Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado da bondade – Seyyed Al-Mousawi – 24/12/2021

Primeiro Sermão

O significado da bondade

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós, e Deus ama os tementes.

Desejamos a todos feliz ano novo e especialmente aos cristãos. E que seja um ano isento de doenças e pandemias.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus).” (2:177)

Todo o Alcorão é luz, mas este versículo é um dos que levam a luz, a orientação e a paz aos corações aos fiéis. A recordação de Deus atrai luz, paz e tranquilidade aos corações. Jamais deixem de recordar de Deus. A oração, a peregrinação, as súplicas, todas são formas de recordar de Deus.

O motivo da revelação do versículo

O motivo da revelação deste versículo foi a mudança da direção das orações cujo os muçulmanos oravam, primeiro na direção da Mesquita de Jerusalém, depois para a direção da Mesquita da Caaba, em Meca. Então esta mudança provocou muitas discussões e falas entre as pessoas. Foi como se as pessoas resumissem tudo que é de bom unicamente em conhecer a direção para onde a pessoa deve orar, e isso não é correto. O termo “Al-Ber”, ou seja, a bondade, é muito mais e seu significado vai além disso. Tudo que é uma pratica boa, que leva a bondade aos outros é bondade e o seu contrário é o mal e a maldade.

Deus afirma neste versículo que o significado da bondade não é apenas se dirigir para o leste ou oeste, e sim a verdadeira bondade vai muito além disso. A verdadeira bondade é a fé em Deus e quando há prática da fé.

A fé verdadeira não é apenas na língua ou na fala e sim na prática. Deus mesmo afirma no Alcorão Sagrado: “Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis” (2:8). Ou seja, não basta a pessoa alegar e dizer e não afirmar isso em suas práticas. Na verdade, eles estão sendo falsos se não praticarem sua fé. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso” (2:9).

Estes versículos são de grande importância e significado. Deus afirma que a verdadeira fé não está apenas na mente e no coração e sim quando a pessoa traduz isso em suas ações e práticas. Quando a pessoa executa isso em seu dia a dia. Em casa, no mercado, no trabalho, em suas transações, etc… Só com esta condição que iremos ser considerados habitantes do paraíso. Só praticando verdadeiramente nossa fé em nossas ações que iremos alcançar o triunfo e seremos os verdadeiros tementes.

As três partes do versículo

O versículo se divide nestas três partes as quais devem ser seguidas e colocadas em prática para que se possa alcançar o triunfo.

Primeira: Crença

A crença e a fé são a base de tudo. Do que adianta a pessoa praticar, mas não ter fé ou crença nas coisas que pratica? Simplesmente imitar não salvará a pessoa.

Segunda: Praticar

Agora que sabemos que a crença é fundamental, não basta a pessoa apenas crer em sua mente e coração e não praticar sua fé. Traduzir a fé e a crença na conduta do dia a dia é uma etapa importante da crença. Ajudar o próximo, os parentes, os necessitados, os desabrigados e os excluídos. Além disso, praticar e estabelecer os princípios da oração e praticar a caridade.

Terceira: Conduta

Em seguida vem a conduta do dia a dia. A conduta que toda pessoa deve estabelecer todos os dias. Entre tais cumprir a promessa. O verdadeiro fiel não descumpre sua promessa. Além disso eles são pacientes perante as dificuldades da vida. Todo tipo de dificuldades como doenças, dificuldades financeiras, problemas, e etc. Esta paciência não passa em vão, pois com certeza o paciente certamente será recompensado por Deus.

Fazer de tudo

Todos nós temos que nos empenhar ao máximo para estarmos incluídos neste versículo. Fazer de tudo para crer, praticar e nos adequar às práticas dos ensinamentos da nossa doutrina.

Os verídicos e tementes

A condição de ser incluído entre os verídicos e tementes se dá apenas quando a pessoa é sincera em suas ações perante Deus. É quando a pessoa pratica sua fé e sua crença de uma forma sincera. O contrário do verídico e temente é o mentiroso, pois ele não pratica o que alega ou pratica o contrário do que crê. Sendo assim o verdadeiro fiel, temente e verídico será aquele que pratica o que crê e tem fé.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) foi perguntado: “Qual o significado da verdadeira bondade?!”. E respondeu: “É praticar no privado aquilo que se pratica em público”. Ou seja, ser fiel a seus ensinamentos e doutrina, e não ser diferente em público demonstrando bondade e fé, mas no privado agir de forma diferente disso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com Mohammad e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

As melhores mulheres entre os habitantes do paraíso

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Aproveitem das oportunidades e da vida para fazer o bem. Naquele dia a pessoa se arrependerá por não ter feito o bem e pedirá a Deus que a ressuscite para a vida para que ela faça algo de benéfico, mas a resposta será não. Sejamos tementes a Deus e que sejamos seguidores dos virtuosos e dos tementes a Deus estarmos em suas companhias no dia do juízo final.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “As melhores mulheres entre os habitantes do paraíso são: Khadijah, filha de Khuwailed, Fatimah, filha de Mohammad, Mariam, filha de Imran, e Açia, filha de Muzahem”.

Deus disse no Alcorão Sagrado sobre a Virgem Maria: “E menciona Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo para um local que dava para o leste (16) E colocou uma cortina para ocultar-se dela (da família), e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito (17) Disse-lhe ela: Guardo-me de ti no Clemente, se é que temes a Deus (18) Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado (19) Disse-lhe: Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e jamais deixei de ser casta? (20) Disse-lhe: Assim será, porque teu Senhor disse: Isso Me é fácil! E faremos disso um sinal para os homens, e será uma prova de Nossa misericórdia. E foi uma ordem inexorável (21) E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado (22) As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida (23) Porém, chamou-a uma voz, junto a ela: Não te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! (24) E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras maduras e frescas (25) Come, pois, bebe e consola-te; e se vires algum humano, faze-o saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma (26) Regressou ao seu povo levando-o (o filho) nos braços. E lhes disseram: Ó Maria, eis que fizeste algo extraordinário! (27) Ó irmão de Aarão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma (mulher) sem castidade! (28) Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço? (29) Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta (30) Fez-me abençoado, onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver (31) E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde (32) A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado (33)”. (19)

E que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

 

 

«
»