Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Pontos iluminados sobre a vida sagrada do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) – Sheikh Badri Muawyiah – 12/04/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e com seus purificados Ahlul Bait (A.S.). Testemunho que não divindade além de Deus, que ressuscitará os mortos a voltarem a vida e tudo retornará para seu criador. Testemunho que Mohammad é seu profeta e Mensageiro.

Ó Deus nosso, abençoe a melhor das suas criaturas, Mohammad ibn Abdallah, e seus purificados Ahlul Bait (A.S.). Ó Deus nosso, abençoe Ali ibn Abu Taleb, o príncipe dos crentes (A.S.). Ó Deus nosso, abençoe a senhora das mulheres do universo, Fátima, Zahra (A.S.). Ó Deus nosso, abençoe os senhores dos jovens do paraíso, Hassan e Hussein (A.S.). Ó Deus nosso, abençoe os líderes da nação islâmica, Ali ibn Hussein, Mohammad ibn Ali, Jaafar ibn Mohammad, Mussa ibn Jaafar, Ali ibn Mussa, Mohammad ibn Ali, Ali ibn Mohammad, Hassan ibn Ali e o senhor do tempo com a justiça almejada, Mohammad ibn Hassan, Al-Mahdi (A.S.).

Servos de Deus sejam tementes de uma forma verdadeira e partam desse mundo como muçulmanos. Servos de Deus sejam tementes a Deus sempre, especialmente neste mês sagrado de Shaaban. Tal mês está repleto de bênçãos, os anjos descem pedindo o perdão de Deus para Seus servos, pois Shaaban é o mês de Deus, e nele o qual profeta Mohammad (S.A.A.S.) recomendou a seguirmos os seus exemplos.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Tivestes neles um excelente exemplo, de quem confia em Deus e no Dia do Juízo Final. Mas, quem desdenhar, que fique sabendo que Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo!” (60:6)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente.” (33:21)

Deus louvado seja enviou os profetas e mensageiros para orientar as pessoas e protegê-las do extravio. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) visava um grande objetivo em sua mente sendo que seus seguidores foram insistentes na divulgação da luz nos corações das pessoas extraviadas e desorientadas. Luz que retirará as pessoas do extravio e de uma vida infernal para uma vida paradisíaca, uma vida benéfica, de paz e tranquilidade. Os profetas e mensageiros suportaram todo tipo de dificuldades, perseguição, tortura e escárnios para transmitirem a mensagem de Deus a humanidade, e para que sejam um exemplo perante todas as pessoas. As tradições e vidas dos profetas, Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus e do último Profeta e Mensageiro de Deus Mohammad (S.A.A.S.) servem de guia e iluminação do caminho perante a todos. Uma sabedoria para que as pessoas possam encaixar em suas vidas que levará eles a senda reta. Esta biografia serve de referência para corrigir seus defeitos e pensamentos errôneos. Deus orienta sua vida, sua mente e seu coração ao caminho Dele por meio deles. Ele expõe para as pessoas que esta vida não vale ser adorada e seguida, pois ela é mundana e passageira. O ser humano deve se precaver sobre o amor para com esta vida, pois isso levará ao esquecimento da outra vida. Há uma frase do Imam Al-Khomeini (K.S.) que diz o seguinte: “Nem a verdadeira felicidade e nem a verdadeira tristeza estão nesta vida. Um momento de felicidade nunca é duradouro e o momento de tristeza também não é duradouro. A verdadeira felicidade é aquela que é duradoura, que será na outra vida e não nesta. Sendo que a verdadeira vitória será o momento do encontro do servo com seu criador satisfeito dele”. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E não sejais como aqueles que se esqueceram de Deus e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios…” (59:19)

Os objetivos dos Profetas e Mensageiros (A.S.)

