Endereçada a Mohammad Ibn Abu Bakr, quando Amirul Muminin o apontou como governador do Egito

“Comporta-te humildemente com as pessoas , mantém-te gneroso, recebe -as de coração aberto, dispensa-lhes tratamento igual,para que os grandes não esperem injustiça de ti em favor deles e os pequenos não fiquem desesperançados quanto a tua justiça em relação a eles. Deus com toda certeza vos questionará, ó criaturas acerca das vossas ações, pequenas ou grandes, ocultas ou paladinas.
Se ELE vos castiga, é por causa que vós tendes sido opressores, e se vos perdoa é porque é o Mais Generoso.
Sabei ó criaturas de Deus, que os tementes têm participado das alerias deste transitório mundo bem como das do mundo vindouro, porque elas envolveram os indivíduos deste mundo em seus assuntos terrenos , ao passo que os indivíduos não participaram delas nas questões do mundo vindouro. Viveram neste mundo a melhor maneira de se viver e consumiram as melhores comidas e consequentemente, desfrutaram aqui tudo aquilo que os de vida fácil desfrutam e garantiram nele tudo o que os arrogantes e os frívolos asseguram.
então se foram dele após munirem-se de provisão suficiente para o fim da jornada, depois de efetuarem uma proveitosa transação. Provaram o prazer da renúncia do mundo enquanto estavam nele e acreditaram firmemente que no dia vindouro, na outra vida , estariam próximos de Deus, quando seus chamados não seriam rejeitados, tampouco seu partilhar de prazeres seria pequeno. Por conseguinte, ó criaturas de Deus, temei a morte e suas consequências e aprontai-vos com tudo aquilo que é necessário para tanto. Ela poderá acontecer como um grande evento, tanto como um bem em que não haverá mal algum, ou como um mal em que não haverá bem algum.
Quem é que está mais perto do paraíso do que aquele que por ele trabalha , e quem é que está mais perto do inferno do que aquele que por ele trabalha ?
Vós estais sendo perseguidos pela morte. Se parardes ela vos pegará; se fugirdes dela , ela vos alcançará. Ela está mais apegada a vós do que a vossa reflexão. a morte está ligada aos vossos topetes, enquanto que o mundo está sendo entrelaçado por detrás de vós.
Assim sendo, temei o fogo cuja concavidade é profunda, cujas chamas são severíssimase cujo castigo é inusitado. Trata-se de um lugar em que não há misericórdia. Nenhum chamado é nele ouvido. dor alguma é nele aliviada.Se for possível para vós terdes severo temor a Deus e depositardes confiança nele, então tende e depositai, porque toda pessoa pode ter esperança em Deus, na medida de seu temor a ELE.
Em verdade, o mais esperançoso em Deus é aquele que mais o teme.
Ó Mohamad Ibn Abu Bakr, fica sabendo que te dei o encargo do Egito que constitui uma das minhas maiores forças. Assim, estás encarregado do dever de te opores as tuas paixões e de servires de escudo quanto á tua religião, ainda que tenhas apenas uma hora no mundo; e não causes a ira de Deus para agradares os outros, porque haverá recompensa para estes em Deus, mas não haverá recompensa para Deus neles. Recita as orações nas horas determinadas. Não as recites mais cedo com o intuito de teres mais tempo (disponível) para o lazer, nem as atrases por causa de ocupações urgentes. Lembra-te de que cada ato teu depende da tua oração.

(outra parte da mesma carta)
O líder da diretriz e o líder da destruição não podem ser iguais, tampouco o amigo do Profeta e o seu inimigo. O Profeta de Deus(saas) me disse que ” com relação ao meu povo, não temo nem pelo crente, nem pelo descrente; quanto ao primeiro, Deus lhe concederá proteção por ser crente, e quanto ao segundo, Deus o humilhará por ser descrente. Mas temo por todo aquele dentre vós que for hipócrita de coraão e erudito no falar, ele fala aquilo que tendes como bom, mas faz aquilo de que não gostais.”

- voltar -