Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O raciocínio e os instintos – Sheikh Wissam Issa – 09 de fevereiro de 2019

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Louvado seja Deus o senhor do universo. As bênçãos de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), com sua purificada linhagem e com os seus bons companheiros. Ó Deus nosso perdoe os crentes e as crentes. Servos de Deus recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus. O temor é uma ponte que liga a Deus.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamo-los com todo o bem, e preferimos enormemente sobre a maior parte de tudo quanto criamos.” (17:70)

Esse verso demonstra uma enorme bênção que Deus louvado seja concedeu ao ser humano sem que este a mereça. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Não há nada mais honrado para Deus do que o filho de Adão”. Daí foi perguntado: Ó Mensageiro de Deus, nem os anjos? Ele (S.A.A.S.) disse: “Os anjos são obrigados. São como o sol perante a lua”.

Por meio deste dito o profeta Mohammad (S.A.A.S.) expressa a diferença entre o ser humano e os anjos. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… que jamais desobedecem às ordens que recebem de Deus, mas executam tudo quanto lhes é imposto. (66:6).

Perguntaram por que os anjos não pecam e não desobedecem a Deus já que tem a escolha de desobedecer? A resposta é: Os anjos são seres que tem somente o raciocínio em sua mente. Diferentemente do ser humano que possui raciocínio e paixões. O ser humano é uma mescla de intelecto e instintos, ao contrário dos anjos, onde predomina o intelecto. Os anjos têm condições para desobedecer a Deus, mas não desobedecem ao seu criador. Ao contrário do ser humano, onde os seus desejos o levam a transgredir o intelecto e assim cair no pecado desobedecendo a Deus. O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre esta questão. Perguntaram: Os anjos são melhores que os filhos de Adão? Ele (A.S.) responde: o Príncipe dos Fiéis Ali ibn abi Taleb (A.S.) disse: “Deus formou os anjos de raciocínio sem instinto e nos animais Deus instalou instinto sem raciocínio. Já nos filhos de Adão Deus os criou com as duas. Portanto, aquele cujo sua razão domina seu instinto será melhor que os anjos. Já aquele cujo seus instintos dominaram sua razão será pior que os animais”.

A posição do profeta era maior do que a posição dos anjos, pois seu intelecto predominou sobre seus instintos, o seu intelecto prevaleceu sobre os desejos e paixões. Foi narrado que na ascensão do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ele chegou num nível tão elevado que o anjo Gabriel não pôde acompanhá-lo, caso contrário se queimaria. Quando perguntado ele disse que dali em diante só entrariam as pessoas privilegiadas e que conseguem predominar sobre seus instintos, prevalecendo seus intelectos sobre seus desejos e paixões. Ou seja, os anjos não estariam incluídos neste privilegio. Então, aquele que consegue lutar contra seus instintos terá uma posição elevada até mesmo diante dos anjos. Já aqueles que não tem seus intelectos prevalecendo sobre seus instintos serão enquadrados em posições piores que os animais. Deus disse no Alcorão Sagrado: “… São como os animais, quiçá pior, porque são displicentes”. (7:179)

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Quando ocorreu a ascensão do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) chegou a hora da oração, então Gabriel fez o chamado da oração e o Iqamah, e disse: ó Mohammad se apresente diante de nós para liderar a oração. O Mensageiro de Deus disse: Adiante você ó Gabriel para a oração. Então, Gabriel disse: “Nós não nos adiantamos perante os humanos desde que fomos ordenados a prostrar perante Adão (A.S.)”. A posição da espécie humana diante dos anjos é mais alta e isto está claro em todas as tradições. O Imam Al-Baqer (A.S.) disse: “Deus não criou criaturas mais dignas do que o fiel, pois os anjos são empregados dos fiéis”. Se o ser humano praticasse os mandamentos divinos seria o mais amado e honrado sobre a terra.

Uma pergunta que passa na mente de todos é: por que fui criado?

Se o indivíduo for um fiel muçulmano logo recordará do que Deus disse no Alcorão Sarado: “Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem” (51:56). Ou o seguinte versículo: “Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis virtuosos”. (2:22) Só que na verdade não é este o motivo único da criação do homem. De acordo com a passagem do Imam Ali (A.S.) ele diz: “Com o temor a Deus foram ordenados e por sua obediência foram criados”.

Daí surge outra pergunta: Deus louvado seja não necessita e nem precisa do ser humano. Então por que o criou?

