Atualizado em 02/02/22

(A.F.): É um pedido a Deus pelo reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.).

(A.S.): Abreviação das primeiras letras de um pedido de paz para um profeta, imam ou demais membros dos Ahlul Bait (Povo da Casa). O significado literal é: Que a paz esteja com ele/a. Em árabe: Alaihel Salam.

(K.S.): Abreviação de Kudisa Serroh. Traduzido como: santificada seja sua alma. É uma oração de pedido de bênção e misericórdia para um falecido. 

(S.A.A.S.): Abreviação das primeiras letras de um pedido de bênçãos e paz para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua Purificada Linhagem (A.S.). O significado literal é: Que a paz de Deus esteja com ele e os Ahlul Bait. Em árabe: Salla Allah alihe wa Alehi wa Sallam.

Ab ou Abi: Significa pai. Também pode significar avô, tio ou qualquer pessoa que seja o motivo da existência de algo, sua aparição ou sua reforma. 

Abbas ibn Abdel Mutalib: Tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e a ele remonta a ascendência dos califas abássidas que governaram o mundo islâmico por 8 séculos consecutivos. Ele nasceu no ano 56 antes da Hejira e faleceu no ano 32 após a Hejira. Era muito próximo do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) durante sua infância e juventude. Até antes da batalha de Badr no ano 2 hejrita ele ainda não tinha se convertido ao Islã, mas mesmo assim defendia e apoiava o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Abdel Muttálib: Seu nome era Shaibah ibn Hashem ibn Abd Munaf e foi o avô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Abdullah: Pai do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Abed Chams: Pai de Umaya, e patriarca da dinastia dos Omíadas. Ele era irmão de Hashem ibn Abed Munaf, o bisavô do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Abed Munaf: Ancestral do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Abi Salma: Seu nome era Amro, foi pai de Salmah, esposa de Hashem, e era o bisavô materno do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Abraão: Um dos profetas mais importantes de Deus, cujo o enviou para convocar as pessoas à Sua unicidade durante o período do governo de Nimrod, um tirano do passado. Poucos abraçaram e aderiram ao chamado de Abraão (A.S.), e quando ele perdeu suas esperanças migrou para a Palestina. Abraão (A.S.) tinha dois filhos, Isaq (A.S.) e Ismail (A.S.), sendo que ambos foram profetas também. Isaq (A.S.) deu a descendência do povo de Israel juntamente com muitos profetas, já Ismail (A.S.) deu a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Abu Ayub Al-Ansari: Khalid ibn Zaid ibn Kulaib, conhecido como Abu Ayub Al-Ansari, foi um dos companheiros do Profeta (S.A.A.S.). Ele foi o anfitrião do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em Medina, pois o profeta se hospedou em sua casa após sua migração para a cidade assim que chegou nela, e enquanto sua casa era construída. Abu Ayub participou em diversas batalhas com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) como também com o Imam Ali (A.S.) na época do seu califado. Ele foi um dos primeiros a declarar fidelidade ao Imam Ali (A.S.) após o assassinato de Othman. 

Abu Bakr ou Abi Bakr: Seu nome era Abdullah ibn Affan. Foi um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Nasceu 2 anos após o ano do elefante e faleceu no ano 13 hejrita. Assumiu o califado após o falecimento do Profeta (S.A.A.S.) em Medina mesmo depois de ter declarado lealdade ao Imam Ali (A.S.) na última peregrinação do Profeta (S.A.A.S.), na região de Ghadir Khom. Isso de acordo com narrativas históricas, que atestam que ele fez isso juntamente com Omar ibn Al-Khattab e Othman ibn Affan, e outros milhares de muçulmanos que presenciaram o evento confirmado em fontes sunitas e xiitas. Seu governo foi polêmico e conturbado. 

Abu Jahl: Membro do clã de Bani Quraish, da tribo de Nakana, e um dos mais severos inimigos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Seu apelido era Abu Hakam, mas foi chamado de “Abu Jahl”, ou seja, o pai da ignorância. Este apelido lhe tinha sido atribuído pelo próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.) porque ele tinha espancado uma mulher até sua morte simplesmente por ter se convertido ao Islã e declarado a unicidade de Deus. Esta mulher foi Sumaya, mãe de Ammar e esposa de Yaser. 

Abu Lahab: Seu nome era Abd Al-Uzzah e foi filho de Abdel Muttaleb. Ele foi tio paterno do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e tinha boa relação com ele antes da revelação da mensagem do Islã, mas sua postura mudou completamente após a revelação da mesma.

Abu Na´im Al-Esfahani: historiador muçulmano da vertente sunita (Shafeita) nascido em 948 d.C. em Isfahan, no atual Irã, e falecido em 1038 d.C. também em Isfahan. Viveu durante o governo dos abássidas e foi aluno de Tabarani, Al-Hakem Al-Nishaburi, entre outros. Autor de várias obras sendo a mais famosa delas o livro Hilyat Al-Awli´ay, wa tabaqat Al-Asfiya´. 

Abu Said Al-Khudari: Sa´ad ibn Malik Al-Khudari, nasceu em 613 d.C. em Medina e faleceu em 697 d.C. também em Medina. Foi um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Participou em diversas batalhas e foi um dos opositores ao governo dos omíadas. Ele foi também um companheiro leal ao Imam Ali (A.S.) e conviveu na época dele, dos Imames Hassan, Hussein e Assajad (A.S.). Destaca-se por ter sido um narrador de ditos e um grande sábio seguidor da vertente xiita do Islã. Narrou mais de 1.170 ditos sobre o Profeta (S.A.A.S.) sendo que alguns foram citados no Sahih Muslim e no Sahih Al-Bukhari.

