Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado da confiança em Deus e A confiança em Deus e dependência são duas coisas contrárias – Sheikh Youssef Ajordi – 05/03/2021

Primeiro Sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, sendo que o significado do temor a Deus é se distanciar dos atos ilícitos e praticar aquilo que satisfaça a vontade de Deus.

Mês de Rajab

Nos últimos dias do mês sagrado de Rajab gostaria de reforçar mais ainda a importância do temor a Deus. Nestes dias cujo antecedem os meses sagrados de Sha´ban e de Ramadhan, vamos reforçar mais ainda do temor a Deus.

Felicitações a todos pelo nascimento da filha do Imam Al-Hussein (A.S.), Sukaina, a qual nasceu neste abençoado dia do mês de Rajab.

Ao mesmo tempo gostaria de reforçar que na próxima quinta-feira será o dia 27 de Rajab, o dia da revelação da mensagem do Islam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Neste abençoado dia é extremamente recomendado que se faça o jejum sendo que aquele que faz o jejum neste dia é como se tivesse jejuado por 70 anos.

O apoio em Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “… a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída (2) E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa (3)” (65)

Numa passagem o Imam Assadiq (A.S.) disse: “Deus revelou a Davi: todo servo que se apoiar totalmente em mim, mesmo que os céus e as terras caíssem sobre ele (de calamidades) eu lhe mostrarei uma saída. Por outro lado, todo servo que se apoiar em um de meus sevos lhe romperei e lhe fecharei as saídas perante ele e não me importarei em quais terras ele se aniquilará”. O significado desta passagem aponta a importância do apoio e confiança em Deus sendo que isto por si só nos mostrará uma saída para todos os nossos problemas, mesmo que sejam do tamanho dos mundos e dos céus. Ao mesmo tempo se a pessoa ao invés de se apoiar em Deus se apoiar nos servos de Deus, Ele o largará e o deixará a sós, e não lhe mostrará nenhuma saída e nem se importará como e onde caíra. Resumindo: O homem que se apoiar em Deus com sua total intenção sincera em Deus, Deus o ajudará mesmo que os mundos forem contra ele.

A essência do apoio em Deus

Irei falar sobre a importância do apoio em Deus em nossas vidas. O significado do apoio em Deus é a confiança nele demonstrando a total deficiência humana perante o poder de Deus. Ou seja, se um lado o servo se apoia e confia totalmente em Deus e a pessoa é totalmente deficiente e incapaz, o único refúgio deve ser Deus e saber que é Ele que resolve e é Ele o capaz de tudo. Ele é absoluto.

Luqman dizia para seu filho: “Ó filho, não espere das pessoas e tenha certeza, convicção e confiança em Deus. Age no que depende de sua ação e deixe de agir para aquilo que lhe foi garantido. Apoie em Deus em todas as coisas, pois só Ele é suficiente”.

Os dias de hoje

Hoje em dia, estamos com crises em todos os campos. Político, econômico, social, e etc… Será que o melhor refúgio para nós nestes problemas não seria Deus? Ele não podia ser a solução de tudo? Sim claro, mas há condições:

A base do apoio em Deus

Este teto é erguido sobre algumas colunas. O apoio e confiança em Deus têm colunas e bases também, e sem elas esta confiança e apoio não tem efeito.

Primeiro: Deus sabe de tudo

Tenho que saber que Deus sabe de tudo e de todas as coisas. Saibam que quando o profeta Abraão (A.S.) foi lançado no fogo por Nimrud ele não pediu nada a Deus e disse ao anjo Gabriel naquele momento que estava entre o céu e a Terra que Deus sabia de sua necessidade e do que passava em sua mente. Portanto, a primeira condição é ter a convicção de que Deus é sábio e onipotente.

Segundo: Deus tem o poder sobre todas as coisas.

Deus tem o poder e é certo de que poderá realizar e atender as necessidades das pessoas. Algumas pessoas duvidam do poder de Deus. Se Deus quiser algo Ele só dirá “… Basta-Lhe dizer: “Seja!” e ele é” (2:117).

Quando Abraão (A.S.) foi lançado no fogo do inferno Deus ordenou o fogo para que se tornasse um abrigo seguro para Abraão. Quando o Profeta Moisés (A.S.) ficou sem saída alguma perante o mar, Deus não o salvou e abriu aquele mar e lhe mostrou uma saída?! Quando o profeta Mohammad (S.A.A.S.) havia sido cercado por 40 homens que foram à sua casa para matá-lo, e mesmo assim ele saiu com segurança e foi para Medina e ao longo da viagem, na caverna, quando os inimigos estavam na entrada Deus lhe enviou as teias de aranha e o pombo para o proteger!

