Ditos do Imam Ali al-Redha (A.S.)

“Aquele que compara Deus com Suas criaturas é um politeísta, e aquele que atribui algo que não é divino a Deus não é fiel”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

“Fé significa executar e cumprir os deveres obrigatórios e evitar cometer os atos proibidos. Fé é reconhecer e conhecer (Deus) através do coração, admitir e confessar através da língua e praticar através das partes do corpo”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

Ao descrever o Alcorão o Imam Ali al-Redha (A.S.) disse: “Ele é uma corda que liga à Deus, o caminho ideal e um modelo, ele orienta e leva ao paraíso, e é o salvador do fogo do inferno. Ele não se desgasta com a passagem e o fluxo do tempo. Mais ainda, sua repetição contínua e recitação através da língua não o desvalorizaram ou depreciam, pois, não é feito para existir por um determinado período de tempo. Em vez disso, é uma prova lógica para todos os seres humanos. A falsidade não o atinge nem na frente nem atrás, nem aos seus lados. Ele foi revelado por Deus, O Mais Sábio, O Digno de Louvor!”

Ao ser perguntado sobre o Alcorão o Imam Ali al-Redha (A.S.) disse: “É a falade Deus, não ultrapasse ou siga adiante dele, procurema orientação apenas nele, caso contrário, vocês irão se extraviar”.

O Imam Ali al-Redha (A.S.) disse: “Deus terá compaixão e misericórdia do servo que revive os nossos assuntos”. Então foi perguntado: “E como é que os seus assuntos serão revividos?” Ele respondeu: “Ao aprender sobre o nosso conhecimento e ensiná-lo ao povo”.

“Mesmo se Deus não tivesse advertido as pessoas a respeito do paraíso e do inferno, ainda assim seria obrigatório que elas obedecessem Ele, devido aos Seus seus favores e gentilezas que recaem sobre todos”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

“Deus ordenou três coisas no Alcorão que sãos próximas umas das outras. Ele ordenou a oração e a caridade. Assim, aquele que realiza a oração e não paga a caridade não terá suas açoes aceitas por Deus. E ordenou que sejamos gratos aos nossos pais, pois aquele que não agradece aos seus pais não agradece a Deus. E Deus também ordenou que nos aproximemos de nossos parentes, pois aquele que não faz isto não teme a Deus.”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

“Tenha cuidado com a cobiça e o ciúme, uma vez que estes vícios destruíram nações do passado. E cuidado com a avareza, porque é uma calamidade que não será encontrada nos homens livres e nos fiéis. O vício é algo que se opõe à fé”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

“O silêncio é uma porta entre as portas da sabedoria. De fato, o silêncio atrai o amor é a prova de todas as benesses”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

“Deus desaprova a futilidade, o desperdício da riqueza e os pedidos excessivos e desnecessários” Imam Ali al-Redha (A.S.)

“O avarento não tem nenhum conforto, o invejoso não tem felicidade e o mentiroso não tem nenhuma dignidade”. Imam Ali al-Redha (A.S.)

«
»