Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Será que somos realmente visitantes do Imam Al-Hussein (A.S.) – Sheikh Youssef Aordi – 24/09/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Estamos às vésperas do Arbain do Imam Al-Hussein (A.S.). E rogamos a Deus que nos agracie com a visita do Imam (A.S.) nesta vida. Só que será que nós realmente o visitamos? Será que a nossa visita física ao local é o que realmente representa a visitação ao Imam? E o que será de uma pessoa deficiente, distante ou sem condições de efetuar esta visita física ao local do santuário do Imam? será que ela pode fazer e alcançar a recompensa da visita mesmo de longe e mesmo que não faça a visita física ao local?

O Imam Assadiq (A.S.) disse: “Aquele que visitar o túmulo de Hussein (A.S.) e conhecer o seu grau de conhecimento, é como se visitasse a Deus em seu trono”.

Portanto, há uma condição para que a visita seja realmente aceita e acatada. A condição é CONHECER o verdadeiro grau e posição do Imam. Não adianta visitar sem conhecer quem eles foram, a que eles convocavam e o que eles queriam. Visitar o Imam sabendo disso é como se tivesse visitado a Deus em seu trono, pois os ensinamentos e princípios de Deus estão representados neste Imam e em sua ação, pensamentos e ensinamentos.

Numa outra tradição o Imam Assadiq (A.S.) disse: “Aquele que visitar o Imam Al-Redha conhecendo o seu grau e posição, o paraíso lhe será garantido”.

A pergunta é: o que é conhecer o grau e posição do Imam? O que os Imames querem nos dizer com estas palavras? O que significa conhecer os Imames?

Conhecer os Imames possui três graus. Nós todos só iremos alcançar os 2 primeiros graus, o terceiro não será alcançado por nós. Vou dar uma explicação resumida para os três.

O primeiro

Conhecer o Imam em geral. Imaginem vocês de longe verem uma montanha. Ver aquilo lhes fará convencidos que aquilo é uma montanha.

O segundo

Conhecer as virtudes e posição do Imam. Imaginem que vocês chegam um pouco mais perto daquela montanha e começam a ter ideia da dimensão e riqueza daquela montanha. Os rios que há em sua beira, as plantas e árvores que a rodeiam. A vida selvagem que está lá. Tudo isso é um segundo grau mais elevado do que o primeiro, que os faz conhecerem um pouco mais sobre a realidade daquela montanha.

O terceiro

Conhecer a essência e o conteúdo detalhado. Este seria o grau mais alto no qual vocês conheceriam todos os detalhes, os mínimos detalhes daquela montanha. O tipo da terra, os tipos das plantas, o que há debaixo daquela terra.

Conhecer e ter estas convicções a respeito dos Imames é algo muito acima de nós, e apenas Deus sabe a verdadeira posição e essência dos Imames e nenhum ser humano pode saber detalhadamente disso. Por isso, este terceiro grau é algo que ninguém entre nós pode alcançar, mas os dois primeiros poderão ser alcançados por qualquer um de nós.

Numa passagem da Ziyarah Al-Jama´iah foi mencionado: “Todo humilhado ou nobre, sábio ou ignorante… Todos sabem a vossa posição”.

Através desta passagem entendemos que todos, sejam os fiéis ou infiéis, religiosos ou ateus, todos podem conhecer a posição geral dos Ahlul Bait (A.S.). Portanto não é este grau e este tipo de conhecimento que o dito do Imam Assadiq (A.S.) se refere quando diz “Conhecer o Imam”. Com certeza é outro tipo de conhecimento, que é conhecer as virtudes e o amor aos Ahlul Bait (A.S.). Conhecer seus ensinamentos e seguir suas palavras. É este tipo de conhecimento que o Imam Assadiq (A.S.) se refere. É este grau que fez Salman Al-Faresi se tornar um dos Ahlul Bait (A.S.).

