Atualizado em 02/02/22

Hachimita ou Hashemita: É todo aquele que for da descendência de Hashem, avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Hadith: Literalmente significa tradição, fala ou dizer do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ou dos Ahlul Bait (A.S.). O seu valor é grande já que após a conferência das fontes e averiguação de sua veracidade o mesmo deve ser acatado como lei e modo de vida. Além disso, a própria conduta do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e de seus Imames (A.S.) também é considerada um modelo de vida para os muçulmanos, e após conferência das fontes de um possível fato e declarada sua veracidade o mesmo também deve ser acatado como modo de vida e fonte de leis islâmicas.

Haiyá ‘Alá Khairil ‘Amal: É a Wilayah (Tutela) dos Imames. Pois o Imam Jafar Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre o que significa “Vamos a melhor das práticas”. E ele (A.S.) disse: “A melhor das práticas é a Wilayah (Tutela dos Imames)”.

Haiyá ‘Alal Falah: Significa “vamos ao sucesso e ao progresso”. 

Haiyá ‘Alas Salat: Significa “vamos para a oração”. Ou seja, incita a ir para a oração.

Haj: Significa visitar a Casa Sagrada de Deus em Meca e os demais locais sagrados em seus arredores para realizar alguns rituais específicos, como o Tawaf, percorrer entre as montanhas de Safa e Marwa, a vigília de Arafat, entre outros.

Hajar: A mãe do profeta Ismail (A.S.). Quando ela deu luz a Ismail, Sara, a primeira esposa de Abraão (A.S.) se sentiu incomodada. Na época o Profeta Abraão (A.S.) tinha 86 anos e Sara não podia ter mais filhos, sendo que Abraão (A.S.) não sabia mais como conciliar as duas esposas. Ele começou a orar para seu senhor e pediu-lhe ajuda, então Deus lhe deu a boa nova de que Sara teria um filho cinco anos após o nascimento de Ismail (A.S.). E cinco anos depois ela teve Isaq (A.S.). Por uma sabedoria divina e para evitar atritos entre as duas esposas, Deus orientou seu profeta Abraão (A.S.) a levar seu filho Ismail (A.S.) e a mãe a um local distante de Sara. Então Abraão (A.S.) os tirou da Palestina e foram todos para Meca, uma terra deserta e quente sem nenhum verde ou vida. 

Hajun: Uma montanha em Meca. 

Halal: Lícito, ou seja, aquilo que é permitido fazer. Seu oposto é Haram, ou seja, ilícito. 

Halimah bent abi Zuaib Al-Sa´diyah: Foi a ama de leite do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e pertencia a tribo de Hawzan. Seu marido foi Hareth ibn Abd Al-Uzah. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) não aceitou outro peito senão o desta mulher, e ela, juntamente com seu marido, se converteram ao Islã apos a revelação da Mensagem. Quando faleceu foi enterrada no cemitério de Al-Baqui. 

Hamzah ibn Abdel Mutaleb: É um tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e um dos mártires da batalha de Ohud, o qual era apelidado de o Leão de Deus, e o Leão do Seu Mensageiro. Depois do seu martírio ficou conhecido também como “O Senhor dos Mártires”. Foi um dos grandes homens de Quraish e considerado um dos maiores apoiadores da Da´wah e da profecia antes de sua conversão ao Islã. Ele era um dos maiores defensores do mensageiro de Deus (S.A.A.S.) perante os incômodos e as maldades praticadas pelos líderes de Quraish conta o Profeta (S.A.A.S.). Quando se converteu ao Islã as repressões contra os muçulmanos diminuíram e tiveram limites. Ele foi um dos muçulmanos cercados em She´eb Abi Taleb. E participou nas batalhas de Badr e em seguida de Ohud, na qual foi martirizado, no ano 3 hejrita. 

Haram: Ilícito, aquilo que não é permitido fazer. Seu oposto é Halal, ou seja, lícito. 

