Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os pecados capitais no Islam – Seyyed Ali Al-Mousawi – 18/09/2020

PRIMEIRO SERMÃO

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus, o Altíssimo, disse no Seu livro sagrado: “Estes são os que se abstêm dos pecados graves e das obscenidades, conquanto cometam faltas leves. Que saibam que o teu Senhor é Amplo na indulgência; Ele vos conhece melhor do que ninguém, uma vez que foi Ele Que vos criou na terra, em que éreis embriões nas entranhas de vossas mães. Não atribuais pois, pureza a vós mesmo, porque Ele bem conhece os tementes” (53:32).

Antes de falar sobre este tema, gostaria de fazer uma grande ressalva sobre a oração de sexta-feira, Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, quando fordes convocados, para a Oração da Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai os vossos negócios; isso será preferível, se quereis saber”. (62:9)

Queridos irmãos, precisamos nos esforçar mais para com a nossa participação na oração de sexta-feira. Isso é uma ordem de Deus a todos nós, pois na medida do possível devemos nos empenhar para participarmos e recordarmos a Deus, neste dia e abandonarmos os negócios neste período, pois esse é o melhor para todos nós. Isso para não sermos incluídos entre aqueles cujo Deus disse no Alcorão Sagrado: “Porém, se quando depararem-se com o comércio ou com a diversão, se dispersarem, correndo para eles e te deixarem a sós, dize-lhes: O que está relacionado com Deus é preferível à diversão e ao comércio, porque Deus é o melhor dos provedores”. (62:11)

Voltando ao assunto do primeiro versículo citado acima, gostaríamos de explicar e falar um pouco sobre os pecados capitais no Islam. Quais são e o que significam no Islam.

Primeiro que a pessoa deve evitar praticar todos os tipos de pecados, sejam capitais ou não, sejam grandes ou pequenos.

O que significa pecado?

Mas, o que é praticar um pecado? O pecado é deixar de cumprir um dever ou praticar um ato ilícito. Este é o significado do pecado. É logico que há exceções, pois algumas categorias de pessoas podem ser descriminadas do pecado caso haja uma razão por trás de suas práticas, pois Deus disse: “… Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso, não será recriminado, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo” (2:173). Ou seja, se a pessoa for forçada a praticar algo não será recriminada.

Quais são os pecados capitais?

Alguns dos pecados podem até ser perdoados, mesmo eles sendo capitais. Mas há pecados que jamais serão perdoados. São eles:

1) O politeísmo

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Ó filho meu, não atribuas parceiros a Deus, porque a idolatria é uma grave iniquidade” (31:13). Numa outra passagem Deus disse: “Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso”. (4:48)

2) A desesperança pela misericórdia de Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Porque não se desesperam da Sua misericórdia senão os incrédulos” (12:87). O verdadeiro fiel jamais deve ficar com falta de esperança em Deus e pela Sua misericórdia.

3) Sentir-se seguro dos desígnios e castigos de Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Deus? Só pensam estar seguros dos desígnios de Deus os desventurados” (7:99). Alguns acham que não podem ser atingidos por Deus, isso os torna arrogantes e praticantes de diversos tipos de desobediências.

4) Maltratar os pais

Um dos piores pecados e mais graves faltas que a pessoa pode praticar é maltratar os pais.

5) Assassinato

Um dos pecados cujo não tem perdão é assassinar uma pessoa. Deus disse no Alcorão Sagrado: “…quem matar uma pessoa, sem que esta tenha cometido homicídio ou semeado a corrupção na Terra, será considerado como se tivesse assassinado toda a humanidade…” (5:32)

6) Relações com uma mulher casada

Alguém que se relaciona com uma mulher casada é também um pecador grave.

7) Tomar a herança de órfãos

Às vezes a pessoa é o tutor de órfãos cujos são de menores e ainda não possuem condições de administrar suas heranças deixadas pelos falecidos pais. O tutor, seja ele quem for, podendo ser o próprio pai, mãe, irmão ou irmã, tio ou tia, seja lá quem for, jamais deve agir tomando pertences do menor e abusando de sua autoridade. Às vezes mesmo que não sejam seu tutor, pode ser alguém desconhecido.

