Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os atributos do Mensageiro de Deus no Alcorão Sagrado – Seyyed Ali Al-Mousawi – 16/10/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus. Pois temer a Deus é a melhor das bagagens e é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós.

Nossas condolências a toda nação islâmica e ao Imam Al-Mahdi (A.S.) pela grande tragédia do falecimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Yá, Sin (1) Pelo Alcorão da Sabedoria (2) Que tu és dos mensageiros (3) Numa senda reta (4)” (36)

Este versículo do Alcorão Sagrado nos mostra a posição do Profeta Mohammad. Nele Deus jura pela grandeza de seus versos, que o seu Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) está sob a senda reta, representando o verdadeiro caminho que leva a Deus, louvado Seja. Além deste, outros versículos afirmam a posição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Como em: “ E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade” (21:107) e numa outra passagem Deus disse: “Taha (1) Não te revelamos o Alcorão para que te mortifiques (2) Mas sim como exortação aos tementes (3)” (20).

São dezenas de versículos, no Alcorão, que afirmam a posição e a grandeza do Mensageiro de Deus, tantos que não temos como citar todos aqui, mas os citados já nos permitiram compreender a importante posição e personalidade do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

As palavras de luz

Estamos próximos do martírio do Imam Al-Hassan (A.S.), o terceiro Imam dos Ahlul Bait (A.S.), e do martírio do Imam Al-Redha (A.S.) no final do mês de Safar. As palavras dos Imames (A.S.) são luz e orientação para todos nós. Se quisermos ser amados por Deus, devemos enxergar através desta luz e seguir suas orientações. Seguir não apenas na fala ou na crença, mas na prática. Religião é crença e prática juntas, sem crença a religião não tem valor, sem prática não tem efeito. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) quando foi perguntado sobre o primeiro grau do conhecimento, disse: “O primeiro grau é aprender o conhecimento, em seguida memoriza-lo e por fim, executa-lo. A excelência do conhecimento está em expandi-lo”. Não adianta apenas procurar aprender, devemos memorizar e depois executar o que aprendemos. Do que adianta a pessoa falar que é muçulmana, mas não pratica os princípios do Islam, não reza ou jejua nem tem uma boa conduta. A religião é crença e prática.

O mesmo também vale ao contrário, não adianta a pessoa praticar o bem sem ter crença, sem fé. Pessoas que agem com o bem sem a base da fé, sua prática não tem valor diante de Deus.

Estas e demais palavras dos Ahlul Bait (A.S.) devem ser estudadas, memorizadas e praticadas. Estas belíssimas tradições são um modelo da melhor conduta de vida para todos nós e nos guiam à senda reta.

A última mensagem é a de Mohammad (S.A.A.S.)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade, Mohammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e concludente dos profetas; sabei que Deus é Onisciente” (33:40).

Este abençoado versículo aponta a posição do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Mostra que foi um dos mensageiros de Deus. Pois nem todos os profetas são classificados como mensageiros, apenas os principais profetas, denominados de Uli Al-Azm, os quais foram Abraão, Noé, Moisés, Jesus e Mohammad, estes foram Mensageiros de Deus. O verso da Surata Yazin, o qual começamos nosso discurso, é uma das referências de que Mohammad, também foi um dos Mensageiros de Deus. Uma nobre tradição dizia: “A base da sabedoria é o temor a Deus”. O temor a Deus e a Sua obediência devem ser o principal esforço de todo fiel.

O testamento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Devemos nos empenhar em colocar as palavras do profeta Mohammad (S.A.A.S) em prática e seguir o seu testamento, o qual disse pouco antes de sua morte: “Deixo entre vos duas preciosidades, o livro de Deus (Alcorão) e minha família”. Numa outra passagem o profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O exemplo dos meus Ahlul Bait é o mesmo exemplo da arca de Noé, quem embarcar nela será salvo e quem ficar pra trás será aniquilado”.

A narrativa do falecimento do Profeta (S.A.A.S.)

Quando o Imam Ali (A.S.) terminou o ritual do banho do corpo sagrado do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) enterrou o Profeta ali mesmo dentro do seu quarto, onde ele, o profeta, havia falecido. Isso porque o próprio Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha dito: “A terra na qual os profetas morrem são os melhores lugares onde eles podem ser enterrados”. Ou seja, o local onde o profeta de Deus morre, é o local ideal para ser enterrado, não precisando ser transferidos para outro lugar.

Que a paz e a benção de Deus estejam contigo, ó Mensageiro de Deus, ó Mohammad ibn Abdillah.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos!

 

 

«
»