Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O significado da Al-Raj´ah – Sheikh Youssef Ajordi – 10/04/2020

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês, e felicitações pelo nascimento do Imam Al-Mahdi (A.F.). Rogamos à Deus que nos faça estar entre aqueles que permanecem em seu caminho e sua tutela até o final de nossas vidas. Que estejamos entre seus soldados e ajudantes e entre aqueles que sejam martirizados sob seu comando.

Deus, o altíssimo disse no seu livro Sagrado: “Alef, Lam, Mim (1). Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus (2). Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos (3). Que crêem no que te foi revelado (ó Mohammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida (4)” (2).

Uma das características dos tementes são:

1) Aqueles que creem no incognoscível.

2) Aqueles que observam a Oração.

3) E gostam daquilo com que Deus os agracia.

O que é acreditar em incognoscível?

Um verdadeiro muçulmano e fiel crente em Deus é aquele que além de acreditar nos princípios de sua crença, acredita em algo oculto, naquilo que é classificado como Ghaib, ou seja, o incognoscível. Temas como paraíso e o inferno, castigo e recompensa, vida após a morte, o dia da ressurreição, o auxílio e a ajuda divina, a proteção e a benção, o decreto e o destino, o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.S.), tudo isso e muito mais são questões ocultas cujo o muçulmano deve ter fé e acreditar nelas. Uma das questões que ele deve crer também é o que é chamado de Al-Raj´ah, ou seja, o “Retorno”. Na ocasião do nascimento do Imam Al-Mahdi (A.F.) esta questão deve ser mais afirmada, pois ambos têm ligações diretas entre si. Acreditar nas questões incognoscíveis faz parte da crença de um muçulmano e não se destaca das demais crenças.

A fé em Deus significa acreditar Nele, sendo que um homem fiel deve acreditar e ao mesmo tempo praticar o que Deus lhe ordena. Este é o significado e a tradução da fé e crença em Deus. Acreditar em alguma pessoa é ter fé, garantir e se entregar a ela. Quando fazemos o que acreditamos e confiamos em tal médico, por exemplo, é acreditar em seu diagnóstico, seu tratamento e seus pareceres. E quando temos fé nele nos entregamos totalmente a ele. A fé em Deus e as questões do incognoscível são a mesma coisa. Quando dizemos que acreditamos em Deus é fundamental dizer que se acredita no Ghaib ao mesmo tempo, pois estas duas questões estão interligadas de acordo com os versículos do Alcorão Sagrado colocados acima. Entre todas as questões acima citadas como exemplo de questões ocultas há uma questão que iremos abordar hoje, cujo é Al-Raj´ah, ou seja, o retorno.

O que significa Al-Raj´ah?

Literalmente significa retorno, voltar de algum lugar. No sentido religioso o significado da Al-Raj´ah pode ser encontrado nas tradições dos Ahlul Bait (A.S.) e nos versículos do Alcorão Sagrado por meio das interpretações de grandes sábios, com por exemplo Sheikh Al-Mofid, Sheikh Al-Mortaza e Sheikh Al-Majlesi. Estes sábios afirmam que os verdadeiros fiéis, crentes e religiosos da grande nação do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) terão uma chance de retornar para esta vida antes do dia do juízo final. Eles afirmam que alguns dos fiéis seguidores do Profeta (S.A.A.S.) e de seus Ahlul Bait (A.S.) retornariam para esta vida e que desfrutariam dela durante o governo justo do Imam Al-Mahdi (A.F.), viveriam e sentiriam a prometida justiça de Deus sobre a Terra.

Então, reafirmando o que significa da Raj´ah, é acreditar que alguns dos fiéis e leais seguidores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.) retornarão para esta vida durante o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.), e como eles terão o papel de ajudá-lo em sua luta contra a opressão e tirania, e ao mesmo tempo viverão durante o estado de justiça do Imam Al-Mahdi (A.F.). Imam Al-Jafar (A.S.) dizia: “Não é um de nós quem não acredita em nosso Raj´ah (Retorno)”. Ou seja, esta é uma questão tão importante quanto os demais princípios da religião, que pode definir o nosso grau de crença e fé na doutrina islâmica. A questão da Raj´ah é uma questão tão direta e clara como as demais questões citadas no Alcorão Sagrado e nas tradições, por exemplo, a questão dos juros, citada no Alcorão Sagrado e condenada. Esta ação que é proibida no Islam é incontestável por todos e está muito clara, e afirma que aqueles que consomem algo proveniente de juros será como se estivessem enchendo suas barrigas de fogo. Não há dúvida nesta questão como em muitas demais questões, por exemplo questões históricas como a Batalha de Badr que ocorreu no ano 2 Hejrita ou a batalha de Karbala que ocorreu no ano de 61 hejrita. Isso é claro e evidente, e não há discussão em torno disso.

A questão da Raj´ah faz parte de um conjunto de fatos e questões tão claros e evidentes que não há nenhuma dúvida neles. Mesmo não fazendo parte dos princípios da religião que são: Unicidade, Justiça, Profecia, Imamato e Ressurreição, esta questão é certa e não há dúvida em torno dela.

A Raj´ah é algo certo e que todo fiel, seja homem ou mulher, deve crer e não duvidar. Por isso, quando recitamos a Ziyarah Al-Yasin dizemos: “E acreditamos que o vosso retorno ocorrerá”. Certamente todo aquele que for fiel e verdadeiramente leal em seus princípios retornará.

Quem será incluído na Raj´ah?

