Para Muawiya

“Este é o tempo em que deves tirar proveito , observando o claro ponto de vista dos assuntos principais, porque tens estado trilhando o caminho dos teus antepassados, ao fazer reivindicações errôneas e espalahndo noções falsas e não verazes, reivindicando para ti mesmo o que está acima de ti e exigindo o que não é para ti, porquanto queres fugir do que é direito e te revoltares contra o que está mais ligado à tua carne e ao teu sangue, ou seja, o que tem sido escutado pelos teus ouvidos, e tem enchido o teu peito. e depois de abandonar o que é direito nada mais permanece , a não ser o evidente extravio; e depois de considerar a clara afirmação, nada mais haverá a não ser a confusão. Deves portanto, guardar-te contra a dúvida e so maus efeitos da confusão, porque há muito tempo que o extravio abriu suas asas e o seu brilho cegou os olhos.
Recebi tua carta que está repleta de elocuções impolidas, as quais enfraquecem a causa da paz; e de expressões insensatas , as quais não foram preparadas com conhecimento e tolerância.
Em razão disso te tornaste como um que afunda no pântano ou que tateia na escuridão. Chegaste a uma posição em que se torna difícil aproximar-te dos sinais da diretriz , deles estando privado. Com marcos distantes para poder alcança-los. Equipara-se a estrela Anuq, em altura.
Deus nos livre de que tu venhas a estar encarregado dos negócios do povo, após assumires a autoridade como califa, ou qur venha a tomar uma medida concedendo-te autoridade sobre qualquer pessoa.
Portanto, de agora em diante guarda-te e fica cauteloso, porque se te excederes o povo de Deus (será forçado) a investir sobre ti, dificultando-te os assuntos e aquilo que é aceito de ti hoje não mais será aceito. Wassalam.”

- voltar -