Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os homens da verdade e da justiça – Sheikh Wissam Issa – 03/01/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Deus, o Altíssimo, disse: “Entre os fiéis, há homens que cumpriram o que haviam prometido, quando da sua comunhão com Deus; há-os que o consumaram (ao extremo), e outros que esperam, ainda, sem violarem a sua comunhão, no mínimo que seja” (33:23).

Estes versículos alcorânicos falam a respeito da veracidade do fiel em suas palavras e promessas. Ele não rompe seus pactos ou suas promessas, porque sua alma revoga todo tipo de descumprimento de seus pactos e palavras.

Uma das características dos fiéis é o perfeito equilíbrio entre suas falas, promessas e práticas, pois elas serão sempre compatíveis. O conteúdo do versículo alcorânico existiu e sempre existirá. O ser humano real sempre existirá sobre o planeta, pois ele representa o caminho do bem e da verdade.

O ser humano não deve ser fraco. Ele não pode ser simplesmente mais uma pessoa entre as que vivem no mundo. Ele deve ser alguém que carrega a mensagem humana em sua alma e os princípios que a regem. Ele só será um verdadeiro ser humano quando viver as preocupações e as prioridades do próximo. Ao carregar a mensagem da verdade e da justiça ele estará em uma posição de verdadeiro ser humano, e sua posição se elevará em conformidade com essa verdade. Mas como estas pessoas estarão na linha de frente em carregar os princípios humanos e os valores da sociedade pelos quais elas lutam? Podemos passar por várias situações para as quais deve-se estar preparado.

Primeiro: Ataques e enfrentamentos

É natural que quando o ser humano carrega internamente a mensagem da verdade e da justiça ele deixa de ser apenas um indivíduo comum para se tornar alguém que possa abranger as necessidades da sociedade e os interesses dos próximos. Quando a pessoa carrega uma mensagem de interesse dos outros, da nação e da humanidade, é certo que sofrerá ataques de todos os lados. Isso porque os inimigos da humanidade são muitos e são os mesmos inimigos da verdade, e eles estarão em todas as épocas e lugares. Por isso que os homens da verdade e da justiça devem ser persistentes e insistentes, tendo que se sacrificar, se necessário for, em prol de seus valores objetivos pelos quais tanto lutam. Eles devem abrir mão de seus objetivos pessoais mediante os grandes valores e princípios pelos quais lutam.

Segundo: Sendo exemplos

É necessário que eles sejam exemplos em sua persistência, paciência, pensamento, decisão e sabedoria. Isso porque os objetivos que carregam necessitam e exigem isso. Na verdade, os profetas e seus seguidores sofreram muito com opressores e tiranos de suas épocas. Contudo, nada disso fez que eles desistissem, mas sim, persistiram mais ainda em seus objetivos. Nada os fez se desviar de seus objetivos ou de seus caminhos. Exemplos de profetas são Abraão, o qual foi jogado no fogo, pois queria estabelecer a verdade e a justiça em sua época. Abraão não desistiu e nem se entregou ao tirano, e persistiu. Outro profeta foi o profeta Yahya (João), o qual foi perseguido pelo seu próprio povo e teve sua cabeça decapitada e enviada a um dos piores homens de sua época. O próprio profeta Jesus Cristo (A.S.) foi perseguido pelo governo romano e Deus quis que ele fosse protegido do mal que eles planejavam. E Deus o ascendeu para proteger sua vida e mantê-lo vivo como um sinal de Seu milagre. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) sofreu de todos os modos, até dizer: “Jamais um profeta foi tão machucado e perseguido quanto eu”. Mesmo ele tendo vindo para tirar as pessoas da escuridão para a luz, e do extravio para o caminho certo, ele foi perseguido e torturado devido a sua missão. Mesmo assim a sabedoria e a paciência foram a sua companhia e ele continuou e persistiu. Sofreu vários ataques e tentativas de assassinato, e na véspera de sua migração de Meca para Medina seu primo Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) se colocou em seu lugar e se sacrificou para salvar a vida do Profeta (S.A.A.S.) dormindo no leito do Mensageiro de Deus.  Antes disso, os próprios companheiros e amigos do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sofreram e foram perseguidos, torturados e até martirizados por seguirem o caminho e os princípios da verdade. Um deles foi Ammar ibn Yaser, para o qual o Profeta: “Paciência, ó família de Yaser, saibam que o vosso lugar é o paraíso”. Antes disso a migração de vários companheiros do profeta para Etiópia foi um marco, pois eles eram perseguidos e torturados por preservar seus valores e estilo de vida. Ali eles viveram as suas doutrinas e ao mesmo tempo divulgavam seus ensinamentos e princípios.

