Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – O fiel e o bom exemplo – Sheikh Youssef Ajurdi – – 28/02/2020

Primeiro Sermão

Tema: O fiel e o bom exemplo

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.

Deus, o Altíssimo, disse no seu livro sagrado: “Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e invocam Deus freqüentemente”. (33:21)

A natureza do ser humano sempre está em busca do bom exemplo para segui-lo como modelo em sua vida. O que faz o homem buscar este exemplo é a falta ou a deficiência em si mesmo, que o leva a estar em busca constante de um exemplo a ser seguido. O problema pode estar bem neste ponto quando muitos jovens ou adolescentes, os quais querem preencher este vazio dentro de si buscando um exemplo, se deparam com exemplos nem tão adequados e os seguem como se eles preenchessem suas necessidades. Como por exemplo, imitam exemplos em seus cortes de cabelo, vestimentas ou em seus gestos. O melhor exemplo que pode ser seguido como modelo é quando alguém é seguido por sua boa conduta e educação, e neste segmento o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) é o mais nobre e alto nível de modelo cujo alguém pode seguir.

Deus afirma que não há nada melhor do que o Mensageiro de Deus como o melhor dos exemplos. Talvez quando alguém indica ou aponta alguma coisa pode errar ou acertar, mas Deus jamais erra, Ele é infalível e jamais erra ou desvia a informação. Se alguém quiser seguir o melhor dos caminhos então deve seguir o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) como o melhor modelo e exemplo em suas vidas.

Como seguir um exemplo?

Quando a pessoa testemunha todas os dias que Mohammad é o Mensageiro de Deus e faz Salawat cada vez que seu nome é citado, será que isto basta? É lógico que não, sendo que o Mensageiro de Deus é o melhor dos exemplos que Deus enviou. Deus disse: “Deus agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro” (3:164)

Há de se ficar muito atento a quem seguir como exemplo e modelo, pois o Mensageiro de Deus é o mais nobre e mais adequado a ser seguido como exemplo, e ninguém mais. Devemos ficar muito atento a isso e repassar isso aos nossos filhos e descendentes. Nenhuma outra personalidade ou pessoa está a altura do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), o qual Deus disse sobre ele no Alcorão Sagrado: “Porque és de nobilíssimo caráter” (68:4).

O beduíno e o Profeta (S.A.A.S.)

O versículo acima tem uma narrativa muito interessante. Narra-se que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) saiu na rua usando uma capa de tecido muito grosso. Neste momento um beduíno puxou a manga do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e o machucou com força, e isso ocorreu quando o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) estava no topo da liderança do governo islâmica em Medina, ou seja, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tinha poder absoluto em Medina e podia punir o homem por aquela prática. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) olhou de forma sorridente ao beduíno e perguntou a ele o que queria. O beduíno disse: “Me dê o que me pertence”. Então o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) pediu a seus companheiros que o dessem a sua parte do tesouro do estado.

Vejam só que nobre conduta, alguém que machucou o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) é respondido com um sorriso. Que nobre conduta e bom exemplo que ele deu a todos. Nenhum profeta foi tão elogiado como o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ele dizia: “Deus me educou com a mais nobre conduta”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) é o mais merecedor que sejamos seus seguidores, pois sua conduta foi estabelecida por Deus e se seguirmos sua conduta estaremos praticando aquilo que Deus quer. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Fui enviado para completar as nobres características da conduta”.

A humildade do Profeta (S.A.A.S).

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era tão humilde que dizem que os visitantes de outras cidades quando vinham visitar o profeta em Medina e iam à mesquita não conseguiam distinguir quem daqueles que estavam lá na mesquita era o Mensageiro de Deus, pois todos estavam sentados no mesmo nível e vestiam o mesmo tipo de vestimenta. Isso continuou por um tempo até que os companheiros decidiram colocar uma pedra para que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) sentasse sobre ela, para que as pessoas soubessem ao entrar que ele é o profeta de Deus.

Ignorância, preconceito, desigualdade e injustiça

Na época pré-islâmica os homens enterravam suas filhas ainda vivas sem que seus corações fossem tocados pela culpa. O mais forte dominava o mais fraco e havia uma grande injustiça e desigualdade na sociedade da época. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) em um tempo recorde e mínimo conseguiu dominar grande parte da península arábica. Eu pergunto como… Será que foi comprando as pessoas? Ou com armas e poder? Não, nada disso, ele dominou os corações e as mentes de todos com sua conduta, sua nobre conduta exemplar a qual era elogiada até mesmo por seus próprios inimigos. Ele tornou aquela sociedade rude e egoísta em uma sociedade de irmandade fazendo que todo habitante de Medina compartilhasse e dividisse tudo com os migrantes de Meca, isso depois do pacto de irmandade que ele fez ao chegar em Medina.

