Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – Os segredos de um casamento bem-sucedido – Sheikh Wissam Issa – 20/12/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e a todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus. Deus, o Altíssimo, disse: “Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos” (30:21).

Os objetivos do casamento

No versículo acima Deus cita a criação de casais da mesma espécie para, em seguida, citar o objetivo dessa criação, que é a manutenção da paz e da estabilidade que se busca em um casamento, o que é de extrema importância. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O casamento é a minha tradição, e quem não se casar estará dando as costas para minha tradição”.

Todo ser humano que se casa está em busca da estabilidade e da tranquilidade formando uma família e filhos que carregam seu nome. Ambos, tanto a mulher quanto o homem, buscam a paz e o conforto com o casamento por meio de uma união estável e duradoura. Ninguém se casa para se divorciar, embora possam acontecer, durante o casamento, situações e problemas que levem à desunião e à separação do casal.

Assim, a fim de evitar esses problemas e que a união seja bem-sucedida, devem-se observar várias questões importantes, para que, por meio delas, sejam evitadas uniões fracassadas e consequentes separações. Dentre as questões mais importantes que devem ser observadas por todos, sejam homens ou mulheres, estão as seguintes:

Religião e Valores

A religião, a doutrina, os valores e princípios devem ser como uma das principais referências para a escolha ou aceitação do cônjuge. O quanto a pessoa é apegada em sua religião e valores, aos princípios da ética e da boa conduta, isso certamente deve ser uma das principais e mais importantes referências para a escolha de cônjuge. Imaginem se uma moça religiosa casar-se com um rapaz não religioso ou vice-versa, certamente nesta casa não haverá a estabilidade nem a paz, pois conflitos e confrontos diários poderão surgir em algum momento em razão da discordância. Outro exemplo é se um deles é alguém mal-educado ou sem valores e princípios. Será que esta família poderá viver uma vida feliz e sossegada? Jamais. O que garante a estabilidade e a continuidade de uma família é a religião, a conduta e a doutrina pela qual este lar será erguido e construído.

Condutas e costumes malignos tais como o consumo de bebidas alcoólicas, jogos de azar ou demais vícios, falta de compreensão e falta de flexibilidade de uma das partes do casal poderão gerar infelicidade no convívio matrimonial e o consequente desgaste conjugal. Por isso, é preferível saber se é da mesma religião, mesma doutrina ou ainda, mesmo nível, pois quando há muito distanciamento, ou alguém que bebe, por exemplo, é muito difícil um casamento dar certo.

O Islã não ignorou estas questões, pois o profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre o consumo do álcool: “Se um consumidor de bebidas alcoólicas pedir vossas filhas em casamento, não a case com ele”. A razão desta coibição é devido aos grandes malefícios causados pelas bebidas alcoólicas, pois a base da vida estável está no raciocínio, e se a sanidade e o raciocínio do homem forem por água abaixo, então pode se esperar qualquer coisa de uma pessoa sem o seu juízo ou mentalidade perfeitas. Lembrando que a tradição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) vale tanto para os homens quanto para as mulheres, ou seja, evitar unir-se tanto com o homem ou com a mulher que consomem bebidas alcoólicas.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Se distanciem das flores do lixo”. Então ele foi perguntado: “Quem são as flores do lixo?”. O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “A bela mulher que cresce em local impróprio”. O físico não é condenado e sim muito bem visto, só que não representa todo o segredo do sucesso. Jamais devemos achar que a união foi bem-sucedida entre os dois por serem bonitos. Isso não existe. Quantos noivos e casais já se divorciaram sendo belos? Ou até mesmo casais que tinham boas condições financeiras…