Abu Sufiyan: Sakhar ibn Harb ibn Umayah ibn Abed Shams ibn Abed Munaf. Era um dos líderes de Quraish e foi um dos piores inimigos que confrontaram o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Possuía papel principal na agitação dos incrédulos contra o Profeta (S.A.A.S.) e seus seguidores, e foi o principal homem a agitar as batalhas de Badr, Ohud e Khaibar. Em seguida se converteu ao Islã na conquista de Meca no ano de 8 hejrita, e foi um dos aliados de governo dos dois primeiros califas, e defensor do terceiro califa, Othman ibn Affan. 

Abu Taleb: Tio do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e pai do Imam Ali (A.S.). O seu nome era Abed Munaf ibn Abdel Muttaleb. 

Abul Fadhl Al-Abbas: É o irmão do Imam al-Hussein (A.S.) e que foi o seu braço direito na batalha de Karbala. Ele era filho do Imam Ali (A.S.) com sua segunda esposa, Fátima bent Huzam, com a qual se casou após o falecimento de Fátima Azzahra (A.S.) no ano 11 hejrita, equivalente ao ano 632 d.C. Abul Fadhl Al-Abbas foi leal a seu irmão Hussein (A.S.) na batalha de Karbala e foi cruelmente assassinado tendo seus braços mutilados quando seguiu para pegar água para as crianças do seu acampamento já que o exército inimigo havia bloqueado a chegada de água e recursos. Abbas nasceu em 4 de Sha´ban do ano 26 hejrita, equivalente a 15 de maio de 647 d.C., e foi martirizado no dia 10 de Muharram de 61 hejrita, equivalente a 10 de outubro de 680 d.C..

Abwa´: Nome de uma grande aldeia situada entre Meca e Medina, e localizada a sudoeste de Medina. Fica a 20 Km de Meca e a 170 Km de Medina. Nesta região foi enterrada Ameneh bent Wahab, a mãe do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e foi neste local também que ocorreu uma das principais batalhas lideradas pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.), chamada Al-Abwa´. 

Achhadu an Lá Iláha Illallah: Significa “sou devoto a Deus o Único, e reconheço que não há divindade além Dele”. 

Achhadu Anna Muhammadan Rassulullah Allah: É declarar com a língua e o coração que Mohammad é o mensageiro enviado de Deus para toda a humanidade, e que lhe obedecemos naquilo que ordena e naquilo que proíbe. 

Ad: Um povo árabe que viveu na Península Arábica e cujo Deus lhes enviou um profeta daquele mesmo povo chamado Hud (A.S). O povo rejeitou o seu chamado e então um severo castigo divino caiu sobre eles. O castigo foi uma grande tempestade, a qual não poupou ninguém entre eles, exceto Hud (A.S.) e alguns fiéis. 

Adão: O pai de toda a humanidade e o primeiro profeta. Deus o criou do barro e logo exigiu que os anjos se prostrassem a ele, então todos se prostraram, exceto Satã. 

Adas: Foi um empregado cristão proveniente de Naynawa. Pertencia a Utba e Shibah, filhos de Rabi´ah, da região de Ta´ef. Ele testemunhou a visita do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) à cidade de Ta´ef, cidade natal da tribo de Thaqif, quando o Profeta (S.A.A.S.) foi até lá para pedir-lhe abrigo depois dos incômodos e perseguições que Quraish lhe causavam. 

Adnan: Adnan ibn Adad, o patriarca dos Adnanitas, os quais se localizavam no oeste e no centro da Península Arábica. Já os árabes que viviam no sul da Península Arábica eram conhecidos como Catanitas. Os historiadores afirmam que a descendência do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se volta a Adnan. 

Ahlul Bait (A.S.): este termo refere-se aos membros mais próximos da família do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). São eles: Ali (A.S.), seu primo e genro, Fátima (A.S.), sua filha, Hassan (A.S.) e Hussein (A.S.), seus dois netos. Em seguida há nove Imames descendentes de Hussein (A.S.). Este grupo foi citado por Deus no Alcorão Sagrado e também nas tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), pelas virtudes, generosidade, intenções puras e fé em Deus. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… pois Deus deseja afastar de vós a abominação, ó Ahlul Bait, bem como purificarvos integralmente” (33:33). O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia sobre eles: “O exemplo da minha família (Ahlul Bait) é o mesmo exemplo da arca de Noé, quem embarcar nela será salvo e quem ficar para trás será aniquilado”. Pelas suas grandiosas e inúmeras virtudes os Ahlul Bait (A.S.) são muito amados pelas pessoas, pois suas histórias provam a fé e nobreza de seu modo de vida. Por isso são muito lembrados pelos muçulmanos, especialmente seus seguidores, os Xiitas. Lembrando que não são adorados, pois a adoração é unicamente e exclusivamente a Deus, o todo poderoso e criador do universo. Os Ahlul Bait (A.S.) podem interceder por quem desejarem interceder, já que são pessoas amadas por Deus, e por isso são lembrados por milhões de pessoas em suas orações e súplicas.

Ahlul Kitab: Um termo islâmico que se refere aos seguidores dos demais profetas e os quais possuíam livros celestiais enviados por Deus para a orientação da humanidade. Este termo foi atribuído aos Cristãos e aos Judeus, pois eles possuem os livros: Bíblia e Torá, e em seguida este mesmo termo foi atribuído aos Majus e aos Sa´ibah, pois Deus cita eles e os inclui entre os “Adeptos dos livros” de acordo com o Alcorão Sagrado na Surata 22, versículo 17. 

Ahmad bin Al-Balazari: historiador e poeta que viveu durante o governo dos abássidas. Nasceu e faleceu em Bagdá no século 8. 

Ahmad: Um dos nomes do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Ain Al-Najasah: Impurezas materiais tais como o sangue, a urina e as fezes.

