(Quando Amirul Muminin acampou em hazirin, na sua volta de Siffin, escreveu o seguinte testamento para o Imam Hasan)

“Do pai que está(prestes) a morrer, que se conscientizou das asperezas dos tempos, desistiu da vida ( terrena), submeteu-se ás horas, conhece os males do mundo,vive na moirada dos mortos e está afeito a deixar a qualquer momento para o filho que anseia pelo que não é para ser obtido, trilha o caminho dos que morreram , é vítima das enfermidades, está enredado nos dias, é alvo das asperezas, escravo do mundo, mercador das suas decepções, devedor dos desejos, prisioneiro da mortalidade, aliado das preocupações, vizinho das tristezas, vítima das apreensões , que tem sido sobrepuado pelos desejos e é sucessor dos mortos.
Agora, (deves saber que) aquilo que aprendi do fato de o mundo virar as costas para mim, com o ataque violento do tempo contra mim e com avanço do outro mundo em direção a mim é o suficiente para me coibir de recordar qualquer coisa senão a mim mesmo e de não pensar exceto em mim mesmo. Mas foi somente quando eu me restingi as minhas próprias preocupações, deixando de lado as apreensões dos outros, que a minha inteligência me protegeu quanto aos meus desejos. Isso esclareceu a mim os meus assuntos e me conduziu a seriedade, em meio a qual não havia embuste, e a verdade , que não era tocada pela falsidade. Aí, encontrei em ti uma parte de mim mesmo, ou melhor, encontrei em ti o meu todo, tanto que se alguma coisa te acontecia, parecia tão duro como se acontecesse a mim; e se a morte viesse a ti, pareceria tão duro como se fosse acontecer a mim.
Então eu escrevi este pqueno conselho como um instrumento de ajuda por meio do qual , meu filho, aconselho-te a temeres a Deus, a agires segundo suas ordens, a encheres o teu coração com a sua lembrança e a te agarrares ao seu vínculo. Laço algum é mais confiável do que o laço entre ti e Deus , desde que o aceites.
Estimula teu coração com orações, amortece-o com a renúncia, energiza-o com a firme crença, ilumina-o com a sabedoria , humilha-o com a recordação da morte , faze-o crer na mortalidade, faze-o ver os infortúnios deste mundo, faze-o temer a autoridade do tempo e a severidade do encargo das noites e dos dias, coloca perante os eventos dos povos passados, relembra-o do que aconteceu aqueles antes de ti e dá uma caminhada por entre suas cidades e ruínas, para veres o que fizeram e do que fugiram, e para onde foram e permaneceram. Verás que eles deixaram os seus amigos , sendo que estão em solidão. Brevemente tu também será como um deles. Portanto, trata do teu lugar de estada e não vendas a tua outra vida por este mundo. Deixa de discutir sobre o que não sabes e de falar sobre o que não te diz respeito.fica longe da trilha em que temes te extraviar, porque reprimir-se ( de se movimentar) onde há o risco do extravio é melhor do que movimentar-se dentro desse perigo.
Pede aos outros que sejam bons; estarás desse modo entre os bons. Faz cm que outros desistam do mal com as tuas boas ações , bem como com a tua fala e conserva-te afastado o mais que puderes, daquele que o comete. Combate, à maneira de Deus, como deves combater; que o ultraje dum vilipendiador não te detenha quanto ao assuntos de Deus.Mergulha nos perigos para o bem do que é certo, onde se encontrem. Adquire introspecção dentro da lei religiosa .
Habitua-te a resignar-te (diante) dos sofrimentos, uma vez que o melhor teste para o caráter é a resignação nos assuntos do que é certo. em todos os teus negócios dedica-te a Deus, porque assim estarás porfiando por um abrigo seguro e por um fortíssimo protetor.
Deves pedir somente a Deus, porque em suas mãos encontra-se tudo a ser dado ou retido. Procura o bem tanto quanto puderes. entende meu conselho e não vires as costas a ele, porque a melhor fala é aquela que traz benefício. fica sabendo que não há bem algum no conhecimento que não traz benefício; e se do conhecimento não se fizer uso, então sua aquisição não se justificará.
