Seleção de dizeres de Amirul Muminin (A.S.) , incluindo suas respostas às perguntas e elocuções proferidas para diversos propositos.

1. “Durante os distúrbios civis , sede como uma camela adolescente que não possui lombo suficientemente forte para ser montada , nem tetas para ser ordenhada.”

2.”Aquele que adota a avidez como um hábito se desvaloriza, aquele que revela os seus sofrimentos concorda com a humilhação e aquele que permite que sua língua se assenhore de sua alma, a avilta .”

3.”A mesquinhez é uma vergonha, a covardia é um defeito, a pobreza incapacita um sábio de argumentar seu caso, e um necessitado é um estranho em sua própria cidade. A incapacidade é uma catástrofe, a resignação é uma bravura, a abstinência é riqueza, o auto-controle um escudo (contra o pecado).”

4.”A melhor companheira é a submissão à vontade de Deus, o conhecimento é um estado venerável, as boas maneiras são roupa nova e o pensamento é um claro espelho.”

5.”O peito do sábio ´o cofre dos seus segredos, a felicidade é o laço de afeição; a paciência é o túmulo da deficiência”; (em outra versão):
“A reconciliação é a cobertura da deficiência.”

6.”Aquele que se auto-admira atrai muitos oponentes para si; a caridade é uma cura eficiente; as ações das pessoas na vida presente estarão diante de seus olhos na outra vida.”

7.”Quão maravilhoso é o humano, que fala com gordura,conversa com um pedaço de carne, ouve com um osso e respira através de um buraco.”

8.”Quando este mundo avança em direção a alguém (com seus favores), ele lhe atribui o bem do outro, e quando dele foge, o priva do seu próprio bem.”

9.”Tratai as pessoas de maneira tal, que se morrerdes, chorarão por vós e se viverdes, ansiarão por estar convosco.”

10.”Quando adquirirides poder sobre o vosso adversário, perdoai-o como agradecimento por terdes sido capacitado a sobrepujá-lo.”

11.”O mais indefeso dos homens é aquele que não encontra alguns irmãos durante a vida; porém ainda mais indefeso é o que os encontra , mas os perde.”

12.”Quando adquirires pequenos favores , não os descartes com a ingratidão.”

13.”Aquele que é abandonado pelos que estão próximos é venerado pelos que estão afastados.”

14.”(Nem) todos os malfeitores podem ser reprovados.”

15.”Todos os assuntos estão sujeitos ao destino; tanto que às vezes a morte resulta de um esforço.”

16. Foi solicitado a Amirul Muminin(as) que explicasse o dizer do Profeta de Deus (saas):”disfarçai vossa idade avançada ( tingindo os cabelos) e não tenhais a aparência dos judeus”, Amirul Muminin (as) disse : “O Profeta(saas) disse isso num tempo em que a religião estava rstrita a poucos; mas agora que em sua expansão se multiplicou e está firmemente estabelecida, todos estão livre para optar ( nessa questão).”

17.Amirul Muminin(as) disse ao se referir ao que se recusaram a lutar a seu lado : “Eles abandonaram o que é certo mas não suportaram o que é errado.”

18.”Aquele que galopa com as rédeas soltas tropeça na morte.”

19.”Perdoai as falhas das pessoas de consideração, porque quando caem no erro, Deus as ergue.”

20.”A consequência do medo é sempre desapontamento e da timidez , a frustração. As oportunidades passam como as nuvens. Portanto fazei bom uso delas.”

21.”Nós temos um direito, se este nos é dado, muito bem, caso contrário estaremos montando na prte traseira do camelo( como as pessoas despossuídas) , embora a viagem noturna seja longa.”
(Sayyd Radhi comenta: “este é um dizer sutil e muito eloquente. significa que se nãonos for dado o nosso direito, seremos considerados como pessoas de segunda classe. Esse é o sentido que vem da expressão, porquanto na parte traseira do camelo, somente os servos, os prisioneiros e outros similares , montam).

22.” Para aquele cujos feitos o colocam numa posição de retaguarda não pode ser dada uma posição de vanguarda, apesar de sua linhagem.”

23.”Darmos alívio ao sofrimento é nobre e proporcionarmos conforto (aos que sofrem) dificuldades significa nos purificar dos grandes pecados.”

24.”Sempre que uma pessoa oculta algo em seu coração, isso se manifesta através das palavras fortuitas de sua língua e das expressões do seu semblante.”

25.”Continuai andando na vossa doença, até que possais.”

26.”a melhor das abstenções é a que se oculta.”

27.”quando estiverdes fugindo do mundo e a morte estiver se aproximando, não haverá questão de adiamento ao encontro.”

28.”Temei! Temei! Por Deus, Ele tanto tem ocultado os vossos pecados que é como se vos tivesse perdoado.”

29.Foi pedido a Amirul Muminin(as) que discorresse sobre a fé , e ele disse : ” A fé se afirma em quatro suportes : na resignação, na convicção, na justiça e no jihad ( esforço na causa de Deus).
A resignação por sua vez tem quatro aspectos: anseio, temor, abstenção e antecipação(quanto a morte). Assim, quem anseia o paraíso ignora as paixões, quem teme o inferno se refreia quanto as ações proibidas ; quem se abstém do mundo acha brandas as adversidades e quem prima pela antecipação da morte , se apressa em realizar bons feitos.
a convicção tem também quatro aspectos : prudência,percepção, inteligência e compreensão, tirando lições das coisas instrutivas, seguindo precedentes das pessoas do passado. assim, àquele que perceber com prudência, o sábio conhecimento lhe será manifesto, aquele a quem o conhecimento se tornar manifesto haverá de apreciar os exemplos instrutivos, e aquele que que apreciar tais exemplos instrutivos será como as pessoas do passado.
A justiça tem também quatro aspectos : compreensão, profundo conhecimento, grande poder de decisão e firme paciência. de modo que quem vier a adquirir profundeza de conhecimento beberá da fonte do julgamento, e quem exercitar a paciência jamais cometerá ações malignas nos seus ssuntos e levará uma vida digna de louvor entre as pessoas.
O jihad também apresenta quatro aspectos : pedir a outros que façam o bem, fazer com que outros desistam de fazer o mal, veracidade em todas as ocasiões e ódio aos corruptos. Então, aquele que pedir aos outros que façam o bem propiciará força aos crentes,aquele que fizer com que os outros desistam de fazer o mal humilhará os descrentes, aquele que falar a verdade em todas as ocasiões se desencaregará de suas obrigações e aquele que odiar os corruptos, se tornará irado para o bem da causa de Deus, Ele se tornará irado para o seu bem e o manterá satisfeito no dia do julgamento.”

30.”A descrença se apoia sobre quatro suportes: anseio pelos caprichos, altercação mútua, desvio da verdade e dissensão.
Assim, aquele que anseia pelos caprichos não se inclina para o que é direito; aquele que muito discute, por causa da ignorância, permanece cego quanto ao que é certo; para aquele que se desvia da verdade, o bem se torna um mal e o mal se torna um bem e fica intoxicao com o extravio; e quanto aquele que faz dissensões , seu caminho se torna difícil, seus negócios se tornam complicados e o seu local de escape se torna estreito.
a dúvida também tem quatro aspectos : um é a irracionalidade , outro é o medo, outroa volubilidade e o outro é a submissão indevida a todas as coisas. assim, para quem adotar a irracionalidade como norma, não haverá a aurora depois da noite; aquele que tem medo do que lhe possa acontecer tem de correr de costas; aquele que vacila em dúvidas, Satã o pisoteará e aquele que se der á destruição dste e do outro mundo, sucumbirá sob eles.”
(Sayyd Radhi diz: “omitimos o restante desse dizer por temor do alongamento e por ser alheio ao propósito deste livro”).

31.”O benfeitor é melhor do que o bem e o malfeitor é pior do que o próprio mal.”

32.”Sede generosos, não extravagantes; sede econômicos , não mesquinhos.”

33.”a melhor riqueza é o abandono dos desejos.”

34.”Se alguém é rápido em dizer de outras pessoas o que elas não gostam(de ouvir), (saiba) que elas falam dele aquilo de que ele não tem conhecimento.”

35.”Aquele que sempre prolonga seus desejos arruína suas ações.”

36.Amirul Mumnin (as) se dirigia à Síria quando um compatriota de Unbar o encontrou . Ao o verem , os homens se puseram a andar à pé e então correram na frente dele. Ele perguntou por que estavam fazendo aquilo e responderam que aquele era um modo de expressar respeito aos líderes. (Então ele disse): “Estais a vos ridicularizar neste mundo, com isso, e a ganhar a miséria no outro. Quão danoso é o labor em cujo rastro há a punição e quão proveitoso é o ócio em que há a libertação do inferno.”

37.Amirul Muminin (as) disse para seu filho Hassan(as) :
“Ó filho meu, aprende quatro coisas de mim. Nada te fará mal, se as praticares. A mais rica das riquezas é a inteligência ; a mais pobre das pobrezas é a parvoice; a mais inculta das formas de ignorância é a vaidade; e a melhor das aquisições é a cortesia.
Ó filho meu, deverás evitar fazer a amizade com o tolo, porque embora te venha a beneficiar , te causará danos; deverás evitar a amizade com o avarento,porquanto ele de ti fugirá quando mais precisares dele; deverás evitar a amizade com o pecaminoso, pois ele te venderá por nada; e deverás evitar fazer amizade com o mentiroso, pois é igual a miragem; te fará ver longr as coisas que estão próximas as que estão longe.”

38.”As numerosas orações (voluntárias) não poderão ocasionar a proximidade de Deus se obliterarem as obrigatórias.”

39.”a língua do sábio está por trás do seu coração e o coração do tolo está por trás da sua língua.”

40. “O coração do tolo é a sua boca , ao passo que a língua do sábio é o seu coração.” ( o significado de ambos os dizeres são os mesmos).

41.Amirul Muminin(as) disse para um companheiro durante a enfermidade deste :”Que Deus faça da tua doença um meio de erradicar os teus pecados, fica sabendo que não há recompensa para a doença, mas ela apaga os pecados e os faz cair como folhas(secas). a recompensa está em dizermos com a língua e fazermos algo com as mãos e os pés. Certamente Deus, o glorificado, admitirá no paraíso, em virtude da veracidade de sua intenção e da castidade de coração, a quem desejar, entre as suas criaturas.”

42.Amirul Muminin (as) disse referindo-se a khabab Ibn Arat :
“Que Deus tenha misericórdia de Khabab Ibn Arat, porque ele aceitou o Islã de boa vontade, migrou obedientemente (de Makka) , permaneceu satisfeito com o que lhe era suficiente , esteve contente com Deus e viveu a vida de um Mujáhid ( empenhado no jihad).”

43.”Abençoada seja a pessoa que sempre teve na mente a outra vida, agiu de maneira a estar apto a prestar contas, esteve satisfeito com o que lhe era suficiente e com Deus permaneceu contente.”

44.”Mesmo que eu golpeasse o nariz de um crente com minha espada para que ele me odiasse, ele não o faria, e mesmo que eu empilhasse todas as riquezas do mundo perante um hipócrita para que ele me amasse, não me amaria. ”
Isso faz lembrar o dizer do profeta (saas): “Ó Ali, o crente jamais te odiará e o hipócrita jamais te amará.”

45.”O pecado que vos aborrece é melho aos olhos de Deus do que a virtude que vos torna orgulhosos.”

46.”A valia do homem é de acordo com sua coragem,sua veracidade é e acordo com o seu equilíbrio de temperamento, seu valor é de acordo com o seu auto-respeito, e seu recato é de acordo com o seu senso de vergonha.”

47.”A vitória vem da determinação ; a determinação vem da resolução do pensamento e os pensamentos são formados pela retenção dos segredos.”

48.”Temei o ataque de um nobre quando estiver com fome e o de um ignóbil quando estiver saciado.”

49.”Os corações das pessoas são como os animais selvagens , arremetem-se contra quem se põe a domá-los.”

50.”Por quanto tempo vossa posição for boa, vossos defeitos permanecerão acobertados.”

51.”O mais capaz de perdoar é aquele que tem mais poder para punir.”

52.”A generosidade é aquela qu eprovém da iniciativa de alguém, porque ao darmos quando nos for pedido ou o fazemos por causa do auto-respeito ou para evitarmos censura.”

53.”Não há riqueza igual à sabedoria, não há pobreza igual à ignorância, não há herança igual ao refinamento e não há apoio igual à consulta.”

54.”a paciência é de duas espécies:a paciência que vos causa sofrimento e a paciência quanto ao que cobiçais.”

55.”Com a riqueza, uma terra estranha é uma terra natal, enquanto que com a pobreza, mesmo a terra natal é uma terra estranha.”

56.”O contentamento é uma riqueza que não diminiu.”
(Sayyd Radhi comenta : este dito foi também relatado atribuído ao Profeta(saas) ).

57.”A riqueza é o carro-chefe das paixões.”

58.”Aquele que vos admoesta é como o que vos dá as boas novas.”

59.”a língua é uma fera; se ficar solta, devorará.”

60.”A mulher é um escorpião cuja ferroada é doce.”

61.”Se com um cumprimento fordes abordados, retribuí com outro melhor. Se vos for estendida uma mão de ajuda, fazei um favor melhor em troca , embora o crédito permanecerá com o que teve a iniciativa.”

62.”O intercessor é a asa daquele que procura.”

63.”As pessoas apegadas ao mundo são como viajantes que estão sendo carregados enquanto dormem.”

64.”A escassez de amigos denota estranheza.”

65.”Deixar de se ter o que se necessita é mais fácil do que se pedir a uma pessoa inadequada.”

66.”Não vos sintais envergonhados por pouco dardes porquanto a recusa é menos que isso.”

67.”A caridade é o adorno da pobreza, enquanto que a gratidão é o adorno da riqueza.”

68.”Se o que tendes em mira não se tornar realidade, não vos preocupeis em serdes como sois.”

69.”Não encontrareis uma pessoa ignorante , a não ser numa circunstância ou noutra.”

70.”À medida que a inteligência aumenta , a fala diminui.”

71.”O tempo consome os corpos , renova os desejos , aproxima a morte e leva embora as aspirações. aquele que tiver sucesso com ele encontrará aborrecimentos e aquele que negligenciar os seus favores também encontrará sofrimentos.”

72.”Aquele que se colocar como líder das pessoas terá que começar por educar a si próprio antes de educar aos outros; e seu ensinamento terá de ser pela sua própria conduta antes de o ser pela sua língua.
O indivíduo que ensina a si próprio e se instrui está mais afeito a estima do que aquele que ensina e instrui os outros.”

73.”O inspirar do homem é um passo rumo à morte.”

74.”Todas as coisas com as quais se conta passarão , e todas as coisas, as quais se espera, virão.”

75.”Se os assuntos se misturarem, os últimos deverão ser apreciados de acordo com os primeiros.”

76. Relata-se que quando Zîrar Ibn Zubabi foi ter com Muawiya e este o inquiriru sobre Amirul Muminin(as), ele disse :” Presto testemunho de que em várias ocasiões , quando a noite descia, vi-o de pé em frente ao nicho(da mesquita), puxando a barba, gemendo como se tivesse sido picado por uma cobra, e chorando feito um desesperado a dizer: “Ó mundo, ó mundo! some de minha vista! Por que te apresentas a mim? Será que estás ansioso por mim ? Tu não terás a oportunidade de me impressionar. Vai enganar a outro! Nada tenho a ver contigo. Descartei-te já três vezes, ao que não há voltar atrás.
Tua vida é curta, tua importância é pouca e o gostar de ti é humilhante. Ora ! (tua ) provisão é pouca, (teu) caminho é longo, (tua) viagem é extenuante, extensa, e (tua) meta é difícil de ser atingida.”

