Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os elementos de vitória – Sheikh Youssef Ajordi – 12/02/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, se socorrerdes à Deus, Ele vos socorrerá e firmará os vosso passos”. (47:7)

As bases e os elementos da vitória

O significado da vitória é diferente para cada nação e povo e por isso cada um têm seu entendimento de quais são as bases e os principais elementos que levam a vitória. Nós como muçulmanos e seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) olhamos para a vitória sob o ponto de vista divino. Por isso, quando escutamos o versículo acima vemos que existe uma condição para com que Deus socorra os fiéis que é “Caso os fiéis socorrem a Deus”. Então, esta é a condição para que alcancemos a vitória divina, e sem ela jamais iremos conseguir alcançar a vitória.

Como socorrer a Deus?

Como iremos socorrer a Deus e será que Deus necessita do nosso socorro? Como fazemos isso se Ele é o todo poderoso e é absoluto? Qual o significado e interpretação deste verso.

O significado deste versículo é que se os fiéis se agarrarem aos elementos da vitória e então eles serão socorridos e vitoriosos por causa de Deus. Este é o significado deste verso.

Gostaria de resumir os elementos da vitória divina com base em 4 elementos importantes. São as colunas que erguem algo chamado de “Vitória de Deus”. Estes 4 elementos são o que formarão a principal base para conquistar a vitória de Deus. São eles:

Primeiro: A sábia liderança

Segundo: Obedecer a liderança sábia

Terceiro: A preparação das ferramentas  

Quarto: A fé absoluta em Deus

A sábia liderança

Se vocês estudarem a história verão que este é um dos principais elementos da conquista da vitória divina. Nenhuma conquista foi alcançada e nem alguma vitória alcançada sem haver uma liderança sábia. Esta liderança é precisa em seus decretos, analisa profundamente os fatos e olha nos mínimos detalhes os fatos. Ela tem uma visão real das coisas e suas análises são perfeitas. Ela decide aquilo que é do interesse dela e rejeita aquilo que é do seu malefício, e como todos sabemos é mais importante e prioritário evitar os prejuízos do que atrair os interesses e os benefícios.

Obedecer a liderança sábia

Do que adianta haver uma liderança sábia e não haver a obediência a esta liderança? A liderança não consegue fazer nada sozinha, pois se não houver obediência por parte do povo então será difícil alcançar a vitória.

A preparação das ferramentas

Além da liderança a obediência a esta liderança a preparação das ferramentas necessárias, tanto os meios espirituais quanto materiais, são cruciais para que a vitória divina seja concedida.

A fé absoluta em Deus

E o quarto elemento para conquistar o triunfo e a vitória divina, sendo que este não é o menos importante, é que haja uma absoluta fé e apoio em Deus. Deus fez várias indicações no Alcorão Sagrado sobre isso dizendo: “Vós que não os aniquilastes, (ó muçulmanos)! Foi Deus quem os aniquilou e apesar de seres tu (ó Mensageiro) quem lançou (areia), o efeito foi causado por Deus …” (8:17)

Está certo que o homem é o executor da ação, mas Deus foi quem fez os efeitos. Não é com nossas forças ou condições que conquistamos a vitória. Tudo isso são elementos e preparativos, e a vitória certa e a final vem de Deus. Portanto, a fé absoluta em Deus e se entregar a Ele e acreditar que a vitória virá de Deus é um dos principais e mais importantes elementos para a conquista da vitória.

Dois exemplos

Sobre esta questão irei dar 2 exemplos e entrar no centro do assunto.

Primeiro exemplo, Moisés e o Faraó

O primeiro exemplo é a história do Profeta Moisés (A.S.) com o povo de Israel, e como os salvou das garras do tirano da época.

De um lado Moisés (A.S.) acompanhado do povo de Israel, o qual não tinha força nem armas para se defender, e na verdade estava em fuga. E do outro lado o Faraó com toda sua força e exército. Quando eles chegaram perante o mar e não havia mais nenhuma saída o povo de Israel ficou desesperado, e disseram: “Iremos ser alcançados e aniquilados”. No entanto Moisés (A.S.) disse: “Jamais, comigo está meu Deus e Ele me orientará”. O resultado foi que Deus inspirou o profeta a bater com seu cajado no mar e então o mar se abriu e a força da fé absoluta em Deus salvou eles, já que todos os 4 elementos para alcançar a vitória divina estavam ali. A liderança representada em Moisés, a obediência representada no povo de Israel, os elementos e os preparativos para alcançar a vitória e em seguida a fé absoluta em Deus.