Primeiro: Cultural

Os objetivos dos profetas e mensageiros são diversos. Em primeiro lugar são objetivos culturais. Os profetas e mensageiros de Deus abrem a mente das pessoas para que a luz divina entre em suas vidas. Deus louvado seja enviou para humanidade os profetas e os mensageiros, que em muitas vezes trabalharam para o aperfeiçoamento cultural e o conhecimento do homem, orientando-o rumo a perfeição. Quando o ser humano chega nesse grau elevado de espiritualidade e conhecimento suas práticas lembrarão às pessoas de Deus, de Mohammad, de Ali e de Hussein e dos Imames (A.S.). Por que olhar para a face do sábio é considerado uma devoção de acordo com as tradições do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)? Isso porque ouvir as palavras do Sábio ou seu raciocínio te levará para a recordação de Deus e te guiará à convicção. Imaginem então quando esta pessoa pratica em sua vida as tradições do Profeta e dos Imames (A.S.).

Como é belo quando um jovem virtuoso vivencia as tradições do profeta Mohammad (A.S.) e de seus Ahlul Bait (A.S.) em sua casa, no trabalho, em seu lazer e em toda sua vida. Reviver as tradições islâmicas deixa os Ahlul Bait (A.S.) felizes. O coração do Imam Mahdi (A.S.) ficaria feliz ao ver o quanto os seus seguidores são pacientes, perseverantes, bondosos, devotos, praticantes da doutrina de Deus e das tradições do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Esta é a cultura dos Ahlul Bait (A.S.) em nós. Isso para que quando esta pessoa for atribuída ao Xiismo, aos Ahlul Bait (A.S.), os corações dos Imames possam ficar felizes.

Há várias formas de se aproximar de Deus louvado seja, olhar para as palavras do Alcorão Sagrado, ser benevolente com os pais, paciente, caridoso, carinhoso, clemente, piedoso, tranquilo, ajudar um irmão e etc. Executar as tradições do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) é um caminho para isso também. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Olhar a face do sábio é uma devoção”. Também disse: “Os sábios são os herdeiros dos Profetas ”. As tradições e os versos do Alcorão falam tanto em questões devocionais como sociais.

Segundo: Educacional

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Fui enviado para completar os traços de boa conduta e educação”. Todos profetas e mensageiros de Deus foram enviados para estabelecer a moral em todos os aspectos da vida. Os sábios dizem que desde o profeta Adão, pois Deus louvado seja deseja um governo justo.

Terceiro: Político

Os Profetas e Mensageiros foram enviados para estabelecer o estado da justiça e da igualdade na sociedade. Este objetivo será alcançado com o reaparecimento do salvador da humanidade, o Imam Al-Mahdi (A.F.), para fundar e estabelecer este governo.

Quarto: Social

Um dos principais objetivos dos Profetas e Mensageiros eram as questões sociais. As quais receberam um grande destaque no Alcorão Sagrado e nas tradições dos Profetas e dos Ahlul Bait (A.S.).

Por isso Deus disse no Alcorão Sagrado: “Tivestes neles um excelente exemplo, de quem confia em Deus e no Dia do Juízo Final. Mas, quem desdenhar, que fique sabendo que Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo!” (60:6)

Como colocar em prática estes objetivos dos Profetas e Mensageiros (S.A.A.S.):

1) Al-Zikra, recordação: Deus disse no Alcorão Sagrado: “E admoesta-os, porque a admoestação será proveitosa para os fiéis” (51:55). Este é o meio de recordar, de relembrar as pessoas. O próprio Alcorão Sagrado utiliza grande parte de sua linguagem com base neste meio. Recordar a pessoa tanto pela recompensa que terá ao seguir esta tradição ou recordá-la com o castigo que poderá atingi-la ao praticar aquela desobediência.

2) Al-Aql, raciocínio: O Imam Assadeq (A.S.) disse: “A razão é aquilo que se adora Deus e se conquista o paraíso por meio dela”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O pensamento de uma hora vale mais que a adoração de setenta anos”. As vezes a pessoa usa o meio do raciocínio para colocar em prática um objetivo ou divulgar uma mensagem. Na família, o pai de família pode usar este meio por exemplo, para educar seus filhos.