Aishah: Nasceu em Meca no 614 ou 615 d.C. e faleceu em Medina em 13 de julho de 678 d.C. Foi filha de Abu Bakr e a 3ª esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Está sepultada em Medina, no cemitério de Al-Baqui.

Al-A´lah: Um dos nomes de Deus, e seu significado é: “Nada está acima dele”.

Al-Açr: Literalmente é o momento após o meio dia em direção ao pôr do sol. Religiosamente Al-Açr significa a oração de Açr, e o período para sua realização começa após o período da realização da oração de Dhu-hor, ou seja, após o meio dia, e se estende até o pôr do sol. 

Al-Akhira ou Hayat Al-Akhirah: É a outra vida, a vida eterna, a vida após a morte. A crença neste princípio é um dos pilares do Islã, e foi uma das principais questões abordadas pelos profetas com seus povos.

Al-Assbátt: São as 12 tribos ramificadas dos filhos de Jacó: Raubín (Rubem), Chamoun (Simeão), Láui (Levi), Yahuda (Judá), Yassacár (Issacár), Zabulon (Zebulão), Yussef (José), Benyamin (Benjamim), Dán, Naftali, Gád e Achir (Ázer).

Al-Azan: Anúncio do início do período da oração por meio de um chamado específico. 

Al-Baghawi: Hussein ibn Mas´ud conhecido como Al-Baghwi foi um jurista e sábio muçulmano da vertente sunita (escola shafeita), além de historiador e interpretador, falecido em 1143 d.C.

Al-Bukhari: Mohammad ibn Ismail Al-Bukhari, nascido em Bukhara em 810 d.C. e falecido em Samarghand em 870 d.C (Uzbequistão), foi um pesquisador e autor muçulmano, seguidor da vertente sunita, e que possui um grande respeito entre eles. Compilou a famosa obra Sahih Al-Bukhari. Passou pela Pérsia, Iraque, Egito, Sham e Hijaz.

Al-Buraq: Um animal branco parecido com um cavalo. Ele desceu do céu exclusivamente para transportar o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em sua jornada chamada de Isra´, que se deu da Mesquita de Al-Haram até a Masjed Al-Aqsa. A viagem milagrosa e extremamente rápida com um raio de Meca a Jerusalém foi por meio desta criatura chamada Al-Buraq. Quando o Profeta (S.A.A.S.) chegou ao local conhecido como Bait Al-Maqdes ele o amarrou na parede da Santa Mesquita e orou suas orações por inteiro. Em seguida ele subiu ao céu e seguiu a segunda fase de sua jornada desta viagem, cujo é chamada de “Al-Mi´raj”.

Al-Cor: Uma medida de água, cujo sua quantidade é maior que 377 litros ou mais que 27 palmos cúbicos.

Alcorânico: Qualquer versículo ou surata que esta mencionado no Alcorão Sagrado é um versículo alcorânico.

Alcorão Sagrado: O último livro celestial revelado por Deus através do seu anjo Gabriel para o concludente dos profetas, Mohammad ibn Abdellah (s.a.a.s.). Revelação que durou 23 anos.

Al-Ghadir: O acontecimento de Al-Ghadir, no qual o Profeta Mohammad (s.a.a.s.) pediu para os muçulmanos o voto de fidelidade para o seu primeiro sucessor Imam Ali ibn abi Taleb (a.s.), na sua última viagem de peregrinação à Meca, no ano 10 hejríta equivalente a 633 D.C. 

Al-Ghasasenah: São descendentes de árabes que fundaram o reino de Sham localizado nas fronteiras do império bizantino, na época pré-islâmica. 

Al-Hadath Al-Akbar: As impurezas e abominações espirituais que levam à obrigatoriedade do Banho Ritual, tais como: Janabah (após a relação sexual), tocar o falecido, menstruação, entre outros. 

Al-Hadath Al-Asghar: As impurezas e abominações espirituais que levam à obrigatoriedade do Wudhu (ablução) para se purificar, tais como: sono, urinar, emitir gases, entre outros. 

Al-Hakem: Seu nome é Mohammad ibn Abdullah Al-Hakem Al-Naishaburi, nascido em Nishabur (atual Irã) em 3 de março de 933 d.C., falecendo na mesma cidade em 3 de agosto de 1014 d.C. Era um homem estudioso e escreveu coletâneas com tradições do Profeta (S.A.A.S.). Ele fez uma análise das obras Sahih Bukhari e Sahih Muslim e escreveu uma obra com as tradições que achou mais verídicas, chamada de “Al-Mustadrak Ala Al-Sahihein”.

Al-Hamdulillah: Significa “Louvado seja Deus” em árabe. É uma das formas de recordar de Deus.

Al-Hassan Al-Basri: nascido em 642 d.C. em Medina e falecido em 728 d.C. em Basra, no sul do Iraque. Foi um juiz e recitador do Alcorão Sagrado, seguidor da vertente sunita. Viveu nas épocas dos califas e do governo omíada.

Al-Hassan: O 2º Imam dos muçulmanos, Hassan ibn Ali ibn Abu Taleb, nascido em Medina no dia 15 de Ramadhan do ano 3 hejrita, e martirizado em Medina por meio de envenenamento a mando do governante Omíada da época, Mu´awiyah ibn abi Sufiyan, por intermédio de sua esposa Ju´dah. O tempo do seu imamato foi de 10 anos, e foi uma figura importante no história do Islã, filho de Fátima (A.S.), a filha do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e do primeiro sucessor do Mensageiro de Deus, o Imam Ali (A.S.). Hassan é um membro dos Ahlul Bait (A.S.) e foi o primeiro neto do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), o qual disse sobre ele: “Hassan e Hussein são os Senhores dos Jovens do Paraíso”. Está sepultado em Medina, na atual Arábia Saudita, no cemitério de Al-Baqui, onde haviam santuários erguidos sobre seu túmulo e dos demais Imames, mas todos foram destruídos em 1992 pelos seguidores radicais da seita Wahabita.