77. Um homem quis saber de Amirul Muminin (as): “Será que o irmos combater os sírios foi destinado por Deus ?” Amirul Muminin deu-lhe uma resposta detalhada , uma seleção da qual se segue :
“Maldito sejas ! Toma isso como um final e inevitável destino ( de acordo com o qual estamos sujeitos a agir). Se assim fosse , não haveria de existir a questão de recompensa ou castigo, e não haveria sentido algum nas promessas e admoestações de Deus. (Outrossim) Deus, o Glorificado, ordenou que as pessoas agissem de livre e expontânea vontde e as preveniu e as reteve ( quanto ao fazerem o mal). Ele estabeleceu brandas obrigações e não pesadas obrigações.
Ele lhes dá muito em troca de pouco. Ele é desobedecido, mas não que o desobediente tenha poder. Ele é obedecido, mas não sob pressão.
Não enviou os profetas apenas por diversão. Não enviou o Livro para os humanos sem uma razão. Não criou os céus , a terra, e tudo o que há entre ambos em vão. “ESTA É A CONJECTURA DOS DESCRENTES !
AI, POIS, DOS DESCRENTES , POR CAUSA DO FOGO(INFERNAL)”.
(38:27)

78. “Aprendei sábios pontos desde onde possam estar, porquanto se um dizer sábio se encontrar no peito de um hipócrita , ele se alvoroçará até que se liberte e se assente com outros de sua própria categoria, no peito de um crente.”

79.”Um dizer sábio é um artigo perdido de um crente. Portanto, aprendei os dizeres sábios, embora sejam de pessoas hipócritas.”

80.”A dignidade de cada homem fica por conta das suas obtenções.”

81.”Comunico-vos cinco coisas em busca das quais, se guiardes rápido vossos camelos, as achareis dignas. Nenhum de vós deve depositar esperança senão em Deus; nenhum de vós deve temer coisa alguma, a não ser pecado contra Ele; ninguém deverá sentir-se envergonhado de dizer “não sei” quando lhe for perguntado algo que não saiba; ninguém deve ter vergonha em aprender algo de que não tenha conhecimento; e deveis praticar a paciência , porqu ela está para a crença como a cabeça está para o corpo. Assim como não há nexo num corpo sem cabeça , também não há nexo na crença sem paciência.”

82. Amirul Muminin (as) disse para um homem que muito o louvava, embora este não o admirasse: ” Eu estou abaixo do que expressas e acima do que sentes em teu coração.”

83.”Os sobreviventes de uma batalha são em grande número e têm uma enorme prole.”

84.”Aquele que para de dizer “não sei” encara a ruína.”

85.”Eu gosto mais da opinião de um ancião do que da determinação de um jovem” ( em outra versão): “…mais do que um jovem que se torne mártir.”

86.”Fico pensando sobre o homem que perde a esperança a despeito da possibilidade de buscar o perdão.”

87.O Imam Abu Jáfar Mohammad Ibn Ali Al Báqir(as), relatou que Amirul Muminin(as) disse :” Há duas espécies de maneiras de nos lvrarmos do castigo divino, sendo que uma delas já foi apresentada , ao passo que a outra esta diante de vós. Deveis portanto, aderir a ela.
A espécie de livramento que já foi apresentada esta na exitência do Profeta(saas), enquanto a espécie restante é a procura do perdão.
Deus, o Glorificado, disse: “É INCONCEBÍVEL QUE DEUS OS CASTIGUE, ESTANDO TU ENTRE ELES; TAMPOUCO DEUS OS CASTIGARÁ ENQUANTO PUDEREM IMPLORAR POR PERDÃO.” (8:33).

88.”Se a pessoa se comportar de modo adequdo nas questões entre ela e Deus, Ele manterá adequadas as questões entre ela e as outras pessoas; e se um homem mantiver em bons termos os seus assuntos referentes a outra vida, Deus tornará em bons termos para ele os assuntos referentes a este mundo. Aquele que prega para si mesmo é protegido por Deus.”

89.”O perfeito jurista do islã é aquele que não deixa as pessoas perderem a esperança na misericórdia de Deus , não as torna dependentes da bondade divina e não faz com que sintam a salvo do castigo de Deus.”

90.”Os corações ficam desgostosos conforme os corpos ficam desgostosos; portanto buscai belos e sábios dizeres para eles.”

91.”O mais humilde dos conhecimentos é o que permanece na língua e o mais virtuoso é o que se manifesta através da (ação) dos membros e orgãos do corpo.”

92. “Nenhum de vós deve dizer :”Ó Deus busco a tua proteção quanto as aflições porque não há ninguém que não esteja envolvido em aflições; mas aquele que busca a proteção de Deus deve buscar o afastamento das aflições que desviam, porque Deus diz:
”SABEI QUE TANTO VOSSOS BENS COMO VOSSOS FILHOS SÃO PARA VOS PÔR A PROVA(8:28) e isso quer dizer que ELE vos testa com a riqueza e a prole , com o intuito de distinguir o que está descontente com o seu viver daquele que é feliz com o que lhe foi dado. Muito embora Deus os conheça mais do que eles conhecem a si próprios.
Ele permite que realizem ações as quais adquirirão a recompensa ou castigo, porquanto alguns gostam de ter filhos varões e abominam filhas, e outros, ainda, gostam de acumular riquezas e abominam a adversidade.”
(Sayyd Radhi comenta: “esta é uma das mais maravilhosas de suas interpretações).

93. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : “O que é bom?”
Ele respondeu: O bem não consiste no acúmulo de riqueza e o aumento do número de filhos, mas no acúmulo do teu conhecimento, no engrandeimento de tua indulgência, no orgulho perante os outros por tua adoração a Deus. Se praticares o bem, agradeces a Deus,mas se cometes pecados, pedes perdão a Deus. Não há bem neste mundo a não ser para duas pessoas : aquele que comete pecado mas os retifica pelo arrependimento e aquele que se apressa na prática do bem.”

94.”A ação acompanhada do temor a Deus jamais deixará de dar seus frutos, e como poderia deixar de dar seus frutos sendo que é aceita por Deus?”

95.”As pessoas mais ligadas aos profetas são as que mais conhecem o que eles trouxeram.” Após dizer isso ,Amirul Muminin(as) recitou o versículo : “OS MAIS PRÓXIMOS A ABRAÃO FORAM OS QUE O SEGUIRAM, ASSIM COMO ESTE PROFETA E OS QUE CRERAM” (3:68)
Em seguida disse:” Amigo de Mohammad é aquele que obedece a Deus, embora não tenha nenhuma relação sanguínea com ele, e inimigo de Mohammad é aquele que desobedece a Deus, embora seja seu parente próximo.”

96.Amirul Muminin(as) soube que um kharijita que praticva a oração tahajjud (prece voluntária da madrugada) e recitava o Alcorão, então disse: “O dormir num estado de firme crença é melhor do que orar num estado de dúvida.”

97.”Quando ouvirdes uma tradição, analisai-a de acordo com o critério da inteligência , não pela mera oitiva, porque os narradores do conhecimento são numerosos, mas os que o guardam são poucos.”

98.Amirul Muminin(as) ouviu um homem recitar :”SOMOS DE DEUS E A ELE RETORNAREMOS (2:156), então disse : “O nosso dizer “inna lillahi” (somos de Deus) é uma admissão da sua autoridade sobre nós e o nosso dizer “wa inna ilaihi rajiun ( e a Ele retornaremos) é uma admissão do fato de sermos mortais.”

99.Algumas pessoas costumavam tecer elogios a Amirul Muminin(as) na sua presença, então ele disse :” Deus meu, tu me conheces melhor do que eu mesmo, e eu me conheço melhor do que eles . Deus meu , faze-me melhor do que eles pensam ( que sou), e perdoa-me aquilo que eles não sabem de mim.”

100.”O satisfazer as necessidades (dos outros) se faz de três maneiras, uma virtude duradoura; há a que consideramos pequena para que venha a ser grande, a ocultamos para que se manifeste por si só; e a que realizamos com rapidez para que seja agradável.”

101.”brevemente virá um tempo em que as altas posições serão dadas somente aos difamadores , em que os corruptos serão tidos como justos, e os justos serão vistos como fracos. As pessoas considerarão a caridade como perda, a consideração para com os parentes como uma obrigação, e a adoração um motivo para se engrandecer perante os outros. Nesse tempo a autoridade será exercida por meio de um conselho de mulheres , colocando jovens nos altos postos, fazendo funcionar a administração por eunucos.”

102.Amirul Muminin(as) foi visto usando roupas surradas que apresentavam remendos, quando aquilo lhe foi apontado, ele disse:
“com elas o coração teme, a mente se sente humilde e os crentes nisso se emulam. Em verdade, este mundo e o outro são inimigos(lutando) um com o outro, e (trilhando) dois caminhos em direções diferentes. Aquele que gosta deste mundo, que ama, aliás, odeia o outro e é seu inimigo. Estes dois são como o oriente e o ocidente.
Se o que caminha entre os dois se aproximar de um , se afastará do outro. Eles são como co-esposas.”

103.Nauf Al Biqali contou que :”Uma noite vi amirul Muminin (as) sair da sua cama e ir olhar as estrelas ; então ele me disse :
“Ó Nauf , estás acordado ou dormindo?” eu respondi e então ele continuou: “Ó Nauf, abençoados são os que se abstém deste mundo e estão ansiosos pelo outro. são pessoas que têm esta terra como chão, e sua poeira como coberta; recitam o Alcorão em voz baixa e suplicam em voz audível e que se desligaram do mundo, como (fez) Jesus(as).
Ó Nauf, o profeta Davi(as) levantava-se a esta hora danoite e dizia que aquela era a hora em que por qualquer coisa que o indivíduo pedisse (em oração) , çhe era concedida, amenos que fosse um cobrador de taxas , um investigador, um oficial de polícia, um tocador de alaúde ou de tambor.”

104. “Deus estabeleceu algumas obrigações que não podeis ignorar, determinou alguns limites que não podeis ultrapassar, proibiu certas coisas que não podeis violar e omitiu certas coisas , não por falha, das quais não podeis saber.”

105.”Se a pessoa desistir de algo que tenha relação com a religião, para corrigir os seus negócios terrenos. Deus lhe infligirá algo mais danoso( do que a incorreção).”

106.”Não raro, a ignorância de um erudito lhe causa a ruína e o conhecimeto que possui de nada lhe adianta.”

107.”No homem há um pedaço de carne com uma artéria, que lhe é a coisa mais estranha : o coração. Ele tem um estoque de sabedoria e coisas contrárias a ela. Se vislumbra um raio de esperança, a videz o humilha; e quando a avidez cresce , a cobiça o arruina.
Se a decepção o açula, o aborrecimento o mata. Se a ira se assoma nele, uma séria ira se desenvolve. Se é agraciado com algo, esquece-se de ser cauteloso. se fica com medo, torna-se desatento.
Se a paz se estende por todo lado, torna-se negligente. Se adquire uma rica liberdade, livre de cuidados, usa-a de modo errôneo.
Se a atribulação o atinge, a impaciência o sujeita. Se encara a penúria, a aflição o domina. S a fome o ataca , a fraqueza o faz sentar-se. Se come muito, o peso no estômago o faz doer. De modo que toda carência lhe é danosa e todo excesso lhe é prejudicial.”

108. “Nós (Ahlul Bait) somos como a almofada mediadora. Aquele que fica para trás terá que ir em frente para a encontrar, enquanto aquele que a ultrapassar terá que a ela voltar.”

109.”Ninguém pode estabelecer a norma de Deus, a não ser aquele que não demonstra parcialidade, que não se comporta como os malfeitores e que não corre atrás dos objetos da cobiça.”

110.Sahl Ibn Hunaif Al Ansari morreu em Kufa , após a sua volta da batalha de Siffin, ele era muito querido por Amirul Muminin(as).
Nessa ocaisão, Amirul Muminin disse: ” Mesmo se uma montanha me tivesse amado, teria ruído.”

111. “Aquele que nos amar, os membros da família do Profeta, deverá estar preparado para encarar a pobreza.”

112.”Riqueza aguma é mais proveitosa do que a sabedoria, solidão alguma é mais constrangedora que a vaidade, sabedoria alguma é tão boa quanto a discrição, honra alguma é como a cortesia, herança alguma é igual a educação, guia algum é comparável a ser prestativo, transação alguma é como o ato dos virtuosos, lucro algum se compara à recompensa divina , nenhum auto-controle se equipara á inação na hora da dúvida, nenhuma abstenção é igual a da proibição, conhecimento algum é como o pensamento, culto algum se compara ao desencargo das obrigações, nenhuma crença é igual à modéstia e à resignação, nenhuma obtenção é como a humildade, nenhum apreço é melhor do o do conhecimento e nenhum apoio é mais creditável do que a consulta.”

113.”Num tempo em que a virtude estiver em voga no mundo e entre as pessoas , se um indivíduo alimentar suspeitas malignas sobre outra pessoa , da qual nada de mal for evidenciado, estará sendo injusto. E num tempo em que o vício estiver em voga nomundo e entre as pessoas , se um homem alimentar boa idéia sobre outra pessoa, estará se expondo a um grande perigo.”

114.Foi dito para Amirul Muminin(as): “Como estás , ó amirul Muminin? ao que ele respondeu : “como pode estar aquele que está se dirigindo para a morte , cujo estado de saúde se está trocando a todo instante, para o de enfermidade, e que é apanhado(pela morte) no seu lugar de segurança ?”

115. “Há muitos a quem é dado um tempo ( por Deus) , por meio do bom tratamento, e muitos só conseguem decepção por suas ações pecaminosas serem vedadas (por Deus), e muitos que ficam fascinadas pela boa fala acerca de si próprias. E Deus não testa ninguém tão seriamente como testa aquele a quem é dado tempo ( para que permaneça no pecado).”

116.”Dois tipos de pessoas encontrarão ruína por minha causa: as que me amam com exegero e as que me odeiam com intensidade.”

117.”O deixar escapar uma oportunidade , trará aborrecimentos ( a quem o fizer).”

118.”O exemplo do mundo é igual ao da serpente , que é macia ao tato mas o seu interior é cheio de veneno. Uma pessoa ignorante, que cai em seu engodo, é atraída por ele, enqaunto um sábio e inteligente se põe de guarda quanto a ele.”

119.Amirul Muminin(as) foi inquirido acerca dos coraixitas e respondeu: “quanto aos Bani Makhzum, são a nata dos coraixitas.
É agradável conversarmos com seus homens e louvável desposarmos suas mulheres. quanto aos Bani Abd Xams, sabei que eles enxergam longe e são cautelosos quanto a tuo que lhes é ocultado. Quanto a nós (Bani Hashim) gastamos tudo o que temos e somo smuito generosos em nos oferecermos à morte. Consequentemente, os outros são mais numerosos, mais inventivos e mais feios, enquanto nós somos mais eloquentes , mais benquerentes e de melhor aparência.”

120.”Que (enorme) diferença há entre (estas) duas ações: aquele ato cujo prazer passa , mas sua consequência (maligna) permanece e aquele ato cujo sabor passa , mas a sua recompensa permanece.”

121.Amirul Muminin (as) estava presente a um funeral, quando ouviu alguém rir. Então disse : ” Será que a mort foi ordenada somente para os outros? Será que o que é direito é obrigatório apenas para os outros? Seá que aqueles a quem vemos partindo para a viagem final voltarão a nós ? Os depositamos em seus túmulos e nos regozijamos com o seu estado ( como se fossemos viver para sempre) Temos ignorado todo pregador ou pregadora, e temos nos exposto a todas as calamidades.”

