Atualizado em 02/02/22

Ibn Abbas: Abdullah, filho de Abbas, o filho de Abdel Muttaleb Al-Hashemi. Um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), grande sábio e interpretador do Alcorão Sagrado. Ele era primo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e um importante narrador, tendo narrado cerca de 1.660 passagens do Profeta (S.A.A.S.). Conhecido como “Abu Abbas” ou “Ibn Abbas”, seu apelido era “Hebr Al-Ummah”, ou seja, “O registro da nação”. Nasceu aproximadamente em 620 d.C., em Meca, e faleceu em 692 d.C., sendo enterrado em Ta´ef. Tinha 10 a 15 anos de idade quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) faleceu, e conviveu na época dos Imames Ali (A.S.), Hassan (A.S.) e Hussein (A.S.). Foi um dos famosos interpretadores do Alcorão Sagrado no século 7, e na época do Imam Ali (A.S.) foi nomeado como governante de Basra, cidade do sul do Iraque.

Ibn Abd Barr: Seu nome é Abu Omar Yousef ibn Abdullah Al-Nemri, nascido em Córdoba (Espanha) em 29 de novembro de 978 e falecido em Xativa (Espanha) em 4 de fevereiro de 1071. Era um sábio e estudioso da vertente Malekita e um grande historiador. Possui diversas obras entre tais o “Isti´ab fi Ma´rifat Al-Ashab” escrita sobre os companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Ibn abi Al-Hadid: Ezzeddin Abu Hamed Abdel Hamid ibn Hebat Allah, nasceu em Mada´em (atual Iraque) em 23 de fevereiro de 1186 d.C. Um grande sábio e poeta, com uma grande consideração pelo Imam Ali (A.S.). Escreveu uma obra interpretando o livro “Nahjul Balaghah”.

Ibn Hajr Al-Asqalani: seu nome é Shahab Al-Din Al-Asqalani ou Al-Masri Al-Sjafe´i, nasceu em 1371 d.C. e faleceu em 1449 d.C.. Um sábio, pesquisador, muçulmano da vertente sunita (shafe´i). Aprendeu sobre literatura desde cedo e começou a se aprofundar nas ciências das tradições. Viajou ao Egito, Iêmen, Hijaz e Sham. Teve dezenas de publicações sobre diversos temas.

Ibn Hajr Al-Haitami: Ahmad ibn Mohammad Al-Haitami (1503 – 1566 d.C.), nasceu no Egito e faleceu em Meca. Foi um pesquisador e orador muçulmano da vertente sunita (shafe´i), e autor de várias obras.

Ibn Huraira: Abdullah ibn Amer Al-Dusi, foi um dos companheiros do Profeta (S.A.A.S.) e nasceu em 603 d.C. no Iêmen, falecendo em Sham no ano 682 d.C. Se converteu ao Islã junto com uma comitiva que veio do Iêmen no ano 628. Era um homem extremamente pobre e foi nomeado como governante de diversas províncias na época de Omar ibn Al-Khattab, o qual por sua vez o intimou várias vezes e condenou por ter desconfiado de seu enriquecimento rápido e ilícito. É uma personalidade polêmica e suas narrações foram motivo de discussões e contradições com outros companheiros. Até mesmo o 2º califa o alertou sobre isso e o Imam Ali (A.S.) e demais companheiros também.

Ibn Mas´ud: Abdullah ibn Masoud Al-Hozli, um companheiro do profeta (S.A.A.S.) e um dos primeiros muçulmanos, e um dos quem emigrou para a Etiópia. Nasceu no século 6 em Meca e faleceu no ano 650 d.C. em Medina. Foi um conhecido narrador e um sábio, e conviveu com os primeiros califas. Foi mestre de muitos alunos, entre eles Anas bin Malik. Foi ele quem velou o corpo do famoso companheiro do Profeta (S.A.A.S.) Abu Zar e orou sobre ele antes de enterra-lo. Foi juiz durante o califado de Omar ibn Al-Khattab.

Ibn Qutaybah: Abu Mohammad Abdullah ibn Abed Majud ibn Muslim ibn Taqiyah Al-Daynuri, um escritor e historiador muçulmano nascido em 828 d.C. em Bagdá (Iraque) e falecido em 889 d.C. na mesma cidade. Viveu na época da dinastia abássida e seguia a vertente sunita. Foi um importante pesquisador e autor de diversas obras sobre diferentes temas.

Ibn Umar: Abdullah ibn Omar, nasceu em Meca no ano 613 d.C. e faleceu em 696 d.C. em Medina. Era o filho de Omar ibn Al-Khattab e tinha uma personalidade fraca. Foi um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e se converteu ao Islã juntamente com seu pai. Ele foi um dos que declararam lealdade aos três primeiros califas, e foi nomeado como assessor do seu pai quando califa. Ele também declarou lealdade a Yazid ibn Mu´awiyah e foi um dos que condenaram a saída do Imam Hussein (A.S.) de Medina para Kufa com o intuito de enfrentar o ditador Yazid.

Ibn: Termo usado após o nome que significa ‘filho de’. Antigamente os árabes quando chamavam alguém pelo nome após o primeiro nome diziam “Ibn” e depois o nome do pai. Ou seja, filho do fulano.

Iêmen: Um país árabe que se localiza ao sul da Península Arábica. 

