Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O propósito das calamidades – Sheikh Youssef Ajordi – 19/11/2021

Primeiro Sermão

O significado da bondade

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus, pois temer a Deus é a melhor das bagagens, é o testamento e conselho dos Ahlul Bait (A.S.) a todos nós e Deus ama os tementes.

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Alef, Lam, Mim (1) Porventura, pensam os humanos que serão deixados em paz, só porque dizem: Cremos!, sem serem postos à prova? (2) Havíamos provado seus antecessores, a fim de que Deus distinguisse os leais dos impostores (3)” (29)

Esta é uma regra divina. Se eu realmente for fiel é estiver sendo testado frequentemente e que minha fé este sendo testada sempre para garantir que é uma fé forte.

Porventura!

Deus faz um questionamento. Será que as pessoas acham que porventura seriam deixadas em paz sem que suas fés sejam testadas?! Por isso, as pessoas devem sempre estar atentas para os testes. Todas as pessoas não apenas os fiéis. Isso porque as pessoas alegam ser fiéis, mas só serão incluídas entre as fiéis se realmente passarem dos testes e forem verídicas.

Por que sofrer e passar por testes?

Será que Deus quer que nós soframos? Quer que nós sejamos testados por calamidades e tragédias? É isso que Deus quer para nós? Jamais. Na verdade toda calamidade e teste é um começo de misericórdia e sucesso ao servo fiel. Portanto, podemos afirmar sem dúvida alguma que todo teste serve para erguer o fiel. Por cada teste que o fiel passar ele sobe um grau. E assim o fiel vai subindo aos poucos. Mas se não passar do teste ele caíra um grau e assim até ser rebaixado.

Imaginem o fiel ser testado por exemplo com a questão da oração, confiança, lealdade, e muito mais. Ele pode passar por estes testes e está subindo de degrau aos poucos. Só que da mesma forma que ele pode estar passando de certos testes, outros ele pode estar sendo reprovado, como por exemplo no teste do orgulho, ego entre outros testes. Nestes talvez a pessoa não passe e por isso será motivo de rebaixamento, e esta queda será devastadora.

O problema de Satã

O problema de Satã foi que ele adorou a Deus por 8000 mil anos e então ele ficou orgulhoso de si mesmo. Ele ficou tomado e se sentindo superior. Isto o fez cair no teste o qual Deus testou, da fé, quando lhe pediu que prostrasse perante Adão, Sua nova criatura. Os testes são para nos erguer ou nos rebaixar. Se passarmos seremos erguidos e se não passarmos seremos rebaixados.

Irmãos e irmãs, estamos vivendo testes de todos os lados. Políticos, econômicos, sociais e muito mais. Vamos ficar atentos para nos prepararmos para estes testes, pois a finalidade é para o nosso bem e uma oportunidade para que possamos avançar e nos elevar em nossas vidas espirituais. Além de sermos pacientes perante os testes e as calamidades temos que ultrapassar os desafios e superar dificuldades, pois há pessoas que pensam em ser pacientes perante os problemas e calamidades, mas não as superam. É muito importante que superemos e passemos das dificuldades da melhor forma para alcançar o grau dos verídicos.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção e Deus esteja com Mohammad e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Por que fomos criados?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem”. (51:56)

Por que nós fomos criados?

Esta é uma pergunta básica que todos fazemos. Será que foi só para procriarmos? É lógico que não. Será que foi só para viver a felicidade nesta vida? Não. Isso porque esta vida é temporária e a outra vida é a eterna. Será que foi para juntar dinheiro? Claro que não.

A resposta desta pergunta está no versículo acima. Todos os humanos e os gênios foram criados para adorarem a Deus. Só isso! Mas como fazer isso ao longo do dia inteiro? É possível que o camponês, cozinheiro, trabalhador, engenheiro, médico, professor ou qualquer outro profissional, consegue transformar sua profissão e seu trabalho em adoração a Deus? Claro que sim. Todo indivíduo, pai, mãe, filho, idoso, todos sem exceção, podem transformar suas ações em adoração a Deus.

Mas como transformar todas as ações em adoração?

Por meio da intenção. A mãe pode cozinhar para família e aquilo ser encaixado como adoração a Deus. O estudante por estudar e seus estudos serão classificados como devoção a Deus. O professor por estar ensinando os seus estudantes com a intenção de que eles sejam pessoas benéficas no futuro e aquilo transforma sua ação em devoção, mesmo que ele esteja sendo remunerado. Até mesmo o combate pela causa de Deus, se estiver lutando verdadeiramente pela causa de Deus, Ele o recompensará por cada gota de suor que caia do corpo. E eu, aqui presente, se minha intenção não for sincera e direcionada a Deus, então eu estaria adorando a Satã e não a Deus.

Não há outro caminho

Não há como ter um terceiro caminho. Ou a pessoa adora a Deus ou adora Satã. Nós dizemos em nossas orações: “A ti adoramos e a te imploramos ajuda” (1:5). Nós declaramos todos os dias que adoramos a Deus, mas ao mesmo tempo há desvio do caminho e a Satã fazendo coisas que ele quer e deseja.

Como adorar a Deus

Fazer aquilo que Ele me ordena e deseja e evitar aquilo que Deus não deseja. Evitar e se distanciar de tudo aquilo que Satã deseja.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “As criaturas são a família de Deus, e o mais amado por Deus é o mais benéfico aos demais”. Portanto, ser benéfico aos demais é o que agradará a Deus e o deixará satisfeito. Quando Ele nos vê fazendo o que Ele nos ordena e evitando aquilo que Ele proíbe é assim que seremos verdadeiramente adoradores de Deus. O melhor atributo de todo ser humano é ser um servo de Deus e por isso que em todas as orações nós testemunhamos que “Mohammad é servo de Deus”. Vamos quebrar os ídolos do egoísmo sermos verdadeiramente servos de Deus.

E que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad e sua purificada linhagem.

Louvado seja Deus, o senhor do universo.

 

«
»