Outro exemplo é o Príncipe dos Fiéis (A.S.), que após o falecimento do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), as calamidades e as tragédias caíram sobre ele como chuva. Ele persistiu e foi paciente, e era sábio em suas decisões. Quando viram que não podiam fazer mais nada, a única forma detê-lo foi a execução. Assim, ele foi executado em seu oratório na Mesquita de Al-Kufa. O mesmo ocorreu depois do Imam Ali (A.S.) com seu filho Imam Al-Hassan (A.S.), o qual foi traído pelas pessoas mais próximas a ele e foi envenenado e executado. Em seguida o seu irmão Imam Al-Hussein (A.S.) foi perseguido e combatido pelo exército que representa o mal e a injustiça que o atacou. Essa foi uma das piores tragédias de todos os tempos, quando Hussein (A.S.), juntamente com seus familiares, filhos e companheiros, foram todos brutalmente assassinados e decapitados em Karbala, e parte de sua família aprisionada e torturada ao longo do tempo.

Na verdade, a persistência e a força de vontade não devem ser abatidas até o ressurgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), o qual irá preencher a Terra com a sua justiça e exterminará a injustiça e a opressão. Neste dia os esforços dos fiéis e dos combatentes serão recompensados, e seus objetivos serão alcançados. Neste dia haverá uma grande festa e alegria, pois a injustiça que representa Satã será demolida.

Saibam que a guerra entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, a justiça e a injustiça existe desde a criação de Adão, pois os anjos disseram a Deus, o Altíssimo, quando criou o ser humano: “… Estabelecerás nela quem alí fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós ignorais.” (2:30). A realidade do ser humano internamente é propícia ao mal e ao extravio, caso ele não seja devidamente orientado e purificado de todos os males. Jamais o bem e o mal podem se unir num só lugar, pois ou é o bem ou é o mal, e este conflito irá seguir até o dia do ressurgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), e então ele exterminará todo o mal.

De uma forma geral, as pessoas se dividem em três categoriais:

Primeira categoria: Os seguidores da justiça

Os seguidores da verdade e da justiça. Eles são os mentores e os líderes da verdade. Eles são os praticantes da verdade e os que falam a verdade. Esta categoria é representada pelos profetas e mensageiros, e também seus seguidores. São eles que lideram e representam a palavra e a prática do bem.

Segunda categoria: Os injustos

São aqueles que se opõem à primeira categoria. Eles carregam a bandeira da injustiça, da opressão, da usurpação e da mentira pelo mundo. São eles que combatem a verdade, a justiça e o bem. Eles enfrentam o sucesso e o progresso do homem durante todas as épocas. São eles os tiranos, os opressores de todas as épocas.

Terceira categoria: Os indecisos

É uma categoria das pessoas que não se decidem, não tem uma posição firmada. Elas estão iludidas pelas riquezas desta vida. Conhecem a verdade, mas são aqueles que não ajudam e nem apoiam a humanidade. São eles que não querem se prejudicar por manterem-se ao lado da verdade e da justiça. Ao mesmo tempo eles não ajudam os opressores e os injustos.

Percebe-se que desde Adão até o momento atual todas as pessoas estão em uma dessas categorias. O ser humano precisa carregar uma mensagem e um valor que seja do interesse do homem e da humanidade. Deus jamais mandou um profeta senão para o interesse de toda a humanidade.

Sempre haverá um Faraó, um Nimrud e um Qarun, os nomes podem ser diferentes, mas a essência é a mesma. E em todas as épocas teremos Mensageiros de Deus, Imames como Ali, Hassan e Hussein. Os nomes são diferentes, mas o caminho e o método são únicos: eles representam o bem. Mas o que muda são as caravanas que vão passando, todas representam algo, bem ou mal, e isso continuará até o final dos tempos.

O sacrifico é um dos atos grandiosos e nobres que a pessoa deve praticar, e não se limita ao local ou ao tempo. Todo ser humano pode praticar o melhor sacrifício pelo próximo, que é orientá-lo e colocá-lo no caminho do monoteísmo e da verdade. Na verdade, o sacrifício que foi praticado por todos os profetas e mensageiros foi este, pois eles se sacrificaram pela mensagem de Deus e para expor o caminho da verdade para as pessoas. Além disso, o sacrifico para impedir a opressão e libertar o ser humano da ignorância e da escravidão é também um dos tipos de sacrifício que todo ser humano pode praticar. Libertar da escravidão é um dos principais objetivos dos profetas e mensageiros, os quais vieram para este mundo a fim de impedir a ruína da humanidade.

A pessoa que morre em prol desses dois princípios será classificada como nobre e digna, alguém que foi martirizado pela mensagem e pelo caminho de Deus. O homem que morrer nestes caminhos será um verdadeiro ser humano. Deus não quis que o ser humano fosse um pedaço de carne, mas alguém que carregasse consigo valores, objetivos e as preocupações com o próximo. Saibam que a vida com humilhação não é uma vida e a morte é preferível do que uma vida em humilhação. É algo improvável que os fiéis vivam em uma vida de humilhação e desonra. Deve ser sempre o contrário disso.

Pedimos a Deus, a todos os muçulmanos e não muçulmanos, pela libertação da escravidão e a orientação e luz, e ao mesmo tempo, a vitória do bem contra o mal. Rogamos a Deus pela destruição dos tiranos e dos opressores.

E que a paz e a benção de Deus estejam sobre Mohammad e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

«
»