122.”Abençoado seja aquele que se rebaixa, cujo viver é puro, cujos hábitos são virtuosos, que gasta o seu ganho (em nome de Deus), que evita que sua língua diga impropérios , que conserva as pessoas a salvo dos seus males, que esteja satisfeito com a sunna (do Profeta) e que esteja desligado da inovação ( na religião).”

123.”O ciúme , na mulher (com co-esposas) constitui hereis, enquanto que no homem , faz parte da crença.”

124.”Estou definindo o Islã como ninguém definiu antes de mim, Islã é submissão, submissão é convicção, convicção é afirmação, afirmação é consciência, esta é desencargo (das obrigações) e este, por sua vez, é ação.”

125.”Fico a pensar no avarento que está se apressando rumo à propria pobreza da qual está querendo fugir, e não desfruta da vida fácil que tanto almeja. Porquanto, leva uma vida , neste mundo, como um pobre, mas terá de prestar contas, no além, como um rico.
Fico a pensar sobre o orgulhoso que, ainda outro dia era uma gota de sêmen e se tornará uma carcaça, mais dia menos dia. Fico a pensar sobre o homem que tem dúvidas sobre Deus, embora constate a criação. Fico a pensar sobre aquele que se esquece da morte, embora veja pessoas morrendo. Fico a pensar sobre o que nega a segunda vida , embora constate a primeira. Fico a pensar sobre aquele que habita este mundo transitório e ignora o mundo duradouro.”

126.”Aquele que descuidar das ações ganhará a tristeza e Deus nada terá a ver com quem nada reservar da sua riqueza, para gastar em nome dele.”

127.”Guardai-vos do frio no início (da estação) , almejai o seu fim porque ele afeta os corpos da mesma maneira que afeta as plantas.
No começo as destrói, mas no fim lhes dá novas folhas.”

128.”a grandiosidade do Criador , ao ser apreciada, diminui o conceito das criaturas.”

129.Quando Amirul Muminin(as) voltou de Siffin e notou os túmulos fora de kufa, disse ; ” Ó habitantes das casas que dão a sensação de solidão, das áreas despovoadas e dos túmulos sombrios ! Ó gente do pó, ó vítimas da estranheza , ó gente da solidão, ó povo da desolação!
fostes em frente e nos precedestes, sendo que nós vos seguiremos e iremos nos encontrar convosco. As casas (que deixastes) foram habitadas por outros; vossas esposas casaram-se com outros; as propriedades foram distribuídas . Estas são as notícias daqueles em torno de nós, quais são as notícias em torno de vós?” então ele se virou para os companheiros e disse: “Se fosse permitido que falassem, vos informariam que a melhor provisão é o temor a Deus.”

130.Amirul Muminin (as) ouviu dizer que um homem blasfemara contra o mundo, e disse : “Ó tu que blasfemas contra o mundo, ó tu que foste enganado pelas suas artimanhas e traído pelos seus erros!
Primeiro almejas o mundo e depois blasfemas quanto a ele ?
Tu o acusas , ou seria ele que deveria te acusar ? Quando foi que te aturdiu ou te enganou? Foi na decadência e na queda dos teus antepassados, ou pelos lugares de descanso da tua mãe sob o chão? quando tomaste conta deles na doença e os assististe desejando que se curassem, consultando um médico quando o teu medicamento já não lhes valia coisa alguma e o seu pranto por eles em nada os beneficiava. Tua preocupação com eles provou-se inútil, sendo que não pudeste conseguir o teu intento. Não foste capaz de os salvar(da morte)., com todo o teu poder. De fato, por meio de um agonizante o mundo te apresentou uma ilustração e um exemplo da sua queda e de como tu (também) cairás.
Em verdade este mundo é uma casa de veracidade para quem a aprecia, um lugar de segurança para aquele que o entende , uma casa de riqueza para quem junta provisão( para o outro mundo) e uma casa de instruções para aquele que dela sabe tirá-las. é um local de culto para os adoradores de Deus, um lugar de oração para os anjos de Deus, um local onde a revelação divina se apresenta e um centro de comércio para os devotos de Deus. Nele obtiveram a misericórdia e nele adquiriram o paraíso como provento. Portanto, quem irá blasfemar contra esta vida quando ela tiver anunciado sua partida e disser que vai deixá-lo? Ele ( o mundo) já deu notícia da sua própria destruição e da morte de seus habitantes. Pela sua aspereza estabeleceu um exemplo da aspereza das pessoas. Pelos seus prazeres ele criou uma ansiedade pelos prazeres ( do outro mundo).
Proporciona facilidades à tardinha e aborrecimentos pela manhã, por meio de persuasão, dissuasão, alarme e admoestação.
As pessoas blasfemarõ contra ele na manhã do seu arrependimento, mas haverá outras que o louvarão no dia do julgamento . O mundo lhes recordou a outra vida , sendo que retiveram esta recordação na mente. ele relatou-lhes (coisas da outra vida) e disso se conscientizaram. Fez-lhes uma pregação e e tiraram lições desta pregação.”

131. “Existe um anjo de Deus que exclama o dia todo : “Gerai crianças para a morte, juntai riquezas para a destruição e erguei construções para a ruína.”

132. “O mundo é um lugar de trãnsito, não um local para se ficar. As pessoas nele são de duas categorias : uma é a da pessoa que se rendeu (às paixões), arruinando-se, e a outra é a da pessoa que conquistou a si próprio ( pelo controle das paixões) e libertou-se.”

133.”Um amigo não é um amigo a menos que forneça proteção ao companheiro em três circunstâncias : na adversidade, na sua ausência e na sua morte.”

134.”Aquele ao qual forem dadas quatro coisas não será privado de quatro outras coisas; aquele que orar não será privado da resposta a ela; aquele que oferecer arrependimento não será privado da sua aceitação; aquele que buscar perdão não será privado dele; e aquele que for agradecido não será privado da concessão dos favores.”

135. “Para o temente a Deus, as orações são um meio de buscar a proximidade de Deus; para o fraco, o hajj é tão válido quanto o jihad .
Para tudo há um tributo; o tributo do corpo é o jejum. O jihad da mulher é proporcionar agradável companhia ao marido.”

136.”Buscai a subsistência por meio de concederes em caridade.”

137.”Aquele que se conscientiza quanto a um bom retorno é generoso em dar.”

138.”A assistência é permitida de acordo com a necessidade.”

139.” aquele que é moderado jamais fica em estado de carência.”

140.”A família pequena é um dos modos de (assegurar) tranquilidade”.

141.”O amar uns aos outros é meio caminho andado para a sabedoria.”

142.”O aborrecimento é meio caminho andado para a velhice.”

143.”A paciência vem de acordo com a aflição. Aquele que bate a mão na mesa, na sua aflição, arruina todas as boas ações.”

144.”Há muito jejuadores cujo jejum nada mais é do que fome e sede e muitos adoradores cuja oração nada mais é do que vigília e desconforto. O dormir, bem como o comer e o beber de uma pessoa sensata(ciente de Deus) é preferível.”

145.”Protegei vossa crença com a caridade, salvagurdai a vossa riqueza com a paga do quinhão de Deus e afastai as ondas de calamidade com a oração.”

146.Kumail Ibn Ziad Nakhai relatou : “Amirul Muminin me tomou pela mão me levou ao cemitério.Aí ele inspirou profundamente e disse :
Ó Kumail os corações são recipientes. O melhor deles é aquele que retém ( o conhecimento). Então, retém( na memória) o que te digo.
Os indivíduos são de três tipos : um o do estudado e divino.Depois há o do que procura o conhecimento , estando também a caminho da libertação. Por último vem o da pessoa comum que corre atrás da todo conclamador e se inclina na direção de todos os ventos.Não busca a luz do conhecimento e nem a proteção de qualquer apoio confiável. Ó Kumaisl , o conhecimento é melhor que a riqueza .
O conhecimento vela por ti, enquanto que terás que velar pela riqueza. Esta se esvai com o gastar, ao passo que ele se multiplica com a aplicação; e os resultados da riqueza se acabam. conforme declina.
Ó Kumail , o conhecimento constitui crença , sobre a qual atua, com ele o homem adquire obediência durante sua vida e bom nome apó sua morte. O conhecimento é o dominador , enquanto a riqueza é dominada. Ó Kumail, aqueles que acumulam riquezas estão mortos , embora estejam vivendo e aqueles dados ao conhecimento prmanecerão(lembrados) enquanto houver mundo. Seus corpos não estarão disponíveis mas, suas figuras permanecerão indeléveis na nossa memória. Vês, aqui está um acervo de conhecimentos (e ele apontou para o próprio peito). Desejaria que houvesse alguém a quem transmiti-los. Aliás, encontrei (alguns); mas se tratava de um no qual não se podia confiar; iria explorar a religião para ganhos terrenos e pelos favores de Deus iria dominar as pessoas , e pelos rogos de Deus, iria assenhorar-se dos devotos. Ou tratava-se de um que era obediente ao clamores da verdade, mas não havia sabedoria em seu peito. Ao primeiro sinal de dúvida , iria abrigar extravio em seu coração. Assim, nem um nem outro era suficientemente confiável. O hoeme é ou ávido por prazeres, facilmente levado pelas paixões, ou é inclinado a acumular riquezzas. Nenhum deles tem qualquer consideração pela religião, de modo algum. O exemplo mais condizente com eles eé o do gado solteiro. Esse é o modo pelo qual o conhecimento se expira com a morte dos seus possuidores.
Sim! A tera jamais foi destituída desses que mantém a evidência de Deus aberta e publicamente, ou com medo, de modo oculto, para que as evidências e as provas de Deus não possam ser rebatidas.
Quantos são e onde estão ? Por Deus que são em pequeno número mas são grandes aos olhos de Deus. Por meio deles Deus salvaguarda as suas evidências e provas até que as confiem a outros iguais a eles e lancem as sementes ( da concórdia) nos corações daqueles que lhes são semelhantes. O conhecimento os levou a verdadeira compreensão e assim eles se associaram ao espírito da convicção. tomam como fácil o que os acomodados entedem como difícil. adotam o que os ignorantes tomam como estranho. vivem no mundo com seus corpos, mas seus espíritos estão voltados para o alto. São legatários de Deus aqui na terra e conclamadores da sua religião. Ah como eu anseio por vê-los! Podes ir agora , ó Kumail, quando quiseres.”

147.”O homem se esconde sob sua língua.”

148.Amirul Muminin(as) disse para um homem que lhe pediu que pregasse (sobre a religião): ” Não sejas como aquele que espera pela(benção da) outra vida , mas sem agir, e retarda o arrependimento, alongando os desejos, que profere frases de asceta sobre o mundo mas que está ávido por ele; se lhe concedido algo dele, não se sente satisfeito e se lhe é negado, não fica contente; não está agradecido pelo que tem e anseia pelo aumento do que possui, quer que os outros se refreiem, mas não ele; ordena outros (a fazer) o que ele mesmo não faz; aprecia os virtuosos, mas não se comporta como eles; detesta a morte por causa do excesso dos seus pecados mas é apologista daquilo que contribui para o seu medo dela; se cai doente , sente-se envegonhado; se está saudável , sente-se seguro, e se entrega a diversão; quando se restabelece duma doença sente-se vaidoso de si; quando aflito, perde a esperança; se a atribulação o atinge, reza como um desesperado; quando acha que a vida está fácil, cai no engodo e vira o rosto ( para a dificuldade dos outros); seu coração o domina através de coisas imaginárias, sendo que não pode controlar o seu coração, pela sua convicção; para os outros, espera castigo por pecados pequenos, mas para si mesmo, aguarda mais recompensa do que (merece) por suas ações; se adquire riqueza , torna-se auto-suficiente e se dá aos vícios; se fica pobre, desespera-se e torna-se fraco, é breve ao fazer algo bom, mas retardatário ao suplicar; quando a paixão o domina, é rápido em cometer o pecado, mas retarda o arrependimento; quando a penúria se abate sobre ele, afasta-se das fileiras da comunidade(islâmica); relata acontecimentos instrutivos , mas ele mesmo não se instrui; prega (aos outros) desenfreadamente, mas não aceita qulaquer pregação para si; é altaneiro no falar, mas medíocre no atuar; aspira por coisas que perecerão e ignora as coisas que perdurarão para todo o sempre; considera o lucro como perda e aperda como lucro; teme a morte, ms nada faz em antecipação; olha os pecados dos outros como grandes mas considera as mesmas coisas, quanto a si, pequenas; se faz algo em obediência a Deus, considera-o consistente, mas se outros fazem o mesmo, considera-o insignificante; de modo que censura os outros e enaltece a si próprio; o divertimento na companhia dos ricos lhe é mais querido do que a recordação(de Deus) junto aos pobres; elabora vereditos contra os outros para o seu próprio interesse, mas isso não faz, contra si mesmo, para o interesse dos outros; dirige os outros , mas se extravia; é obedecido pelos outros, mas ele não obedece a Deus; quer o cumprimento (das obrigações para consigo) mas não cumpre as obrigações ( para com os outros) ; teme as pessoas ( e age, temendo ) outros que não Deus e não o teme no trato com as pessoas.”

149.”Todo ser humano tem de chegar ao fim, seja ele suave ou amargo.”

150.”Toda pessoa que vem ( a este mundo) tem de voltar ( para onde veio) e ao voltar, será como se nunca tivesse vindo.”

151.”O resignado não deixa de ter sucesso , embora leve um longo tempo.”

152.”Aquele que concorda com as ações de um grupo de pessoas é como se juntasse a elas nessas ações.E todo que se junta ao erro comete dois pecados , um por cometer o erro, e outro por concordar com ele.”

153.”Há que se aderir aos contratos e confiar o seu cumprimento a pessoas de firmeza( de caráter).”

154.”Sobre vós repousa a obediência quanto a pessoa da qual não podereis reivindicar desculpas ou ignorância.”

155.”Se olhares vereis, se procurares orientação a encontrareis e se escutares ouvireis.”

156.”Admoesta o teu irmão fazendo-lhe o bem e retribui suas maldades , favorecendo-o.”

157.”Aquele que frequenta lugares de má reputação não pode culpar os que alimentam má idéia sobre ele.”

158.”Aquele que adquire autoridade adota a parcialidade.”

159.”Aquele que age somente segundo sua opinião encontra ruína e aquele que se consulta com outras pessoas compartilha da compreensão delas.”

160.”Aquele que guarda seus segredos mantém o controle em suas próprias mãos.”

161.”A pobreza(miséria) é a maior morte.”

162.”Aquele que trata dos direitos de um homem que não trata dos seus próprios direitos é como se o adorasse.”

163. ” Não deverá haver obediência a ninguém contra a ordem de Deus.”

164.”Nenhuma pessoa deve ser censurada por demorar a assegurar seu próprios direitos , mas deve ser censurada por se apossar daquilo que não lhe cabe por direito.”

165.”A vaidade trunca o progresso.”

166.”O dia do julgamento está próximo e a nossa companhia mútua está ( cada vez) mais curta.”

167.”Para o hoem que tem olhos ( de ver) , a aurora já despontou.”

168.” a abstenção do pecado é mais fácil do que procurarmos ajuda depois.”

169.”Muito alimento simples previne contra o (muito) comer.”

170.”As pessoas são inimigas do que não conhecem”.

171.”Aquele que mantém várias opiniões ( mostra que) entende das artimanhas.”

172.”Aquele que aguça os dentes da ira, para o bem da causa de Deus, adquire força para matar os partidários do erro.”

173.”Se temes algo, enfrenta-o, pois quanto mais o evita mais irás temê-lo.”

174.”O meio de se assegurar grande autoridade é (termos) o peito amplo( isto é, generosidade).”

