Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os elementos que erguem as nações – Sheikh Ghassan Abdallah – 05/07/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bençãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Testemunho que não há divindade além de Deus, o Único, e testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, o qual foi enviado com a doutrina da verdade para ser exposta sobre todos, mesmo que os incrédulos não gostem.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Deus intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” (8:24)

Ainda falando sobre os elementos que erguem as nações. Entre os mais importantes elementos de evolução do homem é se apegar no sistema de conduta e valores. Este sistema tem um objetivo sagrado para a doutrina, tanto em sua crença quanto em sua visão social. Na verdade, a doutrina e a religião representam um conjunto de princípios de crença, as bases para que a religião se erga sobre elas. Com isso, estes princípios e valores corrigem a forma que o homem age e executa sua doutrina, tanto as jurisprudências quanto o sistema de conduta.

As jurisprudências têm como objetivo representar o aspecto das leis, obrigações e deveres que cada ser humano deve cumprir perante si mesmo e as pessoas ao seu redor. E quando analisamos as jurisprudências da doutrina perceberemos que há um único objetivo para estas jurisprudências, que é estabelecer o sistema de boa conduta na sociedade, tais como a justiça, lealdade, verdade, amor, piedade, perdão e etc.

Se quisermos analisamos estas questões tais como por exemplo a justiça e a lealdade, percebemos que dificilmente as sociedades poderão se estabelecer sem estes dois elementos. Deus, o Altíssimo, disse: “Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o equidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente.” (4:58) Ou seja, esta ordem é uma orientação de Deus que está sendo ordenada por meio de um sábio conselho, o qual precisa ser seguido senão não teremos estabilidade no sistema mundial. Sem cumprir o sistema de promessas e pactos não terá como continuar o sistema de estabilidade do mundo.

E nós sentimos que há uma grande falta de todos estes princípios e valores, como por exemplo o princípio do perdão, seja na sociedade como um todo ou entre os próprios parentes. Sabemos que as pessoas que não vivem o valor do perdão entre seus membros, serão parte de uma sociedade fechada e parada, e não saberão evoluir e progredir. Por isso que a doutrina veio para afirmar os princípios do amor e da esperança, para criar um ambiente pacifico e tranquilo no que diz respeito as relações sociais. Estas tradições afirmam a importância de que toda pessoa deve ser misericordiosa. Estas tradições afirmam a revogação do sentimento de raiva e de ira. O Islam acredita que a boa conduta possui uma magia e a paciência é um bom remédio que pode derrubar as chamas da ira e da raiva, as quais podem levar a graves consequências para todos os homens.

O princípio do perdão

Partindo deste ponto, o Alcorão Sagrado disse: “E o delito será expiado com o talião; mas, quanto àquele que indultar (possíveis ofensas dos inimigos) e se emendar, saiba que a sua recompensa pertencerá a Deus, porque Ele não estima os agressores.” (42:40) E numa outra passagem Deus disse: “Porém, se os tolerardes, perdoarde-los e os indultardes, sabei que certamente Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo…” (64:14) Numa outra passagem Deus disse afirmando a importância desta questão, que é: “Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da Terra, preparado para os tementes (133) Que fazem caridade, tanto na prosperidade, como na adversidade; que reprimem a cólera; que indultam o próximo. Sabei que Deus aprecia os benfeitores (134)” (3).

Numa das passagens que o profeta Jesus Cristo (A.S.) deixa para todos nós, ele disse: “Ó povo de Israel, vocês não veem o que o Torá está dizendo: mantenham laços familiares e os ajudem. E eu digo para vocês, contentem-se com aqueles que romperam laços com vocês, e ajudem aqueles que vos privaram, e sejam bondosos com aqueles que vos desprezam, saúdem aqueles que vos insultam, e sejam honestas com vossos inimigos, perdoem aqueles que foram injustos com vocês da mesma forma que gostam que sejam perdoados, e vejam como Deus vos perdoará. Será que não vê como o sol bate em todos de uma forma igual (sobre os que acreditam ou não em Deus) e como a Sua chuva recai sobre os obedientes e os desobedientes. Se vocês não amarem exceto aqueles que vos amam, e não são bondosos senão com aqueles que são bondosos convosco, e não recompensarem exceto aqueles que vos recompensam… Isso pode ser feito até mesmo melos indecentes. Mas, se quiserem ser amados por Deus e Seus escolhidos, então deverão ser bondosos com aqueles que não são com vocês, saúdem aqueles que não vos saúdam e perdoem aqueles que são injustos convosco. Ouçam minhas palavras e pratiquem meu conselho para se tornarem sábios e bondosos”.