3) Al-Ta´asi, exemplo: Sendo que o principal combustível deste meio a ser colocado em pratica é o amor. Para colocar em prática o primeiro versículo que citamos temos que amar o próximo. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Ninguém é um verdadeiro fiel até que eu seja mais amado por ele do que a si mesmo, e que ame minha família mais que sua própria família”.

O seu amor ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) é segui-lo em tudo. Alguns companheiros amavam tanto o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) que esqueciam de si mesmos. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) quando fazia HIJAMAH (terapia com ventosas) pegava seu próprio sangue e enterrava para que as pessoas não o pegassem com a ideia de se abençoarem com ele, já que o sangue é impuro e sujo. Alguns não entendiam isso e mesmo com isso queriam se abençoar com este sangue. O profeta (S.A.A.S.) quando fazia o WUDHU (ablução), que é o ritual da purificação, tinha as sobras da água recolhidas pelas pessoas que queria se abençoar com ela. O amor dos seguidores para com o profeta era tão grande que elas procuravam qualquer coisa dele para se purificarem.

Para ser uma pessoa exemplar não necessitamos de muitos discursos e sim poucas palavras. A pessoa exemplar não necessita mandar ou impor nada, pois sua personalidade guia as pessoas. Mohammad (S.A.A.S.) era um exemplo espiritual, social, educacional, político e moral, até que se transformou no pai desta nação. Ele, juntamente com o Ali. Por isso ele disse: “Ó Ali, eu e você somos os pais dessa nação”. O que significa isso? Você pode ser desobediente e mal educado com seu pai? Isso é certo? Significa que o filho deve obedecer, seguir o exemplo do seu pai. É certo que um filho seja desobediente?

Numa época de ignorância, preconceito e desigualdade social as pessoas amavam o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). E por que o amavam? O profeta tinha uma excelente conduta com as pessoas. Ele sentava com as pessoas de uma forma humilde, como se fosse um servo, ao ponto quando alguém entrava na mesquita perguntava quem era Mohammad? Uma vez uma mulher entrou na mesquita e questionou o profeta, e disse: “Você é o Mensageiro de Deus, é o líder desta nação e senta como se fosse um escravo?”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) respondeu para ela: “E quem é mais escravo e servo do que eu?!”. Esta história foi narrada pelo Imam Ali (A.S.). Em seguida ela pediu algo da boca do profeta Mohammad (S.A.A.S.) para comer. O Imam Ali (A.S.) pegou algo da boca do profeta e deu para ela. Nunca mais ela ficou doente até morrer.

Exemplo Moral

Numa outra narração uma mulher fez uma observação ao profeta Mohammad (S.A.A.S.) de que seu filho comia muita tâmara e pediu para o Profeta que o impedisse de comer tantas tâmaras. O profeta olhou para o menino e nada disse. Numa outra ocasião a mesma mulher disse ao profeta que ele nada disse ao menino. Na terceira vez o profeta disse algo ao menino. Depois disso a mulher foi até o profeta (S.A.A.S.) e perguntou por que ele não tinha pedido para o menino parar de comer tanto no primeiro dia? O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Eu gosto de tâmaras, mas para pedir alguém a não comer eu mesmo deveria parar de comer, então comecei a me reeducar, e então quando eu parei orientei seu filho também”. Ou seja, ele primeiro colocou em prática aquilo que iria dizer, para em seguida falar. Algumas pessoas acham que é fácil falar e praticar ao mesmo tempo. Por isso que o Imam Ali (A.S.) dizia: “Aquele que se eleger como Imam (Líder) deve começar a ensinar a si mesmo antes de ensinar aos outros, e deve educar a si mesmo antes de falar em educação, pois o orientador e o educador de si mesmo vale mais o respeito do que aqueles que ensinam e educam as pessoas”. Comecem a corrigir a si mesmos.

