Crer no Imamato é ter fé que Deus elegeu dentre os humanos, Imames (líderes espirituais) encarregados de guardar a fidelidade da mensagem revelada aos profetas (A.S.). Estes Imames, em todas as épocas, têm o encargo de estabelecer a soberania da verdade, proteger a religião dos desvios e conduzir os povos à aplicação correta da lei divina, e mesmo em nossa época, como nas épocas passadas, Deus não deixou a humanidade sem guia ou orientação precisa.

Para que a última mensagem divina revelada pelo concludente dos profetas continue como foi exposta, foram nomeados e escolhidos, através de Deus, doze Imames e sucessores para dar continuidade à função do profeta Mohammad (S.A.A.S.) em divulgar, proteger e ensinar os fundamentos do Islam para a humanidade. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) anunciou, sob a ordem de Deus, a vinda destes doze Imames (A.S.), para liderar a nação e para protegerem e conservarem esta grande mensagem.

Ele disse: “Os Imames após a mim serão em número idêntico ao dos Discípulos Israelitas, e dos Apóstolos de Jesus. É fiel quem os amar, e hipócrita quem os odiar, pois são os sinais de Deus entre suas criaturas…”. O Alcorão Sagrado e o profeta Mohammad (S.A.A.S.) os chamam de os Ahlul Bait (A.S.).

O Islam crê que o décimo segundo Imam, Al-Mahdi, dos Imames dos Ahlul Bait (A.S.), nascido em 868 d.C., está vivo e vive entre nós, entretanto está oculto de nossos olhares.

Ele está vivo por um milagre divino, da mesma forma que o profeta Noé (A.S.), que viveu por mais de mil anos, e como vive até agora o profeta Jesus Cristo (A.S.). O Imam (A.S.) observa todos os acontecimentos do mundo e na sua ausência, a liderança é do líderes tementes a Deus e sábios, que governam sob o conhecimento e as leis Islâmicas, que se baseiam nos ensinamentos do Alcorão Sagrado e na tradição do
profeta Mohammad (S.A.A.S.).

No final dos tempos é justo que a verdade seja vitoriosa e a integridade tome conta deste mundo. É isto que a humanidade aguarda e deseja. Com a força de Deus e com a Sua proteção o Imam Al-Mahdi (A.S.) será o salvador que aparecerá com a ordem de Deus, e junto a ele virá o profeta Jesus Cristo (A.S.). Deus disse no seu livro Sagrado: “Temos prescrito, nos Salmos, depois da Mensagem (dada a Moisés), que a terra, herdá-la- ão os Meus servos virtuosos”. (C 21 – V 105)

- voltar -