Seyyed Abdallah Shobbar (K.S.)

Nascido em 1774 na cidade de Najaf, no Iraque, o Seyyed Abdallah Shobbar (K.S.), filho do Seyyed Mohammad Redha (K.S.), remonta sua ascendência ao Imam Zein al Abdin (A.S.).

Durante seus estudos religiosos teve a destacada atenção dos principais eruditos da Hawza, que o ensinaram as ciências islâmicas, o que no futuro veio a lhe tornar um dos mais sábios líderes islâmicos de sua época. Entre seus professores temos o seu próprio pai, que também foi um grande erudito, o Ayyatullah al-Odhmah Seyyed Mohsen al-Araji, o Sheikh Jafar al-Najafi Kashef al-Ghedha´, o Seyyed Ali Tabatabaei, o Sheikh Ahmad bin Zein al-Din al-Ehsani, o Sheikh Assadollah al-Kadhemi, o Sheikh Mirza Mohammad Mehdi al-Shahrestani e o Sheikh Mirza Abul Ghasem al-Ghomi.

Ele foi um grande especialista nas ciências islâmicas e na jurisprudência, e sua maior distinção intelectual encontrava-se na área do Tafsir (Interpretação) do Alcorão Sagrado e dos Ahadith (Ditos). Também foi um grande pesquisador e autor, enriquecendo a biblioteca islâmica com muitas obras primas, jamais havendo na história islâmica algo igual.

No ano de 1812, com o falecimento do Marjaa do mundo xiita, Sheikh Mohammad Jafar Kashef al-Ghedha´ (K.S.), o Seyyed Abdallah Shobbar (K.S.) começou a ter a atenção especial dos sábios e da população xiita do mundo islâmico, e tornou-se Marjaa aos 43 anos de idade.

Então, iniciou suas atividades como Marje através de decretos e pesquisas religiosas, aprofundando-se mais ainda nos assuntos da ética, interpretação e sociedade como um todo.
Entre dezenas de suas obras, podemos destacar o famoso Tafsisr do Alcorão Sagrado, até hoje considerado como uma das mais belas e profundas interpretações do Alcorão. E entre suas obras diversos temas como jurisprudência, crença, ética, tafsir e misticismo também são abordados.

Seyyed Abdallah Shobbar faleceu em 2 de fevereiro de 1827, no município iraquiano de Khadhimiyah, em Bagdá, e foi enterrado ao lado de seus antepassados, os Imames Mohammad al-Jawad (A.S.) e Mussa al-Kadhem (A.S.).

«
»