Endereçada ao povo de Kufa , ao tempo de sua marcha de Madina a Basra

“Do servo de Deus, Ali, o comandante dos crentes, ao povo de Kufa, cujos integrantes são os primeiros entre os apoiadores e chefes dos árabes.
Estou vos informando sobre o o que aconteceu a Othman, de maneira que ao ouvirdes ( a informação) será como a verdes. As pessoas o criticavam e eu fui o único, dentre os Muhajirin que tentou agrada-lo ao máximo, e ofende-lo no mínimo. Quanto a Tal’a e Zubair, suas mais brandas atitudes para com ele foram duríssimas e suas mais suaves vozes foram ásperas. Também A’isha se enraiveceu com ele.
Conseqüentemente, um grupo o dominou e o matou. Então o povo me jurou fidelidade, não pela força ou pela compulsão, mas por obediência e por livre e espontânea vontade.
Deveis saber que Madina ficou vazia de seus residentes, pois estes a abandonaram. Ela está fervendo como uma caldeira e a rebelião se fixou em seu eixo, movendo-se a todo vapor. Assim sendo apressai-vos em comparecer perante o vosso Emir e ponde-vos a caminho para combater o vosso inimigo, se Deus assim o quiser.”

- voltar -