Então a segunda condição e base para a confiança e apoio em Deus é estar convicto que Deus é o todo poderoso.

Terceiro: Generosidade de Deus

Saber que não há nenhum pingo de avareza em Deus. Deus é generoso e suas dádivas são incalculáveis e infinitas. A avareza é algo humano e jamais será divina. Seja lá qual for o tamanho da nossa necessidade Deus nos atenderá.

Quarto: Deus é misericordioso com Seus servos

É importante estar convencido que Deus sabe, é poderoso, é generoso e é misericordioso com Seus servos. Além de todas estas condições há uma última que é a mais importante de todas.

Quinto: Agir

Não é cabível que o indivíduo se apoie em Deus apenas, e sim deve agir para conseguir o que almeja. Se quiser ganhar deve agir e correr atrás para ganhar e não basta querer e se apoiar em Deus e depender somente disso. O grande sucesso e conquista vem quando todos os elementos acima se juntam, e em seguida a pessoa age. Com isto Deus lhe mostrará uma saída, senão não haverá saída alguma.

É o mesmo que faz o agricultor. Ele escolhe a terra, o momento certo, a rega, a protege de pragas, e em seguida ele se apoia e confia em Deus para que seu trabalho dê resultado. O resultado é garantido quando a pessoa confia em Deus, mas com a condição de agir.

Uma narrativa

Um dos alunos do Imam Assadiq (A.S.) ouvia o Imam que orava: “Ó Deus, não me deixe a sós nem por um piscar de olhos”.

O apoio coletivo

Queridos irmãos e irmãs, nós todos durante todos estas dificuldades e problemas econômicos precisamos hoje em dia sentirmos o apoio e confiança em Deus coletivamente, e não apenas individualmente. Isso porque se houver este apoio e confiança coletiva em Deus nossa sociedade será toda protegida e abençoada por Deus. O primeiro exemplo que dou é o povo de Israel.

O povo de Israel

A história se passa nos seguintes versos do Alcorão Sagrado: “Ó povo meu, entrai na terra Sagrada que Deus vos assinalou, e não retrocedais, porque se retrocederdes, sereis desventurados (21) Disseram-lhe: Ó Moisés, dominam-na homens poderosos e nela não poderemos entrar, a menos que a abandonem. Se a abandonarem, então entraremos (22) E dois tementes, aos quais Deus havia agraciado, disseram: Entrai, de assalto, pelo pórtico; porque quando logrardes transpô-lo, sereis, sem dúvida, vencedores; encomendai-vos a Deus, se sois fiéis (23) Disseram-lhe: Ó Moisés, jamais nela (cidade) entraremos, enquanto lá permanecerem. Vai tu, com o teu Senhor, e combatei-os, enquanto nós permaneceremos aqui sentados (24) (Moisés) disse: Ó Senhor meu, somente posso ter controle sobre mim e sobre o meu irmão. Separa-nos, pois, dos depravados (25) Então (Deus) lhe disse: Está-lhes-á proibida a entrada (na terra Sagrada). Durante quarenta anos andarão errantes, pela terra. Não te mortifiques pela gente depravada (26)”.

Aconteceu o seguinte que Deus ordenou o povo de Israel a ingressar a terra santa, mas como eles não sentiam a confiança em Deus voltaram atrás e mandaram apenas Moisés ingressar nela, e esperariam onde estavam. Esta falta desconfiança em Deus resultou no desvio deles por 40 anos no deserto. Olhem só o quanto a confiança e o apoio em Deus coletivo pode ajudar a salvar uma nação inteira. Podemos afirmar sem pingo de dúvidas que os 40 anos que o povo de Israel ficou perdido no deserto foi porque eles não gozavam de uma confiança coletiva em Deus. Será que queremos o mesmo destino deles em nossas vidas?!

Batalha de Ohud

Agora olhem a exemplo ilustre que ocorreu na batalha de Ohud. Como sabemos, nesta batalha a vitória estava aliada aos muçulmanos enquanto os muçulmanos estavam seguindo a ordem do Profeta, mas quando eles desobedeceram ao saírem de seus postos, onde o Profeta havia lhes ordenado que ficassem, começaram a perder a vantagem e assim perderam aquela batalha, e quase que o profeta foi martirizado nesta batalha.

Quando o profeta pediu ao seu exército e aos feridos de guerra que se preparassem para a ofensiva e para a reação alguns diziam para os soldados que isso não levaria a nada e que o inimigo era muito mais forte e poderoso do que eles. Deus relata esta questão no Alcorão Sagrado e diz: “São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Deus nos é suficiente. Que excelente Guardião! (173) Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Deus é Agraciante por excelência (174)” (3).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos.