Para que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) se torne nosso exemplo é necessário seguirmos as seguintes condições:

Primeiro: Não queira nada em troca

O profeta (S.A.A.S.) pediu alguma recompensa por seus esforços apesar do sofrimento e das tentativas de acabarem com sua vida? Tantas batalhas e guerras contra ele. Os Companheiros perguntaram ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) se podiam pagar para ele por tudo que ele apresentou a eles. Ele respondeu e disse por ordem de Deus no versículo do Alcorão Sagrado: “Dize-lhes: Não vos exijo recompensa alguma por isto, senão o amor aos vossos parentes”. (42:23). Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize-lhes: Jamais vos exigi recompensa alguma; tudo (que fiz) foi em vosso interesse…” (34:47)

Quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) subiu aos sete céus foi perguntado a ele o que ele desejava. Ele disse: “Ó Deus nosso, a minha nação!”. O profeta deseja o bem para essa nação. O profeta dizia que preferia ficar com fome para orar a Deus e outro dia comer para agradecer a Deus.

Segundo: Al-Zohd, o ascetismo

Fátima Azzahra (A.S.) narra que fez pão em casa e chamou o seu pai para lhe oferecer comida. Ele, ao comer, disse: “Juro que este é a minha primeira refeição em dois dias”. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Se eu quisesse conquistar o mel puro, as sementes do trigo ou a seda da lagarta eu faria, mas eu as deixei para não ser dominado ou tomado pelas minhas paixões”. Estes são os nossos guias e líderes. Eles eram fiéis e acreditavam no que diziam.

O que significa Tazkiyah (consagração)?

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro.” (62:2)

Terceiro: A fé no que se fala e sua prática deve ser equivalente

Ele (S.A.A.S.) tinha fé no que dizia e nunca falava algo que não praticava. Narra-se que na batalha de Hunein o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) distribuiu grande parte dos lucros de guerra para uma categoria de muçulmanos chamada de Mu´allafateh Qolubohom (os recém muçulmanos). Quando isso ocorreu o líder dos Ansar (os habitantes de Medina que abrigaram o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) quando este migrou de Meca para Medina), Sa´ad ibn Ubadah, foi até o Profeta (S.A.A.S.) e transmitiu a insatisfação de seus companheiros com esta questão. Questionavam o fato pois os segundo eles os Ansar tiveram uma participação crucial na expansão do Islam e na ajuda ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Neste momento o Profeta Mohammad (S.A.A.S) solicitou que Sa´ad chamasse seus colegas, e então quando todos vieram até o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ele discursou dizendo: “Ó Ansar! Fiquei sabendo da vossa insatisfação e tristeza sobre a distribuição que fiz dos ganhos de guerra a outros. Ó Ansar, depois desta guerra digam se é verdade ou se acreditam nisso: Vós viestes anos desacreditados pelas pessoas e nós acreditamos em vocês, traídos e nós os ajudamos, expulsos e nós os abrigamos, e pobres e nós os enriquecemos. Ó Ansar, quando vim até vocês não estavam extraviados e desviados, e então Deus vos orientou? E não estavam pobres e então foram enriquecidos por Deus? Não eram inimigos entre si e então Deus aproximou vossos corações?” Os Ansar disseram: Sim, ó Mensageiro de Deus. E os Ansar começaram a chorar de emoção. Em seguida o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) continuou dizendo: “Ó Ansar, vocês se entristecem ao ver que dei algo insignificante deste mundo para os recém muçulmanos seguirem nesta doutrina e dependerem disso para o Islam? Ó Ansar, vocês não querem que as pessoas levem os camelos e os gados e vocês fiquem com o Mensageiro de Deus?”

Neste discurso é como se o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) o líder da nação islâmica, o selo dos profetas e mensageiro, com toda sua grandeza e posição, admitisse que sua gloria e triunfo dependeram deles, pois eles os ajudaram a isso, e recorda-os sobre o que eles apresentaram de bondade para apoiá-lo e ajudá-lo ao mesmo tempo que explica a eles que estas riquezas não são grandes e importantes.

Ó Deus nosso, que nosso Imam esteja feliz conosco.

Ó Deus nosso, faça que tenhamos sucesso para alcançar o mês de Ramadan.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»