Ó filho meu, quando eu notei que estava com uma idade avançada e que aumentava minha fraqueza , apressei-me com meu testamento para ti e trouxe à baila salientes pontos dele para que a morte não me surpreendesse antes que eu te divulgasse o que vai em meu coração, ou que a minha argúcia fosse afetada como o foi meu corpo, ou que as forças das paixões ou os desmandos do mundo se assenhorassem de ti, tornando-te igual a um camelo teimoso.Em verdade, o coração de um jovem é como uma terra inculta. Aceita qualquer coisa que nele seja lançada. Então eu me apresso em te moldar de modo adequado antes que o teu coração endureça e tua mente se congestione , para que estejas pronto a aceitar por meio da tua inteligência, os resultados da experiência de outros estejas a salvo de passar, tu mesmo, por essas experiências. Desse modo, evitarás a vicissitude de as procurar e as dificuldades de as experimentar.
Assim, estás começando a conhecer o que passamos e mesmo aquelas coisas que talvez tenhamos deixado escapar estão se tornando claras para ti.
Ó filho meu, muito embora eu não tenha a idade que tunham aqueles antes de mim, sempre procurei imitar suas realizações e mditar sobre os acontecimentos. Caminhei entre as suas ruínas a ponto de me considerar um deles. Como de fato, em virtude dos seus negócios que me foram dados a conhecer, é como se eu tivesse vivido com eles, desde o primeiro até o último. eu estava, portanto, capacitado a destacar a sua sujeira da sua limpeza, o seu benefício do seu dano.
Selecionei para ti a nata daquelas questões, coletei para ti seus pontos bons e afastei os pontos inúteis. Uma vez que eu me sinto, em relação aos teus assuntos, como um pai deve sentir-se, pretendo dar-te o treinamento que imaginei quando tivesses avançado m idade e fosses novato no palco do mundo, possuísses intenção altaneira e coração puro; então eu poderia começar com o ensinamento do Alcorão e da sua interpretação, das leis do Islã com seus preceitos, suas realidades lícitas e ilícitas , (achando que) não deveria ficar confuso como outros ficaram, por causa das suas paixões e pontos de vista. Portanto a despeito de não gostardes de ser admoestado, achei preferível tornar forte esta posição, a te deixar numa outra em que não acho que fiques a salvo de caíres na destruição.
Tinha esperança de que Deus te ajudasse por causa da tua retidão e te guiasse por tua resolução. em consequência, escrevi, este testamento para ti.
Fica sabendo, ó filho meu, que aquilo que mais desejo que adotes do meu testamento é o temor a Deus, que restrinjas ao que Deus tornou obrigatório e que sigas as ações dos teus antecessores, bem como as pessoas virtuosas da tua família, poquanto não mediram esforços no sentido de terem para si aquilo que tu gostarias de ter para ti, e tratavam dos seus negócios como tu gostarias de tratar ( dos teus).
além do mais, seus pensamentos os levaram ao desencargo das obrigações que vieram a conhecer e a desistirem daquilo que não era dado cometerem. Caso o teu coração não aceite isto sem adquirir conhecimento, como eles adquiriram, então a tua busca deverá ser, primeiramente, aquela do entendimento e do aprendizado e não( a que te fará) cair em dúvidas ou te enredae em querelas. E antes que vagueies por entre estas coisas deverás começar por buscar a ajuda de Deus e por te voltares a ELE para ( conceder-te) competência e te manter à parte de tudo que te possa levar a dúvida ou arremessar-te ao extravio.
Quando te certificares de que o teu coração está puro e humilde e os teus pensamentos concatenados , quando tiveres apenas um pensamento , sobre esse assunto, então compreenderás o que eu te tenho explicado; porém se não tens sido capaz de aquilatar este trecho de observação, então ficas sabendo que estás pisando ( em falso), feito um camelo cego, e vagando na escuridão onde um anelante da religião não gostaria de vagar nem criar confusão. é melhor que evites isso.
Leva em consideração o meu conselho , meu filho, e fica sabendo que aquele que é o mestre da morte também o é da vida , que o criador que causa a morte, que aquele que destrói e também o restaurador da vida e que aquele que inflige a enfermidade é também o que cura.