Uma bela história

Aqui irei citar uma belíssima história sobre Salman Al-Faresi. Dizem que os seus amigos sempre viam ele indo antes deles para a mesquita. Mas certa vez eles combinaram de ir antes dele. Por isso, seguiram o caminho da mesquita mais cedo. Andando naquele caminho eles viram pegadas de um homem, eram pegadas de apenas uma pessoa, e desta forma eles se convenceram que não eram duas. Então aquelas pegadas eram apenas do Imam Ali (A.S.), e Salman não estaria com ele, e, portanto, o plano deles naquele dia estava dando certo. Eles chegariam à mesquita antes de Salman.

Mas não, eles se surpreenderam quando chegaram no templo e viram o Imam Ali (A.S.) e Salman juntos. Ficaram surpresos, pois como Salman chegou na mesquita sem deixar rastros no chão.

Eles perguntaram para Salman como ele tinha chegado à mesquita e qual caminho fez para chegar lá junto com o Imam Ali (A.S.), pois eles não encontraram outras pegadas. A resposta que ouviram os surpreendeu mais ainda. Salman disse: “Eu pisava nos mesmos locais onde meu mestre Ali colocava seus pés, pois tenho a convicção que ele não colocaria o pé ali em vão, e com certeza teria uma razão e a busca da satisfação de Deus naquilo. Por isso, o passo que eu dou e eu sigo é exatamente sobre onde meu amo Ali dá, onde ele coloca seus pés”.

É este conhecimento que devemos ter, e estar convictos para podermos alcançar o grau de conhecimento que o Imam Assadiq (A.S.) se refere em sua passagem acima. Se a pessoa não souber o verdadeiro grau e importância dos Ahlul Bait (A.S.), e além disso, não colocar isso em prática, esta visita não lhe trará nenhum benefício. Será como se nem a tivesse feito. Agora, se a pessoa conhece e ao mesmo tempo não segue e nem pratica os ensinamentos do Imam, este é um outro problema que lhe irá causar mais consequências. Mas o melhor de tudo é quando a pessoa conhece o grau do Imam e a sua posição, e visita-o seguindo seus ensinamentos e executando suas palavras e orientações, pois isto será como se tivesse visitado a Deus em seu trono, pois ela estará colocando em prática os ensinamentos e as palavras do Criador com este gesto.

Do que adianta a pessoa conhecer os Ahlul Bait (A.S.) mas não seguir suas orientações e ensinamentos?

Felicitações a todos que conhecem os Imames e os visitam fisicamente.

E neste momento digo mais, não necessariamente a pessoa precisa visitar o Imam fisicamente para alcançar esta virtude, pois um deficiente ou doente impedido de fazer a visita física ao Imam, se realmente conhece o Imam e coloca em prática seus ensinamentos, e simplesmente diz de onde estiver: “Saudações sobre ti, ó Aba Abdillah Al-Hussein”, certamente que chegará uma resposta a ele: “E sobre tu, minhas saudações”. Temos aí uma conexão espiritual com o Imam, e não precisamos estar fisicamente no local para se conectar com o Imam. Com certeza mesmo de longe esta conexão será concretizada.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Aqui irei citar uma belíssima passagem do Imam Al-Hassan Al-Askari: “Os sinais do fiel são 5: as oração de 51 genuflexões, (seriam 17 Ruka obrigatórias + 34 Ruka recomendadas), a Ziyarah de Arbain, usar anel na mão direita, empoeirar a testa (com a prostração), e chamar alto o Bismillah Al-rahman Al-Rahim (nas orações)”.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Visitem o Imam Al-Hussein (A.S.) e não o ignorem. Pois ele é o senhor dos jovens do paraíso e o senhor dos mártires”.