175.”Refuta o malfeitor por meio de recompensar o benfeitor.”

176.”Extirpai o mal do coração dos outros, extirpando-o do teu próprio coração.”

177.”A teimosia destrói os (bons) conselhos.”

178.”A cobiça é uma escravidão eterna”.

179.”O resultado da negligência é a vergonha, enquanto que o resultado da ampla visão é a segurança.”

180.”Não há vantagem alguma em ficarmos quietos numa questão de sabedoria, assim como não há bemalgum em falarmos sobre coisas que não são inteligentes.”

181.”Se houver dois chamados diferentes, um será para o extravio.”

182.”Jamais nutri dúvidas sobre o que é direito, até que me fossem comprovadas.”

183.”Nunca falei mentiras nem me foi contada alguma. Nunca desviei e nem fui desviado.”

184.”Aquele que liderar na opressão, terá que morder sua mão (por arrependimento) amanhã.”

185.”A partida deste mundo está próxima.”

186.”Aquele que fugiu do que é direito arruinou-se.”

187.”Se a paciência não dá alívio ao homem, a impaciência o mata.”

188.”Quão estranho ! Será queo califafo deveria ser (administrado) pelos companheiros e parentes (do profeta)?”

189.”Neste mundo , o homem é o alvo no qual as setas da morte são atiradas e é como a riqueza cuja destruição é apressada pela penúria.
(Neste mundo) em cada bebida há intoxicação e em cada bocado há sufocação. Aqui ninguém consegue uma coisa sem que perca outra e nem um dia da sua dade avança, sm que um dia se escoe da sua vida.
De maneira que somos os ajudantes da nossa morte e as nossas vidas são o alvo da mortalidade. como podemos então esperar uma vida duradoura, sendo que a noite e o dia não apresentam nada de valoroso sem que rapidamente contribuam para a destruição daquil que erigiram e para a separação daquilo que juntaram?”

190.”Ó filho de adão, seja o que for que ganhares , além das necessidades básicas , terá que vigiar , atento aos outros.”

191.”Os corações estão cheios de paixão e d epoder de avançar e se retrair. Portanto, conciliai-os com a ação na hora de suapaixão e quando estiverem dispostos a avançar, porque se os corações forem forçados( a fazer algo) , ficarão cegos.”

192.”Se eu ficar zangado , quando deverei refrear minha zanga? quando for incapaz de me vingar e me for dito “é melhor que tenhas paciência ou quando eu tiver poder para me vingar e me for dito”é melhor que perdoes”? ”

193. Amirul Muminin(as) passou por um monte de rebotalhos cheios de sujeira , e comentou: “Sobre isto é que os avarentos costumam mesquinhar.”

194.”a riqueza que vos ensina uma lição não é desperdiçada.”

195.”Os corações ficam cansados à medida em que os corpos ficam cansado. Deveis , portanto procurar belos dizeres para que se deleitem( como revigoramento).”

196. Quando Amirul Muminin (as) ouviu o dizer dos Kharijitas. Não há veredito a não ser o de Deus”, ele comentou: “Essa sentença é verdadeira , mas é erroneamente interpretada.”

197. Amirul Muminin (as) disse sobre um ajuntamento de pessoas:
“Há indivíduos que , quando se reunem, são soberbos, mas quando se dispersam, são irreconhecíveis.” Relata-se que ao invés diso ele tenha dito: “Essas são pessoas que , quando se reunem, causam danos, mas quando se dispersam , são benéficas.” foi-lhe perguntado:
“Temos conhecimento do dano que causam quando se reunem, mas onde está o bem quando se dispersam?” Então ele replicou:
“São trabalhadores que voltam aos locais de trabalho e as pessoas obtém benefício deles; por exemplo, o pedreiro volta para a construção, o tecelão para a tecelagem, o padeiro para o seu local de fazer pão.”

198.Um injuriador foi levado à presença de Amirul Muminin(as) e com ele estava uma porção de pessoas; então Amirul Muminin (as) disse:
“Malditos os rostos que somente vêem as ocasiões infames.”

199.”Com cada indivíduo há dois anjos que o protegem; quando a morte se aproxima , eles se colocam entre ela e ele . Decerto, que há um escudo protetor.”

200.”quando Tal’a e Zubair disseram a Amirul Muminin(as): “Nós estamos preparados para jurar fidelidade a ti, com uma condição: que compartilhemos contigo esta questão( do califado),” ele disse: “Não , mas compartilheis no revigoramento ( do califado) e na assistência, e ambos me ajudarão nas horas de necesidade e de adversidade.”

201.”Ó povo, temei a Deus, que é de tal maneira (magnânimo), que quando vós falais. Ele ouve e quando escondeis ( um segredo0 , Ele fica sabendo. Preparai-vos para encontrardes a morte, que vos agarrará, mesmo se fugirdes,vos abordará, se ficardes e de vós se lembrará mesmo se dela esquecerdes.”

202.”Se alguém não for agradecido para convosco, isso não deverá demover-vos das boas ações, porque (possivelmente) essa pessoa poderá demonstrar gratidão quanto a algo que nãolhe trará benefícios, sendo que, sua gratidão poderia ser mais do que a ingratidão do sonegador, e (sabei que) Deus aprecia quem pratica o bem.”

203.”Todo recipiente se torna exíguo com o que nele é colocado, menos o conhecimento, que , ao contrário, se expande.”

204.”A primeira recompensa do indulgente é que as pessoas se tornam seus ajudantes contra os ignorantes.”

205.”Se não puderes ser tolerante , finge sê-lo, porque não raro, o homem que imita um grupo se torna membro dele.”

206.”Aquele que presta contas quanto a si mesmo , se beneficia e aquele que é negligente quanto a isso, sofre. quem teme permanece seguro; quem tira lição (das coisas) adquire luz e quem adquire luz consegue compreensão e quem consegue compreensão assegura o conhecimento.”

207.”O mundo se curvará a nós, após haver sido refratário, assim como a camela se curva até a sua cria.” Depois Amirul Muminin recitou o versículo: “E QUISEMOS AGRACIAR OS SUBJUGADOS DA TERRA, DESIGNANDO IMAMES E CONSTITUINDO-OS HERDEIROS.”(28:5)

208.”Temei a Deus como aquele que se apronta após desligar-se (dos assuntos terrenos), e d epois de se aprontar, enfrenta a fome; então age com presteza durante o seu período de vida , apressa-se à visão dos perigos e tem como objetivo ir ao encontro da meta para o fim da sua jornada, para o lugar do seu retorno.”

209.”A generosidade é a protetora da honra ; a indulgência é a brida para o tolo; o perdão é a arrecadação do sucesso; a desconsideração é a punição para quem trai; e a consulta é o principal caminho para a diretriz. Aquele que está contente com a sua própria opinião encara o perigo. A resignação é superação das calamidades enquanto que a impaciência auxilia as vicissitudes do mundo. O melhor contentamento consiste em abandonar os desejos. A mente muito servil é escrava dos anseios dominadores. A capacidade auxilia a preservação da experiência. Amor significa uma relação bem utilizada. Não confieis naquele que esteja desgostoso.”

210.”A vaidade de um homem quanto a si mesmo é inimiga da sua inteligência.”

211.”Ignorai o sofrimento e a tristeza e sereis sempre felizes.”

212.”A árvore cujo tronco é mole possui galhos grossos.”

213.”a oposição destrói o bom conselho.”

214.” Aquele que adquire posição começa a fazer uso errôneo dela.”

215.”Através da mudança das circunstâncias que o metal do homem é conhecido.”

216.”O ciúme por um amigo significa defeito em sua estima.”

217.” A maior parte da deficiência no intelecto ocorre devido ao arrebatamento da ganância.”

218.Não constitui justiça o promulgar um veredito fundamentando-se na probabilidade.”

219.”A pior provisão para o dia do julgamento é a mão grande quanto às pessoas.”

220.”O ato mais elevado de um nobre é este ignorar o que sabe.”

221.”A quem quer que seja que a modésti vier a cobri com o seu manto, as pessoas não verão seus defeitos.”

222.”O excesso de silêncio produz reverência. A justiça resulta em mais amios, agenerosidade eleva a posião; com a humildade , as bençãos são abundantes e copiosas e com o enfrentarmos as penúrias a liderança é conseguida; com o comportamento justo o adversário é sobrepujado e com a paciência para com um tolo haverá um aumento dos amigos contra ele.”

223.”É estranho o fato de que o ciumento não sente ciúme quanto a `riqueza material.”

224.”O ganacioso se encontra nos grilhões da desgraça.”

225.A Amirul Muminin (as) foram perguntadas coisas sobre a crença e ele respondeu : “A crença significa consciência com o coração, confissão com a língua e prática do pilares da religião.”

226.”Aquele que está pesaroso por este mundo está, de fato, descontente com o que Deus lhe dá. Aquele que se queixa de uma calamidade , que o acomete, queixa-se de Deus. Aquele que, ao aproximar-se de um rico, curva-se perante ele, devido a sua riqueza, (saiba que) um terço da sua religião já se foi. Aquele que ler o Alcorão e , ao morrer, for para o inferno, isso significará que se encontrava entre os que trataram os versículos divinos com zombaria. Se o coração do homem ficar ligado ao mundo, ele obterá três coisas : preocupação que nunca o abandonará, ganãncia que jamais o deixará e desejo que nunca será satisfeito.”

227.”O contentamento é tão bom quanto um estado e a cortesia é tão boa quanto uma benção.” Foi pedido a ele que (comentasse) sobre as palavras de Deus : “CONCEDEREMOS UMA VIDA AGRADÁVEL(16:97) e disse :”Isso significa contentamento.”

228.”Sede compartilhadores daquele que tem abundância de meios , porque está mais apto de adquirir mais riqueza e assegurar uma maior partilha.”

229.Amirul Muminin(as) disse sobre as seguintes palavras de Deus :
“DEUS ORDENA A JUSTIÇA E A CARIDADE” (16:90) : “Aqui a palavra Adl significa distribuição equânime e Ihsan significa favor.”

230.”Aquele que der com uma mão pequena lhe será dado com uma mão grande.”
(significa que qualquer coisa que se dá em caridade , mesmo que seja muito pouco, Deus o recompensa em muito. As mãos aqui são utilizadas para designar dádivas. Amirul Muminin(as) diferenciou dádiva do servo e a dádiva de Deus, designando aquela como mão pequena e esta como mão grande).

231. Amirul Muminin(as) disse para o seu filho Hassan(as) :
“Não desafies (ninguém) para a luta , mas se fores desafiado, responde à altura, porque o desafiante ao combate é um rebelde que merece a destruição.”

232.”As melhores características das mulheres são as que, no homem, são as piores, a saber: vaidade, pusilanimidade e mesquinhez. De modo que, sendo a mulher vaidosa , nãopermite a ninguém acesso a ela, sendo mesquinha, preservará a sua propriedade e a de seu marido; e sendo fraca de ânimo, ficará assustada com tudo que lhe acontecer.”

233.Foi pedido a Amirul Muminin(as): “Descreve-nos o sábio”, e ele disse: “Sábio é aquele que coloca as coisas em seus devidos lugares.”
Então pediram que descrevesse o ignorante e ele disse:”Já o fiz.”
Querendo dizer, que o ignorante é aquele que não coloca as coisas em seus devidos lugares

234.”Por Deus, que este vosso mundo é mais baixo, a eu ver, do que os intestinos dos suínos na mão do leproso.”

235.”Um grupo de pessoas cultua a Deus pelo desejo de recompensa; este é o culto dos mercadores. Outro grupo cultua por causa do medo; este é o culto dos escravos. E há ainda um grupo que cultua a Deus por gratidão; este é o culto dos homens livres.”

236.”No todo, a mulher constitui um mal , e o pior de tudo é que o homem não passa sem ela.”

237.”Aquele que é indolente perde seus direitos e aquele que crê no maldizente perde um amigo.”

238.”Uma pedra mal assentada numa casa é a garantia de seu desmoronamento.”

239.”O dia do oprimido sobre o opressor será mais severo do que o dia do opressor sobre o oprimido.”

240.”Teme a Deus , mesmo que seja pouco e coloca em ti e Deus uma cortina, mesmo que seja muito fina.”

241.”Quando as respostas são inúmeras , o ponto correto permanece obscuro.”

242.”Certamente em cada benefício há uma obrigação para com Deus.
Se nos desencarregarmos dessa obrigação, Deus aumentará a benção e se não fizermos, corremos o risco de perder esse benefício.”

243.”Quando a capacidade aumenta, os desejos diminuem.”

244.”Mantém-te em guarda quanto ao te esquivares das bençãos, porque tudo o que nos escapa não volta jamais.”

245.”A generosidade está mais para o bem do que a consideração para com os parentes.”

246.Se alguém faz boa idéia de ti, faz com que isso seja verdadeiro.”

247.”O melhor ato é aquele em que tens de te esforçar para realizá-lo.”

248.”Vim a conhecer Deus por meio da quebra da determinação , mudança de intenção e perda de coragem.”

249.”A amargura deste mundo é a doçura do outro, enquanto que a doçura deste mundo é a amargura do outro.”

250.”Deus estabeleceu a crença para a purificação quanto ao politeísmo, a oração para a purificação quanto à vaidade, o zakat como meio de subsistência, o jejum como teste para as pessoas, o Hajj como apoio a fé, a Jihad para a honra do Islã, a persuasão ao bem para o benefício das pessoas comuns, a dissuasão do mal para o controle dos malignos, a consideração para com os parentes para o aumento do número(da família), a vingança para se truncar o derramamento de sangue, a distinção das penalidades para a conscientização da importância das proibições , a abstenção do consumo de Khamr( bebidas alcóolicas) para a proteção da razão, o impedimento do roubo para se inculcar a honestidade, a abstinência do adultério para se salvaguardar a decência , aproibição da sodomia para o aumento da prol, a apresentação da evidência e o fornecimento de provas contra as intrigas , a abstenção da mentira para o aumento da estima a verdade, a manutenção da paz para a proteção ao perigo, os fiduciários para a disciplina da comunidade e a obediência como um sinal de respeito ao Imamato.”

251.”Se quiserdes que um opressor prste juramento, pedi-lhe que jure assim: Para que fique fora do poder e da força de Deus, porque se ele jurar falsamente desse modo será rapidamente punido, ao passo que se jurar que Deus é de tal modo (magnânimo) e que não há divindade além dele , não será rapidamente punido, uma vez que terá expressado a unicidade divina.”

252.”Ó filho de adão, sê tua própria representação nos assuntos da tua propriedade e faz sobre ela o que quiseres que seja feito, após a tua morte.”

253.”A ira é uma espécie de loucura, porque a vítima dela se arrepende depois. Se ela não se arrepender, sua loucura será confirmada.”

254.”A saúde do corpo provém da parcimônia da inveja.”

255.Amirul Muminin(as) disse para Kumail Ibn Zaid: “Ó Kumail, dirige teu povo para que saia á noite para verificar as necessidades dos que estejam a dormir , pois eu juro por aquele cuja audição se estende a todas as vozes, se alguém causar prazer ao coração de outro, Deus criará um especial aprazimento para que sempre que qualqquer carência surja para ele , tal benesse virá fluindo como água corrente e afastará a penúria como são afastados os camelos selvagens.”

256.”Quando vos achardes na pobreza, negociai com Deus através da caridade.”

257.”A fidelidade para com os infiéis é infidelidade para com Deus, enquanto que a infidelidade para com os infiéis é fidelidade para com Deus.”

258.”Há muitos homens sendo levados gradativamente rumo à punição por meio do bom tratamento, muitos homens permanecem no engano porque suas mazelas são encobertas e muitos homens que estão na ilusão por causa de muito boa fala sobre eles e não há melhor teste feito por Deus do que o de dar-lhes tempo.”