As pessoas que possuem a fé total e absolta em seus corações, estes retornarão junto com o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.). Ao mesmo tempo que acreditamos que os fiéis e os crentes em Mohammad (S.A.A.S.) retornarão, os infiéis, inimigos e descrentes no Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) também retornarão. Não todos os descrentes, não o Faraó ou tiranos da época dos Profetas que antecederam Mohammad (S.A.A.S.), e sim apenas aqueles que viveram durante a vida do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Então, resumindo, teremos dois grupos que retornarão para esta vida:

Primeiro grupo: Os fiéis, crentes e absolutamente leais a Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

Segundo grupo: Os descrentes, inimigos, hipócritas, opressores e tiranos após a vinda do Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Por que os inimigos e os infiéis retornarão?

Porque na verdade Deus castigou os tiranos e opressores que antecederam Mohammad (S.A.A.S.) em suas épocas, e se vingou deles. Namrud, Faraó, Haman e demais tiranos, todos estes, Deus já fez eles pagarem por seus erros e os castigou nesta Terra. Já os demais opressores que viveram durante a vida do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) Deus não os castigou nesta Terra e mesmo que eles tenham o castigo no dia do juízo final eles retornarão para este mundo para viver e testemunhar a promessa de Deus ser cumprida e expandida em todo o planeta, e ao mesmo tempo terão um severo castigo aqui, e depois, na outra vida.

Por que o retorno dos fiéis e crentes?

O retorno dos virtuosos, dos fiéis e dos crentes é uma promessa e uma recompensa por sua fidelidade e lealdade. Não é porque eles morreram ou foram martirizados que não viverão e testemunharão o estado junto ao Imam Al-Mahdi (A.F.).

O que isso nos inspira? 

A esperança. Mesmo que alguns de nós morramos temos esperança em retornar e viver o estado justo do Imam Al-Mahdi (A.F.).

Perguntamos: É possível que a pessoa retorne para esta vida?

Antes de responder à pergunta acima eu pergunto: o que é mais difícil, sermos criados do nada ou sermos novamente criados? É claro que ser criado novamente é mais fácil do que ser criado do nada. É possível sim que a pessoa seja ressuscitada e isto está no Alcorão Sagrado. Lembram da história do assassino do povo de Israel? Ele retornou a vida. Deus disse: “E de quando assassinastes um ser e disputastes a respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis (72). Então ordenamos: Golpeai-o (o morto), com um pedaço dela (rês sacrificada). Assim Deus ressuscita os mortos vos manifesta os seu sinais, para que raciocineis (73)” (2). Ou seja, este é um exemplo na vida real cujo alguém retornou a vida após sua morte.

Um outro exemplo é um grupo do povo de Israel, seus membros também morreram e ressuscitaram. Ou por exemplo, a história do profeta Uzair, que morreu e retornou a vida depois de 100 anos. Deus, disse no Alcorão Sagrado sobre a história deles: “Tampouco reparastes naquele que passou por uma cidade em ruínas. E conjecturou: Como poderá Deus ressuscitá-la depois de sua morte? Deus o manteve morto durante cem anos; depois o ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste assim? Respondeu: Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual! Permaneceste cem anos. Observa a tua comida e a tua bebida; constata que ainda não se deterioraram. Agora observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada); isto é para fazer de ti um exemplo para os humanos. Observa como dispomos os seus ossos e em seguida os revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou: Reconheço que Deus é Onipotente!” (2).

Mais um exemplo de retorno a vida é o Profeta Jesus Cristo (A.S.). O que Deus disse sobre sua história no Alcorão Sagrado foi: “E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal de vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis” (3:49).

Então, volto a dizer que a Raj´ah é uma verdade e não há dúvida nisso. Do mesmo modo que acreditamos em todas as questões como Unicidade, Profecia, Justiça de Deus, Imamato dos Ahlul Bait (A.S.) e que haverá o dia da ressurreição, Al-Raj´ah haverá, sem dúvidas.

Rogamos a Deus se não estivermos entre os soldados do Imam Al-Mahdi (A.F.) durante nossas vidas, que retornemos a esta vida no reaparecimento do Imam Al-Mahdi (A.F.). Isso só ocorrerá quando nossos corações forem fiéis e totalmente submissos a Deus, o Altíssimo. O coração é um espaço divino e nada mais poderá encher o seu espaço, senão Deus.

A pergunta é: Como encher o espaço dos nossos corações com a fé em Deus?

Estes corações só poderão ser preenchidos com Deus quando formos Fiéis, o adorarmos, o louvarmos e o glorificarmos. Estamos às vésperas do Mês sagrado de Ramadan, devemos aproveitar estes momentos:

Primeiro: Meditar, nos autojulgar e pensar em nossos atos. Pensem comigo, vejam, só um único vírus que não é visto pelos olhos, humilhou os opressores e os governantes tiranos deste mundo. Todos estão isolados em suas casas com medo de sair. Acabou com tudo, parou o comércio e não há como ir contra ele. Será que por este mundo vale a pena perdemos o outro? O quanto nossa fé e nossa crença valem?

Segundo: Adoração a Deus e a sua recordação.

Terceiro: Ficarmos firmes neste caminho até o fim de nossas vidas.

Deus é o grande refúgio de todos nós, pois Ele é a cura, o nosso alívio, a nossa salvação e o atendente das nossas orações. Recomendo a todos que supliquem e orem neste mês sagrado. Rogamos a Deus que se nossos olhos não verem nesta vida o Imam Al-Mahdi (A.F.) e venhamos a falecer que retornemos depois de nossas mortes e que estejamos entre seus ajudantes.

Ó Deus, abençoe Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) e afaste o mal de toda a nação. Ó Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o Senhor do universo.

E que a paz e a bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»