Atualizado em 02/02/22

Qaylah: um nome utilizado para dirigir-se a integrantes das tribos Ous e Khazraji.

Quibah: Um dos bairros próximos da cidade de Medina, e se localiza no sul da cidade. Nele se localiza a Mesquita de Qiba, que é a primeira Mesquita construída no Islã, erguida pelo próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Quraish: Uma grande e famosa tribo árabe, a qual o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pertencia. Quem pertence a esta tribo é chamado de “Quraishita”.

Quraishitas: São integrantes da tribo de Quraish, da descendência do Profeta Ismail (A.S.), o filho do Profeta Abraão (A.S.). É uma das mais famosas tribos árabes, a qual vive em Meca e em todo o Hijaz. Sua posição ficou mais destacada ainda quando esta tribo foi consagrada com o nascimento do senhor da humanidade, Mohammad (S.A.A.S.). Quraish foi citada no Alcorão Sagrado e há uma Surata inteira em seu nome. O nome “Quraish” se dá pela profissão que os integrantes desta tribo exerciam, que era o comércio. O nome também tem origem em “Qorush”, que significa “tubarões”. Este nome lhe foi atribuído pela força, grandeza e posição que possuíam, que se assemelhava a de um tubarão, que é superior aos demais seres marinhos. Na vida real a tribo de Quraish também era como um tubarão que comia os peixes do mar, pois essa tribo engolia as demais com sua força. 

Qusai: Ancestral do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

- voltar -