Ihram: O Ihram é uma veste usada pelos muçulmanos durante as peregrinações feita à Meca. Consiste simplesmente em duas toalhas brancas amarradas ao corpo durante as peregrinações, e não se deve usar mais nada além do Ihram, até os pés devem permanecer descalços. Há tambem uma série de atos ou coisas ilícitas a quem está de Ihram e com a intenção para tal.

Ijtihad: Diligência. É a etapa mais alta que um estudioso religioso. Nela ele tem permissão para extrair e concluir as jurisprudências islâmicas de suas fontes no Alcorão Sagrado e na tradição do Profeta Mohammad (s.a.a.s.) e seus sucessores (a.s.). Sendo assim, o Ijtihad pode ser entendido como “apontar, analisar e decretar as leis islâmicas com base em argumentos e provas.

Imam Al-Baquir: é o 5º Imam entre os sucessores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele foi o filho do 4º Imam, Assajad (A.S.), e pai do 6º Imam, Assadiq (A.S.). Nasceu em Medina em 12 de maio de 699 e foi martirizado e sepultado também em Medina em 31 de janeiro de 765.

Imam Al-Mahdi: é o 12º Imam e sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Seu nome é Mohammad ibn Al-Hassan Al-Askari. Nasceu em 4 de janeiro de 874 d.C. e está vivo até agora. Todos os muçulmanos acreditam que ele virá no final dos tempos e será o grande salvador da nação, lutando contra a opressão e injustiça que a Terra vive e estabelecendo um estado de justiça e verdade.

Imam Al-Redha: o 8º Imam e sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Seu nome é Ali ibn Mousa Al-Redha. Nasceu em 1 de janeiro de 766 d.C. em Medina, e foi martirizado em setembro de 818 d.C. em Mashhad no Irã, onde está sepultado. 

Imam Jafar ibn Mohammad Assadeq: O 6º Imam dos Ahlul Bait (A.S.).

Imam: No Islã é um dos 12 sucessores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). No idioma árabe significa também um chefe ou líder de uma nação.

Imamato: No Islã é um cargo divino de sucessão do profeta Mohammad (S.A.A.S.) mas este termo pode ser utilizado também com sinônimo de “Califa” ou “líder”. É um dos principais e primeiros elementos de diferença entre Sunitas e Xiitas que surgiu após o falecimento do Profeta (S.A.A.S.) já que os Xiitas aplicam este termo sobre os 12 sucessores do Profeta (S.A.A.S.) explicitamente mencionados em diversas tradições do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) até mesmo nas próprias fontes sunitas.

Imames: São os infalíveis que jamais praticam um erro sequer. São eles os doze Imames e sucessores legítimos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.): o 1° é Ali filho de abi Taleb (A.S.) e sua alcunha é Príncipe dos Fieis. O 2° Imam é Hassan filho de Ali (A.S.) e sua alcunha é Al-Mujtabah. O 3° Imam é Al-Hussein filho de Ali (A.S.) e sua alcunha é Seyyed Al-Shuhada. O 4° Imam é Ali filho de Hussein (A.S.) e sua alcunha é Zeinol Abedin. O 5° Imam é Mohammad ibn Ali (A.S.) e sua alcunha é Al-Baqer. O 6° Imam é Já´far ibn Mohammad (A.S.) e sua alcunha é Assadeq. O 7° Imam é Mousa filho de Já´far (A.S.) e sua alcunha é Al-Kadhem. O 8° Imam é Ali filho de Mousa (A.S.) e sua alcunha é Al-Redha. O 9° Imam é Mohammad filho de Ali (A.S.) e sua alcunha é Al-Jawad. O 10° Imam é Ali filho de Mohammad e sua alcunha é Al-Hadi. O 11° Imam é Al-Hassan filho de Ali (A.S.) e sua alcunha é Al-Askari. E o 12° e o último Imam é Mohammad filho de Hassan (A.F.), e sua alcunha é Al-Mahdi. 

Intercessão: O Islã acredita que há uma categoria de pessoas que poderão interceder por outras perante Deus, o Altíssimo. A crença na intercessão está confirmada em diversos versos do Alcorão Sagrado e nobres passagens do Profeta (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.). E o Islã acredita que definitivamente qualquer pessoa pode ter acesso a Deus e Sua graça, mas quando alguém próximo a Deus, como Profetas e Mensageiros de Deus, Imames, pessoas virtuosas, sábios e mártires, por exemplo, intercedem por uma outra pessoa a mesma terá uma oportunidade maior de ser ouvida e atendida, especialmente quando estiver numa situação crítica.

Isfahan: Cidade localizada no centro do Irã, a 340 Km da capital do país.

Ishaq: Também Isaq ou Isaque. Foi o filho do Profeta Abraão (A.S.) com sua esposa Sara. A boa nova tinha sido transmitida pelos anjos a Abraão (A.S.) sobre ele (Isaque) e que mesmo com uma idade avançada Abraão (A.S.) e sua esposa teriam um filho. O Profeta Jacó (A.S.), o Profeta José (A.S.), e muitos profetas do povo de Israel são da geração de Isaque (A.S.). 

Ismail: Um nome formado de duas partes, a primeira é oriunda do termo “Sami´ah” que significa o atendimento. Refere-se a oração atendida por Deus quando Abraão (A.S.) pediu um filho. Ismail (A.S.) foi o filho mais velho de Abraão (A.S.) com sua esposa Hajar, a qual era a empregada de sua esposa Sarah. 

Issa: O profeta Jesus Cristo (A.S.), filho de Maria (A.S.).

- voltar -