Atualizado em 02/02/22

Ra´s Al-Sanah: É o primeiro dia do ano. 

Rabazah: Cidade localizada no leste de Medina. 

Rajab: É o sétimo mês do calendário islâmico e é considerado um dos quatro meses santos juntamente com os meses de Zul Qui´dah, Zul Hijjah e Muharram. As narrativas afirmam a importância e há uma grande recomendação na prática da Omrah neste mês. 

Rak´a: Uma unidade da oração, ou seja, um ciclo inteiro da oração.

Ramadhan: É o nono mês do calendário lunar islâmico.

Rawdha: literalmente significa Jardim. Geralmente é chamado assim o local entre o púlpito do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e o local de seu sepultamento, que foi em sua casa. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Entre meu púlpito e meu túmulo há um pedaço do Paraíso”. A interpretação tem dois sentidos de acordo com as tradições, ela indica a santidade deste local por onde ele passava, rezava e discursava ou indica que o local é possivelmente onde seria enterrada a sua filha Fátima Azzahra (A.S.). De qualquer maneira ambas as interpretações indicam que este local é extremamente abençoado e sagrado, e por isso todos os muçulmanos que visitam a Mesquita do Profeta (S.A.A.S.) fazem questão de visitar o local e orar nele.

Rayahin Al-Shari´ah: Um livro de autoria do grande sábio iraniano Sheikh Zabihullah Al-Mahalati (1892 – 1895 d.C.). Ele foi um grande historiador, líder religioso, palestrante e escritor em diversas temas. Sua origem é iraniana, mas estudou, se formou e lecionou no seminário islâmico de Najaf, no Iraque. É autor de outras grandes obras. O título completo do livro é “Rayahin Al-Shari´ah, fi Ma´thar Al-Fadhilat min nisa´ Al-Shia”.

Região de Ghadir Khom: uma região localizada aprox. 200 km ao norte de Meca e 298 km ao sul de Medina, na atual Arábia Saudita. Esta região é na verdade uma bifurcação para demais regiões distantes. Neste local ocorreu o acontecimento de Al-Ghadir, no qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pediu para os muçulmanos o voto de fidelidade para o seu primeiro sucessor Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), na sua última viagem de peregrinação à Meca, no ano 10 hejríta equivalente a 633 D.C.

Ressurreição: O Dia da Ressurreição será o final dos tempos, dia em que Deus ressuscitará todos os mortos para o julgamento final. Neste dia assustador e apavorante para alguns, mas esperado por outros, ocorrerão diversos sinais citados no Alcorão Sagrado. 

Rijs: impureza, abominação, imundícies.

Rio Zayanda: É o maior rio na região central do Irã, e que passa pela cidade de Isfahan.

- voltar -