Este mundo continua da maneira que Deus o fez , em relação aos prazeres, as provações , as recompensas do dia do julgamentoe de tudo o que ELE deseja e do que não sabemos. Se algo deste conselho não for por ti entendido , atribui isso a tua ignorância porque quando nasceste , nasceste ignorante. Depois adquiriste conhecimentos. Há matérias das quais és ignorante e nas quais tua visão primeiro divaga e se distrai; então, tu as compreendes e as vês. Portanto, apega-te a aquele que te criou , te nutriu e te ordenou. Teu culto deverá ser a ELE, teu desejo deverá ser relacionado a ELE e teu temor deverá ser a ELE.
fica sabendo, meu filho, que ninguém recebeu mensagens de Deus como o Profeta (saas), por conseguinte, considera-o na tua dianteira e um líder rumo à libertação. em verdade, mesmo se tentares, não conseguirás adquirir a introspecção para o teu bem estar como a que tenho quanto a ti.
Sabei, meu filho, que se houvesse hvido um parceiro junto a Deus, os mensageiros deste teriam vindo a ti, e tu terias tomado conhecimento dos seus feitos e das suas qualidades. Porém, Deus é uno, e se fez conhecer. Ninguém pode contestar sua autoridade. ELE procede de sempre e será para sempre. Existe antes do que todas as coisas , sem qualquer começo, permanecerá depois de todas as coisas , sem qualquer fim. é grandiosíssimo para ser aquilatado pelo coração ou pelos olhos. Quando tiveres entendido isso, então farás o que deve ser feito por aquele que é igual a ti, dada a sua baixa posição, falta de autoridade, crescente incapacidade e grande necessidade quanto a Deus, que busca a obediência a ELE, teme a punição e se conscientiza da sua ira, porque ELE não nos ordena senão a virtude e não nos salvaguarda senão do mal.
Filho meu, tenho te informado sobre o mundo, das suas condições, da sua decad~encia e da sua transitoriedade, e tenho te informado do outro mundo e do que tem sido guardado para os que nele habitem.
Tenho te lembrado os provérbios e ajas de acordo com eles. O exemplo dos que compreendem o mundo é como o dos viajantes que, estando desgostosos com um lugar assolado pela seca , põem-se à procura de um lugar verdejante e de uma área frutífera. Então, no caminho, passam por dificuldades , separação dos amigos, asperezas da viage, e escassez de comida a fim de alcançarem sua área de amplidão e seu local de estada. em consequência, não sentem qualquer dor em nada disso e não consideram como desperdício nenhum gasto. Nada é mais louvável para eles do que aquilo que os leva mais próximo a sua metae o seu local de estada.
O exemplo dos que são enganados por este mundo é como o dos indivíduos que viviam numa área verdejante e foram levados para outra , assolada pela seca. De mod que , para eles, nada foi mais detestável ou abominável do que terem deixado o lugar onde viviam e terem ido para um local onde atingiram o inesperado , ali chegando.
Ó filho meu, faz de ti a medida entre ti e os demais. Desse modo, quererás para os outros o que queres para ti mesmo e odiarás para os outros o que odeias para ti mesmo.
Não oprimas, como não queres ser oprimido. Faz o bem aos outros como gostas que o bem seja feito para ti. considera ruim para ti o que consideras ruim para os outros. Aceita dos outros , como os outros aceitam de ti.
Não fales sobre o que não sabes , embora o que sabes seja muito pouco. Não digas aos outros o que não gostas que seja dito a ti.
Fica sabendo que a auto-admiração é contrária à propriedade ( da ação) e uma calamidade para a mente. Portanto, aumenta o teu exercício intelectual e não te tornes o tesoureiro para outros. quando estiveres sendo guiado no caminho certo, rebaixa-te diante de Deus o mais que puderes . Sabei que na tua frente encontra-se uma estrada de longa distância e de severas adversidades e que não poderás evitá-la. Pega o teu requerido de provisões mas mantém leve o fardo.
Não suporte em tuas costas além do que puderes, senão o peso se tornará um mal para ti. Sempre que topares com alguém necessitado que puder carregar para ti as provisões, para devolve-las no dia do juízo, quando delas precisarás, aceita isso como uma oportunidade e faze que as carregue para ti.Põe nessas provisões tanto quanto fores capaz, pois parece que irás precisar delas e talvez não as poderá segurar. Se uma pessoa estiver disposta a tomar emprestado de ti, nos teus dias de bonança, para te pagar quando estiveres necessitado, não deixes escapar essa oportunidade.
Fica sabendo que em frente a ti encontra-se um vale intransponível em cuja travessia um homem levemente carregado estará em melhores condições do que um muito carregado e um homem de passos tardios estará em piores condições do que um de passadas rápidas.
Teu destino através dessa passagem, será necessariamente ou o paraíso ou o inferno.
