Atualizado em 02/02/22

Wahhabi ou Wahhabismo: é um movimento sunita criado no século XVIII e descrito como ultraconservador, extremista, austero, fundamentalista e puritano. Chegou ao poder no final do século XVIII na Península Arábica com base em uma aliança com a família real saudita. A partir de então sua ideologia radical começou a ser executada com mais força na região e até mesmo fora dela. Entre sua ideologia está a proibição de se criar mausoléus sobre os túmulos, pois alegam que seja uma forma de idolatria, e por isso destruíram todas as construções que haviam sido erguidas sobre os túmulos do cemitério de Al-Baqui, e em demais cemitérios. Assim, eles costumam incomodar violentamente os visitantes do cemitério de Al-Baqui, especialmente os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.).

Wahl: É a terra misturada com água. É chamada também de barro.

Wáli al-Faquih, ou Wilayat Al-Faqih: É a tutela do sábio que possui as condições religiosamente definidas para representar o Imam Al-Mahdi (A.F.) na administração dos assuntos ligados a nação e assumir as questões ligadas ao governo islâmico. Diferentes Marje utilizaram de sua autoridade partindo da questão da Wilayat Al-Faqih, mas formalmente o primeiro a assumir este cargo foi o Imam Khomeini (K.S.) após a Revolução Islâmica do Irã, em 1979. Após ele uma assembleia de peritos escolheu o Ayyatullah Seyyed Ali Khamenei (D.D.) como o Wáli Al-Faquih. Lembrando que esta assembleia é formada por 88 juristas religiosos de renome nos estudos e conhecimentos islâmicos.

Walid: A criança. O filho que nasce até uma semana de sua vida é chamado de Walid.

Waqf: Doação de uma propriedade para fins religiosos ou socais. Geralmente quem estabelece algo como Waqf é o próprio doador. Os doadores fazem isso para garantir que suas doações permaneçam sendo usufruídas com o passar do tempo.

Watr: É a última genuflexão feita na oração da noite, que possui 11 genuflexões. A oração de Watr possui um grande grau de recompensa e o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) recomendavam que a mesma fosse realizada, e mesmo que a pessoa não queira ou não tenha tempo hábil para fazer todas as 11 genuflexões da oração da noite é muito recomendado que pelo menos a faça, pois quem a pratica será como se tivesse feito a oração da noite por completo. O seu formato é recitar 1 vez a Surata Al-Fatiha, 3 vezes a Surata Al-Tawhid, 1 vez a Surata Al-Falaq e 1 vez a Surata Al-Nas. Após a sua realização há uma súplica a ser recitada, entre outros rituais. Ambas as orações, Shaf´ e Watr, são tão grandiosas e recomendas que Deus chegou a jurar por elas no Alcorão Sagrado.

Wudhu: É um meio religioso de purificação. Consiste da lavagem do rosto completo, das duas mãos desde os cotovelos até os dedos, de passar a mão molhada sobre parte da cabeça e sobre os pés, desde a ponta dos dedos até o peito do pé com a água restante da lavagem das mãos.

- voltar -