Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Sermos virtuosos, pois o bom fim é a melhor vitória – Sheikh Youssef Aordi – 26/11/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos, e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus o Altíssimo disse: “… (Salomão) disse: Ó Senhor meu, inspira-me, para eu Te agradecer a mercê com que me agraciaste, a mim e aos meus pais, e para que pratique o bem que Te compraz, e admite-me na Tua misericórdia, juntamente com os Teus servos virtuosos.” (27:19)

Salomão pediu para ser virtuoso

Salomão pediu que Deus lhe inspirasse, o ajudasse, o apoiasse, e o orientasse para estar entre os virtuosos. Vamos rogar a Deus para estarmos incluídos entre eles também. Não é fácil ser um virtuoso. Os profetas imploravam e rogavam a Deus para estarem incluídos entre os Eles.

Dua Abu Hamzah Al-Thumali

Um pequeno trecho do Dua Imam Assajad diz: “Ó Deus, me faça estar na companhia dos virtuoso antigos e contemporâneos. Faça-me estar no caminho dos virtuosos”.

O Imam (A.S.) pede a Deus que seja incluído entre os virtuosos. Ele certamente é o senhor dos virtuosos, mas ele nos ensina como sermos um deles. Será que nós estamos entre os virtuosos?

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Pela era (1) Que o homem está na perdição (2) Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança! (3)”.

Fazer a virtude e o bem não bastam para ser incluído entre os virtuosos, a pessoa deve ir além. A persistência e a paciência são condições.

A posição almejada por todos os profetas

Profeta Ló (A.S.): “E concedemos a Lot a prudência e a sabedoria, salvando-o da cidade que se havia entregue às obscenidades, porque era habitada por um povo vil e depravado”. (21:74)

Profetas Zacarias, João, Jesus e Elias (A.S.): “E Zacarias, Yáhia (João), Jesus e Elias, pois todos se contavam entre os virtuosos”. (6:85)

Profetas Isaac e Jacó (A.S.): “E o agraciamos com Isaac e Jacó, e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo e, no outro, contar-se-á entre os virtuosos”. (29:27)

Abraão (A.S.): “E disse (Abraão): Vou para o meu Senhor, Que me encaminhará (99) Ó Senhor meu, agradeça-me com um filho que figure entre os virtuosos! (100) E lhe anunciamos o nascimento de uma criança (que seria) dócil (101)”. (37)

Um grupo de cristãos que se converteu ao Islam: “E, ao escutarem o que foi revelado ao Mensageiro, tu vês lágrimas a lhes brotarem nos olhos; reconhecem naquilo a verdade, dizendo: Ó Senhor nosso, cremos! Inscreva-se entre os testemunhadores! (83) E por que não haveríamos de crer em Deus e em tudo quanto nos chegou, da verdade, e como não haveríamos de aspirar a que nosso Senhor nos contasse entre os virtuosos? (84)”. (5)

Como ser um dos virtuosos?

Para sermos incluídos entre os virtuosos é necessário:

Fé em Deus; Louvar a Deus, por meio da devoção. Agradecer pela doutrina, por ser um fiel em Deus; Controlar a si mesmo para não errar; Paciência, pois Deus o Altíssimo disse: “E (recorda-te) de Ismael, de Idris (Enoc) e de Dulkifl, porque todos se contavam entre os perseverantes. (85) Amparamo-lo em Nossa misericórdia, que se contavam entre os virtuosos. (86)” (21). E aqui neste versículo está claro que um dos principais elementos que leva a pessoa a ser considerada virtuosa é a paciência.

Rogamos a Deus que estejamos entre os virtuosos, na companhia dos virtuosos, e na outra vida na companhia do Profeta (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, se Deus nos agraciar com a virtude e sermos virtuosos, oremos para que continuemos neste caminho e que nosso fim seja com os virtuosos.

Mas será que é possível a pessoa estar entre os virtuosos, mas depois se desviar? Sim, pode sim. A pessoa chegar ao topo é fácil, mas ali em cima ela pode se desviar e cair se não se cuidar. Talvez chegar ao topo é mais fácil do que permanecer nele.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O fiel está em constante temor sobre seu fim negativo, e ele acha que ainda não alcançou a satisfação da vontade de Deus até o momento de sua morte”. Um verdadeiro fiel é aquele que sempre está temendo a si mesmo e temendo se seu fim e sua vida será finalizada com ele ainda no caminho da fé e na doutrina.

Os virtuosos não estão convencidos 

A partir do momento que a pessoa começa se sentir convencida e se achar fiel e virtuosa ela não será mais tal coisa. Isso porque se ela se sentir assim não agirá mais rumo a melhoria e achará que chegou ao topo, não se dedicará mais para a virtude e para a perfeição. Por isso, os verdadeiros fiéis sempre se cobram e sentem como incompletos, para nunca parar de caminhar neste caminho e seguir firme nesse rumo. Os virtuosos sentem que Satã pode atacar a qualquer momento e eles podem cair em uma de suas armadilhas a qualquer instante. Por isso sempre estão de prontidão e em alerta máximo, e nunca se convencem que estão totalmente livres e distantes dele ou que já estão a salvo e incluídos entre os vitoriosos. Está registrado no Alcorão Sagrado que o Demônio disse a Deus: “Disse: Juro que, por me teres extraviado, desviá-los-ei da Tua senda reta” (7:16).