Al-Hussein: É o 3º Imam dos muçulmanos e sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Nasceu em Medina no dia 10 de outubro de 626 e foi martirizado em Karbala no dia de 10 outubro de 680 d.C. Foi o neto amado do Profeta (S.A.A.S.) e sobre o qual disse: “Hussein é de mim e eu sou de Hussein. Deus amará aquele que amar Hussein”. O tempo de seu imamato foi de 11 anos. Hussein era filho do Imam Ali (A.S.) com Fátima Azzahra (A.S.), e foi covardemente cercado e cruelmente assassinado em Karbala (Iraque), onde deceparam sua cabeça e mataram muitos de seus filhos, familiares e companheiros. Além de tudo, atacaram o seu acampamento e sua família, saqueando seus pertences e fazendo-a como prisioneira. Tudo isso foi praticado por Yazid ibn Mu´awiyah, o qual tinha se denominado ilegalmente como governante dos muçulmanos. Hussein (A.S.) recusou a lhe dar o voto de lealdade e se opôs a ele, já que Yazid não tinha as mínimas condições e competência de governar a nação. Por isso, escolheu o caminho da revolução e foi martirizado, mas sua mensagem e sua rebelião continuaram mesmo após sua morte. Foi o martírio de Hussein (A.S.) que levou à queda do regime de Yazid e ainda hoje inspira outras milhões de pessoas ao redor do mundo a se levantarem contra a opressão.

Ali Ibn Abu Taleb: 1º Imam dos muçulmanos. Nascido dentro da Ca´ba no dia 13 de Rajab 23 anos antes da Hejira e martirizado após um atentado enquanto orava dentro de uma mesquita no dia 21 de Ramadhan do ano 40 hejrita, em Kufa, no Iraque. Foi o primeiro sucessor do profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o primeiro de sua linhagem. O tempo do seu imamato foi de 29 anos. Foi casado com a filha do Profeta (S.A.A.S.), Fátima Azzahra (A.S.), com quem teve quatro filhos, e foi um homem que participou da maioria das batalhas defensivas, e sobre suas virtudes e posição o Profeta (S.A.A.S.) mencionou centenas de tradições reconhecidas por todos os muçulmanos, entre tais uma das mais famosas onde o Profeta (S.A.A.S.) afirma: “Sou a cidade do conhecimento e Ali é seu portal”, entre outras centenas. Seu pai foi Abu Taleb, o tio defensor e guardião do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e Fátima Bent Açad foi sua mãe, sendo ela também responsável por ter cuidado do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). O Imam Ali (A.S.) está sepultado em Najaf, no atual Iraque, onde milhões o visitam todo ano.

Al-Ibadat: Inclui as regras dos atos práticos feitos pelo Mukallaf que se referem ao contato com Deus, Exaltado seja. Uma das suas condições é que estes atos devem ser praticados com conhecimento e a intenção de aproximação a Deus, o Altíssimo. São atos como: Purificação, Oração, Zakat, Jejum, entre outros. 

Al-Icha: A escuridão da noite após a oração do Maghreb (Crepúsculo), sendo que o momento da oração de Isha (Noite) se inicia a partir do pôr do sol e se dá após o período da oração Maghreb, estendendo-se até a meia noite. 

Alif. Lam. Ra: Letras árabes que iniciam algumas das Suratas Alcorânicas.

Al-Iqama: Anúncio do início da oração com um chamado específico. 

Al-Istihadha: É o sangue/líquido que escorre da vagina e não é devido a uma lesão, ferida, desvirginamento, parto ou menstruação. 

Al-Istiqbal: Se posicionar na direção da Caaba Sagrada. 

Al-Jabira: É o curativo com atadura ou gaze colocado sobre a ferida ou fratura. E o passar da mão molhada sobre tal curativo quando não se há condições de usar a água diretamente. 

Al-Jalalah: Majestade, grandiosidade.

Al-Jallal: É o animal que se alimenta de fezes humanas até chegar a criar carne e fortalecer seus ossos com isso.

Al-Janabah: A impureza espiritual que acontece devido a relação sexual. Ela é chamada de Hadath Al-Akbar e determina a necessidade do banho ritual (Ghosol). 

Al-Juma´: É chamada também de Mudhaja´ah, Wate´ ou Al-Mawaqi´ah. É a relação sexual onde ocorre a penetração do pênis na vagina. 

Al-Kadhim: 7º Imam, Mousa ibn Já´far Al-Kadhim, nascido em Medina em 8 de novembro de 745 d.C. e martirizado em Bagdá por meio de envenenamento a mando do governante abássida da época, Harun Al-Abbasi, no dia 1º de setembro de 799 d.C. O tempo do seu imamato foi de 35 anos e sua época foi uma das mais difíceis para os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), que eram perseguidos, aprisionados e executados. Inclusive, ele mesmo foi preso diversas vezes. Seu pai foi o 6º Imam, Já´far Assadiq (A.S.) e sua mãe Hamidah Al-Barbariyah. Está sepultado em Bagdá (Iraque), onde um mausoléu com duas cúpulas foi erguido sobre seu túmulo, pois há dois Imames enterrados ali, ele, o 7º Imam, e o 9º Imam, Al-Jawad (A.S.).

