(Escrita aos povos de várias regiões , descrevendo o que aconteceu entre ele e a outra facção em Siffin)

“Tudo começou com o fato de nós e os sírios nos defrontarmos, embora acreditemos no único e mesmo Deus, e no mesmo Profeta, e a nossa mensagem islâmica seja a mesma.
Não queríamos que acrescentassem nada a crença em Deus ou à consciência sobre seu Profeta (saas) , tampouco eles queriam que adicionássemos tais coisas ( a religião). Deveras, havia uma completa unidade, exceto no fao de que diferíamos quanto à questão do sangue de Othman, enquanto estivemos nela envolvidos.
Nós sugerimos a eles que acalmassem a situação, apagando o temporário acesso de ira das pessoas , até que os assuntos se aquietassem e se estabilizassem, quando então ganharíamos força para colocá-los nos eixos. Entretanto, disseram que ajustariam as questões pela guerra. Recusaram a nossa oferta e assim, a guerra abriu suas asas, e veio para ficar. Suas chamas se elevaram e tornaram-se vigorosas. Quando a guerra nos bateu e nos mostrou suas garras , bem como a eles, aceitaram o que havíamos proposto.
Então concordamos com o que sugeriram e nos apressamos a satisfazer suas demandas. Agora, quem dentre eles aderir a isto será salvo da ruína por Deus e aquele que mostrar obstinação e insistência no erro terá o contrário, são aqueles cujo coração foi cego por Deus, sendo que os males lhes rodearão as cabeças.”

- voltar -