8) Cobrança de juros

Em seus dois tipos:

Juros sob os produtos: É por exemplo: vender 1 Kg de arroz como 2 Kg de arroz. Ou 1 Kg de trigo como 0,5 kg de trigo. A troca sendo com o mesmo produto mas com quantidades diferentes é pecado. O mesmo se enquadra para ouro, prata ou até mesmo moedas estrangeiras.

Juros sob empréstimo: Que é o significado convencional cujo conhecemos. Emprestar um valor e exigir um valor acima do que foi emprestado.

Ambos são classificados como os piores tipos de pecados cujo o homem pode cometer. Deus disse: “…disseram que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Deus consente o comércio e veda a usura…” (2:275). As pessoas acham que estão fazendo negócios e comercializando seus produtos, mas na verdade estão cometendo um grande pecado.

9) Zina (Fornicação)

Que é qualquer relação de um homem ou mulher fora do casamento.

10) Homossexualismo

Que é a relação entre pessoas do mesmo sexo.

11) A feitiçaria e magia

Deus disse: “…os demônios que incorreram na incredulidade. Ensinaram aos homens a magia…” (2:102) Há pessoas que praticam a feitiçaria ou magia para criar intrigas entre os demais, entre amigos, irmãos, casais, enfim, seja lá qual for o objetivo, esta prática é classificada como um dos pecados capitais.

12) Deixar de pagar o Zakat (Caridade)

Ao deixar de pagar o Zakat e demais tributos religiosos a pessoa está praticando um ato ilícito e um grande pecado.

13) Ocultar o testemunho

Sendo que se a pessoa pode testemunhar uma verdade perante um tribunal ou juiz num caso, ajudando o oprimido e ajudando a evitar uma injustiça, isso deve ser feito. É um ato obrigatório. Mas há pessoas que não testemunham e isto também é um grande pecado.

14) Bebida alcoólica

Todo tipo de bebida cujo contém álcool.

15) Abandonar a oração e demais obrigações

A pessoa que deixa de orar e praticar a Salat e demais obrigações religiosas se torna uma verdadeira sonegadora da graça de Deus.

16) Descumprir o pacto

A pessoa que pratica algo contrário do que promete. Ou simplesmente promete algo e não o cumpre. Isso é um grande pecado.

17) Romper laços familiares

É um dos piores e mais graves pecados. A pessoa romper as relações com o irmão, primo, tio, pai ou mãe. Ele nunca liga ou nem ao menos os saúda. Com certeza este rompimento evita a prática da bondade com eles. Mesmo se a pessoa romper contigo e não te ligar, faça você o seu dever e se conecte com ela. Ligue para ela, mande uma mensagem. Faça você o seu dever mesmo que ela não faça o dela. Deus irá castigar quem não cumprir o dever.

18) Migração que leva ao desvio moral

Uma pessoa que migra de um lugar para o outro sabendo que tal mudança pode causar um desvio moral e um impacto em sua fé e religião, certamente que isso é um ato classificado como pecado.

19) Rejeitar o que Deus revelou para os Mensageiros e os livros celestiais

Aqueles que rejeitam ou condenam o que Deus revelou ou duvidam de Suas mensagens e Seus livros.

20) Desmentir Deus ou seus mensageiros e todo tipo de mentiras

São aqueles que alegam mentiras sobre Deus e Seus mensageiros.

21) Se alimentar com carniça, porco ou sangue

Comer carne que não foi abatida dentro das condições adequadas, ou se alimentar com carne de porco, ou sangue.

22) Soht, ou seja, adquirir riqueza de fonte Ilícita

São ganhos de fontes ilícitas, como por exemplo o dinheiro proveniente de venda de bebida alcoólica, drogas ou carniça. Este dinheiro é chamado de soht, e o seu consumo e uso no dia a dia é ilícito para o ser humano.

23) O ganho de quem pratica o ZINA, dança ou canto.

24) A propina

Receber todo e qualquer tipo de propina é um grande pecado.

25) Fraudar a balança

Vender 1 Kg de açúcar por exemplo, mas entregar menos. Ou vender um produto, mas entregar outro. Não somente na compra e venda, isso pode ocorrer quando por exemplo alguém é pago por um serviço ou questão e ele não a entrega como combinado e prometido. O pedreiro é contratado para fazer um serviço e ele não o faz por inteiro por exemplo, isto pode se encaixar neste caso, ou um professor que é contratado para ensinar, mas ele não ensina direito.