Al-Kafi: uma das principais obras de fonte islâmica para os muçulmanos seguidores da vertente Xiita. É um dos quatro livros de autoria de Mohammad ibn Ya´qub, conhecido como “Thiqat Al-Islam Al-Kulaini”. Ele nasceu em 848 d.C. em Rei (atual irã) e faleceu em 952 d.C. em Bagdá. Um grande historiador, pesquisador e erudito. Nasceu na época da pequena ocultação do Imam Al-Mahdi (A.F.) e chegou a se encontrar com alguns dos que ouviram ditos diretamente do Imam Al-Hadi (A.S.) ou do Imam Al-Askari (A.S.). Possui diversas obras, mas a principal foi o Al-Kafi. Se destaca em sua precisão e foi elogiado por muitos sábios tanto sunitas quanto xiitas. 

Al-Kamil fil Tarikh: de autoria de Ezzeddin Al-Shibani, conhecido como Ibn Athir. Ele nasceu no Cairo (Egito) no ano de 1160 d.C. e faleceu em 1233 d.C. Foi um historiador e possui diversas obras, entre tais esta que é a mais famosa entre todas. A obra possui sete volumes. 

Al-Kashaf: Uma obra de interpretação do Alcorão Sagrado de autoria de Zamakhshari, seguidor da vertente sunita do Islã, da escola Hanafita, nascido em Zamakhshar, atual Turcomenistão, em 1074 d.C. e falecido em Urgenche (Turcomenistão) em 1143 d.C. Viveu na época da dinastia abássida e foi um sábio conhecido, tendo viajado para Meca, Iraque e Khorasan (Irã).

Al-Kawkab Al-Duri: De autoria do Sheikh Mohammad Mohammad Mahdi Al-Mazandarani (1878 – 1940 d.C.). Ele foi um religioso, pesquisador, escritor e um grande palestrante iraquiano de origem iraniana. Foi autor de várias obras entre tais o livro Al-Kawkab Al-Duri, que apresenta coletâneas e narrativas sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), Fátima Azzahra (A.S.) e Imam Ali ibn Abu Taleb (A.S.). O título inteiro do livro é “Al-Kawkab Al-Duri, fi Ahwal Al-Nabi wal Batul wal Wasi”. 

Al-Khabath: As impurezas materiais tais como o sangue, a urina e as fezes.

Al-Khaleq: Um dos nomes de Deus, Exaltado seja. Sendo que Ele é o criador de todas as coisas.

Al-Khisal: de autoria de Mohammad ibn Ali Babuyeh Al-Qomi, conhecido como Sheikh Assaduq, um grande historiador, pesquisador e sábio muçulmano da vertente xiita. O autor é considerado um dos maiores sábios muçulmanos. Nascido em Qom (Irã) no século 9 d.C. Sua principal obra é um livro considerado um dos principais para a formação dos eruditos e religiosos, chamado “Man La Yahdhorohu Al-Faqih”, entre outras 300 obras que escreveu ao longo de sua vida. Dois de seus principais alunos foram o Seyyed Morteza e o Sheikh Al-Mofid. Ele está enterrado no Irã, próximo ao santuário do Seyyed Abdel Azim Al-Hassani, em Teerã.

Allahu Akbar: Significa “maior e mais grandioso que tudo”, pois jamais se pode atribuir a Deus algo que não está ligado à Sua essência.

Allamah Al-Majlesi: seu nome é Mohammad Baquir Al-Majlesi nascido em 1627 d.C. e falecido em 1699 d.C. em Isfahan. Um grande pesquisador e historiador, autor de diversas obras entre tais a mais famosa “Bihar Al-Anwar”, coletada ao longo de cinco décadas e em seguida publicada em 110 volumes. Sua casa se localizava atrás da Mesquita de Isfahan, onde aprendeu as primeiras disciplinas religiosas com seu pai Mohammad Taqi Al-Majlesi e depois com grandes mestres como Sheikh Al-Hor Al-Ameli, Fadh Al-Kashani e Ali Khan Madani e Mohammad Saleh Mazandarani, entre outros.

Allamah: é um título dado a grandes sábios e estudiosos. Literalmente esta palavra é oriunda de Elm, que significa conhecimento.

Allameh Al-Tabatabaei: um grande sábio e estudioso interpretador do Alcorão Sagrado, nascido em Tabriz no Irã em 24 de setembro de 1904, e falecido em 5 de novembro de 1981. É autor de grandes obras entre tais a grandiosa coleção Tafsr Al-Mizan, de 20 volumes, uma obra prima que inspirou vários sábios a seguir o mesmo estilo de interpretação do Alcorão. Foi o mentor de vários sábios e estudiosos entre tais Sheikh Morteza Motahari, Seyyed Moussa Assadr, Ayyatullah Nouri Hamadani e Sheikh Makarem Shirazi, entre outras centenas. Seu abençoado corpo foi velado e sepultado dentro do santuário da Senhora Fátima Ma´sumah (A.S.).

Allat: É um ídolo de pedra adorado pelas tribos árabes que tinha sido colocado dentro da Caaba. 

Al-Ma´ Al-Kathir: É a água cujo sua quantidade é maior que 377 litros ou mais que 27 palmos cúbicos.

Al-Ma´ Al-Qalil: É a água cujo sua quantidade é menor que 377 litros ou menos que 27 palmos cúbicos. 

Al-Ma´mun: seu nome foi Abdullah abu Abbas, conhecido como “Al-Ma´mun”, era filho de Harun e o 7º califa abássida. Nasceu em Bagdá (Iraque) em 786 d.C. e faleceu em Badnadun (atual Turquia). Governou por 20 anos e em sua época nomeou o Imam Al-Redha, o 8º Imam, como o seu sucessor, mas este era mais um jogo para atrair a confiança dos seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) e acalmar os protestos e oposições contra os abássidas. E por fim, o Imam Al-Redha (A.S.) foi envenenado a mando dele.

Al-Maghreb: O momento ou o local do pôr do sol. 

