Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O Significado do Milagre – Sheikh Youssef Ajordi – 17/04/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do Universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahl el Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus o Altíssimo disse em seu livro sagrado: “E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal do vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis.” (3:49)

Neste abençoado versículo da Surata Al Imran, podemos entender qual é o significado do Milagre. Deus fala sobre o seu mensageiro ao povo de Israel, Jesus. Os milagres de Jesus (A.S.) foram diversos dentre os citados no versículo acima. O milagre é um tema muito importante e para entendê-lo melhor devemos apresentá-lo em 5 pontos:

Primeiro – O significado do milagre
Segundo – A natureza do milagre
Terceiro – O milagre e a profecia
Quarto – A fé é acreditar no milagre
Quinto – O fruto do milagre

O significado do milagre

O milagre foi chamado no Alcorão Sagrado como “AYA”, ou seja, um sinal. O milagre é aquilo que é fora do normal, algo além das capacidades humanas, é aquilo que as pessoas não conseguem realizar.

A natureza do milagre

O milagre deve ser adequado à sua época e cultura local. Por exemplo, na época do profeta Mohammad (S.A.A.S.) uma das questões mais populares foi a literatura e poesia. Dizem que havia alguns locais onde se juntavam os poetas e faziam duelos recitando poemas e quem era mais eloquente e mais preciso em suas expressões vencia o duelo. Com base nisso, o principal milagre de Mohammad (S.A.A.S.) foi o Alcorão Sagrado. Este livro diante do qual todos foram incapazes de escrever algo igual. O Alcorão Sagrado fascinou todos daquela época, pois eles percebiam que estas palavras não eram humanas, já que ninguém podia dizer algo assim. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Dize-lhes: Mesmo que os humanos e os gênios se tivessem reunido para produzir coisa similar a este Alcorão, jamais teriam feito algo semelhante, ainda que se ajudassem mutuamente” (17:88). Em seguida Deus desafiou as pessoas a trazerem um capitulo ou um único versículo ou uma única palavra. Ninguém pôde fazê-lo. Na verdade, não é possível nem escrever e nem modificar o Alcorão Sagrado, isso porque esta foi a promessa de Deus quando Ele disse: “Nós revelamos a Mensagem e somos o Seu Preservador” (15:9)

O que entendemos é que o milagre de cada profeta e época deve ser adequado às condições daquela época. Jesus Cristo por exemplo, a medicina estava muito avançada e por isso seus milagres seguiam esta linha. Ele curou o leproso, ressuscitou mortos e demais milagres. Já na época de Moisés a magia e feitiçaria eram muito famosas e por isso o seu milagre foi o seu cajado que virava serpente. E assim vai…

O milagre e a profecia

O milagre era uma ferramenta alinhada aos profetas e mensageiros. Ela é uma ferramenta de auxílio aos profetas e os ajudava a firmar suas mensagens e mostrar que estavam falando a verdade. Neste sentido, podemos dar muitos exemplos, como o milagre do Profeta Abraão (A.S.), quando foi lançado no fogo e ele não foi queimado. Isso ocorreu com a ordem de Deus para afirmar que o que prevalece é a vontade de Deus e não a dos humanos. Isso demonstrou ao povo de sua época que a razão e a verdade estava com o Abraão pois ocorreu algo fora do normal e que nenhum humano pode praticar. Ou por exemplo quando os quraishitas conspiraram contra Mohammad (S.A.A.S.) para matá-lo. Quarenta homens não viram o profeta Mohammad (S.A.A.S.) passando na frente deles depois que ele saiu de casa para migrar de Meca para Medina enquanto deixou Ali (A.S.) em seu leito para fingir que era ele. Isso também foi um grande milagre. Deus relata no Alcorão Sagrado sobre este fato e diz: “E lhes colocaremos uma barreira pela frente e uma barreira por trás, e lhes ofuscaremos os olhos, para que não possam ver” (36:9). Então, entendemos que a principal ferramenta de auxílio do milagre é para ajudar a profecia.

O objetivo do milagre

Por que Deus envia milagres junto com seus profetas? O intuito do milagre é provar a veracidade dos Profetas, afirmar o poder de Deus e a insuficiência e incapacidade humanas. O milagre deve se transformar em um sinal de verdade para provar aos humanos que o que ele diz é verdade. O milagre que indica a veracidade da missão de um profeta por exemplo. É como uma comprovação para toda a humanidade. No caso do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), Deus lhe agraciou com o milagre que foi o Alcorão Sagrado, livro este que jamais foi corrompido ou desviado e por isso Deus disse: “A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo” (41:42). O Alcorão foi protegido de todo e qualquer falsidade, e além disso seu efeito é eterno pois jamais humanos irão conseguir escrever algo igual. No caso dos demais profetas todos também tiveram grandes milagres e alcançaram seus objetivos por meio deles, só que seus efeitos eram temporários e locais. Estes milagres foram de extrema importância em suas épocas para firmar e provar a veracidade das mensagens.

