Um Discurso do Ayatullah Mohammad Baqer Assadr sobre a Vida

Traduzido por Ali Sivonaldo Alexandre da Silva.

O Ayatullah Mártir Mohammad Baqer Assadr (K.S.), durante os dias finais do seu último mês de Ramadhan, fez um discurso poderoso na presença de vários Eruditos Religiosos. Este discurso é apresentado no livro “as Tendências da História no Alcorão”. Estes são alguns excertos deste aclamado discurso:

Cada um pode amar Deus ou amar o mundo. Mas ambos os amores não podem ser contidos em um coração. Submetam os vossos corações para testá-los. Examinem os vossos corações para ver se é o amor por Deus ou o amor por este mundo que prevalece neles. Se o amor por Deus prevalecer nos nossos corações, torna-se mais profundo. Se, Deus proíba, o amor por este mundo prevalece, deixe-nos tentar salvarmos-nos desta enfermidade terrível.

Cada amor que ocupa o centro do coração de uma pessoa é de duas espécies. Chamamos o amor perfeito o amor de grau duplo e o amor que não é tão perfeito, o amor de grau único. Em primeiro lugar, (grau único) o amor fica na base de sentimentos do homem, sensações, emoções e desejos. Depois de ocupar-se no seu emprego ou necessidade imediata, o homem logo volta ao seu objeto de amor, porque o amor ocupa o centro dos seus pensamentos, sensações e sentimentos.

No caso do amor do grau duplo, a atenção inteira de homem é chamada pelo objeto do seu amor e nada pode distrair-lhe da sua atenção a ele. Ele não é desatento ao pensamento do seu amado.

Ambas essas espécies de amor são consideradas no caso do amor nobre por Deus.

O amor de grau único aparece nos corações dos crentes piedosos cujos corações são livres da impureza dos assuntos deste mundo. Logo que se vejam livres dos seus compromissos imediatos, voltam ao objeto do seu amor.

Quanto ao amor de grau duplo, é considerado nos corações dos Profetas e Imames. Todos vocês conheces o Imam Ali ibn Abi Talib (A.S.), o qual está sepultado em Najaf, Iraque. Este grande homem disse que “nunca vi uma coisa, sem ver a Deus antes dela, depois dela e junto com ela”.

De fato, isto se dá porque o amor de Deus ocupou o seu coração e sua consciência de forma completa. Mesmo quando ele viu seres humanos, ele viu Deus. Quando ele viu generosidades de Deus, ele lembrou-se Dele. Esta obrigação para com Deus esteve sempre presente diante dos seus olhos, já que foi Deus Único a quem ele realmente amou e a quem as suas esperanças e aspirações foram dirigidas. Ele nunca permitiu ninguém desvia-lo da sua atenção de Deus.

O amor do mundo também consegue chegar a etapa onde o homem não vê nada exceto o mundo. Tudo que ele faz, ele faz para ter algum lucro. Ele não pode dedicar-se a feitos piedosos por mais do que alguns dias. Isto é o amor de grau duplo ao mundo. O Imam Assadeq (A.S.) disse, “Este mundo parece-se com a água do mar. Quanto mais se bebe dela, mais se fica com sede”.

O amor por Deus foi a base da coragem do Imam Ali (A.S.). A sua coragem não foi igual a de uma besta feroz. Ela foi à coragem produzida pela fé e pelo amor a Deus. Isso o levou a lutar já com certa idade contra os inimigos do Islam e a ser vitorioso. Isso o fez ter ampla coragem e paciência e não forçar a sua reclamação legítima. Ele ficou quieto quando proibido de exercitar o seu direito dado por Deus. A sua consciência ficou em chamas como o fogo dos jovens, mas o Islam tinha-lhe dito para ficar quieto e ser paciente, apesar da violação dos seus direitos.

No fim de tudo, o que deste mundo é nosso? Ele é uma coleção de imagens e coisas imaginárias. O mundo de Harun-al-Rashid foi muito imponente. Falamos dele dia e noite. Dizemos que somos melhores, mais piedosos e mais Crentes em Deus do que Harun foi. O mundo de Harun-al-Rashid nos foi oferecido e o rejeitamos? Se não, como podemos clamar ser mais tementes do que ele.

O mundo oferecido para nós não é o de Harun. É muito mais limitado e de maneira comparada, insignificante. É passageiro e mais curto, e não tão vasto e extenso como o de Harun. Por causa deste mundo, ele prendeu o Imam Musa al-Kadhem (A.S.). Estamos seguros de que se adquirimos tal mundo, não lançaríamos o Imam na prisão? Sequer nos testamos e fizemos esta pergunta a nós mesmos? O mundo de Harun já nos foi alguma vez oferecido para que saibamos se somos mais piedosos?

No nosso mundo não pode haver nenhuma verdade exceto agradar a Deus. O Imam (A.S.) trabalhou para Deus, e disse no seu leito de morte “pelo Deus da Ca’aba, sou uma pessoa próspera”. Este mundo não é para os estudantes da teologia. Um estudante que procura este mundo não pode adquirir nem este mundo nem o outro. Por isso, é uma incumbência sobre nós, como estudantes, confinar os nossos esforços à busca do outro mundo pois este mundo não nos tem nenhum valor. Devemos pensar a todo momento na nossa morte.

Pedimos a Deus para que purifique os nossos corações, e clareie-nos com a fé. Possa Deus guiar a nossa mente em direção à busca do Seu agrado, e encher os nossos corações com Seu amor, o Temor e a crença Nele. Possa Deus nos ajudar a viver de acordo com os ensinamentos do seu livro, Amém.

Ayatullah Mohammad Baqer Assadr.

O autor foi assassinado, junto com sua irmã Bint-al-Huda, alguns meses depois de proferir este discurso.

«
»