Outro problema é a riqueza, sendo que bens materiais jamais podem erguer uma família. A riqueza simplesmente é um meio para suprir nossas necessidades e conforto, mas, de fato, ela não compra a felicidade. Infelizmente temos que mudar esta verdade na nossa sociedade que prioriza a vida material de uma forma intensa. Hoje em dia, quando um bom jovem e bem-educado vai para pedir uma moça em casamento, se ele não tiver ótimas condições financeiras eles não se casam, mesmo se a moça quiser casar com ele, por outro lado, se aparecer um rapaz de moral bastante duvidosa, mas com boa situação financeira, a família tenta convencer a filha a aceitar ao pedido de casamento, pois os pais acham que as condições materiais podem suprir outras questões. Temos nessa situação um grande problema, pois a referência deve ser a conduta e a religião, e não o aspecto financeiro.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos orienta a não levarmos em consideração apenas os aspectos físicos, tanto no caso dos noivos quanto das noivas. Os aspectos físicos ou questões materiais jamais poderão garantir a felicidade e nem o sucesso de uma união, por terem prazo de validade. A felicidade acabará assim que estes aspectos acabarem, e por isso jamais apenas elas por si só poderão ser levadas em consideração.

Uma das tradições do Profeta Mohammad aborda um outro tema muito importante que é o desgaste do relacionamento. O Profeta (S.A.A.S.) dizia: “Ó Deus, me refúgio de ti de uma mulher que me envelhece”. Este dito pode ser tanto para mulheres quanto para os homens. Para explicar este dito vou dar um exemplo: imaginem uma esposa que aparenta ter 50 anos, mas na verdade, ela tem 35. Qual é o motivo disso? Muitas vezes é o seu próprio marido. O homem é tão rude, mal-educado, severo e injusto com ela que fez ela envelhecer precocemente. Esse tipo de pessoa, de acordo com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tem que ser evitada, pois desgasta a vida do próximo evitando a felicidade e a paz dentro de casa.

Em uma outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se forem procurados por pessoas praticantes de princípios da religião, e que possuem uma boa conduta, então casem”. Esta tradição apresenta os dois principais e mais importantes elementos que devemos levar em consideração na união entre duas pessoas. A religião evita que o homem pratique o que é errado e a boa conduta impede a pessoa de transgredir.

Razão

Às vezes uma moça ou um rapaz se apaixona por alguém, belo e robusto, mas não é racional e nem tem juízo. O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “A melhor mulher é aquela que se apaixone por quem tem juízo e educação”. Portanto, o casamento deve ser com base na razão e no pensamento, e não no emocional. Mesmo que haja paixão deve se pensar e analisar primeiro se esta união poderá dar certo ou não, e este pensamento é justo que seja analisado por meio de terceiros, conselheiros, pessoas próximas do casal que saibam as condições de cada lado e se esta união poderá ser levada a diante ou não.

Igualdade na competência

Não deve haver uma grande diferença quanto à competência e formação entre o casal. Não que isso seja um elemento maléfico, mas nós estamos abordando as chances de garantia de uma boa convivência e uma vida feliz entre o casal, e a igualdade na formação e na situação social é uma delas. A vida de um casal debaixo de um teto com grandes diferenças sociais e de formação podem causar obstáculos no futuro.

Resumindo, a religião e a doutrina não são contrárias à riqueza, nem à beleza, mas o que queremos afirmar é que estas referências não são as principais que atraem a felicidade e o sucesso do casamento. As principais referências são a religião e a conduta, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que casar com uma mulher por sua riqueza, Deus o abandonará. Aquele que casar com uma mulher por sua beleza verá algo nela que não gosta. E quem casar com uma mulher por sua religião, Deus reunirá tudo que ele desejar nela”.  

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Se o homem casar com uma mulher por sua religião, Deus o enriquecerá e lhe concederá a beleza”.

Se a pessoa conseguir achar uma moça, religiosa, educada, formada, bonita, e ao mesmo tempo rica, então o noivo é muito sortudo, mas se não conseguir deve-se dar a preferência a características morais, e o mesmo vale para a noiva em sua escolha.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»