Al-Mahdi: Seu nome foi Abu Abdullah ibn Ali al-Mahdi billah conhecido como “Al-Mahdi”. Foi o 3º Califa abássida, nasceu em Izeh (atual Irã) 745 d.C. e faleceu em Ilam (atual Irã) em 169 d.C. Seguidor da vertente sunita do Islã, governou por 10 anos e seu governo se deu durante o imamato do Imam Al-Kadhem (A.S.).

Al-Massih: Um dos nomes do Profeta Jesus, filho de Mariam (a.s.)

Al-Mosel ou Mossul: É a segunda maior cidade do Iraque em termos populacionais.

Al-Mu´amalat: Inclui um grupo de jurisprudências que organiza as relações do Mukallaf com os próximos. Nelas não há obrigatoriedade de intenção de aproximação a Deus. Exemplos: vendas, sociedades, casamento, etc. 

Al-Mujtahid: Um sábio, um jurista que se empenha para extrair e decretar as jurisprudências islâmicas.

Al-Mukallaf: É o indivíduo que tem a obrigação de colocar em prática as leis de Deus ao alcançar algumas condições, entre tais: puberdade, sanidade e condições físicas. 

Al-Muqaledin: São os que seguem os decretos do Mujtahid (Erudito Religioso). 

Al-Mustafa: Um dos apelidos do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Seu significado é: “O escolhido”. 

Al-Mutahirat: São meios de purificação, tais como: água, terra, sol e os demais meios citados nos livros de regras islâmicas. 

Al-Nahr: É introduzir a faca na parte inferior do pescoço do camelo, pois não há condições de degolá-lo. 

Al-Najasat: Impurezas tais como o sangue, a urina ou as fezes. 

Al-Nissab: A cota mínima a qual a Shari´a determinou para o pagamento do Zakat. 

Al-Qadha´: É o ato de repor uma devoção obrigatória, tais como a oração ou o jejum. 

Al-Qayum: É um dos nomes de Deus. Seu significado é “o dono de todas as coisas e o responsável pela administração dos assuntos de Suas criaturas”. 

Al-Qonduzi: Suleiman ibn Khojah Naqshbandi, nascido em 1805 em Qonduz (atual Afeganistão) e falecido em 1877 em Istambul (Turquia). Um sábio, escritor, pesquisador e jurista islâmico. Uma de suas mais importantes obras foi o Yanabi´ Al-Mawaddah.

Al-Qonut: É o ato recomendado da realização da súplica realizada na segunda genuflexão da oração, após a recitação alcorânica.

Al-Quiblah: É a direção da Caaba Sagrada, para a qual o muçulmano se direciona durante a prática de suas orações. 

Al-Quiyam: Permanecer em pé e com postura ereta durante a oração, e com os braços estendidos de tal maneira que não alcancem seus joelhos. 

Al-Quiyamah: literalmente significa o levante. Nos contextos religiosos refere-se ao dia da ressurreição, o qual acontecerá no final dos tempos. O Islã e as demais doutrinas celestiais creem que no final dos tempos todos serão ressuscitados e julgados.

Al-Razzaq: Um dos nomes de Deus, Exaltado seja. Ele é quem dá para as pessoas o que necessitam.

Al-Reya´: Aparentar algo que não é correspondente ao seu interior. É fazer algo para que as pessoas pensem que quem faz é benfeitor, sendo que o praticante não se importa com a satisfação de Deus, ou seja, hipocrisia.

Al-Ruku´: É a genuflexão, a inclinação após o ato da leitura das Suratas que é realizado em pé. Na genuflexão se coloca as palmas das mãos sobre os joelhos, curvando-se as costas totalmente. 

Al-Saduq: Ou Assaduq, um dos maiores sábios muçulmanos. Nascido em Qom (Irã) no século 9 d.C. Sua principal obra é um livro considerado um dos principais para a formação dos eruditos e religiosos, chamado “Man La Yahdhorohu Al-Faqih”, entre outras 300 obras que escreveu ao longo de sua vida. Dois de seus principais alunos foram o Seyyed Morteza e o Sheikh Al-Mofid. Ele está enterrado no Irã, próximo ao santuário do Seyyed Abdel Azim Al-Hassani, em Teerã.

Al-Saqifah: Literalmente significa algo que possui teto. Refere-se ao local onde um grupo de Ançar (nativos de Medina) e Muhajerin (migrantes de Meca para Medina) entre os companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se reuniram no ano 11 hejrita (equivalente a 633 d.C.), após o seu falecimento, a fim de escolher um califa para sucedê-lo, embora o mesmo já tivesse sido escolhido e nomeado por Deus e seu nome ter sido anunciado pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) antes do seu falecimento inúmeras vezes, a mais famosa no evento de Ghadir Khom. A reunião ocorreu enquanto o corpo sagrado do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava sendo preparado, velado e enterrado pela sua família, e por isso nenhum membro de Bani Hashem (clã do profeta) presenciou o evento cujo conspirou contra o legítimo direito do Imam Ali (A.S.) em suceder o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Abu Bakr foi escolhido por um grupo dos presentes e então foi apresentado aos habitantes de Medina como o novo califa e sucessor do Profeta (S.A.A.S.), algo que o Imam Ali (A.S.) recusou inicialmente e não reconheceu, mas preferiu ser tolerante para manter a união entre os muçulmanos e não causar disputas internas. Porém, este evento foi o principal divisor de águas e a partir daí começaram diversas diferenças e discussões entre os muçulmanos, que logo se dividiriam em duas partes: sunitas, aqueles que seguiram Abu Bakr e em seguida os demais Califas; e Xiitas, aqueles que permaneceram seguindo Ali (A.S.) como o sucessor e legítimo califa dos muçulmanos, mesmo que ele não tenha ocupado o cargo máximo de autoridade política do estado oficialmente. 