Por conseguinte, faz o reconhecimento antes de acampares e prepara o local antes de te assentares, porquanto após a morte não haverá preparação nem volta a este mundo.
Fica sabendo que aquele que possui os tesouros dos céus e da terra tens permitido que ores a ELE e prometido a sua aceitação quanto às orações.Te ordenou que implorasses a ELE, para que te desse , e que buscasses a sua misericórdia para que tivesse misericórdia de ti.Nada colocou entre ELE e ti , nada que o vedasse de ti. Não requereu que obtivesses um mediador junto a ELE, e, se errares, sabe que ELE não te impede de arrependeres. Não se apressa no castigo. Não te escarnece por te arrependeres nem te humilha quando a humilhação é conveniente para ti. Não é severo ao aceitar o arrependimento.
Não te questiona com dureza sobre os teus pecados. Não te desaponta na sua misericórdia. Outrossim, considera a abstenção do pecado uma virtude. ELE conta o teu pecado pequeno como um, enquanto conta tua pequena virtude como dez. Tem aberta para ti a porta do arrependimento. De modo que sempre que o chamares , ouvirá o teu chamado e sempre que sussurrares , saberá do teu sussurro. coloca perante ELE tuas necessidades, desmascara-te diante dele, queixa-te a ELE das tuas preocupações, procura-o para que resolva os teus problemas, busca a sua ajuda para os teus negócios e pede a ELE os tesouros da sua misericórdia, que ninguém mais tem o poder de dar, a saber, a longevidade, a saúde, o aumento das provisões. E eis que ELE colocou as chaves do seu tesouro nas tuas mãos, no sentido de que te mostrou a maneira de lhe pedir.
Portanto, sempre que quiseres poderás abrir as portas dos seus favores com a oração e fazer com que as chuvas copiosas da sua mercê caiam sobre ti. A demora na aceitação da oração não deverá desapontar-te , porque a concessão será feita de acordo com a medida da tua intenção. algumas vezes, a aceitação é demorada tendo em vista constituir uma fonte de maior recompensa ao pedinte e uma melhor concessão ao que aguarda. Outras , tu pedes uma coisa e esta não é dada , mas outra coisa melhor te é concedida mais cedo ou mais tarde, ou uma coisa é tirada de ti para algum grande bem,porque às vezes tu pedes uma coisa que constituirá a ruína da tua fé, se te for dada. De modo que o teu pedido terá de ser para as coisas cuja beleza seja duradoura e cuja carga deverá permanecer longe de ti. quanto à riqueza , não te será duradoura, tampouco viverás para ela.
Fica sabendo que foste criado para o outro mundo, não para este, para a destruição, não para a eternidade e para morreres , não para viveres. Estás num lugar que não te pertence , numa casa de preparação para a passagem para o outro mundo. Estás sendo caçado pela morte, da qual o fugitivo não poderá escapar , uma vez que ela certamente o alcançará. Assim, fica de guarda quanto a ela, para que não te surpreenda num tempo em que estejas um estado pecaminoso, pensando em te arrependeres , mas criando uma barreira entre ti e o arrependimento. Nesse caso, irás arruinar a ti mesmo.

Recordando a morte
Ó filho meu, recorda muitíssimo a morte e o lugar para onde terás repentinamente de ir, e persegue a morte para que, quando ela chegar , já estejas de guarda quanto a isso, e já tenhas te preparado para isso, resultando que ela não virá a ti de surpresa. Acautela-te para que não sejas enganado pela inclinação das pessoas ao mundo e pelas suas agitações acerca dele. Deus já te preveniu sobre o mundo e este já te informou acerca de seu caráter mortal e desvelou-te os seus males. Aqueles que o buscam são como cães que ladram, ou carnívoros que se odeiam. Os mais fortes devoram os mais fracos e os maiores passam por cima dos menores. Alguns são como reses amarradas e outros são como reses soltas que perderam o tino e correm errantes em trilhas desconhecidas. São rebanhos de calamidades que vagam por vales acidentados. Não há boiadeiro que os detenha nem pastor que os leve a pastar.O mundo os pôs na trilha da cegueira e os desviou dos minaretes da diretriz. Estão portanto, atordoados, enterrados nos prazeres. Tomaram o mundo por bom e este com eles brincou. Eles também brincaram com ele e se esqueceram do que havia além.
