é de relevar o ignorante, perdoar os malfeitores, comportar-se modestamente com os que lhe são inferiores e competir pelas mais altas posições na caridade. O inteligente pensa antes de falar. Ele convencerá quando empregar boas palavras e estará a salvo quando se abstiver de falar o que é mal. Apega-se firmemente a Allah quando tem que enfrentar uma questão sediciosa, por isso, refreia sua mão e sua língua. Apressa-se à virtude sempre que a define. Nunca abandona a modéstia e nunca demonstra cobiça.

Essas dez características o distinguem. O ignorante prejudica aquele que se associar a ele, oprime aquele que for mais fraco e ofende aquele que for mais forte do que ele. Fala sem pensar no que diz. Comete pecados sempre que fala e esquece o que é certo quando ca calado. Apressa-se a toda questão sediciosa que certamente recai sobre ele, enquanto que é negligente e se retarda para a virtude. Não se preocupa com os pecados passados e não se refreia de cometer outros. É lento na prática dos atos de caridade. Não se preocupa com o que passou e com o que perdeu. Essas dez características o distinguem”.


9 O significado literal é “Empenho”. Um empenho por Deus.

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