26) Ajudar o opressor

Um dos piores pecados é quando a pessoa ajuda e apoia o opressor.

27) Aceitar e admitir a ação de um opressor

São aqueles cujo aceitam ou admitem a ação de um tirano injusto. Deus disse: “E não vos inclineis para os iníquos, porque o fogo apoderar-se-á de vós; e não tereis, em vez de Deus, protetores, nem sereis socorridos”. (11:113) O caso do camelo de Salé foi exatamente este. A pessoa que atacou o camelo milagroso de Deus foi uma só, ela a assassinou, mas Deus castigou toda a cidade e aquela população. Isso porque eles tinham aceitado e admitido aquela ação. Eles não mataram o camelo mas ficaram satisfeitos com aquela ação já que era do interesse deles, e eles defendiam o extermínio daquele milagre de Deus.

28) Arrogância

É quando a pessoa se sente superior aos outros. As narrativas afirmam que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), cujo foi o selo dos profetas, não tinha um lugar certo para sentar. Era extremamente humilde. Quando alguém chegava na mesquita e este alguém não conhecia o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), ele perguntava: “Qual de vocês é Mohammad?”. Ou seja, Mohammad era tão humilde que suas vestes, gestos, maneiras e condutas, até mesmo o lugar onde sentava, não o destacava dos demais, e por isso aquele que não o conhecia não podia saber por sua aparência que ele era o selo dos profetas, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).

Um dos piores atos de arrogância é quando alguém entra num lugar e espera que os outros se levantam como se fossem obrigados a se levantar. Isso é um sinal de arrogância e por isso deve ser abolido dentro do nosso espírito.

Por outro lado, um dos sinais de humildade é quando a pessoa senta num lugar que não tenha destaque no salão. Sabiam que alguns só vão para certos eventos se tiverem seus lugares reservados ou se sentarem num lugar privilegiado? Isso é uma das piores desgraças que pode existir em qualquer sociedade, e não é um sinal de humildade, e sim nos indica que a pessoa é arrogante, e “Deus não gosta dos arrogantes”.

30) Desperdício

Especialmente nos alimentos, não se deve desperdiçar e deve se evitar a gula. Isso porque Deus diz: “…Comei e bebei; porém, não vos excedais…” (7:31) Certamente, quem evita o excesso, faz bem para o bolso (no aspecto econômico individual e coletivo), e principalmente, para nossa saúde acima de tudo, pois todos os problemas de saúde são oriundos do excesso de alimento. Numa outra tradição, o desperdício foi extremamente repudiado por Deus sendo que os desperdiçadores são comparados como os “irmãos do diabo”. Deus diz: “Porque os perdulários são irmãos dos demônios, e o demônio foi ingrato para com o seu Senhor”. (17:27)

31) Acusar e caluniar o inocente

Acusar alguém de ter feito algo sem ele ter praticado. Uma tradição afirma: “A calúnia praticada treme o trono Dele”.

32) Insultar, humilhar ou desrespeitar um fiel

Isso é um dos pecados capitais. Seja por um gesto ou por uma palavra.

33) Ghibah

Que também é um dos pecados capitais. Ghibah é alguém citar um defeito de um fiel perante as pessoas, defeito este que pode ser ocultou ou não. É algo que ele detesta e não gosta que seja citado. Esta prática Deus cita no Alcorão Sagrado e compara-a como se alguém comesse a carne do seu irmão. Ele diz: “… Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa!” (49:12) Por que expor o fiel? Por favor, não devemos praticar está péssima prática.

Caso venhamos a praticar a Ghibah devemos interromper imediatamente e pedir o perdão de Deus por isso. O certo seria além do pedido de perdão a Deus, pedir o perdão para a pessoa, caso isso não lhe cause um mal maior ou intriga.

O praticante da Ghibah se não quiser falar com a pessoa com quem praticou a Ghibah pode pedir perdão a Deus por ela e orar por ela e também fazer a caridade por ela.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção e Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

SEGUNDO SERMÃO

“A chegada da caravana dos aprisionados em Sham”

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo pelo temor a Deus, seguirmos suas ordens e evitarmos desobedecê-lo.

Recomendo a todos os irmãos e irmãs a praticarem todas as orações obrigatórias e também a oração do início do mês, cujo citamos na semana passada.