Este é o testamento do nosso profeta Jesus Cristo (A.S.), que possui muitos conselhos semelhantes na nossa doutrina e fé. No Duá Makarem Al-Akhlaq, ou seja, a Súplica da Boa Conduta, existe a seguinte orientação quando o Imam Assajad (A.S.) diz em um dos trechos: “… Ó meu senhor, me faça ser honesto com quem me enganou, e pagar com o bem com aquele que me praticou o mal, e conceder aquilo que me privou, e recompensar aquele que rompeu comigo, e agradecer o bem e fazer vista grossa pelo mal…”

Estes são alguns trechos e ensinamentos que estabelecem os princípios benéficos e bondosos em nossas sociedades.

O princípio da misericórdia

O outro elemento que é também um dos principiais para erguer uma nação é a misericórdia. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “O exemplo dos fiéis, em sua misericórdia e cooperação, é o exemplo de um corpo humano, quando um órgão adoentar, todos os demais permanecem em vigília para curá-lo”.

Deus, o Altíssimo, quer que o homem pratique a Sua conduta, sendo que uma das principais   características de Deus é “O Clemente, o Misericordioso”. Deus quer que sejamos misericordiosos com todas as criaturas e nações, sejamos misericordiosos com todos, não exclusivistas com alguém, e jamais deve haver um sentimento de superioridade perante os outros, pois Deus, o Altíssimo, disse: “Dize-lhes: Ó judeus, se pretendeis ser os favorecidos de Deus, em detrimento dos demais humanos, desejai, então, a morte, se estais certos! (6) Porém, jamais a desejarão, por causa do que cometeram as suas mãos; e Deus bem conhece os iníquos! (7)” (62) Numa outra passagem Deus, o Altíssimo, disse: “(Isso) não é segundo os vossos desejos, nem segundo os desejos dos adeptos do Livro. Quem cometer algum mal receberá o que tiver merecido e, afora Deus, não achará protetor, nem defensor (123). Aqueles que praticarem o bem, sejam homens ou mulheres, e forem fiéis, entrarão no Paraíso e não serão defraudados, no mínimo que seja (124)” (4).

Por isso, queridos irmãos, o Islam afirmou o princípio da misericórdia entre todas as nações, sem nenhuma exceção. Os mensageiros e os profetas foram enviados para a humanidade como uma misericórdia e com uma luz, a qual dará iluminação para nossas vidas. Deus, com Sua misericórdia, aceitou o perdão dos pecadores e revogou o castigo e a punição sobre Seus servos, e Ele foi o misericordioso. Uma passagem do Alcorão Sagrado diz: “Porém, teu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo. Se ele os punisse pelo que cometeram, acelerar-lhes-ia o castigo; porém, terão um prazo, depois do qual jamais terão escapatória.” (18:58) Numa outra passagem Deus disse: “Notifica Meus servos de que sou o Indulgente, o Misericordiosíssimo” (15:49).

A misericórdia é a base em tudo que Deus revelou, e por isso Ele condenou e rejeitou tudo que está contra ela. Ele disse: “… Ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a recordação de Deus! Estes estão em evidente erro!” (39:22) Deus condena aqueles não tem consciência e possuem corações duros, que mataram os inocentes e expulsaram as pessoas de suas terras, estes são referidos no versículo sagrado que diz: “Apesar disso os vossos corações se endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo quanto fazeis” (2:74)

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

 

«
»