A fé no milagre

Depois de testemunhar um ato que qualquer humano é incapaz de praticá-lo o ser humano deve acreditar neste milagre e abraçar a mensagem que o revelador deste milagre está pregando. Por isso que quem não acreditar no milagre terá um severo castigo, já que está testemunhando em seus olhos e mesmo assim o rejeita, o que acaba se tornando um grande ato de desacreditar e rejeitar a verdade. Testemunhar um milagre e negá-lo tem severas consequências nesta e na outra vida.

O fruto do milagre

O principal fruto do milagre é a crença na mensagem cujo a profecia prega. Mudar e corrigir a crença humana é um dos frutos do milagre trazendo o homem de volta ao caminho cujo deveria estar, que é o caminho da orientação e do bem.

O milagre e a pandemia COVID-19

Hoje em dia estamos vivendo as difíceis condições da pandemia do corona vírus. Alguns, especialmente os não muçulmanos, dizem: “Por que Deus não envia um milagre para salvar a humanidade deste mal?”. O engraçado é que todos desacreditam nos governos, nos profissionais, nas grandes companhias farmacêuticas e laboratórios, na própria ciência, na medicina, enfim, em tudo. Tudo isso que representa a ação do homem não tem mais credibilidade perante eles. Além disso, as pessoas estão vendo a verdadeira face moral de seus governos e governantes. Em alguns lugares, por exemplo, não se dá mais atendimento aos idosos pois se acredita que eles estão no fim de suas vidas e a preferência deve ser dada aos mais jovens. Alguns lugares os corpos dos mortos são acumulados em depósitos e contêineres ou queimados e enterrados sem prévia comunicação aos seus familiares. Além disso tudo, saques a lojas de departamentos e supermercados, confisco de equipamentos e dispositivos médicos, abuso de poder financeiro, aumento de preços e muito mais são algumas das ações praticadas durante esta pandemia, ações estas que estão sendo praticadas por alguns governos e indivíduos.

Irmãos e irmãs, o Islã nos ordena a respeitar a vida, sendo que devemos respeitar o mais velho e sermos piedosos com os mais novos, e não há diferença entre a vida de um e de outro. Com a vida no fim a preferência deve ser dada aos mais jovens? Isso é certo? Isso é moral? Que valores são estes que estes estados e governos pregam? Onde está a humanidade? Onde estão os direitos humanos e a igualdade que eles tanto pregam?

Nós somos muçulmanos e acreditamos que preservar e salvar uma vida não é diferente de acordo com idade, sexo ou o que quer que seja. Até mesmo o feto que ainda está dentro do útero da mãe não pode ser discriminado. Todos que não seguem este princípio e não acreditam na mensagem e na moral do Islã devem repensar seus valores, meditar e estudar mais sobre os princípios islâmicos.

Voltando para a pergunta acima, sua resposta está no início da minha palestra. Eu disse que o milagre é algo fora do normal e uma prática que os humanos são incapazes de realizar. Quem disse que esta pandemia ainda não tem cura? É possível sim que haja uma cura para este problema. Hoje, mais de 70 países do mundo estão trabalhando juntos para criar uma vacina para ela e se Deus quiser conseguirão.

Ressurgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.)

O mais importante de tudo neste estado de calamidade que vivemos hoje nós dizemos: Não há dúvida de que a Terra está se preparando para o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), o qual irá enchê-la com a justiça depois de ter sido preenchida de injustiça. Todos almejam a segurança e a paz, saúde, bem-estar e alívio. Não estão percebendo que a Terra está se preparando para o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.)? Deus o Altíssimo disse: “E quisemos agraciar os subjugados na Terra, designando-os imames e constituindo-os herdeiros” (28:5) Em nenhuma etapa da nossa vida o mundo viveu uma situação tão delicada como esta. A grande maioria das pessoas está vivendo uma falta de esperança, vivendo com sofrimento, desespero e medo, e só poderão ser atendidas com o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.). Nós acreditamos que o momento está próximo e que Deus irá atender às suplicas dos fieis fazendo ressurgir o Imam Al-Mahdi (A.F.) em breve, se Ele quiser.

Além disso, a questão não é apenas um milagre para o coronavírus ou o ressurgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.) e sim a nossa fé e crença. O homem deve acreditar que a salvação está a caminho e que o surgimento do Imam Al-Mahdi (A.F.) juntamente com seu companheiro Jesus (A.S.) está próximo e ele será o aliviador de todas as calamidades sobre a Terra. A fé é fundamental nesta fase da vida, e sua força jamais poderá ser comparada a nada neste mundo.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

 

 

 

 

 

 

«
»