O Imam Al-Kadhim (A.S.) dizia: “Deus perdoará os pecados de quem visitar o Imam Al-Hussein (A.S.), do começo ao fim”. Com certeza com a condição de conhecer o seu grau e praticar seus ensinamentos.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Não haverá ninguém no dia do juízo final que não desejaria ter visitado o Imam Al-Hussein (aqui nesta vida), pois ele vê o quanto esta ação valia grandes recompensas”.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “4 mil anjos estão presentes próximo ao túmulo de Hussein… Todo aquele que visita o Imam será recebido por eles, e todo aquele que se despedir do Imam será também saudado por eles. Além disso, quando ele ficar doente eles o visitam, quando ele morrer eles orarão sobre seu corpo e pedirão perdão por ele”.

Olhem só que bela recompensa. Que outra ação tem uma recompensa e presente como esta? Quem em pleno raciocínio deixaria de ganhar este presente em troca de uma única visita do Imam Al-Hussein (A.S.)?

Por que fazer a visita ao Imam Hussein (A.S.) no Arbain representa um dos sinais dos fiéis?

Esta visita afirma o tamanho do afeto a Hussein (A.S.)

Vejam quantos visitam Hussein mesmo com fatores desfavoráveis como distância, calor, frio, insegurança, e demais questões. O que este homem fez para ser tão amado e procurado por estas milhões de pessoas? Como ele consegue isso? O menor número diz que ele é visitado por mais ou menos 20 milhões de pessoas durante este período. Isso não é um milagre? Pois onde podem se unir 20 milhões de pessoas por amor a uma única pessoa atendendo seu chamado 1400 anos depois de sua morte?

A lembrança e a recordação da história

Caminhar até Karbala e lembrar os passos que Zainab dava rumo à sua jornada de sofrimento e tortura durante os 40 dias de aprisionamento. Caminhar até Karbala e lembrar do Imam Zain Al-Abedin, o qual mesmo cansado, fraco e doente, caminhou e não desistiu da mensagem do seu pai, a mensagem da revolta contra a opressão e a injustiça de Yazid. Caminhar até Karbala e lembrar da mesma jornada que Abdillah ibn Jaber Al-Ansari fez para visitar o Imam no 40º dia após o seu martírio. Portanto, o fiel precisa desta jornada e desta caminhada para carregar o seu espírito com a energia que ele precisa por meio desta visita.

Declaração de vitória

Lembrem o que Zainab disse a Yazid: “Juro que não poderá apagar nossa memória… E saiba que os seus dias estão contados”. Estas palavras foram cumpridas. As palavras de Zainab foram verdadeiras e as de Yazid nada. Onde estão Yazid, seus amigos, comparsas e partidários? Ninguém faz questão de lembrar deles, somente para amaldiçoá-los. Mais de 1300 anos depois do martírio do Imam Hussein (A.S.), este homem continua sendo amaldiçoado pelas pessoas e por Deus, e Hussein (A.S.) saudado e visitado por milhões de pessoas, doentes e saudáveis, pobres e ricas, pessoas de longe ou de perto. Todas visitam o Imam. Isto por si só não é uma vitória?

Antes de finalizar meu sermão, gostaria de ressaltar a importância de estarmos do lado certo do exército do Imam Hussein (A.S.). Mas estar do lado dele não é simplesmente visitá-lo, e sim colocar seus ensinamentos em prática, a oração, as devoções, a boa conduta, a justiça e a verdade, a honestidade e todas as demais questões que nos colocam do lado certo da história, do lado do Imam Al-Hussein (A.S.), mesmo que não visitemos o seu túmulo fisicamente.

Agora, não adianta visitar o túmulo do Imam Al-Hussein (A.S.), gastar tempo, dinheiro e energia para chegar em Karbala e saudar Hussein (A.S.), mas, no entanto, permanecer do lado errado da história. Estar do lado da injustiça, não praticar a honestidade, seguir a mentira e a opressão ao próximo, entre outras coisas. Isso te deixa do lado de Yazid, mesmo que visite o Imam Hussein (A.S.) fisicamente. E tomara que ninguém seja incluído nesta categoria, mas sempre devemos ficar atentos em relação a nós mesmos.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»