Segundo sermão

“A confiança em Deus e dependência são duas coisas contrárias”

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Deus disse: “ Disse-lhe: Não o enviarei, até que me jureis solenemente por Deus o que trareis a salvo, a menos que sejais impedidos disso. E quando lhe prometeram isso, disse: Que Deus seja testemunha de tudo quanto dizemos!” (12:66)

A história do profeta Jacó

A história do versículo acima se passa após a tragédia que atingiu o profeta Jacó, o qual perdeu seu filho José, que tanto ele amava. Depois de anos, quando seus filhos lhe pediram que Benjamin deveria acompanha-los para a grande viagem ao Egito, o pai primeiro exigiu uma garantia deles. Depois que eles lhe concederam uma garantia Jacó entregou o caso com total confiança e apoio em Deus.

O Imam Assadiq (A.S.) disse: “Deus ordenou que Seus servos lhe peçam o que querem por meio das ferramentas que lhes forem concedidas”. Ou seja, Deus nos diz que nós devemos confiar e se apoiar Nele por meio dos caminhos e ferramentas que Ele nos mostrou. Se eu estiver doente por exemplo não é para eu ficar em casa e confiar a minha cura a Deus. O caminho certo é eu procurar um médico e seguir o tratamento que ele me pedir e então confiar a minha cura a Deus.

Um significado errado de confiança

Se eu tiver precisando de algo e procurar um irmão para resolver um certo problema não é certo que eu pense que ele será a solução do meu problema. Tenho que agir como se Deus fosse o solucionador do meu problema e de todas as minhas necessidades, e aquele irmão ou pessoa irá ser a ferramenta que Deus colocou no meu caminho para resolver o meu problema. A minha confiança deve ser total em Deus e não naquela pessoa, senão isto seria uma forma errada de confiar em Deus.

Recitamos no Alcorão Sagrado: “Deus é absoluto” (111:2). Ser absoluto é ter o poder sobre todas as coisas. É ter a fé que Deus pode tudo e é o todo poderoso.

Uma narrativa

Certo dia o Imam Ali (A.S.) chegou na mesquita e viu um grupo de jovens saudáveis sentados. Eles perguntou a eles: “Quem são vocês?”. Eles falaram: “Nós somos os confiantes em Deus”. O Imam (A.S.) disse: “Não, vocês não são os confiantes e sim os dependentes. Se vocês forem realmente confiantes em Deus então me mostrem o que é confiar em Deus”. Eles responderam ao Imam: “Se nós encontrarmos (alimentos) comemos e se não acharmos seremos pacientes”. O Imam (A.S.) respondeu: “Isto é o que os cachorros fazem”. Eles perguntaram: “O que faremos então?” O Imam (A.S.) respondeu: “Se encontrar concedam e se faltar agradeçam a Deus”.

Uma mensagem

O motivo da minha fala de hoje é porque há jovens que mesmo não tendo nenhuma deficiência ou problema de saúde alegam que são confiantes em Deus, e por isso ficam em suas casas sem fazer nada. Eles se dizem devotos e que não precisam correr atrás das coisas, que Deus é grande e os ajudará, e isto não é certo.

Queridos irmãos e irmãs, certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi até a mesquita pela manhã e viu um homem orando. Ele retornou à tarde e viu aquele mesmo homem continuar rezando. Quando voltou à noite viu que o mesmo estava lá orando. Quando perguntou aos seus companheiros quem cuidava da família daquele homem eles lhe disseram que era o irmão dele que sustentava a família. Sabem o que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) fez neste momento? Ele disse: “Saibam que o irmão deste homem é mais amado por Deus do que ele”.

Agir e buscar, se esforçar para sustentar a si mesmo e sua família é como estar combatendo pela causa de Deus. Trabalhem e vejam como Deus os ajudará.

Outros não estão nem aí com a saúde. Abusam e se descuidam, e então quando as coisas pioram eles procuram ajuda. Por que disso?! Porque não se cuidam quando começa o problema de saúde e só se tocam no final?! Isto não é certo.

Outro exemplo que damos é o da resistência que lutou contra a ocupação. Jovens os quais não eram nem incentivados, e muito pelo contrário, eram desmotivados, estes jovens foram à luta e confiaram em Deus e conseguiram vencer as forças da ocupação. Ao contrário de outros milhões que simplesmente estão anestesiados e parados em suas casas e não fazem nada além de rezar contra os opressores e injustos. Saibam irmãos que estas orações não poderão fazer efeito nenhum se a pessoas não agir. Esta é a pura dependência, e quem quiser ser verdadeiramente confiante em Deus deve orar e agir ao mesmo tempo.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

 

«
»