Atualizado em 02/02/22

Kaffarah: É uma prática de expiação imposta pela doutrina islâmica para se pagar por um ato cujo a doutrina considera ilícito. Normalmente a Kaffarah se dá por meio do Jejum, mas há outras formas. 

Kanz Al-Fawa´ed: Uma obra de autoria do Sheikh Abul Fath Mohammad ibn Ali ibn Othman Al-Karaji, um dos sábios do século 10 d.C..

Karbala: Cidade localizada 115 quilômetros ao sul da capital do Iraque. Nesta região ocorreu o martírio do Imam Hussein (A.S.) quando estava se dirigindo para a região de Kufa também no Iraque, mas foi impedido pelo exército de Yazid (governante da época) de prosseguir sua viagem. Milhares de simpatizantes haviam escrito cartas ao Imam Hussein (A.S.) convocando-o para liderá-los numa revolução contra Yazid, que governava de Sham, da atual cidade síria de Damasco. Foi em Karbala que Hussein (A.S.) foi martirizado e sepultado. A partir disto a região começou a ser visitada por seguidores do Imam Hussein (A.S.), que também começaram a habitar a região desértica e transformá-la em uma grande cidade com aproximadamente 1 milhão de habitantes. Ao longo dos séculos Karbala tem sido visitada por milhões de peregrinos do mundo todo, e o principal evento da cidade é o Arba´in, que é a passagem de 40 dias após o martírio do Imam Hussein (A.S.). Este evento ocorre anualmente com mais de 25 milhões de peregrinos que vem de todo o mundo para visitar e saudar o mártir Imam Hussein (A.S.) e seu irmão Abul Fadhl Al-Abbas, que foi martirizado no mesmo dia e pela mesma causa. Ambos são extremamente reverenciados pela comunidade xiita do mundo. 

Khadijah Al-Kubra: Khadijah bent Khuwailed, mãe dos fiéis e a primeira esposa do Profeta (S.A.A.S.). Foi a mãe da senhora Fátima e a primeira mulher a ingressar ao Islã, sendo isso confirmado e um ponto de concordância entre todos os muçulmanos. 

Khalil Al-Rahman: “Khalil” significa amigo ou companheiro. Também pode significar o necessitado de Deus. “Al-Rahman” é um dos atributos de Deus, e significa clemência. 

Khalil: Amigo.

Khazraj: São os filhos de Khazraj ibn Harithah ibn Tha´labah ibn Amro ibn Amer ibn Harithah ibn Tha´labah ibn Mazin ibn Azad. 

Khoms: Um imposto obrigatório sobre todo muçulmano o equivalente a 1/5 do que excede sobre seu faturamento anual após retirar suas despesas e gastos necessários. Este tributo deve ser pago ao profeta Mohammad (s.a.a.s.), seus sucessores, os Imames, ou na ausência do 12º Imam, deve ser pago ao Marje´ Al-Taqlid, ou seja, a liderança suprema islâmica a qual tem a competência e o poder de decretar e extrair as leis islâmicas de suas fontes, o Alcorão Sagrado e a Tradição do Profeta e dos Ahlul Bait (A.S.).

- voltar -