Harun: Seu nome é Abu Jafar Al-Qarashi, mais conhecido como “Harun Al-Abbasi” ou “Harun Al-Rashid”, nascido em 766 d.C. em Rei (atual Irã) e falecido em 809 em Khorashan (atual Irã), foi o 5º califa abássida e seguidor da vertente sunita do Islã. Governou durante 23 anos, durante o período de imamato do Imam Al-Kadhem (A.S.), 7º Imam, e o Imam Al-Redha (A.S.), 8º Imam. Foi a mando de Harun que o Imam Al-Kadhim (A.S.) foi assassinado envenenado em sua cela na prisão de Bagdá.

Hashem: Hashem filho de Abed Munaf, o bisavô do Mensageiro de Deus. Ele foi um grandioso homem e de posição muito elevada. Oriundos dele são os Hashemitas, e foi ele quem estabeleceu a tradição das duas temporadas de viagens, a do inverno para o Iêmen e a do verão para Sham. Seu nome original era Amro e seu apelido era Hashem por ser extremamente generoso. Ele fazia yahshem, uma mistura de pão com carne, e alimentava os famintos durante os anos de escassez em Meca. 

Hawra: Seria uma atribuição a uma criatura angelical, celestial e humana ao mesmo tempo. Isso porque há tradições que afirmam que quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ascendeu aos céus ele comeu uma fruta que se transformou em um embrião e logo se estabeleceria no útero de sua esposa Khadijah (A.S.), e que em seguida formaria a sua filha Fátima Azzahra (A.S.).

Hebreus: Povo semita da região do Levante, no Oriente Médio.

Hejrah ou Hégira: Significa migração. É a transferência de um grupo de pessoas ou indivíduos de sua região natal para outro local vivendo por lá por um tempo determinado ou indeterminado, buscando uma vida estável e segura. 

Hejrita ou Hejirita: É o calendário lunar, o qual se baseia na lua para determinar o início e o fim dos meses. Possui 12 meses lunares e o ano todo possui 354 ou 355 dias. É de extrema relevância aos muçulmanos, pois eles o utilizam para marcar o início do mês de Ramadhan e dos meses santos, como também o mês da peregrinação e das festividades. A iddah do divórcio, que é o tempo cujo a mulher deve permanecer sem se casar após o seu divórcio, ou a iddah do parto, ou o pagamento dos tributos religiosos, como o Zakat, todos são demarcados e calculados com base neste calendário. 

Hemam: é um local onde as pessoas do bairro tomam banho. Dificilmente haviam casas com instalações para se banhar, e por isso a grande maioria usava estes banhos públicos.

Hijaz: Originalmente é o nome atribuído às cordilheiras existentes em toda a extensão do Mar Vermelho a oeste da Península Arábica. Foi chamada de Hijaz por separar as regiões de Najd e Tahama. 

Hilf Al-Fodhul: Um pacto realizado na época da ignorância entre as tribos de Quraish em Meca para defender o direito dos oprimidos. 

Hilyatel Awliya´: Hilyatul Awliya´wa tabaqat Al-Asfiya´, uma obra de autoria de Abu Na´im Al-Esfahani, sobre histórias dos companheiros e dos companheiros dos companheiros (Tabe´in) e alguns de seus depoimentos e declarações.

Hira´: A gruta onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) meditava todos os anos antes da revelação do Alcorão Sagrado. Foi neste local que o Profeta (S.A.A.S.) recebeu o Wahi pela primeira vez. A gruta de Hira´ se localiza a leste de Meca, e a esquerda para quem está indo em direção a região de Arafat. A mesma está no topo da montanha de Al-Nur, a 634 metros de altura. 

Hunafa´: Os Unificantes (aqueles que acreditam na unicidade de Deus). Estão mais próximos do Islã e distantes dos caminhos do extravio. 

Husseyniyah: São salões onde os xiitas realizam os Majlis e encontros de luto pelo Imam Hussein (A.S.). Aos poucos estes locais foram ganhando o nome de Husseyniyah. Hoje em dia, além das celebrações dos Majis para o Imam Hussein (A.S.), são realizadas orações, encontros religiosos, aulas e demais eventos culturais.

- voltar -