Sermão 19

(Amirul Muminin fazia a preleção no púlpito quando Ach’as Ibn Kaiss objetou e disse: “ Ó Amirul Muminin essa coisa não está sendo a teu favor mas contra ti ! “ Amirul Muminin olhou para ele zangado e disse) :

“ Como pode saber o que está a meu favor e o que está contra mim ? Que a maldição de Deus e dos homens caia sobre ti ! Tu és um tecelão , filho de tecelão. És filho de um descrente e tu mesmo , um hipócrita . foste preso uma vez pelos descrentes e outra vez pelos muçulmanos , e tua riqueza e teu bom nascimento não puderam te salvar deles. O homem que se empenha no sentido de pôr o seu próprio povo na luta pela espada e os incita a morte e a destruição deveras merece que os que estão por perto o odeiem e os que estão longe nele não confiem.”

( Sayyed Al-Radi registra que aquele homem tinha sido preso, uma vez quando descrente e outra nos dias do Islam. Quanto as palavras de Amirul Muminin dizendo que o homem havia se empenhado no sentido de pôr o seu próprio povo na luta pela espada , a referencia aqui é ao incidente que ocorreu com Ach’as Ibn Kaiss em confronto com Khalid Ibn Al Walid , em Yamama , em que ele enganou seu povo e o arregimentou ( para a luta) , até que Khalid os atacou. Após esse incidente , seu povo o apelidou de ‘urfan nar “ que, na sua algaravia, queria dizer “ traidor”).

- voltar -