Imaginem se vocês souberem que há uma serpente venenosa em seu quarto ou em sua casa. Será que a pessoa pode dormir em paz? Claro que não. Imaginem então se todos nós temos a certeza que Satã está planejando e preparando armadilhas a todo instante contra nós. Será que se pode viver a paz por um instante? No comércio, na oração, na loja, na clínica, em casa, na fazenda, fábrica, nas relações econômicas, na política, em todos os campos o demônio está à nossa espera e preparando novas armadilhas.

O santo profeta Jesus (A.S.) dizia: “Às pessoas costumam dizer que o fundamento da construção está na base”. Os apóstolos lhe perguntaram: “O que é a base da construção então?” O profeta respondeu: “A última pedra que é colocada, ela é a fundamental e mais importante”.

Ou seja, o profeta Jesus Cristo (A.S.) queria apontar e indicar a importância de como nós iremos terminar e encerrar nossas vidas. Mais importante que viver a fé e a doutrina de Deus é encerrar nossas vidas sendo sinceros devotos e fiéis a Deus. Nós consideramos que a pedra fundamental é a base de qualquer construção. Mas na verdade para a outra vida o que mais importa é a última pedra e como você irá encerrar a sua vida quando receber o anjo da morte, naquele momento de extrair seu espírito e sair desta vida.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O valor verdadeiro das ações está na finalização”. Imaginem uma viagem que vocês foram de avião, só irão sossegar e ficar tranquilos e poderão realmente dizer que fizeram uma boa viagem no final da viagem e não no começo ou no meio. O mais importante numa viagem aérea é você chegar são e salvo no seu destino. Do que adianta você ter feito uma boa decolagem e viagem mas no final o avião cair?

Numa outra passagem o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “O homem pode estar praticando as ações do povo do paraíso por anos, mas ele finaliza sua vida com o povo do inferno. Ao mesmo tempo, um homem pode estar praticando ações do povo do inferno por anos, mas finaliza sua vida como uma ação do povo do paraíso. Isso exige uma atenção especial divina”.

Vamos dar um exemplo novamente de Satã. Todos sabemos quem ele foi. Está claro no Alcorão Sagrado quando Deus diz: “… Lúcifer, que era um dos gênios, e que se rebelou contra a ordem do seu Senhor…” (18:50). Dizem que Satã foi devoto a Deus por mais de 6 mil anos. Isso tudo não adiantou nada, pois ele se rebelou no final contra a ordem de Deus e foi amaldiçoado.

A história de Barsisah

Era um homem devoto cujas orações eram atendidas por Deus. O povo de Israel o procurava para curar seus doentes e por sua proximidade com Deus e sua devoção. Ele orava a Deus e Deus os curava. Certo dia lhe trouxeram uma moça com uma doença mental. Eles lhe disseram que orasse por ela a noite e talvez Deus a curasse. Então a família deixou a moça lá e se foi. Chegou a noite e então Satã começou a sussurrar para Barsisah. Então, o convenceu a praticar o que era pecado com a moça. Depois que ele praticou e terminou se arrependeu e então queria apagar o que fez. Ele decidiu matá-la e enterrá-la. Ou seja, além de praticar o pecado com ela, ele a matou. Mas um tempo depois ele foi descoberto, e então foi condenado e crucificado.

Lá em cima da cruz vocês acham que Satã deixou aquele homem? Claro que não. Ele tentou desviá-lo até o último momento. Chegou nele e sussurrou: ‘se tu se prostrar para mim eu te salvo’. Barsisah disse: ‘como irei me prostrar se estou crucificado?’ Satã disse: ‘basta fazer um gesto’. Então Barsisah fez o gesto e renegou a Deus. Neste momento Satã se declarou vencedor e Barsisah foi crucificado e morto como um renegador de Deus. Desta forma ele perdeu esta vida e a outra completamente. Ele não se salvou mesmo sendo um devoto de Deus por toda sua vida.

Se Barsisah, um devoto e fiel, um homem próximo de Deus, foi atingido por Satã que conseguiu desviá-lo do caminho, cometer crimes horríveis com uma moça inocente e renegar sua fé, imaginem então o que pode fazer com qualquer um de nós. Alguns acham que por simplesmente terem lido alguns livros, estudado alguns anos ou orado algumas orações voluntárias que estão protegidos e não são vulneráveis aos ataques do Satã. Isto está errado!

Vamos aprender, vamos partir desta vida com um bom fim.

Como praticar a oração sempre nos primeiros momentos e da forma correta, e entender seu significado e porque estamos orando. Imaginem alguém te convidar para o almoço e você chegar atrasado. A comida está fria e você comerá restos de comida. Mas se chegar na hora, a comida ainda está quente e lacrada. O mesmo com a oração. O que você ganha praticando a oração no seu primeiro momento é muito diferente do que você ganha no final. E além de praticar as orações obrigatórias temos que praticar as orações voluntárias, pois o Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Pratiquem a oração da noite pois ela é a tradição do vosso profeta, o hábito dos virtuosos antes de vós, e ela expulsa as doenças dos corpos”

Se livrem da arrogância também, pois o pior dos pecados que pode dar um fim negativo a pessoa é a arrogância. Foi isso que derrubou Satã e o fez não se prostrar perante o Adão por ordem de Deus.

Devemos engrandecer Deus, e quando a pessoa engradece Deus irá começar a se sentir pequena e fraca, e estará convencida que Deus é motivo de nossa felicidade e sucesso. Certamente toda e qualquer felicidade ou sucesso alcançados não são por meus méritos e sim Deus foi motivo deste sucesso. Se eu consigo ser devoto foi porque Deus me colocou neste caminho, se eu consigo alcançar um nível de conhecimento, respeito ou qualquer outra conquista na minha vida, a razão de tudo é Deus o todo poderoso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

 

 

«
»