Ainda vivemos o luto de Ashura e a triste jornada da caravana dos aprisionados dos Ahlul Bait (A.S.), os quais foram levados de Kufa até Damasco. Amanhã ou depois de amanhã começará o mês de Safar, o qual foi um mês de muita angústia para os Ahlul Bait (A.S.). Foi neste mês que os aprisionados chegaram em Sham.

O que aconteceu quando os aprisionados chegaram em Sham?

O amaldiçoado Yazid ibn Mu´awiyah praticou as piores barbaridades históricas sobre a Terra. Durante os três anos que governou, no primeiro ano matou o Imam Al-Hussein (A.S.), no segundo ano invadiu a cidade de Medina e no terceiro ano destruiu a Ka´bah.

Dizem que quando a caravana dos prisioneiros chegou em Sham, Yazid viu eles de longe e disse: “Quando a caravana chegou em Sham, eu me senti como se tivesse me vingado do Mensageiro de Deus”. Muitos sábios e líderes consideraram Yazid um ateu, um idólatra, um descrente por estas falas, pois pelo jeito ele não acreditava e nem tinha fé no Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e em sua mensagem. Aqui ele cita como se tivesse se vingado do Mensageiro de Deus.

Quando a caravana dos aprisionados dos Ahlul Bait (A.S.) chegou em Sham, os habitantes da cidade tinham saído e ficado na rua para esperar a chegada deles. Eles tinham sido influenciados pelas mentiras e pelas calúnias de Yazid achando que aquela caravana era de um bando de foras de lei e bandidos que tinham sido derrotados por Yazid, que Deus o amaldiçoe. A maioria festejava, louvavam a Deus e estavam felizes e dançavam pela vitória do califa sobre estes que eles achavam que eram foras da lei. Entre as pessoas havia um pobre idoso o qual chegou perto do Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) e lhe disse: “Louvado seja Deus, aquele quem vos derrotou e expos e concedeu a vitória ao príncipe dos fiéis Yazid”. Imaginem como o Imam e os demais membros dos Ahlul Bait (A.S.) se sentiram com estas palavras e com esta recepção. Depois de uma longa viagem de humilhação, sofrimento e angústia, ainda por cima, foram recebidos com sarcasmo e deboche pelos habitantes de Sham.

O Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) viu que aquele homem era um pobre influenciado e vítima das mentiras e calunias dos omíadas. Por isso ele não o reprimiu e não o condenou, simplesmente chegou a ele e lhe disse: “Você recita o Alcorão?” O idoso respondeu: “Sim. Eu recito o Alcorão. Mas o que você tem a ver com o Alcorão?!” O Imam (A.S.) então disse: “Você já recitou o seguinte versículo que diz: “… Dize-lhes: Não vos exijo recompensa alguma por isto, senão o amor aos meus parentes (Ahlul Bait)…”? (42:23) O idoso disse: “Sim. Já li este versículo”. O Imam (A.S.) então perguntou: “E você leu o seguinte versículo: E sabei que, de tudo quanto adquirirdes de despojos, a quinta parte pertencerá a Deus, ao Mensageiro e aos seus parentes, aos órfãos, aos indigentes e ao viajante…”? (8:41) O idoso disse: “Sim. Já li este versículo”. O Imam (A.S.) então perguntou: “E você já leu o seguinte versículo: … Deus só deseja afastar de vós a abominação, ó Ahlul Bait, bem como purificar-vos integralmente…”? (33:33) O idoso disse: “Sim. Já li este versículo também”. Então o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) disse: “Por Deus que os Ahlul Bait os quais foram citados no Alcorão Sagrado somos nós”. O idoso disse: “Vocês são os Ahlul Bait citados no Alcorão Sagrado?”. O Imam (A.S.): “Sim. Juro pelo nosso avô, o Mensageiro de Deus, que sem dúvida somos nós”. O idoso então se jogou nos pés do Imam (A.S.) e começou a beijá-los, então disse: “Ó Deus nosso, peço perdão a ti e sou inocente do que os injustos fizeram matando os Ahlul Bait”. Este homem pediu perdão ao Imam (A.S.) e se arrependeu pelo que tinha feito. As narrativas históricas afirmam que este idoso foi executado por Yazid depois que ele soube o que ele fez.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

«
»