Sermão 5

(Ministrado quando o Profeta (S.A.A.S.) morreu e Abbas e Abu Sufian prometeram prestar fidelidade a Amirul Muminin na questão do califado. Isso aconteceu depois que o voto de fidelidade foi dado a abu Bakr, em Saqifa. Nele, aconselha o afastamento da intriga mostrando o seu caráter digno e sua sabedoria).

O conselho para o afastamento da intriga
“Ó povo, singrai com cuidado por entre as ondas dos desmandos, os meus navios de libertação; afastai-vos do caminho das dissensões e colocai as coroas do orgulho. Próspero é aquele que se leva com asas ( isto é , quando possui poder) ou então permanece pacífico (enquanto) outros desfrutam da facilidade. Isso ( a aspiração pelo Califado) é como água que engasga a quem a bebe. Aquele que apanha frutas antes que amadureçam é como o que cultiva em campo alheio.

Criou-o e o instruiu

Se eu falar peremptoriamente , tomar-me-ão por ávido por poder; se eu emudecer, dirão que estou morrendo de medo. É uma pena , depois de todas as vicissitudes ( que tenho passado).
Por Deus , o filho de Abu Talib está mais familiarizado com a morte do que um bebê com os peitos da mãe. Eu possuo conhecimentos ocultos ; se eu os revelasse, começaríeis a tremer feito corda bamboleante pendurada num poço profundo.”

- voltar -