Seção em que temos incluído seleções dos maravilhosos dizeres do Amirul Momnin (AS), os quais requerem explicações).

259.”Quando a situação se tornar insuportável então o líder da religião se erguerá e as pessoas se juntarão ao seu redor , assim como os fragmentos de nuvens secas se juntam durante o outono.”

260.Uma tradição de Amirul Muminin(as) diz : “Ele é um locutor versátil.”

261.”As discussões suscitam a ruína.”

262.”Quando as meninas atingem o estágio da (consciência) da realidade , as orientações da parte do pai são preferíveis”.

263.”A fé produz uma brancura no coração. conforme a fé se desenvolve a brancura também aumenta.”

264.”Se um homem tem um empréstimo duvidoso, é seu dever pagar o zakat sobre ele, por todo o tempo passado, se o receber.”

265.Uma tradição de Amirul Muminin (as) relata que ela ao arreimentar uma força para avançar rumo ao jihad , disse :” Afastai-vos das mulheres o mais que puderdes.”

266.”(Sede como) o atirador exímio que procura ter sucesso no primeiro tiro.”

267.”Quando a situação se tornar crítica , busquemos refúgio (no exemplo) do Profeta de Deus(saas) e (sabei que) nenhum de nós esteve mais próximo do inimigo do que ele próprio.”

268.Quando as notícias do ataque de Muawiya em Âmbar chegaram a Amirul Muminin(as), ele , em pessoa , foi andando até alcançar Nakhila, onde o povo se juntou a ele e disse: “Ó Amirul Muminin, nós somos suficientes para enfrenta-los”, ao que ele respondeu:
“Não sois suficientes para mim contra vós, como sereis suficientes para mim contra outros? Antes de mim as pessoas costumavam queixar-se da opressão de seus governantes , mas agora eu tenho que me queixar das ações erradas do meu povo; ( é como ) se eu fosse dirigido por eles e eles fossem os líderes, ou como se eu fosse o súdito e eles os governantes.”

269. É dito que Haris Ibn Hut foi ter com o amirul Muminin e disse ;
“Acreditas que eu pudesse sequer imaginar que as pessoas de Jamal estavam no caminho errado?” Amirul Muminin(as) respondeu :
“Ó Haris , tu tens visto abaixo de ti, não acima de ti, e assim tens estado confuso. Em verdade, não tens conhecido o que é certo, então, como podes saber quem está no erro?”
Então Háris disse : “Nesse caso, estou me retirando, juntamente com Saad Ibn Malik e Abdullah Ibn Omar.”
Ao que Amirul Muminin (as) disse : “Oh, Saad e Abdullah Ibn Omar não tomaram partido com o certo, tampouco esqueceram o errado.”

270.”O retentor da autoridade é igual ao que monta em um leão; é invejado por sua posição , mas bem a conhece.”

271.”Fazei o bem aos pobres dos outros , para que o bem também seja feito aos vossos pobres.”

272.”Quando a palavra do sábio vai ao ponto, serve de cura, mas se vai ao ponto(errado) é como a doença.”

273.Alguém pediu a amirul Muminin(as) que definisse a religião e então ele disse :” Vem ter comigo amanhã para que eu te esclareça na presença de todos, assim, se te esqueceres do que eu disser , outros talvez reterão, porque a palavra é como uma presa agitada que pode ser agarrada por uns e escapar de outros.”

274.”Ó filho de adão, não evidencies a preocupação do dia que ainda não chegou, no dia que já chegou, porque se esse dia estiver em tua vida, Deus também propiciará a subsistência.”

275.”Tende amor por vosso amigo até um certo limite , pois é possível que nalgum dia ele se torne vosso inimigo; e tende ódio por vosso inimigo até um certo limite, pois é possível que nalgum dia ele venha a ser vosso amigo.”

276.”Há duas espécies de obreiros no mundo; um é da espécie que trabalha neste mundo para este mundo e sua obra o mantém alheio à outra vida. Tem medo da pobreza para os que deixar atrás de si , mas se sente seguro quanto a ela. Assim ,passa sua vida procurando o bem para os outros. O outro é da espécie que trabalha neste mundo, visando o que virá no futuroe assegura o seu quinhão deste mundo, sem esforço algum.Desse modo, ele obtém ambos benefícios e se torna dono de ambas as casas. De mod que goza de prestígio diante de Deus . Caso pede algo, Ele não lhe nega.”

277.É relatado que durante os dias do Califa Omar Ibn Al Khattab, a questão da abundância de ornamentos da kaaba lhe foi apresentada e alguém sugeriu ; “Se preparasses com isso(essa riqueza) um exército de muçulmanos , isso poderia trazer uma grande recompensa, mas… que fará a Kaaba com tais ornamentos?” Omar pensou em assim fazer mas consultou Amirul Muminin(as), que lhe disse :
“Quando o Alcorão foi revelado ao Profeta (saas) havia quatro espécies de bens . Um era o bem individual do muçulmano, que ele distribuia entre os herdeiros, de acordo com partilhas fixadas. O segundo era a taxa que distribuía entre aqueles para quem se destinava. O terceiro era o quinto da arrecadação para o qual Deus havia fixado os meios disponíveis.O quarto era, a quantidade de caridade cuja disposição também era fixada por Deus. Os ornamentos da Kaaba já existiam naqueles dias , mas Deus os deixou como estavam, e não o fez por omissão nem por desconhecimento disso.
Portanto, os mantenha onde Deus e o seu Profeta os deixaram.”
Então Omar disse: “Se tu não estivesses aqui , teríamos sido humilhados”. E manteve os ornamentos da kaaba como estavam.”

278. É relatado que dois indivíduos foram levados diante de Amirul Muminin(as). Haviam cometido roubo de propriedade pública. Um deles era um escravo adquirido com dinheiro público e outro fora adquirido por alguém dentre o povo.
então Amirul Muminin(as) disse : “Quanto a este , que é propriedade do dinheiro público , não haverá punição, pois trata-se de uma propriedade de Deus tomando propriedade de Deus. quanto ao outro, deverá ser punido.” consequentemente a mão do segundo foi cortada.”

279. É relatado que certa vez Amirul Muminin(as) disse:”Se meus passo adquirirem firmeza nestes lugares escorregadios , eu irei alterar várias coisas.”

280.”Sabei , com plena convicção que Deus nao tem fixada para ninguém , mais subsistência do que aquela que foi ordenada no escrito do destino, muito embora os seus meios (de buscá-la) possam ser grandes, seu desejo por ela seja intenso e seus esforços sejam acurados; tampouco a fraqueza de uma pessoa ou escassez dos seus meios poderá postar-se entre o que foi ordenado no Livro do destino e ela própria. Aquele que se conscientiza disso e age de acordo, é o melhor de todos em termos de conforto e benefício, ao passo que aquele que não leva isso em consideração, duvidando, excede todos os homens em desvantagem. Não raro, uma pessoa favorecida está paulatinamente sendo dirigida (à punição) por meio desses favores e mui frequentemente uma pessoa aflita está recebendo o bem por meio da aflição. Portanto, ó ouvintes, aumentai a vossa gratidão; a não ser que desejeis permanecer nos limites da vossa subsistência.”

281.”Não transformeis a vossa sabedoria em ignorância ou a vossa convicção em dúvida. Quando adquirires conhecimento, agi ( de acordo com ele) e quando adquirires convicção, procedei (segundo suas bases).”

282.”a cobiça leva a pesoa á fonte d’água mas o traz de volta sem que o deixe bber. Ela assume a responsabilidade mas não a cumpre.
Não raro, o desejoso se engasga antes de saciar a sede. quão maior for a consideração dada ao que se deseja, maior será o pesar pela sua perda. os desejos cegam o entendimento. O quinhão destinado chegará àquele que dele não se aproximar.”

283.”Ó Deus meu, busco a tua proteção disto; que eu aparente ser bom aos olhos das pessoas enquanto o meu eu interior talvez seja pecaminoso perante ti, e que eu talvez me abstenha (dos pecados) apenas para me mostrar às pessoas, embora estejas ciente de tudo sobre mim. Desse modo, eu me mostro diante das pessoas em boa maneira, embora minhas maldades sejam colocadas perante ti. Isso significa proximidade com as tuas criaturas mas distanciamento dos teus prazeres.”

284.”Juro por aquele que nos deixou passar a noite escura , após a qual veio o dia brilhante que (tal e tal) não aconteceu.”
(Sayyd Radhi não escreveu o que não teria acontecido, deixando-nos apenas esta parte da sentença).

285.”Uma pequena ação feita com continuidade e regularidade é mais benéfica do que uma grande, feita com má vontade.”

286.”Quando as questões opcionais se põem no caminho das obrigatórias, devem ser abandonadas.”

287.”Aquele que tem em mente a distância da viagem, mantém-se preparado.”

288.”a observação feita pelos olhos não é uma observação real, porque os olhos algumas vezes enganam a pessoa; mas a sabedoria não engana aquele que a tem.”

289.”Entre vós e a pregação há uma barreira de decepção.”

290.”Entre vós, o ignorante obtém muito, ao passo que o erudito é ignorado.”

291.”O conhecimento dispersa as desculpas dos que vivem se desculpando.”

292.”Aquele para quem a morte chega cedo, busca um tempo, enquanto que aquele ao qual a morte é retardada apresenta desculpas para o adiamento ( quanto ao praticar boas ações).”

293.”Para cada coisa a qual as pessoas dizem :”Que bom!” Há um mal escondido neste mundo.”

294. Foi pedido a Amirul Muminin(as) que falasse sobre o destino e ele disse: “Trata-se de um caminho obscuro; não o trilheis. Trata-se de um oceano profundo, nele não mergulheis. Trata-se de um segredo de Deus; com o conhecerdes não vos preocupeis.”

295.”Quando Deus pretende humilhar uma pessoa (por assim merecer), Ele lhe nega o conhecimento.”

296.”No passado eu tive um irmão de fé que era prestigioso ao meu ver, porque o mundo era humilde a seus olhos, as necessidades do estômago não tinham força sobre ele, e não ansiava pelo que não poderia ter; se obtivesse algo, não pedia por mais; a maior parte do tempo ficava em silêncio , mas se falava, silenciava os interlocutores e saciava a sede dos inquiridores; era fraco e debilitado , mas na hora do combate, lutava como um leão da floresta ou uma serpente do vale; não apresentava um argumento a menos que fosse decisivo.
Não condenava ninguém numa questão desculpável, até que ouvisse a argumentação; não falava sobre nenhuma atribulação, a não ser após o seu desaparecimento; nunca dizia o que ia fazer, jamais dizia o que não ia fazer; conquanto pudesse ser superado no falar, não poderia ser superado no silenciar; era mais ávido por manter-se quieto do que por falar; caso se defrontasse com duas reflexões, aquilatava qual das duas era mais condizente com os anseios do coração e a ela se opunha.
Essas qualidades tendes obrigação de possuir. Assim deveresi adquiri-las e superar cada uma elas. Se não puderdes adquiri-las no todo, sabei que adquirirdes uma parte é preferível a desistirdes do todo.”

297.” mesmo se Deus não tivesse notificado o castigo àqueles que lhe que lhe são desobedientes, (a obediência) seria obrigatória em virtude da gratidão aos seus favores , ( sabendo-se pois) que Ele não deverá ser dsobedecido.”

298. Amirul Muminin(as) disse , em condolência a Achass Ibn Qais pela morte de seu filho : ” Ó Achass, se te comoves pelo teu filho, decerto que isso é em consequência da relação sanguínea; mas se te resignares , Deus recompensará cada aflição. Ó Achass, se tiveres paciência, mesmo os assuntos se desencadearão como foram ordenados por Deus, mas, nesse caso, merecerás recompensa; contudo, se perderes a paciência , ainda assim se desencadearão conforme o ordenado por Deus, mas nesse caso, terá de suportar a carga(do pecado). Ó Achass, teu filho deu-te alegrias enquanto que, ao mesmo tempo, constituiu uma provação e sofrimento, e ( ao morrer) causou-te tristeza, mas , ao mesmo tempo, provou ser fonte de recompensa e misericórdia para ti.”

299.Amirul Muminin(as) disse junto ao túmulo do Mensageiro de Deus (saas) na hora do sepultamento: “Em verdade, a resignação é algo bom , menos quando se trata de ti; a impaciência é algo ruim, menos quando se trata de ti; a aflição em relação a ti é grande, enquanto qualquer outra aflição , antes ou depois, é pequena.”

300.”Não vos associes aos tolos porque endeusarão suas ações diante de vós e desejarão que sejais como eles.”

301. foi pedido a Amirul Muminin(as) que falasse sobre a distãncia entre o oriente e o ocidente , e ele disse :” Um dia de viagem do sol (doze horas de rotação da terra).”

302.”Vossos amigos são três e os vossos inimigos também são três.
Vossos amigos são: vosso amigo, o amigo do vosso amigo e o inimigo do vosso inimigo; e os vossos inimigos são: vosso inimigo, o inimigo do vosso amgo e o amigo do vosso inimigo.”

303. Amirul Muminin(as) viu um homem às voltas com o combate a um inimigo, coisa que só causava dano a ele próprio, então disse: És igual aquele que atravessa a lança através de si mesmo para matar a pessoa que está sentada atrás de si.”

304. “Quantos são os objetos que apresentam lições , mas quão poucos são os que aprendem.”

305.”Aquele que muito se alonga numa querela é um pecador, mas se a deixar de lado faz (dele) um oprimido, se torna difícil para o querelante temer a Deus.”

306.”Não me preocupo com uma falta após a qual eu tenha tempo de orar duas unidades (rak’a) e implorar perdão a Deus .”

307.Foi perguntado a Amirul Muminin(as): “Como conduzirá Deus a prestação de contas de todas as pessoas , a despeito do grande número delas?” Ele respondeu: “Assim como Ele proporciona a subsistência a elas, a despeito de seu grande número.” Em seguida perguntaram: ” Como Ele conduzirá a prestação de contas sem que elas o vejam? ” Ele respondeu: “Do mesmo modo com que lhes proporciona a subsistência sem que o vejam.”

308.”Vosso mensageiro é o intérprete da vossa inteligência enquanto que vossa carta é mais eloquente em exprimir o vosso verdadeiro eu.”

309.”A pessoa que se encontra aflita pela penúria não está mais necessitada de orar do que aquela que está sendo poupada da aflição, sem que esteja imune a ela.”

310.” As pessoas são filhas do mundo e ninguém pode ser censurado por amar sua mãe.”

311.”Os pobres são os mensageiros de Deus, quem lhes nega (algo) nega a Deus e quem lhes dá(algo) empresta a Deus.”

311.”O homem que respeita a si próprio jamais comete adultério.”

312.”O limite fixo da vida é (motivo) suficiente para nos mantermos vigilantes.”

313.”O homem consegue dormir com a morte de um filho, mas não consegue dormir com a perda da propriedade.”

314.”A afeição mútua dos pais cria uma boa relação entre os filhos.
A relação é mais necessitada de afeição do que afeição o é da relação.”

315.”Temei a opinião dos crentes, pois Deus, o sublime, colocou veracidade em suas línguas.”

316.”A crença de uma pessoa não poderá ser considerada verdadeira até que seu zelo pelas coisas de Deus seja maior do que o zelo para com suas próprias coisas.”