Al-Sayuti: Jalal Al-Din Abed Rahman Al-Sayuti, nascido em 1445 d.C. em Assiut (atual Egito) e falecido no Cairo em 1505 d.C. Um historiador, memorizador, interpretador, jurista e sábio muçulmano sunita da escola Shafe´ita. Possui mais de 600 obras e ao decorrer de sua vida viajou ao Hijaz, Sham, Iêmen, Índia, Marrocos, Chade e outros locais para suas pesquisas e buscas.

Al-Shari´ah: É tudo que Deus, o Altíssimo, revelou aos Seus servos na Terra, o que inclui as jurisprudências, regras, sistemas, orientações e proibições, para que por meio delas sejam retirados da ignorância e da escuridão, e orientados para a luz do conhecimento, com o objetivo de alcançar a felicidade e a virtude na vida.

Al-Sirat: de acordo com o Islã é a ponte que todo ser humano deve passar no dia do juízo final, para que entre no Paraíso. É uma ponte mais estreita que um fio de cabelo. Abaixo da ponte estará o fogo do inferno, que castigará os incrédulos e pecadores que cairão dela.

Al-Sojud: Colocar a testa, as palmas das mãos, os dois joelhos, os polegares e os pés sobre o chão. 

Al-Tachahod: É o ato em que o devoto senta após a segunda, terceira ou quarta genuflexão da oração, colocando as palmas das mãos sobre seus joelhos e dizendo: “Ash-hadu an la ilaha illa Allah, Wahdahu la sharika lah, wa ash-hadu anna Muhammadan abdohu wa rasuloh, Allahuma salli ala muhammaden wa alik muhammad”.

Al-Tahara: Literalmente significa a pureza do objeto de impurezas materiais e espirituais. Já o significado religioso é purificar algo com água ou terra (limpas), eliminando os sinais e elementos da impureza, tais como urina, fezes, sangue e demais objetos impuros, que são chamados de Al-Najasah Al-Khabathiyah. Sendo assim, a purificação destas impurezas é chamada de Al-Taharah minal khabath, ou seja, literalmente “a purificação das impurezas”. Al-Tahara também é o resultado da ação de eliminação dos sinais e vestígios que espiritualmente ou materialmente possam causar a impureza, como o sono, a urina ou a Janabah, ou outros sinais e elementos chamados de Hadath. A purificação do Hadath é chamada de Taharah minal hadath, de modo que o indivíduo purificado esteja distante de tudo que o impeça de orar. 

Al-Taqlid: É seguir os decretos de um Mujtahid (Erudito Religioso) e agir de acordo com seus pareceres, sendo que o Taqlid só é permitido nas práticas da religião, tais como a oração, o jejum e a peregrinação. Não é permitido que haja Taqlid nas questões principais da religião, tais como na crença no Monoteísmo, na Profecia ou no dia do Juízo Final. 

Al-Taslim: É a situação em que o devoto se encontra sentado na última genuflexão de cada oração, após o Tashahod, enquanto coloca as palmas das mãos sobre os joelhos e diz: “Salamu alaika Ayuhal nabiyo wa rahmatullahi wa barakatoh. Assalamu alaina wa ala ibadillahel salehin. Assalamu alaikum wa rahmatullahi wa barakatoh”.

Al-Tayammum: É a purificação seca, um meio religioso de purificação que substitui o Wudhu em algumas condições. É realizada batendo as duas palmas das mãos sobre aquilo que pode ser chamado de terra. Em seguida as duas palmas das mãos são passadas sobre a testa, a palma da mão direita sobre a mão esquerda e a da mão esquerda sobre a mão direita. 

Al-Wahi: Literalmente significa “ágil”, sendo que quando é dito Al-Wahi min Allah significa “professar e notificar”. Já quando é dito Al-Wahi min Alnas significa “indicação”. Al-Wahi nas leituras religiosas é o meio e laço entre Deus, Exaltado seja, e Seus mensageiros e profetas, que agem por meio dele. Ou seja, aquilo que é transmitido ao próximo com agilidade extrema por meio de uma notificação oculta, seja um sinal, um sussurro ou uma escrita em segredo. Tudo isso pode ser chamado de Wahi. Este termo também se refere às inspirações que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) recebia de Deus por intermédio do Seu Anjo Gabriel. 

Al-Zawal: É o momento em que o sol está no centro do céu e que começa a se inclinar em direção ao oeste, a partir do meio do dia. 

Amali Al-Tusi: Uma coletânea importante de ditos de autoria do Sheikh Al-Tusi (995 – 1050 d.C.). São palestras e aulas que eram apresentadas por ele, somadas a mais de 1500 narrativas sobre diferentes temas e assuntos. Cada erudito possui sua própria coleção de “Amali”, e por isso depois de cada título deste se menciona o nome do autor para que os leitores saibam qual é a fonte ou referência em questão.

Amanah: É uma das práticas a serem respeitadas no Islã. Pode ser traduzida como lealdade ou confiança. Amanah é quando alguém te confia algo para guardá-lo por confiar em ti, na intenção de resgatar quando quiser. É uma das bases e principais condutas recomendadas pela doutrina do Islã. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi conhecido por ser o Assadiq e Al-Amin, ou seja, o Verídico e Confiável. Uma das formas de atestar a fé de uma pessoa é quando ela realmente é confiável e devolve a amanah integralmente aos seus donos. Além disso, nem sempre a amanah é algo físico, e pode ser algum segredo ou uma informação por exemplo.

Amarah ibn Walid ibn Maghirah: Foi filho de Walid Al-Maghirah Al-Makhzomi, um dos membros dos clãs de Meca e irmão do companheiro Khalid ibn Al-Walid, de Waid ibn Walid e de Hisham ibn Walid. Quraish o ofereceu à Abu Taleb no lugar do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) cujo estava os incomodando. Eles pensavam em dar ele para Abu Taleb e pegar Mohammad para matá-lo e se livrar dele. Abu Taleb lhes disse: “Querem que eu pegue o vosso filho pra alimentar e lhes entregue o meu filho para o matarem?! Isso jamais acontecerá”. 

