Sermão 29

(após o ataque de Adhahak Ibn Kaiss, aliado de Muawiya , ao local da peregrinação, após a questão do arbitramento)

“Ó povo, cujos corpos estão juntos mas cujos desejos são divergentes, vossa fala abranda as duras pedras, mas vossas ações atraem vosso inimigo a vós. Clamais em vossas reuniões que faríeis isto e aquilo, as quando a luta se aproxima, bradais por segurança. Se alguém vos chama ( para socorro) , não o atendeis. E quanto aquele que trata duro convosco, seu coração não tem consolo. As desculpas são tão desconexas como as do devedor que não quer pagar. O ignóbil pode se safar da opressão. O que é direito não pode ser conseguido sem esforço.
E com que líder iríeis a luta depois de mim ?
Frustrado fica aquele a quem enganastes, ao passo que, por Deus, aquele que tem sucesso convosco recebe tão somente flechas inúteis.
Sois como setas quebradas atiradas sobre o inimigo. Estou agora numa posição tal, que nem confirmo vossos pontos de vista , nem espero pelo vosso apoio, nem desafio o inimigo por vosso intermédio.
Que há convosco ? Qual é a vossa enfermidade ? Qual é a vossa cura ?
A outra facção é também (composta) de homens do vosso porte ( mas são tão diferentes em caráter) . Haverá fala sem ação, despreocupação sem religiosidade e cobiça quanto as coisas certas.”

- voltar -