Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado da caridade – Sheikh Youssef Aordi – 26/02/2021

Primeiro sermão

O significado da caridade

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Felicitações a todos pelo nascimento do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali (A.S.). Nestes dias, e durante as celebrações do nascimento do Imam, gostaria de falar sobre um tema de extrema importância que é o significado da caridade, ajudar o próximo e sentir a dificuldade e a dor do próximo, dos oprimidos. O Imam Ali (A.S.) se disfarçava e andava pelas ruas e regiões mais humildes e pobres da cidade para procurar os necessitados e os órfãos e as viúvas para ajudá-los. Ele corria atrás e não se contentava com os relatórios que lhe chegavam como governante.

Com base nisso, neste sermão irei falar sobre o significado da caridade.

Significado da “Sadaqah”

É a dádiva, a qual a pessoa tira de sua riqueza e a concede para outra pessoa. Na verdade, o significado mais abrangente da Sadaqah vai além da riqueza, e representa todo tipo de dádiva. Então, o significado da caridade vai além da riqueza.

Aonde chega a  “Sadaqah”?

Deus o altíssimo disse: “Ignoram, porventura, que Deus aceita o arrependimento dos Seus servos, assim como recebe as caridades, e que Deus é Remissório, o Misericordiosíssimo?” (9:104)

Portanto, a Sadaqah é observada diretamente por Deus. Esta nobre ação chega a Ele e certamente Ele recompensará generosamente seus praticantes. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “São dois os atributos que ninguém compartilhará comigo. Minha ablução, pois é dedicada à minha oração, e minha caridade, a qual é destinada ao necessitado e que está sendo entregue nas mãos de Deus”. Ou seja, é Deus quem recebe e vê as caridades.

As consequências da “Sadaqa”

A caridade tem várias consequências, nesta e na outra vida.

Outra vida

Vamos começar pelas consequências da Sadaqah na outra vida. A principal é a proteção do fogo do inferno. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A caridade é um escudo do inferno”. Numa outra passagem o profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Pratiquem a caridade mesmo se for com um pedaço de tâmara”. Ou seja, nem sempre a caridade é algo de rico para pobre ou de alguém com muitas condições financeiras. A caridade pode ser praticada por qualquer pessoa, pois mesmo meia tâmara dada é considerada caridade.

Nesta vida

Protege contra todo tipo de tragédia

Como doenças, calamidades, prejuízos, acidentes, problemas e muito mais.

O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A Sadaqah te protege de setenta tipos de calamidades”. Com certeza, a fala do profeta não é mentira, jamais ele falará por capricho.

Proteger contra a morte do mal

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A Sadaqah afasta todo tipo de morte maléfica”, e em outra passagem ele diz “A Sadaqah afasta setenta tipos de morte maléfica”.

A chave da riqueza

Ou seja, se querem atrair a riqueza, então façam a caridade. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Pratiquem frequentemente a Sadaqah e serão enriquecidos”.

Qual é o melhor tipo de “Sadaqah”?

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A melhor Sadaqah é quando você é jovem e quando está necessitado e ainda com esperança de vida, e teme a pobreza…” Ou seja, a caridade realizada nesta época é melhor, pois é quando mais a pessoa precisa do dinheiro. Já quando esta pessoa está doente e morrendo, então a caridade realizada por ela não terá o mesmo valor e posição de quando ela a fez quando jovem e quando em necessidade.

Toda boa ação é “Sadaqah”

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Façam a caridade para vossos irmãos pelo conhecimento que o guie, e com uma opinião (conselho) que o ajude”. Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Todo fiel tem uma caridade diariamente”. Lhe perguntaram: “Como assim? E quem não tiver condições?” O Profeta (S.A.A.S.) então respondeu: “Tirar o que atrapalha da rua é Sadaqah. Orientar um perdido é Saqadah. Sua visita a um enfermo é Sadaqah. Ordenar o bem é Saqadah. Coibir o mal é Sadaqah. Responder a saudação é Sadaqah”.

Qual a filosofia da “Saqadah”?

Entre as filosofias da Sadaqah temos:

Se desapegar da vida

Se acostumar a praticar a caridade faz a pessoa a se desapegar desta vida. Conceder o dinheiro e riqueza ao próximo tem isso como objetivo.

A cura para avareza

É a melhor forma de curar a avareza. Este atributo é um dos piores do ser humano. Na primeira vez que o avarento pratica a caridade é difícil pra ele, mas aos poucos ele se acostuma e aquilo vira uma prática comum em sua vida.

A solidariedade social

A solidariedade social começa a existir na sociedade. Aquele que não tem o que comer recebe de quem tem, e aquele que não tem condições começa a ser ajudado por quem tem. Por isso a Sadaqah é importante.

Alcançar a virtude

Alcançar a virtude é quando a pessoa concede daquilo que mais ama e gosta. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes…” (3:92)

Quem tiver 1 milhão e doar 10 mil não é grande coisa, mas aquele que tiver 50 e doar 25 está dando a metade. Então conceder do que mais gosta é algo que leva a pessoa a alcançar a virtude. E a melhor coisa para ser concedida é a própria vida. Por isso que os mártires são os mais virtuosos entre todos, já que concederam o que eles tinham de melhor e mais valioso, suas vidas.

Uma bela lição

Abu Tufail narra que o Imam Ali (A.S.) comprou uma roupa e ele gostou dela. Então ele a concedeu a outro imediatamente. Abu Tifail lhe perguntou o motivo dele ter feito aquilo. O Imam Ali (A.S.) respondeu: “Aquele que preferir os outros sobre si, Deus lhe concederá o paraíso. E aquele que amar algo e o conceder pela causa de Deus, Ele dirá no dia do juízo final: ‘na Terra os humanos se recompensavam com bondade, e hoje lhe recompensarei com o paraíso’.”

A intenção pura a Deus

E o mais importante de tudo para que as caridades sejam aceitas é que sejam totalmente dedicadas e sinceras a Deus, o altíssimo. Isso porque se não for assim a pessoa certamente perde toda recompensa prometida por Deus. Ou seja, será como se nem tivesse feito nada.

Rogamos a Deus que estejamos entre os virtuosos, na companhia dos virtuosos, e na outra vida na companhia do Profeta e dos Ahlul Bait (A.S.).

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

A caridade contínua

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

A diferença deste tipo de caridade com a outra é que esta é contínua, e mesmo que o seu praticante esteja falecido o mesmo continuará recebendo por sua caridade feita durante sua vida. Algumas tradições do profeta (S.A.A.S.) afirmar que a caridade continua rendendo até que chegue a ser do tamanho da montanha de Ohud. Como se fosse um investimento que rende mensalmente.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Nada continuará com o falecido após a sua morte exceto três coisas: A caridade feita durante sua vida e que ainda que esteja morto ela continua rendendo. Uma bela tradição de orientação que continua sendo praticada após sua morte. E um bom filho que ore por ele mesmo”.

O grande arrependimento

Mas há uma grande decepção no dia do juízo final. Um grande arrependimento o qual a pessoa se arrepende imensamente. Deus o altíssimo disse: “Fazei caridade de tudo com que vos agraciamos, antes que a morte surpreenda qualquer um de vós, e este diga: Ó Senhor meu, porque não me toleras até um término próximo, para que eu possa fazer caridade e ser um dos virtuosos?” (63:10)

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

 

 

«
»