Ameneh: Ameneh bent Wahab, a mãe do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). 

Amer ibn Rabi´ah: Um dos companheiros do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele foi um dos primeiros muçulmanos e migrou junto com sua esposa Laila bent Abi Hathmah para a Etiópia e depois para Yathreb. Ele participou em todas as batalhas com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e morreu após o falecimento de Othman. 

Amin: Significa: “Ó nosso Senhor, nos atenda”.

Amro ibn Al-As: Um dos inimigos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que se converteu ao Islã pouco antes da conquista de Meca. Sua inimizade com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o seu ódio contra o Príncipe dos Fiéis (A.S.) eram bem claros em sua conduta e fala. Ele é considerado uma das personalidades repudiadas entre os xiitas e possui um papel crucial na agitação para o combate contra o Imam Ali (A.S.). Era um homem de ideias satânicas sendo que a ideia de levantar a camisa de Othman e pedir a vingança do seu sangue ao Imam Ali (A.S.) como se Ali fosse o seu assassino foi dele. Ele também teve a ideia de levantar o manuscrito do Alcorão Sagrado sobre as lanças na batalha de Seffin para confundir a cabeça dos soldados do exército de Ali (A.S.). Foi o escolhido para ser o juiz depois da intriga de Seffin e então exonerou o Príncipe dos Fiéis Ali ibn abi Taleb (A.S.) e nomeou Mu´awiyah ibn abi Sufiyan como o califa dos muçulmanos. Amro ibn Al-As morreu aos 90 anos no Egito depois de ter envenenado o companheiro do Imam Ali (A.S.), Malik ibn Ashtar. 

Amuriyah: Era uma cidade da Frígia, localizada na Ásia menor e fundada na época dos Hellas. Evoluiu e se desenvolveu na época do império Bizantino e ficou abandonada e desabitada após o ataque do governante abássida Al-Mu´tasam no ano 838. Hoje suas ruínas se localizam numa aldeia chamada Hisar Kawi, no estado de Afyonkarahisar, na Turquia. 

Anas bin Malik: Abu Hamzah Anas ibn Malik Al-Najari Al-Khazraji, um companheiro do profeta (S.A.A.S.) que nasceu em 612 d.C., em Yathreb (atual Arábia Saudita), e faleceu em 712 d.C. em Basra (Iraque). Foi um conhecido narrador e conviveu durante a época dos primeiros califas e do governo omíada. 

Ançar: são os muçulmanos que fizeram um pacto com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) de que iriam apoiá-lo e defendê-lo se ele migrasse para Medina. São formados principalmente por duas tribos, Ous e Khazraji, e o termo significa “auxiliadores”. 

Aqabah: Um dos incrédulos de Quraish, que espalhava sujeira e lixo no caminho do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Uma vez ele até tentou enforcar o Profeta (S.A.A.S.). 

Arqam ibn Al-Makhzuni Eben AL-Arqam AL-Makhzumi: Um dos companheiros do Profeta (S.A.A.S.) e um dos primeiros a se converter ao Islã. O Profeta (S.A.A.S.) escolheu sua casa como ponto de arrancada para a divulgação do Islã em Meca. Este companheiro migrou para Yathreb e participou com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em todas as suas batalhas, e faleceu em Medina durante o governo de Mu´awiyah ibn abi Sufiyan quando já tinha mais de 80 anos. 

Ascensão: Refere-se a ascensão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), uma viagem milagrosa que ele fez aos céus depois de ser conduzido, também milagrosamente, de Meca à Jerusalém, tudo em uma única noite. Um aprofundamento sobre este tema pode ser obtido na obra “Mohammad, a biografia do profeta do Islã”, de autoria de Sua Eminência Seyyed Sharif Seyyed, publicada pela Editora Islâmica Arresala, em 2021. 

Ashura: O décimo dia do mês de Muharram. Dia em que ocorreu o martírio do Imam Al-Hussein, o filho de Ali (A.S.).

Asia bent Muzahem: Foi a esposa do Faraó, a qual teve um papel crucial para salvar Moisés (A.S.) do rio Nilo. Ela acolheu Moisés para viver com ela em segurança no palácio do Faraó. 

Assadiq: 6º Imam, Jaʿfar ibn Muḥammad Assadiq, nascido em Medina em 17 de Rabi Al-Wal do ano 83 hejrita e martirizado em Medina por meio de envenenamento a mando do governante abássida da época, Mansour Al-Abbasi, no dia 25 de Shawal do ano 148 hejrita. O tempo do seu imamato foi de 34 anos. Em sua época difundiu o conhecimento para todos os cantos do mundo islâmico, já que conseguiu atuar de uma forma mais livre vivendo em um período de transição de governo entre as dinastias omíada e abássida. Seu pai foi o 5º Imam, Mohammad Al-Baquir (A.S.) e sua mãe Om Farwah. Está sepultado em Medina, na atual Arábia Saudita, no cemitério de Al-Baqui, onde haviam mausoléus erguidos sobre seu túmulo e dos demais Imames, mas todos foram destruídos em 1992 pelos seguidores radicais da vertente Wahabita.

Assalam Alaikoum: “Que a Paz esteja contigo”, é o principal cumprimento islâmico.

Attakatof: É o ato do devoto colocar as mãos sobre o peito durante a oração.

Awalim Al-Zahra: uma obra de autoria do Sheikh Abdullah Al-Bahrani Al-Esfahani. A mesma tem diversos volumes, sendo o volume 11 dedicado a narrativas sobre Fátima Azzahra (A.S.).

- voltar -