A escuridão está desaparecendo suavemente. Como se os viajantes tivessem sentado e os instigadores logo se juntassem ( a eles).Fica sabendo que cada um que está sendo transportado na carruagem da noite e do dia está sendo levado por ela, muito embora esteja parado, e está cobrindo distância , muito embora em descanso.
Fica sabendo que, por certo, não poderás satisfazer os desejos e nem exceder o que está destinado. estás na trilha dos que o precederam.
Portanto, sê humilde na procura e moderado no ganho, porque a procura freqüente leva à privação. Todo procurador da subsistência nem sempre a consegue, tampouco todo aquele moderado na procura é privado . Conserva-te acima de toda coisa indigna , ainda que esta leve aos teus objetivos almejados , porquanto não terás retorno algum para o teu próprio respeito, daquilo que gastares.
Não sejas escravo dos outros, porque Deus te fez livre. Não há bem no conforto que foi conseguido mediante a desgraça (dos outros).
Toma cuidado para que os portadores da cupidez não te levem e te façam descer as corredeiras da destruição. Se puderes fazer com que não haja nenhuma pessoa rica entre tu e Deus, faze-o , porque , de qualquer maneira, enconntrarás o que é para ti e pegar´s o teu quinhão. o pouco, recebido diretamente de Deus, o glorificado, é mais digno do que o muito recebido por meio da obrigação as criaturas, embora tudo venha de e é para Deus.

Uma série de conselhos
É mais fácil retificares o que deixas de ganhar pelo silêncio do que asseurares o que perdes , falando. O que quer que esteja numa vasilha pode ser retido fechando-se a tampa. Agrada-me que retenhas o que está em tuas mãos do que procurares o que está nas mãos dos outros.
O trabalho manual com castidade é melhor do que a riqueza de uma vida viciosa. O homem é o melhor guardião dos seus próprios segredos. Com frequência o homem porfia por aquilo que lhe causa dano.
Aquele que muito fala o faz sem nexo. Aquele que pondera, percebe.
Associa-te com indivíduos de virtude, tornar-te-ás um deles.
Conserva-te à parte dos indivíduos de vícios; ficarás a salvo deles.
O pior alimento é aquele que é ilícito. a opressão aos fracos é a pior opressão. Quando a bondade é inadequada, a aspereza é bondade.
Com frequência a cura é doença e a enfermidade é cura. Frequentemente o que deseja o mal dá conselhos corretos , ao passo que o que deseja o bem trapaceia.
Não procures depender das esperanças , porque estas são os esteios dos tolos.
É sábio preservarmos as experiências. Tua melhor experiência é a que te ensina lições. Faz uso das horas de lazer antes que mudem para (horas) de tristeza.
Todos os que procuram não chegam lá, e todos os que partem não voltam.
Perdermos as provisões e angariarmos o mal para o dia do julgamento significam a ruína. Todo assunto tem uma consequência. Aquilo que te está destinado brevemente virá a ti. Um mercador está sujeito a riscos. Com frequência uma quantia pequena é mais benéfica que uma grande.
Não há bem num ajudante ignóbil, tampouco num amigo suspeito.
Sê complcente com o mundo enquanto ele está ao seu alcance. Não te exponhas a riscos sobre nada, na esperança de mais do que isso. Cuidado para que o sentimento de inimizade não te domine.
Porta-te, em relação a teu irmão, de maneira que se ele não levar em consideração o parentesco, tu o levarás; quando ele se mostrar arredio, deverás ser bondoso para com ele, e procurar aproximar-te dele, quando ele economizar, tu gastarás por ele. Quando se afastar, aproxima-te dele, quando for áspero, serás bondoso, quando ele cometer um erro, pensarás numa desculpa para ele, como se tu fosses o escravi e ele o teu amo. Mas toma cuidado para que isso seja feito apropriadamente para que não te comportes assim com um indivíduo intratável.
Não tomes um inimigo do teu amigo por amigo, porque estarás assim antagonizando o teu amigo. Dá conselhosverdadeiros a teu irmão, sejam eles suaves ou amargos. Procura engolir a seco a tua raiva, porque não há algo mais plausível que isso, no final, e nada mais prazeiroso , como consequência.
Sê bondoso com aquele que é áspero contigo, pois é provável que logo se torne bondoso em relação a ti.
Trata o teu inimigo com favores porque , dos dois expedientes, o de nos vingarmos e o de prestarmos favores, este último é o mais adequado. Se pretendes cortar relações com um amigo, deixa-lhe alguma oportunidade com a qual possa reatar a amizade, algum dia , se é que isso venha a ocorrer.
