Atualizado em 02/02/22

Ta´ef: Ou Al-Ta´ef, uma cidade saudita que se localiza a oeste da Península Arábica e pertence a Meca, ficando ao lado da Serra de Waj. Fica a 75 Km de Meca e é rodeada por montanhas de todos os lados. A cidade está a 1700 entre 2500 metros de altura do nível do mar e possui um clima diferenciado.

Tabe´in: Os Tabe´in são a geração de muçulmanos que não viveram com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e que vieram logo após ele no 1º e 2º século. Eles conviveram na época dos Companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), portanto, receberam seus ensinamentos de segunda mão. Um Tabi´ conhecia pelo menos um Sahabah, ou seja, um companheiro que conviveu com o Profeta (S.A.A.S).

Tabe´u Al-Tabe´in: Personalidades islâmicas que conviveram com os Tabe´in.

Tafsir Al-Mu´in: De autoria do grande pesquisador e sábio Sheikh Mohammad Huwaidi. É um livro resumido de interpretação do Alcorão Sagrado, muito conhecido e usado, pois apresenta comentários detalhados e classificados por tema, e enriquecido com as narrativas e passagens do Profeta (S.A.A.S.) ou dos Imames (A.S.). O objetivo do autor foi realizar a interpretação dos versos desta forma para facilitar o entendimento e acesso dos palestrantes e oradores a temas específicos para fazerem suas apresentações. O nome completo do livro é “Tafsir Al-Mu´in, lil Wa´ezin wal Muta´ezin”.

Taha: um dos nomes do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o nome do capítulo 20 do Alcorão Sagrado.

Takbirat Al-Ihram: O dizer do muçulmano no início de sua oração: “Allahu Akbar (Deus é o maior)”, com o intuito de iniciar a oração. E durante o período da oração não se pode fazer qualquer outra coisa. 

Tan´im: É um ponto na cidade de Meca no qual se os habitantes da cidade quiserem fazer a peregrinação ou a Umrah devem intencionar o Ihram ali. Se localiza entre Meca e a região de Serf e está a aproximadamente 20 Km da cidade. Foi chamado assim porque ao lado direito há uma montanha chamada de Tan´im e ao lado esquerdo há um monte chamado de Na´em. Perto dali há um vale chamado Nu´man. 

Tarawih: significa “A oração dos descansos”. É considerada uma inovação para os seguidores da vertente xiita, pois é uma oração voluntária e não obrigatória e sendo assim não deve ser realizada de forma congregacional. Mesmo assim Omar ibn Al-Khattabt, na época 2º califa, quando questionado sobre o fato de nem o Profeta (S.A.A.S.) nem Abu Bakr terem feito esta oração desta forma, insistiu que ela deveria ser feita como ele ordenara, e a partir daí os seguidores da vertente sunita começaram a praticá-la mesmo não tendo nenhuma base na tradição profética.

Tasbih: é uma forma de recordar de Deus glorificando-o.

Tasbihat AzzahraI: É uma súplica onde se diz: 34 vezes “Allahu Akbar” (Deus é maior), 33 vezes “Alhamdullah” (Louvado seja Deus) e 33 vezes “Subhannallah” (Glorificado seja Deus).

Tawaf: É um dos rituais do Haj (Peregrinação) e consiste em rodear a Caaba. As pessoas que vão para o Haj costumam fazer o Tawaf em nome das pessoas ausentes entre seus entes queridos, amigos ou conhecidos, tanto falecidos quanto vivos. Desta forma a recompensa deste ritual chegará a eles também.

Tazkiyah: Purificação e desenvolvimento.

Tempo da Ausência: Os muçulmanos xiitas acreditam que o 12º Imam, Al-Mahdi (A.F.), está vivo e reaparecerá quando Deus lhe permitir que venha espalhar a justiça e a verdade sobre a Terra depois dela ter sido preenchida com injustiça e opressão. Este período de sua ausência é conhecido como “Tempo da Ausência’, e durante ele quem assume a liderança da nação são os sábios justos e tementes a Deus, que devem ser seguidos pelos muçulmanos.

Terra doada: É a terra ou propriedade que o fiel doa e dedica para a religião e causas sociais a fim de desfrutar de suas bênçãos mesmo após a sua morte. Hoje em dia no mundo islâmico ou não-islâmico há terras doadas que foram transformadas em Mesquitas, Husseyniyahs, escolas, universidades, casas de repouso, orfanatos, hospitais, clínicas, clubes esportivos, entre dezenas de outros segmentos de benefício religioso e social. E o benfeitor pode fazer a doação e mesmo depois de falecido continuará a receber as recompensas espirituais por ela.

Thamud: O povo de Thamud é um dos povos árabes originais que viviam na Península Arábica. Este povo teve um profeta enviado entre eles chamado de Saleh (A.S.), que foi o Mensageiro de Deus e os convocava para adoração a Deus e pedia a eles que deixassem de adorar os ídolos e as imagens. Depois do Profeta Saleh (A.S.) ter atendido sua exigência em fazer surgir um camelo da montanha eles atenderam ao chamado do Profeta e adoraram a Deus, mas depois voltaram atrás e rejeitaram a mensagem, e além disso mataram o camelo enviado como um sinal e milagre, e assim eles desafiaram Deus e o Profeta Saleh (A.S.). Nove deles planejaram uma emboscada para matar Saleh (A.S.) e sua família, então Deus castigou e aniquilou o povo de Thamud e salvou Saleh (A.S.) e os fiéis. 

Tilak: Uma cidade no estado de Sari, ao norte do Irã.

Torá: Os ensinamentos do Profeta Moisés (A.S.) unidos num único livro, considerado sagrado para os judeus. 

Tutela dos Ahlul Bait (A.S.): É a autoridade que os Ahlul Bait (A.S.) têm sobre todo muçulmano e toda muçulmana.

- voltar -