Então, uma das mais importantes formas para alcançar o agrado e a satisfação de Deus é seguindo o exemplo do Mensageiro de Deus em nossas vidas, pois ele diz e assim está registrado no Alcorão Sagrado: “ Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo” (3:31).

Louvados seja Deus o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: A conduta exemplar do comerciante

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Vamos aproveitar do mês sagrado de Rajab o qual é o mês da benção, do perdão e do arrependimento.

Uma das coisas que devemos seguir como exemplo do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) está no comércio, campo no qual ele era conhecido entre os empresários da época como “Assadiq Al-Amin, ou seja, o Verídico e Confiável”. A primeira coisa que o fiel deve ser é ser verdadeiro em suas falas e em suas promessas, e ao mesmo tempo confiável e suas transições. Isso não é uma atitude recomendada ou indicada, e sim obrigatória.

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) dizia: “Ó comerciantes, Al-Fiqh (Jurisprudência) e depois comercializem, Al-Fiqh (Jurisprudências) e depois comercializem, Al-Fiqh (Jurisprudências) e depois comercializem”. Ou seja, o Imam Ali (A.S.) está alertando a todos nós para não entrarmos no mundo dos negócios se não conhecermos as devidas jurisprudências do comércio. Eu faço uma pergunta: Alguém de nós entraria num avião se o piloto ainda estivesse aprendendo a pilotar? É claro que não, pois não colocamos nossas vidas em risco. O comércio é o mesmo, pois não devemos entrar neste mundo se não conhecermos suas jurisprudências primeiro, senão poderemos cair num grande problema.

Verdade e confiança

A coisa mais importante no mundo do comércio é seguir colocando em prática o ato de sermos verídicos e confiáveis. Quando comprar algo e chegar a data do pagamento devemos pagar o que devemos em sua devida data e não descumprir isso, pois isso é classificado como pecado. Ou seja, se a pessoa tiver condições de pagar mas não o fizer isso é um grande pecado.

A oração em seu devido momento

Uma das recomendações do mundo do comércio é quando o comércio não distrai a pessoa na recordação de Deus e na oração a ele. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Por homens a quem os negócios e as transações não desviam da recordação de Deus, nem da prática da oração, nem do pagamento do zakat. Temem o dia em que os corações e os olhos se transformem” (24:37). Como pode o comerciante continuar vendendo e comprando quando ouvir o chamado de Deus, o criador, o enriquecedor?

Um homem chamado Sa´ad que viveu na época do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era uma pessoa pobre e necessitada. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) ficou triste pela situação de Sa´ad, pois ele rezava todos os dias com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) na mesquita e sempre estava em uma situação de necessidade. Certo dia, quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava sentado em casa e se sentido triste pela situação de Sa´ad, o anjo Gabriel desceu e deu dois Dirhams cujo tinham sido enviados por Deus para que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) doasse a Sa´ad como ajuda. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) ficou feliz e entregou os dois Dirhans a Sa´ad. A partir daí tudo que Sa´ad começou a negociar e comprar com aqueles dois Dirhans o lucro se multiplicava. E assim ele começou a ganhar muito dinheiro e virou um grande comerciante. Então, Sa´ad abriu um ponto para venda de sua mercadoria bem próximo da mesquita. Então, quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) entrava na mesquita chamava Sa´ad para a oração mas ele se recusava, pois tinha muito trabalho e não podia deixar a sua loja. Então, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse a ele: “A vida te distraiu da oração”. Então, o anjo Gabriel desceu novamente e pediu ao Profeta (S.A.A.S.) que tomasse de volta aqueles dois Dirhans. Sa´ad entregou os dois Dirhns ao profeta e então sua situação voltou a ser com antes, e com isso ele começou a orar todas as orações junto com o profeta na mesquita.

Não precisava ser assim, pois o empresário pode ser rico e muito enriquecido por Deus e não esquecer de suas obrigações perante Ele, para não buscar a Deus apenas quando estiver pobre ou sem tarefas ou trabalhos. Podemos unir os dois elementos, pois Deus quer que sejamos fortes e dominemos o desejo de ganhar mais e mais atendendo ao chamado da oração e recordando a Deus.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

«
»