Caso alguém tenha um bom conceito sobre ti , prova que é verdade.
Não desconsideres os interesses do teu irmão que dependam dos teus termos em relação a ele , porque ele não será teu irmão se não lhe levares em consideração os interesses. Teu povo não deverá ser áspero contigo. Não te inclines na direção daquele que se afasta de ti.
Teu irmão não deverá ser mais firme na sua desconsideração ao parentesco do que tu és na tua consideração ao mesmo, e deverás exceder-te em fazer o bem a ele, mais do que ele em fazer o mal a ti.
Procura não te sentires muito oprimido quando alguém te oprime, pois ela estará tão somente ocupada com se prejudicar e te beneficiar. a recompensa daquele que te te causa prazer não é que tu lhe causes desprazer.
Fica sabendo, meu filho, que o modo de vida é de duas espécies: o modo de vida que tu buscas e o modo de vida que busca a i, que é de tal maneira ( intrincado) , que se tu não o alcançares, ele virá a ti.
Quão ruim é o nos curvarmos em tempos de necessidade e o sermos ásperos em tempos de abastança !
Deste mundo deverás ter somente aquilo com o que adornares a tua morada permanente. Se choras por aquilo que te escapou das mãos deves também chorar por aquilo que de maneira alguma te chegou às mãos. Infiremos sobre o que ainda não aconteceu do que já tenha acontecido, porque as ocorrências são iguais.
Não sejas como aqueles cujas orações não os beneficiam a não ser que sejam afligidos pelo sofrimento, pois os sábios se instruem com o ensinamento enquanto os animais não aprendem, a não ser com pancadas. Guarda-te das investidas da apreensão com a firmeza da resignação e a pureza da crença. Aquele que desiste da moderação comete excessos.
O companheirismo é como o parentesco. Amigo é aquele cuja ausência também prova ser amizade. A paixão é parceira do dissabor. Não raro, os que se encontram próximos estão mais afastados dos que se encontram distantes e os que se encontram distantes estão mais próximos dos que se encontram por perto. Um estranho é aquele que não tem amigo algum. aquele que transgride o que é direito torna estreita a sua própria passagem. Aquele que se restringe a sua posição nela permanece constante. a intermediação mais confiável será aquela que adotares entre ti e Deus.
Aquele que não se importar com os teus interesses será teu inimigo.
Quando a cupidez leva à ruína aprivação é uma aquisição. todos os defeitos não v~em à baila e todas as oportunidades não têm recorrência. Não raro, um indivíduo de visão perde a trilha, ao passo que um cego segue pelo caminho certo. Retarda um mal, porque serás capaz de o aviar sempre que desejares. O desrespeito do ignorante à afinidade é igual ao respeito do sábio à mesma. Aquele que toma o mundo como seguro é por este traído e aquele que o considera grande é por ele humilhado. Nem todo aquele que atira atinge.
Quando a autoridade muda ,os tempos mudam. consulta o amigo antes de tomares um rumo e o vizinho antes de alugares uma casa.
cuidado, não deverás mencionar no teu discurso aquilo que causará risos, mesmo que o relates de outros.
Não te consultes com as mulheres pois que o ponto de vista delas é fraco e sua determinação é instável. Faz com que cubram os olhos , mantendo-os sob véus, pois que a restrição dos véus as preservará.
A saída delas ( fora de casa) não será pior do que permitires que um homem não confiável as visite. Se puderes fazer com que não conheçam ninguém ( que não seja lícito) , faz isso. Não permitas que uma mulher tenha outros negócios a não ser com ela mesma , porquanto uma mulher é uma flor , não um administrador. Não lhe dê consideração além ( do que merece). Não a encorajes a interceder por outros. Não demonstres suspeitas infundadas , porque isso levará uma mulher correta a cometer o mal e uma mulher casta à deflexão.
Para todos , dentre os teus criados , fixa um trabalho que os faça responsáveis. Dessa maneira, eles não jogarão a tarefa uns sobre os outros. Respeita os teus parentes , porque constituem as asas com as quais poderás voar, as origens para as quais poderás retornar e as mãos com as quais poderás atacar.

Prece Final
Coloco à disposição de Deus a tua religião e o teu mundo e imploro a ELE o melhor para ti, com respeito ao próximo e ao remoto, a este mundo e ao outro.”

- voltar -