Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O Mensageiro de Deus (saas) é o exemplo, saudações sobre Mohammad (saas) e seus Ahlul Bait (as) -Sheikh Youssef Ajordi – 22/10/2021

Primeiro sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.

Felicitações a todos vocês pelo nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e do seu neto Imam Assadiq (A.S.).

Deus o altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Deus agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro”. (3:164)

A revelação da Mensagem sobre Mohammad (S.A.A.S.)

Mohammad (S.A.A.S.) era alguém dali mesmo. Ele não era alguém desconhecido pelos árabes. O último profeta foi escolhido entre aquele povo e conhecia os problemas da sociedade e quais eram suas condições. Uma sociedade que estava sendo esmagada pela ignorância e pelo declínio. Ele foi enviado entre aquele povo e todos o conheciam antes mesmo que fosse enviado como profeta. Eles o conheciam como o Verídico, o Confiável.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Meu senhor me educou com a melhor educação”. Estamos perante uma pessoa que foi educada por Deus. E também dizia: “Fui enviado para completar as leis da boa conduta”. O profeta foi enviado para reformar e erguer a conduta humana e ele dava exemplo em tudo. Ele veio para ser seguido, e quem o seguir alcançará o triunfo e a glória.

O Imam Al-Baquir (A.S.) dizia: “O fiel com fé mais completa é o melhor em sua conduta”. Ou seja, um fiel sem uma boa conduta terá uma fé incompleta.

Algumas pessoas dizem que a fé não é tudo. Há pessoas que rezam e jejuam e são religiosas, mas não seguem uma boa conduta. Estas pessoas têm a fé incompleta. É como alguém ter uma excelente conduta, mas não rezar. Esta também terá uma fé incompleta, pois o topo da boa conduta é a pessoa agradecer a Deus por tudo que lhe foi agraciado. Se a pessoa não agradecer a Deus por meio da devoção, como esperar que este alguém agradecerá verdadeiramente o próximo?

O que adianta a pessoa ser religiosa e devota a Deus, mas incomodar e maltratar as pessoas? É bravo, tem boca suja, não é honesto e atrasa os pagamentos. Este homem segue o Islam, mas sua fé é incompleta, pois não coloca a conduta da religião em prática.

O melhor presente que podemos dar na data do nascimento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é sermos fiéis a ele e seguir seus exemplos. Imam Assadiq (A.S.) dizia e recomendava seus companheiros a serem educados e honestos com as pessoas para que se fossem vistos, que as pessoas dissessem: “Deus seja clemente com Assadiq que educou bem seus companheiros”.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

Segundo sermão

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Em verdade, Deus e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó fiéis, abençoai-o e saudai-o reverentemente!” (33:59)

Em todos os povos e culturas existem saudações locais. Por exemplo, em alguns povos levantam o chapéu para o próximo em forma de respeito e assim vai. A melhor saudação e forma de reverenciar o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é saudá-lo para pedir a bênção de Deus.

O Imam Assadiq (A.S.) foi perguntado sobre o versículo acima. E então disse: “A bênção e saudação de Deus e os anjos sobre Mohammad é o pedido de clemência. E então nós também fomos obrigados a pedir o mesmo para Mohammad”.

A oração de Deus sobre Mohammad (S.A.A.S.) é clemência e misericórdia. A oração dos anjos sobre Mohammad (S.A.A.S.) é uma forma de recordação e saudação sobre eles. Os anjos acreditam e sabem que são inferiores a Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.). Isso porque os anjos foram criados da luz e da perfeição, mas Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) são humanos e tem instintos, e então conseguiram resisti-los e jamais seguiram suas paixões e desejos. Por isso, o grau deles é mais alto que os Anjos, e foi isso que aconteceu quando Mohammad (S.A.A.S.) ascendeu junto com Gabriel aos céus e chegou a um nível que o anjo não podia mais seguir adiante, isso porque ali era seu limite máximo e a partir dali seria um nível que apenas Mohammad (S.A.A.S.) poderia seguir.

Pedido de oração 

As nossas saudações sobre Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.) é uma oração e súplica sobre eles. Existe uma grande recompensa nela.

Pecados perdoados

Foi perguntado qual é a recompensa de quem faz a saudação sobre Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.). E o Imam Assadiq (A.S.) respondeu: “Juro por Deus que a pessoa irá ser perdoada de seus pecados como se tivesse nascido agora”.

O Imam Assadiq (A.S.) dizia: “Toda oração feita a Deus não sobe para o céu até que Mohammad e seus Ahlul Bait sejam saudados”.

O Imam Al-Baquir (A.S) dizia: “Não há nada mais pesado na balança do que o peso da ação de saudar Mohammad e seus Ahlul Bait”.

O Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Aquele que não consegue fazer algo para pagar por seus pecados, então saude Mohammad e seus Ahlul Bait, pois é a demolidora dos pecados”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia (Narrada no livro Sawa´eq): “Não me saúde com uma saudação incompleta. Dizendo que Deus abençoe Mohammad e então parando”. Então perguntaram: “O que dizer então?”. Ele (S.A.A.S.) respondeu: “Digam, ó Deus abençoe Mohammad e seus Ahlul Bait”.

Ó Deus, nos abençoe por Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.), não nos tire desta vida sem a bênção deles.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.

 

 

«
»