317.Quando Amirul Muminin(as) chegou a Basra , enviou Anas Ibn Malik a Tal’a e a Zubair para que os fizesse recordar aquilo que ele (Anas) tinha ouvido o Mensageiro de Deus (saas) dizer sobre os dois, mas ele evitou fazer aquio e, quando voltou disse que tinha esquecido do assunto. Portanto Amirul Muminin(as) disse: “Se estás mentindo, que Deus te aflija com manchas brancas, que nem o turbante possa encobrir.”
(Sayyd Radhi diz: mancha branca significa leucoderme. Depois de um tempo, a enfermidade deveras ocorreu ao rosto de Anas, tanto que ele jamais foi visto sem estar usando véu).

318.”Às vezes os corações se movem para a frente e às vezes para trás. Quando se movem para a frente , fazei-os realizar as preces opcionais, mas quando se movem para trás, restringi-os apenas às obrigatórias.”

319.”O Alcorão contém relatos do passado, prediões para o futuro e mandamentos ou injunções para o presente.”

320.”Atira uma pedra no caminho pelo qual alguém veio ter contigo, porque o mal somente pode encontrar-se com o mal.”

321.Amirul Muminin(as) disse para o seu auxiliar , Ubaidullah Ibn Abi Rafi: “Põe um floco de algodão no tinteiro, conserva longa a ponta da pena, deixa espaço entre as linhas e junta as letras,porque isso é bom para a beleza da escrita.”

322.”Eu sou o imam dos crentes enquanto a riqueza é imam dos corruptos.”

(Sayyd Radhi diz: Isso quer dizer “que os crentes me seguem, enquanto os corruptos seguem a riqueza”, assim como as abelhas seguem sua líder).

323.Alguns judeus disseram a Amirul Muminin(as) : “Vós não sepultastes o vosso profeta enquanto apareciam divergências sobre ele?” , ao que Amirul Muminin retrucou: “Nós não divergimos sobre ele, mas sim sobre (as circunstâncias) depois dele ( isto é, sobre a sucessão) ; também vós não tínheis ainda secado vossos pés após sairdes da áua e já começastes a pedir a vosso profeta : “FAZ-NOS UM DEUS COMO OS SEUS DEUSES ! RESPONDEU-LHES: SOIS UM POVO DE INSIPIENTES ! “( 7:138)

324.Foi perguntado a Amirul Muminin(as): “Com o que sobrepujas os teus adversários ?” Ele respondeu: “Sempre que me confrontei com um indivíduo , ele me ajudou contra si mesmo.”

(Sayyd Radhi comenta:” Amirul Muminin quis evidenciar o temor da parte do antagonista”).

325. Amirul Muminin(as) disse para seu filho, Mohammad Ibn Al Hanafyyah : “Ó filho meu , temo que a privação tome conta de ti. Portanto, busca a proteção de Deus quanto a ela, porque a penúria é a deficiência da crença , a vacilação da inteligência e conduz ao ódio as pessoas obstinadas.”

326.Amirul Muminin (as) respondeu a um homem que lhe fizera uma pergunta difícil: “Peça-me coisas de entendimento, mas não me peças por coisas que criem confusão, porque o ignorante que tenta aprender é igual ao estudado, mas o estudado que tenta criar confusão é igual ao ignorante.”

327.Abdullah Ibn Abbas uma vez aconselhou Amirul Muminin(as) sobre os seu spontos de vista e ele disse; “Tens somente que me aconselhar e então eu tenho que ver ( o que fazer0 e se eu agir contra o teu conselho, terás que me seguir.”

328.Quando Amirul Muminin (as) retornava para Kufa , vindo de siffin, passou pelas residências dos shibamitas e ouviu as mulheres chorando aqueles que foram mortos em Siffin. Nisso, um chibamita , Harb Ibn Churahbil Al Shibami, que era um dos nobres do povo, foi ter com ele e Amirul Muminin(as) lhe disse: “Será que as vosas mulheres têm controle sobre vós no que tange às lamentações que ouço ?
Será que não podeis coibi-las deste choro? ”
Harb se põs a caminhar ao lado dele enquanto Amirul Muminin estava a cavalo, então Amirul Muminin(as) disse ;
“Volta, porque o caminhar de um homem como tu , ao lado de um homem como eu, constitui um extravio para o governante e humilhação para o crente.”

329. Amirul muminin(as) passou perto dos corpos dos kharijitas mortos na batalha de nahrwan e disse: “malditos sejais! fostes injuriados por aquele que vos enganou.”
Perguntaram-lhe : “Ó amirul Muminin , quem foi que os enganou ?”
Ele respondeu: “Satã, o enganador e o espírito interior que leva a pessoa a praticar o mal, que os enganou por meio das paixões, facilitou-lhes o caminho que leva aos pecados, prometendo vitória e efinalmente os arremessando ao fogo.”

330.”Cuidado quando ao desobedecerdes a Deus estando a sós, porque a testemunha é também o juiz.”

331.Quando as notícias do assassinato de Mohammad Ibn Abu Bakr chegaram a Amirul Muminin (as) , ele disse : “Nosso pesar quanto a ele é tão grande quanto o júbilo deles por isso, mas eis que eles perderam um inimigo e nós perdemos um amigo.”

332.”a idade após a qual Deus aceita qualquer desculpa de um ser humano é sessenta anos.”

333.”Aquele a quem o pecado sobrepuja não é um vitorioso e aquele que assegura a vitória através dopecado é (de fato) conquistado.”

334.” Deus, o Glorificado, fixou a subsistência do carente na riqueza do rico. Por conseguinte, sempre que um necessitado permanece com fome , será por causa que alguma pessoa rica lhe negou ( o seu quinhão) . Deus, o Sublime , o questionará acerca disso.”

335.” Não precisarmos apresentar uma desculpa é melhor do que apresentarmos uma desculpa justa.”

336.”A menor obrigação que Deus vos impõe é que não façais uso dos seus favores para cometerdes os pecados por Ele proibido.”

337. “Quando um incapacitado deixa de realizar atos de obediência a Deus, o Glorificado, há uma grande oportunidade para que o inteligente os realize.”

337. “O Imam é o vigia de Deus na terra.”

338.Amirul Muminin (as) disse ao descrever um crente:
“O crente tem um semblante alegre, um coração pesaroso, um peito muito amplo( pleno de generosidade) e um coração muito humilde.
Odeia elevadas posições e detesta inovações. Seu pesar é intenso, sua coragem é de longo alcance , seu silêncio é conspícuo e seu tempo é ocupadíssimo. É agradecido, resignado, meditador, repartindo sua amizade , de brilhante comportamento e de brando temperamento. é mais forte do que uma rocha e mais humilde do que um escravo.”

339.”Se acontecer de um homem ver o fim de sua vida e sua sina final, odiará os desejos e suas decepções.”

340.”Existem dois que compartilham a propriedade de uma pessoa:
os sucessores e os acidentes.”

341.”A pessoa a quem é apresentada uma demanda, é livre, até que faça promessas.”

342.” Aquele que ora mas não se esforça é igual aquele que atira (flechas) sem um arco.”

343.”O conhecimento é de dois tipos: o daquele que é absorvido e o que é apenas ouvido. O que é ouvido não proporciona benefício, a menos que seja absorvido.”

344.”A decisão acertada anda a passos com o poder. Uma emerge com o aparecimento da outra e se vai com o desaparecimento da outra.”

345.”A beleza da pobreza está na castidade e a beleza da riqueza está na gratidão.”

346.”O dia da justiça será mais severo para o opressor do que o dia da opressão é para o oprimido.”

347.”A maior riqueza é aquela em que a pessoa não fica de olho no que os outros possuem.”

348.”as declarações devem ser preservadas e as ações devem ser tentadas. “TODA ALMA É DEPOSITÁRIA DAS SUAS AÇÕES(74:38).
Os indivíduos ou são deficientes (fisicamente) ou são desequilibrados (mentalmente) ou ambos, a não ser aqueles a quem Deus protege ( por merecerem). Os inquiridores, dentre eles, procuram confundir e os inquiridos criam dificuldades. É possível que o homem que tenha melhor ponto de vista dentre eles, seja desviado do pensamento correto, por prazer ou desprazer, e é possível que um simples olhar talvez afete até o homem de mais sabedoria, ou que uma simples expressão o transforme.”

349.” Ó grupo de pessoas , temei a Deus, pois que há homem que aspira o que não tem, há construtor de casa que nela não mora e há cobrador daquilo que deixará para trás. Possivelmente ele o cobrou de um modo errado ou por meio de negar um direito. Adquiriu a coisa ilegalmente e terá de suportar o peso dos pecados por isso. Portanto, partirá(deste mundo) com esse peso e chegará à presença de Deus com amargura e sofrimento e “PERDE ESTE MUNDO E O OUTRO. ESTA É A EVIDENTE DESVENTURA (22:11).”

350.”A falta de acesso aos pecados também é uma espécie de castidade.”

351.”A dignidade do vosso rosto pode ser sólida , mas, o pedirdes a dissolverá , portanto, olhai cuidadosamente antes de a dissolverdes.”

352.”A pessoas elogiar(outra ) mais do que o devido constitui bajulação, faze-lo de menos ou é incapacidade de falar ou inveja.”

353.”O pecado mais sério é aquel que o prativante considera como leve.”

354.”Aquele que vê suas próprias falhas se abstém de olhar para as deficiências alheias. Aquele que se sente feliz com o viver que Deus lhe proporciona não se amofina com o que lhe falta. Aquele que puxa da espada da rebeldia é morto com ela. Aquele que porfia, sem meios (para isso) perece. Aquele que mergulha na profundeza é afogado.
Aquele que frequenta lugares de má reputação recebe a culpa.
Aquele que mais fala mais erros comete. Aqule que comete mais erros torna-se cínico. Aquele que é cínico tem menos temor a Deus. Aquele que pouco teme a Deus , seu coração morre. Aquele cujo coração morrer entrará no fogo. Aquele que fica a observar as deficiências dos outros , dsaprovando-as e as aceitando para si mesmo, definitivamente é um tolo. O contentamento é uma provisão que nunca diminui. Aquele que muito se lembra da morte fica satisfeito com os pequenos favores deste mundo. Aquele que se conscientiza de que sua fal é parte de sua ação, fala menos, exceto quando há algum propósito.”

355. “O opressor tem três características : oprime seu superior , desobedecendo-o; seus subalternos, impondo-lhes a sua autoridade e apoia a outros opressores.”

356.”Ao findar o sofrimento vem o alívio e ao apertar das cadeias da atribulação vem a facilidade.”

357.Amirul Muminin(as) disse para um dos seus companheiros :
“Não dispenses muito da tua atividade para com tua esposa e filhos, porque se tua esposa e teus filhos forem muito amados por Deus, Ele não os deixará no desamparo e se forem inimigos de Deus , por que te preocupares e te manteres ocupado com os inimigos de Deus ?”

358.”O maior defeito é olhar o defeito (dos outros) o qual está presente em nós mesmos.”

359.Alguém cumprimentou outra pessoa pelo nascimento de um filho na presença de Amirul Muminin(as) , dizendo: “Parabéns por teres ganho um cavaleiro !” Então, Amirul Muminin(as) disse: ” Não digas assim, diz: Tiveste ocasião de seres grato a Deus, o Generosíssimo, por teres sido abençoado com o que te foi dado. Que ele tenha vida plena e que tu sejas abençoado com a sua devoção.”

360.Um dos oficiais de amirul Muminin(as) construiu uma casa majestosa , e Amirul Muminin(as) disse: “Isto signifa moedas de prata a mostrarem suas caras. Em verdade, esta casa fala da tua riqueza.”

361.Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : “Se um homem fosse deixado em sua casa, com a porta trancada, de onde viria o seu sustento? ” E ele respondeu: “Do mesmo lugar de onde a morte lhe viria.”

362. Acerca da condolência às pessoas , Amirul Muminin(as) disse :
“Este acontecimento não começou convosco e não terminará convosco. Este vosso ente era dado a viagens e, portanto, é melhor que penseis que ainda esteja viajando. Ou ele se juntará a vós, ou vós vos juntareis a ele.”

363.”Ó povo, deixai que Deus vos veja temendo-o nas ocasiões de felicidade, assim como o temeis nas ocasiões de atribulação. Em verdade , aquele a quem é dada vida fácil, mas não o considera como lenta aproximação à atribulação, (erroneamente) considera-se a salvo daquilo que é para ser temido; enquanto que aquele que é afligido com dificuldades , não percebe que se trata de provação, perde a cobiçada recompensa.”

364.”Ó escravos dos desejos , abandonai-os, porque aquele que se apega ao mundo nada dele consegue a não ser a dor das vicissitudes.
Ó povo, tomai sobre vós o vosso próprio treinamento e afastai-vos dos ditames dos vossos instintos.”

365.”Não considereis uma expressão proferida por qualquer pessoa como sendo má, se úderdes achar que ela é capaz de conter algum bem.”

366.”Se necessitardes de Deus, o Glorificado, começai por pedir a benção de Deus para o seu mensageiro (saas), então pedi o que necessitais, porque Deus é por demais generoso para que aceite um dos dois pedidos e negue o outro.”

367.” Aquele que é zeloso quanto a sua estima deve evitar discussões.”

368. “Agirmos antes do devido tempo ou retardarmos a ação diante de uma oportunidade adequada é, em ambos os casos, tolice.”

369.” Não pergunteis sobre o que talvez não aconteça, porque tendes bastante com o que vos preocupardes com o que (deveras) acontece.”

370.”A imaginação é um espelho transparente e aprendermos lições
(das coisas ao redor) proporciona prevenção e conselho. Bastará para vós (como provisão) que eviteis o que considerardes ruim nos outros.”

371.”O conhecimento está associado à ação. De modo que a pessoa que tem conhecimento deve agir, porquanto ele clama por ação; se houver uma reciprocidade, muito que bem; caso contrário, ele a abandonará.”

372.”Ó povo, a riqueza deste mundo é como resíduos que causam epidemia ; portanto afastai-vos desta pastagem; deixa-la é um favor maior do que nela ficarmos; e a sua parte suficiente para a subsistência é mais benéfica do que a sua riqueza. a pobreza foi ordenada para aqueles que são ricos aqui, ao passo que o conforto foi destinado para aqueles que possuem afeição a ele. Se a pessoa for atraída pelo seu fascínio, ele lhe cegará ; e se a pessoa desenvolver avidez quanto ao mundo, ele lhe encherá o coração de tristezas que se alternarão no findo do seu coração, algumas causando preocupação, outras agonia. Isto irá continuar, até que o sufoco da morte o domine. Ele é arremessado no vazio, enquanto os relicários do seu coração são fustigados. É fácil para Deus faze-lo morrer, e para seus camaradas colocá-lo na cova.
O crente vê o mundo com olhos que dele tiram lições e extrai dele o essencial para as suas necessidades básicas. Escuta nele, com ouvidos de ódio e inimizade. Se é dito que alguém ficou rico, é também dito que voltou a ser pobre, se o prazer é sentido no viver de alguém , a tristeza é sentida na sua morte. Essa é a posição, embora o dia ainda não se aproximou, em que eles serão abatidos.”

373.” Deus, o Glorificado, estabeleceu a recompensa pela obedi~encia a Ele, e castigo para o cometido de pecado contra Ele, para salvaguardar os homens de sua punição e para guiá-los rumo ao paraíso.”

374.”Virá um tempo em que nada restará do Alcorão , a não ser sua escrita e nada do Islã a não ser o seu nome. As mesquitas nesses dias, estarão ocupadas com (coisas concernentes a) construções , mas desoladas quanto (as coisas da ) diretriz. Os seus residentes e os visitantes se constituirão das puiores espécies de pessoas na terra.
Deles os desmandos emanarão e para eles, todo erro se voltará.
Se alguém tentar se isolar desses desmandos. eles o arremessarão de volta; e se alguém deles se afastar, eles o empurrarão rumo a esses desmandos. Diz Deus, o Glorificado(no hadiç qudsi) : “Juro por mim mesmo que enviarei a eles um mal no qual o receptor ficará aturdido!” e Ele assim fará. Busquemos a proteção de Deus quanto ao falsearmos através da negligência.”

