Sermão 18

(ministrado em detração as divergências de pontos de vista existentes entre os juristas. Nele condena os pareceres divergentes dos juízes restringe o veredicto).

“Quando um problema é apresentado perante qualquer um deles , ele lhe administra julgamento tirado de sua imaginação . Quando exatamente o mesmo problema é apresentado perante outro deles , este lhe confere julgamento oposto. Então, esses juristas vão Ter com o chefe que os designou e este confirma todos os veredictos , embora o seu Deus seja Único e seu Profeta seja único ( e mesmo) e seu Livro seja um único ( e mesmo) será que Deus lhes ordenou que divergissem e eles o obedeceram? Ou será que Deus os proibiu de assim fazerem e desobedeceram ?
A última palavra é do Alcorão
Ou será que Deus enviou uma fé incompleta procurou ajuda deles para a completar ? Ou será que são sócios nos assuntos de Deus e se trata do seu dever se pronunciarem e de Deus em concordar ? Ou será que Deus , o Glorificado, enviou uma fé perfeita , mas o Profeta deixou de a captar e de distribuir (entre o povo) ?
O fato é que Deus , o Glorificado, diz :
“ NADA OMITIMOS NO LIVRO “ (Al Qurán 6:38).
Nele há explicação para tudo e cada parte do Alcorão corrobora a outra parte e não há divergência nele, é como ele diz :
“NÃO MEDITAM ACASO NO ALCORÃO ? SE FOSSE DE OUTRA ORIGEM QUE NÃO A DE DEUS HAVERIA NELE MUITAS DISCREPÂNCIAS ?” (4:82)
Certamente o exterior do Alcorão é maravilhoso e o seu interior é profundo ( em significado). Suas maravilhas jamais desaparecerão , seus assombros jamais passarão , sua complexidade não pode ser aclarada a não ser através de si mesma.”

- voltar -