Segundo exemplo, Davi e Golias

Quando o povo de Israel pediu ao profeta da época que lhe enviasse um líder para combater Golias, Deus lhes enviou Talut, que liderou um grande exército que atravessou o deserto de Sinai para chegar na terra dos gigantes. Após esta jornada o exército de Talut passou por um grande teste que foi de não beber além do permitido da água do rio de onde estavam. Muitos se jogaram no rio e tomaram muita água já que estavam com sede, mais do que Talut havia permitido, que era apenas de um palmo. Estes não passaram do teste e acabaram ficando para trás.

Já mais adiante, quando Talut continuou sua marcha rumo, aquele número de soldados que havia passado do primeiro teste seria novamente testado. Eles avistaram o exército dos gigantes de longe e isso os intimidou e provocou medo. Alguns disseram: “Não podemos enfrentar Golias e seus soldados”. Por isso alguns desistiram e voltaram atrás, e só permaneceram com Talut aqueles que tinham uma fé absoluta em Deus e sabiam que a vitória estava ao lado deles. Eles resistiram e não sentiram medo, e esta história está registrada no seguinte verso do Alcorão Sagrado, onde Deus diz: “Quando Saul partiu com o seu exército, disse: É certo que Deus vos provará, por meio de um rio. Sabei que quem nele se saciar não será dos meus; sê-lo-á quem não tomar de suas águas mais do que couber na concavidade da sua mão. Quase todos se saciaram, menos uns tantos. Quando ele e os fiéis atravessaram o rio, (alguns) disseram: Hoje não podemos com Golias e com seu exército. Porém, aqueles que creram que deveriam encontrar Deus disseram: Quantas vezes um pequeno grupo venceu outro mais numeroso, pela vontade de Deus, porquanto Deus está com os perseverantes! (249) E quanto se defrontaram com Golias e com o seu exército, disseram: Ó Senhor nosso, infunde-nos constância, firma os nossos passos e concede-nos a vitória sobre o povo incrédulo! (250) E com a vontade de Deus os derrotaram; Davi matou Golias… (251)” (2)

A análise

Com base nestes dois exemplos que citei irei fazer uma análise sobre a revolução islâmica do Irã, para vermos se esta grande vitória foi realmente divina e pode ser enquadrada assim ou não.

Primeiro que a liderança sábia foi representada no Imam Khomeini. O líder sábio, corajoso, firme e fiel.

Segundo que esta liderança foi obedecida pelo povo iraniano. Não só foi obedecida pelo povo e sim o povo se sacrificou por este grande líder.

Além disso a preparação a qual o povo fez, espiritualmente e com seu sangue, enfim, eles se prepararam para enfrentar o outro lado.

Além de tudo, a fé do povo e a absoluta crença que eles tinham em Deus fez com que eles conquistassem a vitória.

E por fim, digo que todas as revoluções, a partir da vitória da Revolução Islâmica do Irã, têm ela como inspiração. Todos os oprimidos veem o Irã e está nobre revolução como seu refúgio. Portanto, devemos preservar esta vitória e mantê-la em pratica com os quatro elementos acima citados.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção e Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Uma passagem do Imam Assadiq (A.S.) diz: “Se for o dia do juízo final, um chamado irá sair de dentro do trono de Deus: Onde estão os RAJABITAS*? Então alguns se levantarão cujo as faces são uma luz e sobre a cabeça há uma coroa de um rei com esmeraldas e pedras preciosas, sendo que cada um é acompanhado por 1000 anjos a sua direita e 1000 a sua esquerda. Nisto os anjos dizem a eles: “Felicitações a ti ó glória de Deus, ó servo de Deus”. Em seguida virá o chamado de Deus que dirá: “Por minha majestade e minha honra, estes serão recompensados com acomodações cujo passam rios debaixo delas, e serão eternos nelas. Vocês se candidataram a jejuar num mês cujo para mim é sagrado. Ó meus anjos, os ingressem no Paraíso, pois esta é a recompensa de quem jejuar um dia de Rajab (Seja no começo, no meio ou no fim)”.”

Se a pessoa meditar um pouco sobre esta bela passagem não seria relevante devotar e ficar atenta ao decorrer deste mês?

As recomendações do mês de Rajab são muitas, e por isso devemos ficar atentos a estas recomendações. A visitação do Imam Al-Hussein (A.S.), o banho ritual, o pedido de perdão e demais questões são algumas das recomendações deste mês.

Queridos irmãos, se algum de nós tem uma viagem importante ele começa a se preparar com muita antecedência. Nós todos iremos viajar e estar na hospitalidade de Deus no mês de Ramadhan, e por isso devemos começar a se preparar desde já para que possamos ser incluídos entre o povo perdoado por Deus. Devemos perdoar os outros, manter os laços familiares, orar e sermos devotos a Deus, a fim de sermos merecedores da hospitalidade de Deus logo logo.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a Paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

*Rajabitas: são aqueles que ficam em vigília durante todo o mês de Rajab.

 

«
»