375. É relatado que era rara a vez em que Amirul Muminin (as) subia ao púlpito que não proferia o seguinte , antes do sermão:
“Ó povo, temei a Deus, pois o homem não foi criado à toa, para que se desperdice , tampouco foi deixado ao descuido, para que cometa atos insensatos. Este mundo, que lhe parece belo, não pode servir de troca pelo outro mundo , que parece mau aos seus olhos, tampouco uma pessoa vã ,que tem sucesso neste mundo, por causa de sua enorme coragem,é igual a uma outra que terá sucesso no outro mundo, embora de pequena extensão.”

376.” Não há distinção maior do que a do Islã; nem honra mais digna do queo temor a Deus, nem asilo maior do que a restrição; nenhum intercessor maior do que o arrependimento; e riqueza alguma é mais efetiva contra a pobreza do que o estarmos satisfeitos com a mera subsistência . Aquele que se restringe ao que é apenas suficiente para a sua manutenção, obtém conorto e prepara a morada em facilidades. O desejo é a chave da apreensão e o transporte para a amarura.
A cobiça, a vaidade e o ciúme são incentivos para cairmos no pecado e a maldade é a coletânea de todos os maus hábitos.”

377. Amirul Muminin(as) disse para Jabir Ibn Abdullah :
“Ó Jábir, o esteio da religião e do mundo é composto de quatro espécies de pessoas: a do erudito que age segundo seu conhecimento, a do ignorante que não se envergonha de aprender; a do generoso que não é mesquinho em seus favores; e a do pobre que não vende sua outra vida para os benefícios terrenos (…).
Ó Jabir, se os favores de Deus são abundantes num indivíduo as necessidades das pessoas com relação a ele também são abundantes. Portanto, aquele que cumpre a Deus tudo o que é obrigatório nesse pormenor, preserva (os favores de Deus) e ao contrário, aquele que não cumpre essas obrigações, expõe (os favores de Deus) à deterioração e destruição.”

378.O escritor Ibn Jarir At Tabari, em seu livro de história , relatou , citando o teólogo Abd Arrahman Ibn Abi Laila que estava exortando
o povo ao Jihad e este disse :” Por ocasião do meu encontro com o povo da Síria , ouvi Amirul Muminin (as) dizer:
“Ó crentes, aquele que observar excessos sendo cometidos e pessoas sendo coagidas ao mal e , de coração, desaprovar isso, estará a saçvo e livre da responsabilidade por tais atos; e , aquele que desaprovar isso com a língua será recompensado e estará numa posição mais destacada do que a do primeiro; mas quem os desaprovar com a espada , para que a palavra de Deus permaneça suprema e as palavras dos opressores permaneçam desprezíveis, agarrar-se-á ao caminho da diretriz e permanecerá no caminho certo, sendo que seu coração será iluminado com convicção.”

379.Um outro dizer do mesmo teor é relatado tal como segue:
“Eis que entre eles ( a comunidade muçulmana) há aquele que desaprova ( os atos errados) com suas mãos, sua língua e seu coração. Tal homem adquiriu perfeitamente os hábitos virtuosos. E entre eles há quele que desaprova o mal com sua língua, com seu coração, mas não com suas mãos. Este homem adquiriru dois hábitos virtuosos , lhe faltando um. E entre eles há um terceiro que desaprova o mal com seu coração, mas não com a língua e as mãos. Este é aquele ao qual faltam as duas melhores qualidades e lhe é creditada apenas uma .
E eis que há aquele que não desaprova o mal nem com a língua, nem com o coração e nem com as mãos. Este é apenas um morto entre os viventes.
Todos os feitos virtuosos, incluindo a guerra pela causa de Deus, comparados com a persuasão para o bem e a dissuasão quanto ao mal, são como uma gota no oceano. a persuasão para o bem e a dissuasão do mal não trazem a morte para perto, tampouco diminuem a subsistência. E (sabei que) o melhor disto tudo é proferirmos uma expressão justa perante um governante tirano.”

380. É relatado que Abu Juhafa disse; ” Ouvi Amirul Muminin (as)dizer: “A primeira luta em que sereis sobrepujados é a luta com as mãos, depois com as vossas línguas então, com vossos corações.
Portanto, aquele que não reconhecer a virtude com o coração ou não desaprovar o mal, será posto de cabeça para baixo. Assim, sua parte de cima será transformada na parte de baixo, e vice-versa.”

381.”Em verdade, o direito é de peso e sadio, enquanto o errado é leve e contagioso.”

382.”Não vos sintais a salvo do castigo de Deus, mesmo o melhor dos homens em toda a comunidade, porque Deus, o Sublime, diz:
“SÓ PENSAM ESTAR SEGUROS DOS DESIGNIOS DE DEUS OS DESVENTURADOS(7:99). E não percais a esperança , mesmo o pior dos homens da comunidade , porque Deus, o Sublime, diz:
“NÃO DESESPERAM DA MISERICÓRDIA DE DEUS SENÃO OS DESCRENTES” (12:87).”

383. “A avareza contém todos os outros vícios malignos e constituia rédea com a qual a pessoa pode ser levada a todo o mal.”

384,”Ó filho de Adão, o modo de vida de duas espécies : o modo de vida que tu buscas, e o modo de vida que busca a ti; se não fores ao seu encalço , ele virá ao teu. Por conseguinte, não transformes um dia da tua preocupação em um ano. Seja o que for que obtiveres para um dia, que seja suficiente para o dia. Se tiveres todo um ano da tua vida, mesmo assim Deus, o Sublime, dar-te-á, a todo próximo dia ,o que te for destinado como teu quinhão. Se não dispuseres de um ano da tua vida , então porque te preocupares com o que não é para ti?
Nenhum requerente chegará a tua provisão destinada antes de ti, tampouco ninguém te superará nesta questão. De maneira similar, seja o que for que te esteja destinado, como teu quinhão, não te será negado.”
(Sayyd Radhi diz; este dizer já apareceu neste capítulo, mas aqui está mais claro e detalhado. eis porque o repetimos, de acordo com o princípio estabelecido no começo do livro).

385.”Muitos homens enfrentarão um dia após o qual não haverá outro e muitos que se encontram numa invejável posição na primeira parte da noite estarão sendo chorado pelas mulheres na última parte.”

386.”As palavras estarão sob vossso controle aé que as proferirdes, mas quando tiverdes proferido, estareis sob o controle delas. Portanto, guardais vossas línguas como guardais o vosso ouro e prata ,pois não raro uma expressão anula uma bemção e atrai o castigo.”

387.” Não digais o que não sabeis, ou melhor, não digais tudo o que sabeis, porque Deus estabeleceu algumas obrigações para os vossos membros, mediante os quais Ele apresentará argumentos contra vós no dia do Julgamento.”

388.”Temei e orai para que Deus vos veja quando não cometerdes pecados e que não vos deixe de ver quando não o desobedecerdes , ou sereis perdedores. Portanto, quando fortes, sede fortes ao obedecerdes a Deus e, quando fracos, sede fracos ao cometerdes pecados contra Ele.”

389.”Inclinar-vos a esse mundo à despeito do que nele vedes é tolice, e vos retardardes nas boas ações , quando estais convencidos das recompensas , constitui uma perda óbvia , enquanto que confiar em todas as pessoas , antes de as testar, é fraqueza.”

390.”Constitui prova de humildade da parte do mundo, perante Deus, o fato de que Ele é desobedecido apenas aqui, sendo que seus favores não podem ser conseguidos a não ser por meio do nosso abandono do mundo.”

391.”Aquele que está a procura de algo , obterá, ou pelo menos, parte disso.”

392.”O bem, após o qual vem o fogo, não é bem, e a adversidade , após a qual vem o paraíso, não é adversidade. Toda bençaõ, que não seja o paraíso, é inferior, e toda calamidade que não seja o fogo, é conforto.”

393. ” Acautelai-vos pois a penúria é uma calamidade, mas pior do que a penúria é a enfermidade do corpo e pior do que a enfermidade do corpo e a enfermidade do coração. Cuidado, abundância de riqueza é benção, mas, melhor do que a abundância é a saúde do corpo, enquanto que melhor do que a saúde do corpo é a pureza do coração.”

394. ” A quem sua ação o detiver na retaguarda , sua linhagem não poderá colocá-lo na vanguarda.” ( Em outra versão):” Aquele que deixa de obter atributos pessoais não pode ser beneficiado pelos atributos de seus antepassados.”

395.”O tempo do crente tem três períodos: quando está comunhão com Deus ; quando porfia por sua subsistência, quando está livre para desfrutar daquilo que seja lícito e prazeiroso. Não é preciso que uma pessoa sábia se ausente (de sua casa) a não ser em três situações; para ganhar (a vida) , ir atrás de algo para a outra vida ou para desfrutar do que não seja proibido.”

396. “Abstende-vos deste mundo para que Deus vos mostre os seus verdadeiros males e não sejais negligentes , poque não seresi negligenciados.”

397.”Falai , para que sejais conhecidos, uma vez que o hoem se esconde sob sua língua.”

398.”Apegai-vos aos favores do mundo, sejam quais forem que cheguem a vós e permanecei afastados do que se afastar de vós . Se assim não puderdes fazer , sede moderados na vossa busca.”

399.”Muitas expressões são ais eficienteas do que um ataque.”

400.” toda pequena coisa com a qual estejamos contentes nos é suficiente.”

401.”Que haja morte, não humilhação . Que ( o que se tenha) seja pouco, mas não por meio de outros . Aquele que nada conseguir estando sentado também não conseguirá estando de pé. O mundo tem dois dias: um a vosso favor e outro contra vós.Quando o dia estiver a vosso favor, não vos sintais orgulhosos e quando estiver contra vós, suportai-o.”

402.”A melhor fragância é a do almíscar , o peso dele é leve, enquanto o seu cheiro é agradável.”

403.”Abandonai a jactãncia , deixai o auto-conceito e lembrai-vos dos vossos sepulcros.”

404. “O filho tem direito sobre o pai, o pai tem direito sobre o filho .
O direito do pai sobre o filho consiste em fazer com que este o bedeça em todas as questões, salvo no cometer pecados contra Deus, o Glorificado, o direito do filho sobre o pai consiste em que este lhe dê um lindo nome, uma boa educação e lhe ensine o Alcorão.”

405.” O mau efeito da visão está certo, o encantamento está certo; a feitiçaria está certa e o augúrio do bem está certo, enquanto o augúrio do mal não está certo e a disseminação da doença de um apessoas a outra ,não está certa. O olor dá prazer, o montar a cavalo dá prazer, o olhar o verdor dá prazer.”

406.”A semelhança com as pessoas nos seus maneirismos, proporciona salvaguarda quanto a seus males.”

407.Alguém proferiu uma expressão que estava acima da sua capacidade então, Amirul Muminin(as) disse: “Começaste a voar logo depois de adquirires penas e a rosnar antes de teres idade (para isso).”
(Sayyd Radhi diz: “Xaquir” significa as primeiras penugens que crescem numa ave, antes que estea suficientemente forte para voar. E “saqb” significa o camelo jovem que nãopode rosnar até que se torne maior).

408.” Aquele que anseia por coisas contrárias não adquire meios para o sucesso.”

409. Ao ser perguntado sobre o significado da expressão La haula wa la quwwata , Amirul Muminin (as) disse : “Nós não somos senhores de nada, em associação com Deus, e não somos senhores de nada ,a não ser que Ele nos faça. Assim , quando Ele nos faz senhores de algo do qual Ele é mais senhor do que nós, Ele também nos estabelece alguns deveres ; e quando retira (tal coisa) , retira também esses deveres.’

410. Amirul Muminin(as) ouviu Amar Ibn Yasir(r.a.) conversar com Mughira Ibn Chubah , e disse :” Ó Amar, deixa-o, pois ele entrou na religião apenas como pretexto para tirar vantagens terrenas e se envolveu deliberadamente em desmandos com o intuito de os adotar como coberta para as suas faltas.”

411. “Pode ser bom para o rico mostrar humildade perante o pobre para auferir a recompensa de Deus, mas , melhor do que isso é a altivez do pobre para com o rico, confiando em Deus.”

412.”Deus não concede sabedoria a um a pessoa a não ser que algum dia Ele venha a salvá-lo da ruína por meio dela.”

413.”Aquele que entrar em colisão com a verdade será por ela derrubado.”

414. “O coração é o livro dos olhos.”

415. “O temor a Deus é o principal tratamento do caráter humano.”

416.”Não tenteis usar a rispidez da vossa língua contra aquele que vos deu o poder da fala , tampouco a eloquência da vossa fala contra aquele que vos colocou no caminho certo.

417.”Para a vossa disciplina é suficiente que vos abstenhais daquilo que não gostais nos outros.”

418.”Devemos no sresignar como pessoa livre, caso contrário seria um tanto como o ignorante.”

419.Numa outra tradição é relatado que Amirul Muminin (as) disse para Achass Ibn Qais, como condolência pela morte de seu filho :
“Ou te resignas , como gente de verdade, ou esquece tudo, como os animais.”

420. Amirul Muminin(as) disse sobre o mundo : ” Ele engana , causa danos , ele passa. Deus, o sublime, não o aprovou como recompensa para os seus amantíssimos, tampouco como castigo para os seus inimigos . De fato, as pessoas deste mundo são como aqueles cavaleiros que , tão logo desmontaram, os dirigentes os chamaram e tiveram que se pôr em marcha.”

421.Amirul Muminin(as) disse para seu filho, Al Hassan(as): ´
“Ó meu filho, não deixes , deste mundo nada para trás, porque estarás deixando para duas espécies de pessoas: ou para uma que usará obedecendo a Deus, neste caso adquirirá uma virtude que poderá ser um mal , ou para uma que usará desobedecendo a Deus , neste caso estará angariando um mal com o que lhe proporcionaste, e estarás pois ajudando -a em seu pecado; nenhuma dessas duas espécies de pessoas deverá ter preferência sobre ti.”
(Sayyd Radhi diz : Este dizer está relatado numa outra versão, a saber: “Seja o que for deste mundo, que estiver contigo agora, esteve com outros antes de ti e passará para outros depois de ti. Assim, estás juntando coisas para duas espécuies de homens: ou para aquele que usará o que juntaste obedecendo a Deus e que adquire virtudes com aquilo que é um mal para ti, ou para aquele que o usa desobedecendo a Deus e assim tu estás adquirindo um mal pelo que juntaste.
E nenhum desses dois é de tal modo merecedor a ponto de os preferires a ti mesmo, ou a ponto de te sobrecarregares por ele. portanto, pede pela misericórdia divina para aquele que se foi (deste mundo) e pela divina subsistência para aquele que vive” ).

422.Alguém disse na presença de Amirul Muminin(as): “Astaghfirullah” (peço perdão a Deus) ; então ele disse : “Que tua mãe te perca! Sabes, acaso, o que significa Istighfar (pedido de perdão)?
Istighfar é para pessoas de elevada posição. Trata-se de uma expressão que se apoia em seis suportes : o primeiro é a pessoa arrepender-se quanto ao passado; o segundo é o indivíduo ter firme determinação de jamais retornar (ao pecado); o terceiro é se desfazer
de todos os direitos alheios para que se encontre com Deus, purificado, com nenhuma conta a prestar; o quarto (e isto é para ti) é cumprires todas as obrigações que ignoraste ( no passado) , para que então passes a fazer justiça; o quinto consiste em olhares parao teu crescimento físico resultante de ganhos ilícitos, para que mistures isso com o sofrimento (do arrependimento) até que a carne se grude aos ossos e uma nova carne cresça entre ambos; e o sexto é fazeres com que o corpo experimente a dor da obediência , assim como (anteriormente) fizeste com que experimentasse a suavidade da desobediência. Em tal ocasião , poderias dizer : Astaghfirullah.”