Deus criou o ser humano para ser uma imagem próxima Dele sobre a Terra, e para que alcance a perfeição em suas ações. Portanto, este é o primeiro objetivo que ele deve buscar: Alcançar a perfeição, incorporando pequenas porções das características de Deus em si. É como você querer se aproximar fisicamente das pessoas levando em consideração distância e tempo. O ser humano que nasce hoje e aquele que nasceu há mil anos atrás, como Hatam Al-Ta´i (viveu no tempo do profeta e era famoso em sua generosidade) podem ter milhares de anos de distância entre si, mas serem próximos e parecidos na conduta, porque características como bondade e generosidade não são restritas ao tempo e ao lugar. Uma pessoa que vive no leste e outra do oeste podem estar bem próximas sob um ponto de vista em comum. Portanto, a distância ou o tempo não se relaciona somente ao aspecto físico, e sim também no aspecto espiritual.

O que é Deus?

Deus é uma existência sagrada, conhecimento, sabedoria, vida, poder, sucesso, gratidão, misericórdia, justiça, generosidade, bênção, clemência e muitas e muitas outras características podem ser relacionada à Deus. Se a pessoa deseja se aproximar de Deus deve possuir ou incorporar algumas desses atributos sagrados dentro dela. Deus nos criou para sermos iguais a Ele ao carregar essas características divinas em pequenas porções, e é isso que nos torna mais honrados e dignos do que os anjos.

Deus louvado seja criou o ser humano para um objetivo e para o benefício de suas criaturas, sendo que Ele não terá nenhum benefício em troca. É como o exemplo dos pais, que colocam os seus filhos em escolas onde aprenderão com os estudos. Essa atitude não tem benefício nenhum para os pais, mas eles são dignos e honrados pois se esforçaram para dar o melhor aos seus filhos. Quando Deus criou os gênios e o ser humano para O adorarem isso levaria o ser humano ao conhecimento, piedade e outras características divinas, sendo que o benefício em troca disso era para o bem do próprio ser humano, e nada para Deus. A adoração a Deus em si é uma ferramenta que se interliga com o conhecimento. Deus disse: “Ó filho de Adão, não te criei para ganhar e sim para fazer você lucrar. Então, me considere o suficiente para tudo, pois em tudo irei te auxiliar”.

O Imam Al-Hussein (A.S.) disse: “Ó Humanos, Deus o majestoso não criou os servos exceto para o conhecerem. Se o conhecerem o adorarão. Se o adorarem serão autossuficientes, e não irão adorar a outro” Então, um homem lhe perguntou: Ó filho do Mensageiro de Deus, por minha mãe, qual o significado de conhecer a Deus? Então, o Imam (A.S.) respondeu: “É os habitantes de cada época conhecerem o Imam deles e o obedecerem”. Essa passagem do Imam Hussein (A.S.) pode nos oferecer duas interpretações:

Primeira: Conhecimento leva a adoração que leva a Gratidão e que leva a Aproximação.

Segunda: Conhecer o Imam de sua época, o qual representa a incorporação dos atributos de Deus sobre a Terra.

Eu faço uma pergunta para aproximar o significado disso. Uma pessoa que não conhece o calor do sol como terá ciência disso? Terá ciência disso pelos testes de várias temperaturas, mesmo assim, ela não terá com exatidão essa temperatura, mas cálculos aproximados desse calor, e entenderá o que é o sol.

O Imam Mahdi (A.F.) incorpora em si partes dos atributos divinos. Certamente, nós não poderemos alcançar o máximo da representação dos atributos divinos, mas os Imames podem chegar ao auge. Através dos Imames podemos conhecer os verdadeiros significados dos atributos de Deus, clemência, sabedoria, piedade, poder, generosidade, amor, paz, felicidade, conforto, e etc… O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Ó meu senhor, faça eu te conhecer, pois se não me fizeres te conhecer não irei conhecer seu profetas. Ó meu senhor, faça eu conhecer o Seu mensageiro, pois se não conhecer o Seu mensageiro não irei conhecer a Sua Hujja (Prova, argumento). Ó meu senhor, faça eu conhecer a Sua Hujja, pois se não conhecer a Sua Hujja irei me extraviar em minha doutrina”.

O ser humano deve estudar, conhecer os Imames infalíveis ou quem os representa em sua época, pois por meio deles conseguirá alcançar o grau e a posição privilegiada que Deus quer dele. A Terra sem uma evidência ou uma prova (dos infalíveis) estaria em ruínas.

Pedimos a Deus para conhecer os Imames da nossa época. Pedimos a bênção, a cura e a piedade de Deus.

Que as bênçãos de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

«
»