Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Por que pecamos? – Sheikh Youssef Aordi – 12/11/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos, e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus o Altíssimo disse: “No dia em que a presenciarmos, casa nutriente esquecerá o filho que amamenta; toda a gestante abortará; tu verás os homens como ébrios, embora não o estejam, porque o castigo de Deus será Severíssimo.” (22:2)

Por que cometemos pecados? Por que falhamos e nos desviamos das ordens de Deus? Por que não levamos a sério o dia do juízo final, o julgamento, o castigo e o inferno? Por que a pessoa persiste em pecar e então se atenta, pede perdão e depois volta a pecar?

Talvez a resposta esteja em um dizer do Imam Ali (A.S): “Felicitações a todos que sentem o perigo, desmentem a esperança e evitam o desvio”.

Sentir o perigo como aqueles aparelhos e máquinas que tem a função de sentir os perigos e riscos que estão por vir nos terremotos. Imam Ali (A.S.) pede para nós que transformemos nossos corações como estas máquinas e sintam o perigo e risco que estão à nossa volta. Os versos que nos pedem para fazer isso são claros. Deus disse no Alcorão: “(Fiéis) Cujos corações estremecem, quando o nome de Deus é mencionado; os perseverantes, que suportam o que lhes sucede, são observantes da oração e fazem caridade daquilo com que apreciamos.” (22:35).

Logo, fica claro porque o ser humano insiste em pecar.

Não sentir o perigo

Este é um dos primeiros motivos que faz o homem não parar de pecar e persistir no caminho do desvio. Quando seu coração não sente o temor a Deus. Quando sua alma não sente o quanto este caminho lhe atrai negatividade e consequências malignas para sua vida na Terra, e a eterna. Este é o primeiro motivo.

A longa esperança

Ou seja, a pessoa tem esperança de viver muito e por isso vai adiando o pedido de perdão e a mudança que deve fazer em sua vida, por exemplo: ele não reza. Então ele decide que a partir de amanhã começará a rezar. Mas infelizmente ao acordar ele adia pro dia seguinte. E no dia seguinte ele deixa pro outro dia, e assim por diante. Esta esperança na vida longa que ela tem é mais um motivo de pecar e persistir no caminho do pecado.

Outro exemplo é quando alguém precisa pagar os tributos divinos, mas adia, precisa pagar por orações não realizadas anteriormente, e adia aquilo, precisa cumprir outros deveres, mas ela sempre adia. Este adiamento com a esperança em longa vida é o segundo motivo de persistir no caminho do pecado.

A esperança falsa é um dos principais motivos que fazem a pessoa insistir no pecado. A pessoa ao invés de praticar as obrigatoriedades do dia a dia, os deveres religiosos, se garante numa falsa esperança. Ela acha que vai viver para sempre ou vai morrer com uma idade avançada.

O que se deve fazer é sempre desmentir e não acreditar na esperança falsa, a qual deixa o ser humano relaxado e adia o pedido de perdão.

Evitar o desvio

O desvio aqui é o pecado, o delito, o ato de desobediência a Deus. A pessoa deve sempre estar lembrando que haverá um juízo final, uma cobrança e prestação de contas, castigo e recompensa, inferno e paraíso, tudo isso vinculado a largar a falsa esperança que tem e se distanciar da prática dos pecados.

Então porque estamos pecamos?

Primeiro, porque não sentimos o temor a Deus em nossos corações. Segundo, porque acho que terei mais de uma chance e viverei muito, e terei o tempo necessário para me corrigir. Terceiro, porque não evito e não decido evitar e me afastar dos pecados e dos delitos.

Vou dar um exemplo: imaginem alguém ser provocado por um lutador faixa preta. Antes dele reagir ele pensa se vale a pena o risco, pois se discutir com ele o risco de ser nocauteado pelo lutador faixa preta é grande. A pessoa então evitará discussão.

A pessoa peca e peca e peca e isto é um risco que está praticando, o qual poderá levar o homem ao inferno e ao castigo. A pessoa que peca não sente a presença e o temor a Deus. Se a pessoa sente a presença de Deus ele não pecará. É certeza. O exemplo que dou é imaginar alguém entrar num quarto e aquele quarto ter câmeras que gravam a voz e a imagem. A pessoa não se atreve a fazer algo errado erro ou roubar, pois está sendo gravada. Portanto, irmãos e irmãs, a solução deste problema seria:

Sempre lembrar que Deus está olhando, te vendo e observando, e atento a todas as suas ações. Sempre lembrar que sua vida será curta e não ter uma longa esperança nela. Sempre evitar os pecados e desvios.

O dia do juízo final será severo, muito severo. Neste dia, até mesmo a mulher que estiver amamentando seu bebê largará ele. O castigo severo de Deus fará com que as pessoas se afastem de tudo que as prende ou ilude.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Apesar disso os vossos corações se endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo quanto fazeis.” (2:74)

Consequências do pecado

Todo pecado tem consequências. É como uma cirurgia. Toda cirurgia pode ter consequências, algumas leves e outras mais graves. Os pecados e erros também podem ter sérias consequências sobre a alma e a vida do ser humano.

O pedido do perdão depende do tamanho da intenção da pessoa e então só assim poderá ser acatado e aceito por Deus. E mesmo assim, alguns pecados continuam carregando algumas consequências sobre a pessoa e sobre sua alma.

O versículo acima está falando de um episódio isolado do povo de Israel, que matou uma pessoa e então com aquilo seus corações ficaram endurecidos. E então tudo se espera de alguém cujo seu coração é assim. É aos poucos que o coração fica petrificado e sem sentimento de comoção. Um pecado, dois, três, quatro, e assim por diante, aos poucos aquele coração não carregará piedade e nem sentimento, e então pode se esperar tudo dele. O exemplo dado no versículo é muito belo, pois não há nada mais duro que pedra. E o coração sem piedade e cheio de pecados será mais duro que esta pedra. Isso porque da pedra pode brotar uma fonte de água dela.

Deus sabe e está observando tudo!

Vamos remover os efeitos e consequências dos pecados. Como fazer isso? Se eu tivesse falado mal de alguém, agora tenho que falar bem. Se eu tiver roubado, tenho que começar a doar. Se eu tiver ódio e rancor no coração, tenho que plantar o amor no meu coração. Se eu tivesse passado noites pecando, tenho que passar o mesmo tempo fazendo aquilo que agrada a Deus e sendo devoto a Ele.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»