423.”A clemência é ( como) um parentesco.”

424.”Quão desventurado é o filho de Adão! sua morte é uma incógnita , suas enfermidades estão ocultas , suas ações são restritas, a picada de um mosquito lhe causa dor , a sufocação lhe causa a morte e o suor lhe dá um cheiro ruim.”

425.É relatado que Amirul Muminin(as) estava sentado com seus companheiros quando passou por eles uma linda mulher e todos se puseram a olhar para ela, ao que Amirul Muminin(as) disse:
“Os olhos destes homens são cobiçosos e são esses olhares que os tornam cobiçosos. Qualquer um de vós que vir uma mulher que o atraia deverá ir ter com sua esposa , porque el é uma mulher igual a essa.”
Então um dos kharijitas disse :” Que Deus mate esse herege ! Quão lógico ele é !” Nisso, as pessoas se lançaram sobre ele para o matar, mas Amirul Muminin(as) disse : “Esperai ! Tanto deverá haver ofensa por ofensa ou então, perdão pela ofensa.”

426.”É suficiente que a vossa razão saiba distinguir os caminhos que levam ao extravio e os que levam a diretriz.”

427.”Fazei o bem e não considereis pequena qualquer parte dele, porque sua pequenez é grandiosidade e sua exiguidade é abundância. Nenhum de vós deverá dizer que outra pessoa é mais merecedora quando se trata de fazer o bem. Pelo menos com Deus isso é realmente assim. Há pessoas dadas ao bem e dadas ao mal. Quando deixardes de fazer um dos dois , outros os farão.”

428.”a quem estabelecer corretamente o seu eu interior, Deus estabelecerá certo o seu exterior. a quem realizar atos para a sua religião Deus concretizará seus atos deste mundo. Para aquele cujo trato entre ele e Deus for bom, Deus fará com que o trato entre ele e as outtras pessoas sejam bom.”

429.” A paciência é uma barreira de discrição, a sabedoria é uma espada afiada . Portanto ocultai as fraquezas da vossa conduta com a paci~encia e matai os vossos desejos com a vossa sabedoria.”

430.” Há algumas criaturas de Deus a quem Ele destaca com favores , para benefício de outras pessoas ; de modo que Ele faz com que permaneçam nas mãos dele, conquanto estenda ( esses favores) a outros; porém, quando ele os nega aos demais, Deus lhe retira tais favores e os dá a outros.”

431.”Não é conveniente que o homem ponha confiança em duas posições: saúde e riqueza, porque há muitos que achais saudáveis e logo caem doentes e muitos os quais achais ricos, mas logo ficam pobres.”

432.”Quem se queixar da necessidade a um crente, será como se queixasse a Deus; porém, quem se queixa disso a um descrente, é como se se queixasse de Deus.”

433.Amirul Muminin(as) disse, por ocasião de um Eid : “Trata-se de um Eid para aquele cujo jejum Deus aceita e por cujas preces Ele fica satisfeito; e cada dia em que nenhum pecado contra Deus é cometido constitui um Eid.”

434.”No dia do julgamento a maior lamentação será a do homem que adquiriu riqueza por meios pecaminosos, aqula foi herdada por alguém que a gastou obedecendo a Deus, o glorificado. Este terá a recompensa do paraíso por isso, enquanto que o primeiro irá para o fogo.”

435.”O pior na barganha e o pior sucedido na porfia é o homem que se esforça na procura de riqueza , embora o destino não o ajude em sua meta; assim, ele se vai deste mundo num estado lamentável e no outro mundo terá de arcar com as consequências.”

436.”A subsistência é de duas espécies : a que nos procura e a que procuramos. Portanto, para aquele que anseia por este mundo, a morte o persegue até que o tira dele; contudo, para aquele que anseia pelo outro mundo, a própria facilidade terrena o procura, até que ele receba dela a sua subsistência.”

437. “Os muito amados de Deus são aqueles que olham para o lado interior do mundo, enquanto as outras pessoas olham para o lado exterior; eles se ocupam dos benefícios remotos , aopasso que os outros se ocupam dos benefícios imediatos. Matam as coisas que temem que as matarão e deixam aqui neste mundo, o que pensam que abandonarão. Olham o acúmulo de riqueza como coisas pequenas e o consideram como perda. São inimigos das coisas que os demais amam e amam as coisas que os demais odeiam. Através deles o Alcorão tem sido aprendido e lhes tem sido dado o conhecimento através do Alcorão. Graças a eles o alcorão se tem firmado , enquanto que eles e firmam com o alcorão. Não vêem qualquer esperança
além do que esperam e nenhum temor além do que temem.”

438.”Lembrai-vos de que os prazeres passarão e que as consequências permanecerão.”

439.”Testai ( um homem) e o odiareis.”

(Sayyd Radhi diz: “algumas pessoas dizem que este dito é do Profeta (saas) , mas o que se confirma é que seja um dizer de Amirul Muminin (as); trata-se de um depoimento relatado por Sal’ab , tirado de Ibnal Arabi, ou seja, que o Califa al Ma’mun disse: “Se Ali não dissesse “Akhbur Taklihi” ( testai um homem e o odiareis) , eu teria dito “Aklihi takhbur( odiai um homem para o testardes).”

440. “Não se trata do caso de que Deus, a quem pertence o poder e a majestade, mantenha aberta a porta da gratidão para uma pessoa e lhe feche a porta da fartura, ou abra a porta da oração a uma pessoa e lhe feche a porta da aceitação, ou abra a porta do arrependimento a uma pessoa e lhe feche a porta do perdão.”

441.”A mais apropriada pesoa para uma posição de honra é aquela que descende de pessoas honradas.”

442. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) : “Qual dos dois expedientes é melhor : a justiça ou a generosidade ?”
Amirul Muminin(as) respondeu : “A justiça põe as coisas nos seus lugares, a generosidade as tira das suas direções; a justiça é guardiã geral, a generosidade constitui benefício particular. Por conseguinte, das duas, a justiça é superior e mais destacada.”

443.”As pessoas são inimigas do que não conhecem.”

444.”O todo do ascetismo está confinado entre duas expressões do Alcorão. Deus o Glorificado diz : ” PARA QUE NÃO VOS DESESPEREIS PELOS( PRAZERES) QUE VOS FORAM OMITIDOS , NEM VOS EXULTEIS POR AQUILO COM QUE VOS AGRACIOU(57:23). Aquele que não se desespera com o que perde e não se alegra com o que a ele vem , adquire ascetismo de ambos os modos.”

445.”Que interruptor das resoluções do dia é o sono !”

446.”O poder governamental consiste em propiciar terreno firme para o povo.”

447.”Cidade alguma tem mais direito sobre vós. A melhor cidade é a que vos comporta.”

448. Quando a notícia da morte de Malik al Achtar chegaram a Amirul Muminin(as) ele disse : “Málik ! Que homem foi Málik ! Por Deus, se ele tivesse sido uma montanha teria sido uma das maiores (encontrada) e se tivesse sido uma rocha, teria sido uma das mais fortes; cavaleiro algum a teria galgado e ave alguma teria voado sobre ela.”
(Sayyd Radhi diz : encontrada quer dizer uma montanha solitária (erguendo-se em altura , acima da cadeia) ).

449. “O pouco duradouro é melhor do que o muito que traz tristeza.”

450.”Se o homem possui uma qualidade reveladora, esperai, e vereis suas outras qualidades.”

451. Amirul Muminin(as) disse para Ghalib Ibn Sasa’a, pai de Al Farazdak ( famoso poeta árabe), durante uma conversa entre eles:
“Que há acerca do grande número de teus camelos ? ” O homem respondeu : “Foi rematado (para pagamento) de encargos, ó Amirul Muminin(as) “. Este comentou: “Esse é o meio mais digno de os perderes.”

452.”Aquele que negociar sem conhecer as regras da lei religiosa se envolverá em usura.”

453.”Aquele que considerar grandes os pequenos dissabores. Deus o envolverá em outros ainda maiores.”

454.”Aquele que manter seu auto-respeito em vista , seus desejos lhe parecerão insignificantes.”

455.”Sempre que um homem truncar uma brincadeira apartará um pouco da sua sagacidade.”

456.”Apartar-vos daquele que se inclina para vós constitui uma perda do vosso quinhão de vantagem, enquanto que inclinardes para aquele que se aparta de vós constitui humilhação.”

457.”A riqueza e a pobreza se seguirão nas suas apresentações perante Deus.”

458.”Zubair permaneceu como alguém da nossa casa , até que seu filho infeliz,Abdullah apareceu.”

459.”Por que será que o homem se dá a vaidade? Sua origem é o sêmen e seu fim é uma carcaça, não podendo ainda, alimentar-se , nem afastar a morte.”

460. Amirul Muminin(as) foi perguntado sobre o maior poeta e ele disse : “Todos eles não procederam da mesma linha , portanto não podemos saber da intensidade da sua glória; mas se isso tiver que ser feito, então é Malik Ad Dilil ( o rei extraviado).”
(Sayyd Radhi diz: Refere-se a Imrul Qais).

461.”Será que não há nenhum homem livre que possa deixar este bocado mastigado ( do mundo) para aqueles que dele gostam? Certamente o único preço para ele seria o paraíso. Portanto, não vos vendai a não ser para o paraíso.”

462.”Duas espécies de pessoas ávidas jamais ficarão saciadas; a do que busca o conhecimento e a do que busca as coisas do mundo.”

463.”Crença significa que devereis preferir a verdade, mesmo que vos cause danos,à falsidade ainda que vos beneficie; que vossas palavras não excedam as vossas ações e que temais a Deus ao falardes sobre os outros.”

464.”O destino tem controle sobre a (nossa)predeterminação até que o próprio esforço produza a ruína.”
(Sayyd Radhi diz: Algo deste significado já foi mencionado, embora com palavras diferentes).

465.”A paciência e a resignação são gêmeas e são produto da alta coragem.”

466.”A maledicência é a ferramenta dos desesperados.”

467.”Muitos homens caem no extravio por este lhes ter sido endeusado.”

468.”Este mundo foi criado para o outro e não para ele mesmo.”

469.”Os Banu Umayya têm um período fixado, no qual terão o seu quinhão. Contudo, quando as divergências surgirem sobre eles, quando as hienas os atacarem, ambas (circunstâncias) os sobrepujarão.”
(Sayyd Radhi diz: “Mirwad” é uma forma derivada de irwad que significa conceder tempo, esperar por. Trata-se de uma expressão muito eloquente e maravilhosa. É como se Amirul Muminin(as0 tivesse igualado o período Omíada a uma área limitada, para o treinamento de cavalos de corrida onde se estão movimentando rumo ao limite, assim, quando chegarem à extremidade, sua organização será destruída).

470. Amirul Muminin(as) disse, elogiando os Ansar : ” Por Deus, fortaleceram o Islã com suas generosas mãos e eloquentes línguas , assim como o garrote de um ano é alimentado.”

471.”O olho é a correia da traseira.”
(Sayyd Radhi diz: Esta é uma metáfora esplendorosa; Amirul Muminin(as) iguala a parte traseira do corpo a um saco e o olho, a uma correia. Quando a correia se solta , o saco nada pode conter. De acordo com o ponto de vista de homens renomados esse é um dizer do Profeta , mas algumas pessoas atestaram ser de Amirul muminin. O escritor Al Mubarrad o mencionou em seu livro, no capítulo intitulado Al Lafzu bil Huruf ( palavras de letras simples) . Nós também discutimos essa metáfora no nosso livro “Ma’jazat Al Assar an Nabawiya”).

472.”Um governante tomou posição sobre eles. Ele permaneceu altaneiro e os tornou altaneiros, até que toda a religião pôs o seu peito no chão.”

473.”Um severo tempo se abaterá sobre o povo, em que os ricos segurarão suas posses com unhas e dentes , muito embora não lhes seja ordenado assim fazerem. Deus, o Glorificado diz:
“NÃO VOS ESQUEÇAIS DA LIBERALIDADE ENTRE VÓS” (2:237).
Durante esse tempo, os corruptos se erguerão e os virtuosos permanecerão rebaixados, aquisições serão feitas (as custas dos) indefesos , embora o Profeta (saas) tenha proibido isso.”

474.”Dois tipos de pessoas cairão na ruína quanto a mim : aquele que me ama exageradamente e aquele que aponta (nos outros) culpas falsas e difamatórias.”
(Sayyd Radhi diz: Este dizer se coaduna com outro, a saber: “duas categorias de pessoas serão arruinadas, quanto a mim: aquele que me ama exageradamente e o malquerente e malicioso”).

475. Foi perguntado a Amirul Muminin(as) sobre a unicidade de Deus e sua justiça, e ele respondeu : “Unicidade significa que vós não poeis sujeitá-lo às limitações da vossa imaginação e a justiça significa que não podeis culpá-lo ( de nada).”

476.Não há bem algum em silenciarmos quanto a assuntos que envolvam a sabedoria, assim como não há bem algum em falarmos sem conhecimento ( de causa).”

477. Amirul Muminin(as) disse em sua oração que pedia chuva:
“Ó Deus meu, envia-nos chuva por meio de nuvens submissas , não por meio das rebeldes “.
(Sayyd Radhi diz : Esta é uma expressão de maravilhosa eloqu~encia, porquanto o Amirul muminin(as) igualou a nuvem que é acompanhada de trovões, ventos e clarões, com camelos indomáveis que atiram fora suas selas e derrubam seus montadores e igualou as nuvens que estão livres dessas coisas às camelas submissas , que são facilmente ordenhadas e obedientes quando montadas).

478. Foi dito a Amirul Muminin(as) : “Desejaríamos que tingisses teus cabelos brancos, ó Amirul Muminin!” Então ele respondeu: “O tingimento é um modo de adorno, sendo que estamos num estado de tristeza.”
(Sayyd Radhi diz : Amirul Muminin(as) se refere à morte do Mensageiro de Deus (saas) ).

479.”O combatente para o bem da causa de Deus que se torna mártir, não terá melhor recompensa do que aquele que permanece casto, a despeito do meio (corrupto0 em que vive. É bem possível que essa pessoa se torne um dos anjos.”

480.”O contentamento é uma riqueza que não se exaure.”
(Sayyd Radhi diz; Algumas pessoas relataram que esse é um dizer do Mensageiro de Deus (saas) ).

481. Quando Amirul Muminin(as) colocou Ziad Ibn Abih no lugar de Abdullah Ibn Abbas, na Pérsia , com os rendimentos do lugar, teve uma longa conversa com ele, na qual o proibiu de avançar na restauração das rendas. Então, ele disse : “Age com justiça, afasta-te da violência e da injustiça, porque a violência os fará esquecer seus domicílios e a injustiça fará com que fiquem de prontidão para pegar em armas.”

482. “O pior pecado é aquele que o praticante toma como leve.”

483.”Deus não tornou obrigatório , ao ignorante, que aprendesse, até que tornasse obrigatório , ao instruído, que ensinasse.”

484. “O pior camarada é aquele para o qual o formalismo tem de ser observado.”
(Sayyd Radhi comenta: Isto é porque o formalismo é inseparável dos revezes e é um mal causado por um camarada para quem é observado. Portanto, é o pior dos camaradas).

485.”Se um crente enraivece a seu irmão, isso significa que ele o deixará.”

- voltar -